Colocado por: JoelMJoel, se levam comida de casa assumo que quando a compraram mesmo que num supermercado pagou impostos ou não? e se não comessem?! se nem comessem então é que era já viu, nem o patrão precisava de pagar o subsidio de alimentação nem o estado recebia impostos.
Até que enfim que chegou lá... Exactamente isto, as "despesas" na verdade são praticamente inexistentes, os patrões pagam-nas no máximo para reduzirem ao valor do salário base e assim, funcionários e patrões fogem aos impostos "legalmente"!
Mais uma vez me pergunto, como é que o resto do pessoal que paga impostos por inteiro ainda vem aqui defender esta situação, só tenho a deduzir que são levados de lorpas e gostam!
Colocado por: jorgferrJoel, se levam comida de casa assumo que quando a compraram mesmo que num supermercado pagou impostos ou não? e se não comessem?! se nem comessem então é que era já viu, nem o patrão precisava de pagar o subsidio de alimentação nem o estado recebia impostos.
Eu no subsidio de alimentação não pago imposto e não me sinto um lorpa por os outros também não pagarem dentro do valor que está estipulado por lei, afinal a lei é igual para todos. O que você falava há uns tempos duns famosos kms que recebia por fora, faço uma pergunta? vinham no recibo de vencimento declarados? é que eu também tive uns meses numa empresa de recrutamento da treta com esse método e ai sim ILEGAL porque nem vinha no recibo de vencimento, ou seja era mesmo porta do cavalo.
Colocado por: JoelM
Até que enfim que chegou lá... Exactamente isto, as "despesas" na verdade são praticamente inexistentes, os patrões pagam-nas no máximo para reduzirem ao valor do salário base e assim, funcionários e patrões fogem aos impostos "legalmente"!
Mais uma vez me pergunto, como é que o resto do pessoal que paga impostos por inteiro ainda vem aqui defender esta situação, só tenho a deduzir que são levados de lorpas e gostam!
Fácil de resolver, passam a subs de alimentação e acabam as ajudas de custo.
As posições aqui estão extremadas entre contra camionistas (favor dos patrões) e o contrário! Eu nem estou a favor nem contra uns ou outros, estou a favor de uns deixarem de ter meios para fugir aos impostos. É ser ingénuo que acreditar que em Portugal à primeira oportunidade é o que se faz... É isso mesmo, ser-se ingénuo!
É a mesma história dos falsos recibos verdes, não existe ilegalidade, exista é uma opacidade propositada!
Fácil de resolver, passam a subs de alimentação e acabam as ajudas de custo.
Continuo com a minha posição, ajudas de custo passam a ser pagas contra apresentação de recibos facturas, subs de alimentação pago como tal!
Realmente, Portugal é um exemplo de transparência e civismo, é mesmo exagerado pensar que à mínima oportunidade as pessoas nem pensam duas vezes em fugir aos impostos, tipo, facturar pela metade e receber o resto em dinheiro para não pagar IVA!
eu nao misturei conceito nenhum, onde é que fiz algum comentário sobre o sub. de alimentação ser tributado?
o que defendo é que a haver ajudas de custo, que sejam contra factura apresentada e não um valor fixo mensal que pode ou não representar despesas realmente efectuadas.
não é ao IVA, é à segurança social IRS e IRC. Eu sei que o luisvv consegue chegar um pouco mais longe no exemplo que eu dei em relação ao iva para demonstrar que boa fé em relação a impostos é coisa que não existe em portugal, seja para a segurança social, IRS, ou IVA.
o que defendo é que a haver ajudas de custo, que sejam contra factura apresentada e não um valor fixo mensal que pode ou não representar despesas realmente efectuadas.
está enganado!
"A única componente que não é taxada são as ajudas de custo que estão isentas de IRS e Segurança Social. E qual é o peso desta componente no salário total dos motoristas? Tendo em conta o acordo já fechado com a Fectrans, a partir de janeiro, e considerando o exemplo anterior, as ajudas de custo serão de 480,48 euros, o que representa 23% do salário bruto e 27% do salário líquido do motorista." tirado da noticia que coloquei uns posts a trás.
então imaginemos um cenário, o patrão diz ao trabalhador " a partir de agora as ajudas de custo serão pagas ao máximo em vez dos 200euros mensais que gastas e em vez de 900euros de salário base na folha baixamos para 800euros, assim recebes 800€ mais 400€ de ajudas de custo, assim na verdade recebes os 200 euros normais das ajudas de custo e 1000 de salário onde apenas 800 são tributados, assim ficamos os 2 a ganhar"
é legal? deveria ser legal?
Colocado por: Bruno.AlvesDesta vez os serviços mínimos parecem ser mesmo só para serviços prioritários.
Se as partes não o conseguem definir...