Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros,

    Estou naquela fase de procura de um gabinete de arquitectura para me fazer um projecto para uma moradia, ou melhor, a casa onde pretendo viver e criar a minha familia.

    Gosto, por exemplo, da estética dos ARX e da abordagem que dão aos projectos que vão desenvolvendo. O que me assusta são os custos deste tipo de gabinetes. Já li a discussão acerca de custo do projecto, mas não esclareci este ponto. Estou disposto a investir num projecto feito por quem sabe, mas até que ponto isso é relevante?

    Vale a pena apostar num gabinete ou arquitecto conhecido (e reconhecido por mérito próprio), dados os preços praticados? Ou devo procurar arquitectos até que encontre um estilo que me agrade?
  2.  # 2

    a minha opinião não vale mesmo, há muito bons arquitectos sem fama de nome, mas têm fama de trabalho e dedicação, e se quer que lhe seja sincero por vezes está a comprar"" uma casa exactamente igual a outra já feita, já tive situações que numa revista uma senhora dizia esta é a minha casa na revista, afinal não era, ficava noutra localidade, mas o arquitecto era o mesmo, e um arquitecto de maior renome"" que ARX.
    também podia-lhe contar do que já assisti ao vivo de outro arquitecto de renome"" que sinceramente tratou muito mal para não dizer outra coisa, o cliente.
    a questão pode ser preço mas não só, o nome não é equivalente a qualidade de projecto, a questão é esta, e disso posso dar-lhe a certeza.

    ________________________
    fernando gabriel arquitecto
    página de internet
  3.  # 3

    Deve acima de tudo procurar um com quem se identifique.
    È importante de se identifique com os seus trabalhos, mas é ainda mais importante que se identifique com a forma com que o arquitecto se dedica e entrega aos seus cliente.
  4.  # 4

    Como os arquitectos do fórum se sentirão inibidos de lhe dar uma resposta mais fria (o código deles é lixado, só lhes deixa falar bem do colegas).

    Se vale a pena? se quiser gastar dinheiro, está à vontade. Na maioria das vezes, não vale a pena. O que o arquitecto de renome vai fazer, é passar o trabalho a um dos estagiários do gabinete dele e receber o cheque.

    Claro que o que paga é poder dizer que a sua casa é do srº de tal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoaoFlor
  5.  # 5

    acrescento: um bom arquitecto é aquele que consegue fazer um anexo a um hotel, uma moradia clássica a uma moradia minimal, sempre com a mesma disciplina, empenho e a mesma lógica de trabalho, e nunca impor uma formalidade propria à força.
    ARX têm bons trabalhos, mas conheço outros arquitectos com tão ou melhor trabalho que eles e com menos tiques"" formais, eu não conheço pessoalmente o metodo de trabalho deles mas não me parece que a participação do cliente seja igual à deles, mas posso estar enganado, se estiver corrigam-me, sem falar no preço.
  6.  # 6

    Colocado por: PauloCorreiaComo os arquitectos do fórum se sentirão inibidos de lhe dar uma resposta mais fria (o código deles é lixado, só lhes deixa falar bem do colegas).


    a mim podem me vir prender a licença :)
  7.  # 7

    Agradeço desde já os comentários.

    Tenho uns quantos arquitectos conhecidos, com os quais simplesmente não me identifico. Vi as casas deles, alguns trabalhos que vão desenvolvendo e me mostram um ou outro detalhe. Há também a questão de se contratar um conhecido e depois é complicado exigir dele como profissional, sem ferir susceptibilidades. Há a questão de eu ser eng. civil e não estar completamente às cegas.

    A minha casa não será um quadro, com a assinatura por baixo. Também não a pretendo vender e lucrar com isso, por causa da assinatura. Este processo todo parece-me um bocado, procurar uma agulha num palheiro. Quero uma casa bem feita, de arquitectura limpa, não pseudo-minimalista, feita por alguém que trabalhe bem.

    E como é que eu resolvo isto? Vou a gabinetes incessantemente até achar?
  8.  # 8

    Fernando Gabriel,

    Eu também não gosto de hipocrisia. Às vezes até me lixo com isso.
    Este feed-back eu não costumo ter. Até porque como foi dito, os arquitectos tentam proteger-se enquanto classe e o resultado nem sempre é o melhor.
    Pode indicar-me alguns desses arquitectos "com menos tiques"?

    Se preferir, pode enviar para [email protected]

    Obrigado.
  9.  # 9

    A sua formação em engenharia certamente lhe ensinou isso.
    Nem sempre o que pareçe é...
    Procure, procure, procure.
    A casa será sua para si e paga com o seu dinheiro.
  10.  # 10

    João faça o seguinte então, na minha opinião, evite esses grandes gabinetes, pesquise o tipo de casa que quer, formalize a sua ideia, e apresente-a a varios arquitectos, converse com eles e veja também com qual lhe parece que se possa identificar mais e lhe pareça empenhado.
    outra opção será fazer um pequeno concurso por convite convida alguns arquitectos para fazer um estudio previo, paga esse estudo(comparado com o que ia para num grande gabinete no total é minimo) e aquele projecto que gostar e atenção se estiver indeciso tenha em ponderação o trato que recebeu, mas o sincero, escolha esse.
    cumprimentos
  11.  # 11

    Boas
    Em que zona é que pretende construir?
    Um abraço
    Carlos
  12.  # 12

    Colocado por: JoaoFlorFernando Gabriel,

    Eu também não gosto de hipocrisia. Às vezes até me lixo com isso.
    Este feed-back eu não costumo ter. Até porque como foi dito, os arquitectos tentam proteger-se enquanto classe e o resultado nem sempre é o melhor.
    Pode indicar-me alguns desses arquitectos "com menos tiques"?

    Se preferir, pode enviar para [email protected]

    Obrigado.


    eu dou valor a quem tem valor, não olho a nomes pelo contrario, mas não me custa nada dizer de uma má como de uma boa experiencia se tiver seguro dela, não gosto de corporativsmos.
    de onde é João? se for do Porto posso dar-lhe de Lisboa é que não conheço ao ponto de poder-lhe mesmo dar-lhe indicações mais concretas, se for pela qualidade de projecto posso lhe dar, mas pelo trato não conheço muito bem no Sul gabinetes.
    cumprimentos
  13.  # 13

    Fernango Gabriel,

    Essa ideia do pequeno concurso, parece-me bem.O investimento é justificado.

    Eu não queria estar a elaborar um dossier com ideias e imagens porque me parecia um bocado redutor para o arquitecto, mas talvez seja o melhor. Será, pelo menos, um ponto de partida.

    Obrigado.

    engcarlos, pretendo construir no concelho de Loures.
    •  
      FD
    • 11 setembro 2009

     # 14

    Colocado por: JoaoFlorEssa ideia do pequeno concurso, parece-me bem.O investimento é justificado.

    A propósito: https://forumdacasa.com/discussion/2665/necessita-projecto-arquitectura-proponha-concurso-privado-limitado/
  14.  # 15

    Colocado por: JoaoFlorFernango Gabriel,

    Essa ideia do pequeno concurso, parece-me bem.O investimento é justificado.

    Eu não queria estar a elaborar um dossier com ideias e imagens porque me parecia um bocado redutor para o arquitecto, mas talvez seja o melhor. Será, pelo menos, um ponto de partida.

    Obrigado.

    engcarlos, pretendo construir no concelho de Loures.


    sim acho que no seu caso vale a pena, reuna um contexto, ideias suas e faça esse pequeno concurso, exponha o que se pretende os honorarios do pré-estudo, e mesmo que no final não goste de nenhum não tem de ficar vinculado a nenhum, pode novamente fazer outro concurso.
    eu da Zona de Lisboa não lhe consigo dar-lhe muitas indicações. Talvez de um amigo meu que chegou a ser meu professor, até tem algum"" renome"", se quiser eu dou-lhe.
    cumprimentos
  15.  # 16

    Fernando Gabriel,

    Moro em Lisboa, estou é farto de apartamentos e ando a ver se construo em Loures. Estou à espera da resposta ao PIP da CM de Loures, para avançar com isto tudo.

    Mesmo assim (morando em Lisboa e sabendo que o seu contacto a Sul é mais limitado), pode enviar-me alguma indicação de arquitectos de cá? Agradeço-lhe.
  16.  # 17

    Obrigado, FD.
  17.  # 18

    JoaoFlor

    acho que o melhor que tem a fazer é mesmo investiguação de campo, ou seja abra meia duzia de revistas, quando passar por alguma coisa (casa) que goste, tente saber quem foram os seus autores, consulte sites de diversos gabinetes, e sobretudo dê uma volta por Loures com calma e vá vendo exemplos que lhe agradem. Isto aliado aos seus conhecimentos na matéria será um bom caminho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoaoFlor
  18.  # 19

    Colocado por: JoaoFlorCaros,

    Estou naquela fase de procura de um gabinete de arquitectura para me fazer um projecto para uma moradia, ou melhor, a casa onde pretendo viver e criar a minha familia.

    Gosto, por exemplo, da estética dos ARX e da abordagem que dão aos projectos que vão desenvolvendo. O que me assusta são os custos deste tipo de gabinetes. Já li a discussão acerca de custo do projecto, mas não esclareci este ponto. Estou disposto a investir num projecto feito por quem sabe, mas até que ponto isso é relevante?

    Vale a pena apostar num gabinete ou arquitecto conhecido (e reconhecido por mérito próprio), dados os preços praticados? Ou devo procurar arquitectos até que encontre um estilo que me agrade?


    posso-lhe dar um contacto se quiser. diga-me qual o seu mail que envio para si
  19.  # 20

    Eu sou o arquitecto de maior renome cá do prédio.
    Mas pronto, agora a sério. Ser-lhe-ia também muito útil falar com os clientes. Perceber quanto pagaram, se ficaram satisfeitos, se correspondeu às suas expectativas...
    Posso referir, da experiência com um familiar, que o Siza, ame-se ou odeie-se, acompanha mesmo a obra, discute com o empreiteiro, obriga-os a cumprir os projectos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoaoFlor
 
0.0222 seg. NEW