Iniciar sessão ou registar-se
  1. Valem o mesmo que as irlandesas, chineses ou cubanas. Os contratos foram feitas com uma empresa irlandesa. Será que os tripulantes que vão trabalhar para a Emirates também querem pagar os impostos e as leis portuguesas. E voam quase todos os dias para Lisboa.
  2. Num vencimento de 1768 limpos, só 480 é que estão isentos de descontos para SS?
    É isso»
    • RCF
    • 23 agosto 2019
    Colocado por: JoelMDados sobre salários e descontos dos camionistas.

https://eco.sapo.pt/2019/08/23/um-motorista-ganha-1-558-euros-limpos-apenas-35-e-salario-base/

Se os dados desta notícia estiverem certos, não posso concordar com os motivos da greve...
    Já o referi antes, os camionistas ganham mais que um enfermeiro, ganham mais que um professor, ganham mais do que muito engenheiro e arquiteto...
    A notícia faz várias comparações, entre as quais com militares e aí são pouco precisos pois, do ordenado do militar soldado ao ordenado do militar General vai uma diferença muito grande. Mas, estou em crer que atualmente já ganharão mais do que um Capitão e irão colocar-se em 2020 ao nível de Major...
    Naturalmente, não tenho inveja dos ordenados deles e não me incomoda que ganhem bem. Agora, fazerem este tipo de greves, com este prejuízo para a população (onde me integro), é que não. Não posso concordar.
    • RCF
    • 23 agosto 2019
    Colocado por: JoelMEles não ganham muito, os outros é que ganham pouco!

então que façam greve os outros e não eles...

Colocado por: JoelMQual é que é o seu prejuízo além de ter de armazenar algum combustível (se quiser) antes da greve, ou esperar mais tempo para abastecer durante?

Eu sei que o Joel está na Noruega... mas, não vê aí as notícias portuguesas?!
  3. Colocado por: Nelhas1558 limpos só 630 é que estou sujeitos a descontos.

A única componente que não é taxada são as ajudas de custo que estão isentas de IRS e Segurança Social.

as ajudas de custo serão de 480,48 euros, o que representa 23% do salário bruto e 27% do salário líquido do motorista.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  4. Colocado por: JoelMColocado por: JoelMEles não ganham muito, os outros é que ganham pouco!

Joel eu concordo consigo em teoria.
    Claro que o ideal seria isso.

Mas sejamos francos, acha razoável em Portugal, com os salários existentes, dizerem que ganham mal ? Exigirem mais?
    Não descontam para a reforma?

Não está dinheiro suficiente para um bom PPR , para uma conta poupança?
    • eu
    • 23 agosto 2019
    Colocado por: JoelMDados sobre salários e descontos dos camionistas.

https://eco.sapo.pt/2019/08/23/um-motorista-ganha-1-558-euros-limpos-apenas-35-e-salario-base/

Se estes valores estão corretos, então os motoristas já ganham muito bem, muito acima da média.

E ainda por cima não é um trabalho que exija grandes qualificações, qualquer pessoa pode desempenhar este trabalho sem grande necessidade de formação.
    Concordam com este comentário: RCF
    • Nelhas
    • 23 agosto 2019 editado
    Colocado por: JoelMque querendo um empréstimo, por exemplo, é sobre o declaravel e não o restante

Mas vêm tudo declarado Joel.
    Aliás conforme vêm na noticia, só as ajudas de custo é que não são TRIBUTADAS.
    Mas TUDO é declarado.
    Se o Banco pedir recibos de vencimento, não vem la 630 euros só.
    E a mesma coisa que já foi discutido aqui:
    Está a recibos verdes, vai pedir empréstimo ao Banco, mas apresenta rendimentos fixos regulares de 1500 ou 2000 euros por mês , o Banco considera isso.
    Não diz :
    Não , isso não, arranje um emprego a ganhar 900 brutos e depois falamos.
  5. Colocado por: euSe estes valores estão corretos, então os motoristas já ganham muito bem, muito acima da média.

Acho que ganham pouco se for factual que precisam de fazer cerca de 65 a 70 horas por semana.
    È de facto um valor baixo\hora.

Mas no global, é um ordenado muito elevado, onde 80% dos licenciados em Portugal não chegam no privado, mesmo depois de alguns anos a trabalhar.
    • RCF
    • 23 agosto 2019
    Colocado por: NelhasMas no global, é um ordenado muito elevado, onde 80% dos licenciados em Portugal não chegam no privado, mesmo depois de alguns anos a trabalhar.

no privado?!
    nem no privado nem no público... no público, para ganhar o que eles ganham e especialmente o que já é certo irem ganhar em 2020, salvas raras exceções, só quem possa ter algum cargo de responsabilidade/direção. Já o escrevi, nem enfermeiros, nem professores... nem um Capitão das forças armadas... mas, pronto, se calhar os outros é que estão todos com o passo trocado...
    Concordam com este comentário: eu
    • Nelhas
    • 23 agosto 2019 editado
    Colocado por: RCF
    no privado?!
    nem no privado nem no público... no público, para ganhar o que eles ganham e especialmente o que já é certo irem ganhar em 2020, salvas raras exceções, só quem possa ter algum cargo de responsabilidade/direção. Já o escrevi, nem enfermeiros, nem professores... nem um Capitão das forças armadas... mas, pronto, se calhar os outros é que estão todos com o passo trocado...

A diferença é que no publico, em algumas carreiras que exigem licenciatura, os ordenados são regulamentados por tabelas de carreira.
    No privado isso não sucede.
    Penso que em inicio de carreira , os licenciados são mais protegidos em termos salariais no publico.
    No entanto a médio e longo prazo, no privado os licenciados com progressão de carreira atingem melhores remunerações.
    • RCF
    • 23 agosto 2019
    Colocado por: Nelhas

A diferença é que no publico, em algumas carreiras que exigem licenciatura, os ordenados são regulamentados por tabelas de carreira.
    No privado isso não sucede.
    Penso que em inicio de carreira , os licenciados são mais protegidos em termos salariais do que no publico.
    No entanto a médio e longo prazo, no privado os licenciados com progressão de carreira atingem melhores remunerações.

no público todos os ordenados são regulados, quer os trabalhadores sejam licenciados ou não. E comparativamente com o privado, os ordenados no público nem são tão baixos, nem tão altos, isto é, os ordenados mais altos e os mais baixos são praticados no privado.
    Mas, duvido que alguém não técnico (não licenciado) no público tenha um ordenado equivalente ao de um camionista. E mesmo sendo técnico superior (licenciado) é difícil, se não tiver um cargo dirigente.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 23 agosto 2019 editado
    No público, para ganhar 1500 € limpos já tem que ser uma profissão muito qualificada e do meio da carreira para cima.

No privado, conheço muitos Engenheiros a ganhar muito menos que isso.
    Concordam com este comentário: RCF
  6. Colocado por: RCFno público todos os ordenados são regulados, quer os trabalhadores sejam licenciados ou não

Nim. No papel e em teoria sim, mas depois existem uma serie de maroscas legais para dar aumentos encapotados de subida de posição\carreira que na prática a pessoa faz o mesmo. Por isso fiz a afirmação naquele sentido.

Colocado por: RCFos ordenados mais altos e os mais baixos são praticados no privado

Concordo.

Colocado por: RCFMas, duvido que alguém não técnico (não licenciado) no público tenha um ordenado equivalente ao de um camionista

Existe, no entanto têm de atingir o topo da tabela de carreira, mesmo não técnico. Mas ganhar aquilo limpo , não.

Colocado por: RCFE mesmo sendo técnico superior (licenciado) é difícil, se não tiver um cargo dirigente.

Mas se tiver em conta as horas que trabalha e os benefícios, ganha mais.
    Mesmo que ganhe menos 200 ou 300 euros limpos, trabalha muito menos horas, com mais benefícios e descontos.
    • smart
    • 23 agosto 2019 editado
    Colocado por: RCF
    Se os dados desta notícia estiverem certos, não posso concordar com os motivos da greve...
    Já o referi antes, os camionistas ganham mais que um enfermeiro, ganham mais que um professor, ganham mais do que muito engenheiro e arquiteto...
    A notícia faz várias comparações, entre as quais com militares e aí são pouco precisos pois, do ordenado do militar soldado ao ordenado do militar General vai uma diferença muito grande. Mas, estou em crer que atualmente já ganharão mais do que um Capitão e irão colocar-se em 2020 ao nível de Major...
    Naturalmente, não tenho inveja dos ordenados deles e não me incomoda que ganhem bem. Agora, fazerem este tipo de greves, com este prejuízo para a população (onde me integro), é que não. Não posso concordar.

hum...
    quantas horas é que essas classes de trabalho exercem?
    só conta o total do rendimento?, não conta as horas de trabalho?
    tenho aqui um enfermeiro ao lado que este mês chegou aos 3200 euros
    è muito? eu acho pouco?
    ganha bem? eu acho que não...dá 8 euros à hora o que é pouco..
    diz-me que trabalhou 400 horas no mês...(lares e SNS)
    com todo o respeito, comparem factualidades semelhantes ..
    Os senhores trabalham fins de semana?
    noites?
    feriados?
    levam comida de casa?
    dormem no estrado?
    têm isenção de horário?
    sejam justos
    • Nelhas
    • 23 agosto 2019 editado
    Trabalhou 31 dias seguidos sem folgas a 13 horas por dia?
    Concordam com este comentário: ADROatelier
    • smart
    • 23 agosto 2019 editado
    Colocado por: NelhasTrabalhou 31 seguidos sem folgas a 13 horas por dia?

hum..
    sim..
    Para mim não existe admiração..
    Não trabalha para uma entidade
    Trabalha para várias...SNS e lares
    Veja nos hipermercados quantos ali trabalham em segundo ou terceiro emprego
    Se estão deslocados, vão para a praia ou dormir?
    Se Têm objectivos força
    Andei muitas noites a trabalhar em armazens de empresas e à tarde ia pintar apartamentos...
    dormia a partir das 06h00 e era bulir aos fins de semana e feriados se queria melhorar as condições de vida...
    para mim é mormal...
    • RCF
    • 23 agosto 2019 editado
    Colocado por: smarttenho aqui um enfermeiro ao lado que este mês chegou aos 3200 euros
    è muito? eu acho pouco?

já percebi como é que o enf. Magalhães fez a casa que fez...

Colocado por: smartdiz-me que trabalhou 400 horas no mês...(lares e SNS)

Mas, estes camionistas ganham isto de um único patrão... à parte também podem ter outros trabalhos, como esse enfermeiro tem. Ou acha que o ordenado exposto dos camionistas pressupõe 400 horas de trabalho...?!
    • smart
    • 23 agosto 2019 editado
    hum..
    é verdade
    mas para isso temos de desmontar o ordenado e perceber a que corresponde cada rubrica e se é razoável no contexto economico portugues e justa, dado ser onde se inserem...
    O que eu constato é aferir o valor liquido e um quase alarme social que ganham muito e trabalham pouco..
    sim eu sei
    são palavras minhas...
    Não se esqueçam que além do mais estão a lêr a nova proposta, quando deveriam olhar para o que ganham até aqui...
    • RCF
    • 23 agosto 2019
    Colocado por: smartNão se esqueçam que além do mais estão a lêr a nova proposta, quando deveriam olhar para o que ganham até aqui...

Mas, até aqui, isto é, atualmente, já ultrapassa os €1500 líquido por mês, o que está bem acima da média nacional.
    E o previsto para 2020 não é proposta. É o que já está negociado e acordado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart

0.4298 seg. NEW