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    • Nelhas
    • 18 julho 2019 editado

     # 181

    Colocado por: Carvai
    Praticamente o dobro Recebe 14 meses e trabalha 11, mais TSU, seguros, subsídios e outras taxinhas fica quase no dobro.


    Obrigado Carvai. Eu sei , era só para ver se a minha inveja e dor de cotovelo não me estavam a toldar o juízo.
    Portanto, os invejosos e com dor de cotovelo como eu, e até posso estar sozinho, não acham razoável pedir a um patrão que aumente o custo por empregado de 1200 ( visto que só declaram o salário mínimo, contabilizando o resto) para um peso por empregado de 3000.
    Portanto isto é o tipo de pedido razoável onde qualquer patrão têm condições para aceder já.
    Aliás isto nas pequenas e médias empresas do setor é perfeitamente viável.
    Estou totalmente de acordo com as reivindicações.
    Peço desculpa.
  1.  # 182

    Colocado por: JoelM

    2 dedos de testa é haver equidade no pagamento de impostos! Estes patrões não são mais do que malabaristas dos impostos que arranjaram maneira de pagar salários e só pagar metade dos impostos relativos aos mesmos! O meu patrão paga.me o salário por inteiro e os respectivos impostos, porque que os outros podem fazer concorrência desdeal com malabarismos destes?


    é so ao patrão que dá jeito esse esquema? na realidade ao trabalhador tambem lhe dá jeito.

    como ja alguem disse, no dia em que olharem para o recibo de vencimento virem la o bruto que estão a lutar e virem quanto é que lhes caiu na conta....vao entrar em greve outraves e ja nao querem saber da reforma para nada.....

    eu tambem nao tenho safa, o meu patrao declara tudo...... mas infelizmente ja fui mais adepto da luta à fuga fiscal e se o meu patrão (que nao o vai fazer) me sugerisse um sistema de salario bi-partido, neste momento se calhar aceitava sem pensar muito!
  2.  # 183

    Quando se entra no campo da desinformação é o cabo das tormentas.

    Opinar sem conhecer a realidade é levado do diabo.

    Misturar agua e azeite é o que dá.

    Já se comparou a classe de motoristas com tudo, com enfermeiros, com médicos, com professores, com função pública, ainda não vi ninguem comentar que ao contrario das outras classes a de motoristas até a meia duzia de meses atrás era regida por um CCT de 1986 sem atualizações e sem melhoria de condições.

    Quantas greves nestes anos foram feitas pelos mais diversos sectores e quantas fizeram os motoristas?

    Aliás e rectificando com a excepção da ultima greve no passado recente feita pelos motoristas de matérias perigosas as paralisações que se fizeram anteriormente foram das entidades patronais e não da classe dos motoristas a estes sempre foi negado o direito á greve com o fantasma do despedimento no horizonte porque a oferta era grande.

    Já alguém aqui referiu que o médico sabe fazer o trabalho do motorista mas o inverso não é possível, esqueceu-se de dizer o resto, o médico se cometer um erro de avaliação, é o doente que sofre ou morre, se o juiz cometer um erro de avaliação é o arguido que vai preso mesmo sendo inocente, nas mais diversas atividadades se cometem erros em que a maioria é em prejuízo dos outros, se o motorista cometer um erro de avaliação é sempre ele que sofre e muitas vezes é ele que morre!

    Respeitemos todas as classes e não entremos em demagogias, todos são precisos nas suas funções, todos devem ser pagos pelo seu trabalho e todos têm direito de reclamar sempre que se sintam injustiçados e a greve constitucionalmente é um direito de todos os que trabalham.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
    • DR1982
    • 18 julho 2019 editado

     # 184

    Colocado por: Nelhas

    Paga a casa, a escola e as contas de luz e agua onde andar?

    Não percebi

    Mas a alimentação fora faz dele imigrante?
    Já comi em Paris por trocos, já comi em Lisboa por 100 euros.

    Continuo sem perceber qual o enquadramento de imigrante
    O enquadramento é que um camionista faz praticamente vida de emigrante no que diz respeito a estar longe da familia, amigos, país onde nao falam a sua lingua etc etc...
    Caso nao se melhorem as condições breve acabam a trabalhar no estrangeiro, com os voos low cost é facil ir uma vez ou duas por mes a portugal, pagar as despesas no país estrangeiro e ainda ficar com mais do que esses tais 1800€...
    A vida do camionista mantem se a mesma com a diferença que tem melhores condições, quando isso começar a acontecer em massa (mais do que ja acontece) depois acontece o mesmo que na construção civil e outras áreas, querem que eles regressem e a resposta é um manguito!
  3.  # 185

    Colocado por: CarvaiPraticamente o dobro Recebe 14 meses e trabalha 11, mais TSU, seguros, subsídios e outras taxinhas fica quase no dobro.


    Despejar assim é fácil.

    Seguindo o seu raciocínio para um ganho de 1500 o custo geral anual será perto de 2200 e não o dobro como diz, mas ... falando dos motoristas que era o que estava em causa as contas não são assim, porque em 90% dos casos as clausulas de pagamentos adicionais e as ajudas de custo não entram nem para férias nem para subsidio de natal sendo estes remunerados apenas pelo salário base e mais um acrescento de uma das clausulas quase sem expressão e como esta classe tem sido bastante beneficiada (estou a ser irónico) quase todos trabalham 15 dias de ferias para colmatar este diferencial, assim já são 11,5 meses de trabalho.
  4.  # 186

    Colocado por: Mário PiedadeSeguindo o seu raciocínio para um ganho de 1500 o custo geral anual será perto de 2200 e não o dobro como diz, mas ...

    Isso é verdade se não contar com a retenção na fonte do IRS. Na teoria o IRS é um encargo do trabalhador mas quando o pessoal fala no dinheiro limpinho que leva para casa não considera esse valor como um encargo próprio.
  5.  # 187

    Colocado por: CarvaiIsso é verdade se não contar com a retenção na fonte do IRS. Na teoria o IRS é um encargo do trabalhador mas quando o pessoal fala no dinheiro limpinho que leva para casa não considera esse valor como um encargo próprio.


    Não entrando em pormenores de contabilidade salarial, a minha intenção era única e simplesmente deixar a minha opinião de que as suas contas não eram exactamente como afirmou, até porque quem ganha o OMN não custa ao empregador 1200€ mensais e os descontos de lei são iguais em qualquer rendimento mensal (excepto o IRS)

    Com IRS ou sem ele os seus cálculos não são como afirmou.

    Na teoria e na pratica o IRS é retido ao assalariado pela entidade empregadora, é verdade que é um custo do empregador uma vez que é este que paga o salário ao trabalhador, mas independente de tudo não deixa de ser um imposto sobre rendimentos do trabalhador em função de escalões definidos ( ganha mais, paga mais, agregado familiar maior ou menor,casado, solteiro,etc), que são retidos e entregues ao estado.

    E quando o pessoal fala em dinheiro limpinho, é mesmo limpinho com ou sem IRS, é o liquido que vai para a conta bancária ou seja qual for a forma de recebimento, se lhe foi retido IRS paga menos ou recebe na declaração anual, se nada foi retido regra geral paga sempre, salvo se os rendimentos forem muito baixos e não atingir patamar de pagamento.
  6.  # 188

    Não estamos a falar do OMN mas alguém pediu um exemplo de 1500€. E no caso em apreço estamos a falar de uma exigência de 1800€ limpos que naturalmente teria que incluir o IRS.
    Aliás no futebol é habitual este tipo de exigências e resultam em grandes vigarices.
    Concordam com este comentário: enf.magalhaes
  7.  # 189

    O que por vezes provoca indignação é o desconhecimento total da actividade dos motoristas e apenas a maioria das pessoas se cingir ao que vê escrito num qualquer recibo ou do que lê na comunicação social fora de todos os contextos e numa clara missão de desinformação para criar precisamente o estigma de todos se revoltarem contra uma classe em questão.

    E neste sentido é um habito comum acontecer com qualquer classe de trabalhadores como já se tem visto em situações anteriores, com diferentes sindicatos, com diferentes partidos, com diferentes governos.

    Neste contexto as ultimas greves mais mediaticas, (professores, enfermeiros, função publica) todas estão directamente ligadas ao funcionalismo publico e é um problema que qualquer governo (tenha que cor tiver) tem de resolver ou seja tem que arrumar a sua "casa".

    Em relação aos motoristas de mercadorias ou matérias perigosas a verdade é outra é uma greve de uma classe profissional contra entidades patronais privadas e com isto corre o risco de desarrumar a "casa" de um qualquer governo.

    Há alguma classe deste país que seja OBRIGADA a trabalhar 15 horas diárias? Há, os motoristas!

    Há alguma classe deste país que seja multada por ter feito 2 minutos a mais do que devia ao "picar" o ponto? Há, os motoristas!

    Há alguma classe deste país que tenha que ficar a dormir no trabalho a guardar os bens do seu empregador e do cliente deste? Há os motoristas!

    Há alguma classe deste país que seja tão controlada (GPS e até já câmaras) no seu local de trabalho? Há os motoristas!

    Há alguma classe deste país que pague mais multas (justas e injustas) do que os motoristas? É óbvio que não!

    Motorista é muito mais do que sem tentado dizer aqui, é mais facil colar um rótulo de 1500€ ou 1800€ ou seja que valor for e ficamos entretidos á volta do assunto e a verdadeira questão vai sempre passando ao lado.
  8.  # 190

    Colocado por: CarvaiNão estamos a falar do OMN mas alguém pediu um exemplo de 1500€. E no caso em apreço estamos a falar de uma exigência de 1800€ limpos que naturalmente teria que incluir o IRS.
    Aliás no futebol é habitual este tipo de exigências e resultam em grandes vigarices.


    Mas as vigarices como você lhe chama sempre têm sido dos empregadores, são eles que sempre fugiram ás suas obrigações e com a concordância da classe por falta de união, por necessidade e porque politicamente era a única classe que se fazia representar até á poucos anos por cerca de 58 sindicatos.

    Se uma empresa transformadora tinha 20 motoristas nos seus quadros de pessoal para as suas distribuições e estes por exemplo estavam afectos ao sindicato da industria têxtil eram remunerados com base no CCT dos têxteis e não no transportes de mercadorias e assim sucessivamente nas diversas actividades por esse país fora, bem como posteriormente eram representados por sindicatos do norte, do centro, do sul onde a realidade do país é só uma, mas com características regionalistas totalmente opostas.

    A estátua do Marquês cai porque os motoristas ganham 1500€ a 1800€ líquidos no transporte internacional, mas então eu pergunto e em jeito de retórica e não dirigido a si pessoalmente, você faz horas extraordinárias não recebe? Você faz trabalho noturno não recebe? Você vai em trabalho para o estrangeiro as 4 principais refeições diárias não lhe são pagas? Você vai temporariamente fazer um trabalho no estrangeiro não recebe um adicional por esse trabalho?

    Então se as outras classes de trabalhadores estes valores são pagos e aqui também sou livre de especular e dizer em alguns casos principescamente, porque é que os motoristas não o podem ser?

    E sim estamos a falar de OMN porque praticamente é esse o salário base do motorista.
  9.  # 191

    Bom dia,

    A minha opinião sobre este tema dos camionistas e de todos os restantes referentes a greves é simples.... se estão mal mudem-se, e deixem o mercado de trabalho funcionar sem prejudicar as expectativas dos restantes agentes económicos ou sociais....

    Despeçam-se os inconformados que rapidamente o mercado se ajusta... a economia agradece!

    1 abraço!
  10.  # 192

    Colocado por: HugoCFSilvaBom dia,

    A minha opinião sobre este tema dos camionistas e de todos os restantes referentes a greves é simples.... se estão mal mudem-se, e deixem o mercado de trabalho funcionar sem prejudicar as expectativas dos restantes agentes económicos ou sociais....

    Despeçam-se os inconformados que rapidamente o mercado se ajusta... a economia agradece!

    1 abraço!



    Realmente!!!???


    Afinal quem é que acha que ia ocupar esses lugares?


    Vai vir charteres de Nepalesese e Bangladesh people?Para suprir o déficit de quem queira ser escravizado?
  11.  # 193

    Colocado por: JoelM

    espero que seja empregado por contra de outrem, o seu empregador lhe baixe o salário para um pão com manteiga por dia e se o Sr. não gostar, olhe, mude-se!


    HAHAHA....

    Há quem goste de levar com o chicote.
  12.  # 194

    Colocado por: Palhava


    Realmente!!!???


    Afinal quem é que acha que ia ocupar esses lugares?


    Vai vir charteres de Nepalesese e Bangladesh people?Para suprir o déficit de quem queira ser escravizado?


    Curiosamente e para o mundo dos transportes nos anos 90/00 não eram do Nepal nem do Bengladesh mas eram do leste europeu e sul americanos.
  13.  # 195

    Bom dia,

    É o que farei, se estiver mal, mudo-me.

    Até lá, farei por fazer o meu melhor e deixar a meritocracia ( ergo mercado) funcionar.

    Os lugares dos inconformados com coragem não serão ocupados se desnecessários, ou se necessários, serão ocupados por colaboradores mais caros.... lei da oferta e da procura.

    Os Nepaleses e os oriundos do Bangladesh fazem parte do mercado global... se forem bons no que fazem, sejam bem-vindos e façam a economia avançar....

    1 abraço!
  14.  # 196

    Colocado por: HugoCFSilvaOs lugares dos inconformados com coragem


    Revê-se nesta realidade?


    O user HugoCFSilva tem opinião.
    ((Embora não concorde com o conteúdo da ideia expressa...))
    E por isso é de louvar.
    Não é como a maioria que não se importa e deixa andar a carroça...
  15.  # 197

    No passado,no tempo da monarquia,não havia qualquer tipo de contrato.Nem qualquer tipo de direitos laborais.
    Havia trabalho ao dia para um número limitado de lugares.
    Quem chegava mais cedo e em primeiro lugar tinha o trabalho.
    Os que chegavam tarde já não conseguiam lugar e tinham de regressar de bolsos vazios.
    Passavam fome? Talvez não os que tivessem a sua horta e a sua criação.
  16.  # 198

    Bom dia,

    Caro JoelM, é uma questão de opinião... mas não quero acreditar que deseje mal a quem não conhece....

    De qualquer forma, pode sempre abrir uma empresa de logística ( pegando no exemplo do tópico) e pagar o que acha justo... decerto que pela sua opinião não lhe faltarão bons profissionais.

    Portugal tem falta de empreendedores!

    1 abraço.
    • Nelhas
    • 19 julho 2019 editado

     # 199

    Colocado por: JoelMassim que se mudar, espero que o novo patrão pense como voce e lhe ofereça no máximo 2 pães com manteiga por dia, final já é mais do que muita gente ganha neste mundo...

    Bela maneira de pensar ;)


    Porque é mesmo isso que estes motoristas ganham.
    Um ordenado pequenino , pequenino que mal dá para viver.
    Tanta gente aqui que podia abrir uma empresa de transportes e substituir as atuais.
    Entre 1000 a 1800 limpos com tudo declarado.
    Não sei porque esperam.
    Já fizeram as contas todas.
  17.  # 200

    Colocado por: Mário PiedadeHá alguma classe deste país que seja OBRIGADA a trabalhar 15 horas diárias? Há, os motoristas!

    Há alguma classe deste país que seja multada por ter feito 2 minutos a mais do que devia ao "picar" o ponto? Há, os motoristas!

    Há alguma classe deste país que tenha que ficar a dormir no trabalho a guardar os bens do seu empregador e do cliente deste? Há os motoristas!

    Há alguma classe deste país que seja tão controlada (GPS e até já câmaras) no seu local de trabalho? Há os motoristas!

    Há alguma classe deste país que pague mais multas (justas e injustas) do que os motoristas? É óbvio que não!

    Motorista é muito mais do que sem tentado dizer aqui, é mais facil colar um rótulo de 1500€ ou 1800€ ou seja que valor for e ficamos entretidos á volta do assunto e a verdadeira questão vai sempre passando ao lado.


    Realmente é a mais injustiçada, a mais difícil, e a profissão mais dura e mais mal paga deste país.
    Pega-se numa bandeira e vamos embora.
    Acho que sim.
 
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