Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Estou com o seguinte dilema: tenho que pintar um quarto onde tem um radiador do aquecimento central (é um T3 com cerca de 18 anos). O sistema tinha pré-instalação pelo que é possível fazer duas coisas: ou tirar o radiador, arranjar a parede, etc e voltar a colocar, ou simplesmente retirar e guardar o radiador em qualquer canto e deixar o "furos" tapados (e no fundo esquecer o aquecimento central nessa divisão).

    E quais as razões do meu dilema? Por um lado eu nao uso o aquecimento central pois pelos testes que fiz sai-me mais barato ter aquecedores a oleo onde me interessa. Por outro lado a caldeira também já tem esses 18 anos, ainda vai funcionando para os banhos mas tem um "regulador" qualquer não permite alterar a temperatura (e qualquer dia vai ter que ser trocada).

    O que acham que devo fazer tendo em conta esta minha sensação que "o aquecimento central não vale a pena porque é muito caro"?

    nota: neste momento só ia retirar o radiador do quarto a pintar, o resto ficaria igual
    • eu
    • 17 julho 2019 editado

     # 2

    Qual é a fonte de calor do aquecimento central ? Gás propano ou gás natural?
    • size
    • 17 julho 2019

     # 3

    Colocado por: exaustor
    O que acham que devo fazer tendo em conta esta minha sensação que "o aquecimento central não vale a pena porque é muito caro"?

    nota: neste momento só ia retirar o radiador do quarto a pintar, o resto ficaria igual


    Depende do seu gosto estético no quarto: Radiador na parede, ou as 2 tampas a vedar a canalização. É só optar.
    Eu, também já retirei um da casa de banho para aproveitar o espaço para um toalheiro
  2.  # 4

    Colocado por: size

    Depende do seu gosto estético no quarto: Radiador na parede, ou as 2 tampas a vedar a canalização. É só optar.
    Eu, também já retirei um da casa de banho para aproveitar o espaço para um toalheiro


    As vezes gostava de perceber onde os canalizadores têm a cabeça.. Se num wc nao era logo de por o toalheiro.. Mas pior, aqui no minho pelo menos há inúmeras casas onde a fonte de calor é um fogão a lenha (não um recuperador) que fica instalado nas cozinhas, e ja nao é a Primeira nem a segunda que vejo onde metem na propria cozinha um radiador, quando a fonte de calor chega e sobra. Alias ainda a uns meses um familiar mandou fazes toda essa instalação e la vinha o radiador pra cozinha. Não entendo.
  3.  # 5

    Colocado por: euQual é a fonte de calor do aquecimento central ? Gás propano ou gás natural?


    É gaz natural
  4.  # 6

    Colocado por: Zecter

    As vezes gostava de perceber onde os canalizadores têm a cabeça.. Se num wc nao era logo de por o toalheiro.. Mas pior, aqui no minho pelo menos há inúmeras casas onde a fonte de calor é um fogão a lenha (não um recuperador) que fica instalado nas cozinhas, e ja nao é a Primeira nem a segunda que vejo onde metem na propria cozinha um radiador, quando a fonte de calor chega e sobra. Alias ainda a uns meses um familiar mandou fazes toda essa instalação e la vinha o radiador pra cozinha. Não entendo.


    Se vier o dia em que o fogão a lenha é retirado, é útil ter um ponto de radiador na cozinha.
  5.  # 7

    Colocado por: size
    Depende do seu gosto estético no quarto: Radiador na parede, ou as 2 tampas a vedar a canalização. É só optar.
    Eu, também já retirei um da casa de banho para aproveitar o espaço para um toalheiro


    Pois, ao ler este comentário também me lembrei tenho toalheiro do aquecimento central que está "furado" e que vou aproveitar para retirar. Cada vez mais acho que o aquecimento central realmente não tem assim tanto interesse....
    • eu
    • 17 julho 2019

     # 8

    Colocado por: exaustorÉ gaz natural

    Então nesse caso, é virtualmente impossível que passe a gastar menos usando radiadores elétricos.

    Mantenha o radiador no sítio e continue a usar o aquecimento central.
  6.  # 9

    Colocado por: eu
    Então nesse caso, é virtualmente impossível que passe a gastar menos usando radiadores elétricos.

    Mantenha o radiador no sítio e continue a usar o aquecimento central.


    Sem querer colocar em questão os pressupostos dessa sugestão se apliquem na generaldiade, eu tenho algumas dúvidas se se aplica ao meu caso (pode ser a minha configuração em particular).

    Em primeiro, uma breve explicação da utilização do aquecimento. A utilização actual dos aquecedores é apenas para aquecer dois quartos durante a noite no inverno, grosso modo, entre as 21h/22h e as 07h/08h da manhã.

    Eu "em tempos" fiz um teste que foi fechar todos os radiadores menos os dois quartos que me interessavam e fui ver o consumo de gas nessa noite. Fiz isso umas duas ou três vezes para ter uma referência média do consumo, e grosso modo olhando para o valor do m^3 convertido em kw/h, etc deu-me um valor da ordem dos 5€. Grosso modo dar-me-ia dado 150€/mês só desse consumo extra de gas durante a noite.

    Usando o "método os aquecedores" eu tenho no inverno, grosso modo, um gasto mensal de 75€ e neles já estão incluídos um valor significativo de consumos permanentes relacionados com o frigorífico e mais alguns equipamentos informáticos que estão "always on" e que vou explicar a seguir como é que os medi.

    Como tenho um medidor à saía do quadro me regista os consumos diários, quando estou totalmente fora um dia inteiro sei que gasto cerca de 5 kwh. Assumindo uma distribuição uniforme ao longo do dia isso dá-me grosso modo 150 kwh num mês, o que a um valor médio de 0,16€ (tarifário bi-horário) dá-me, contas por alto, 25€ (na altura ainda estive a fazer contas por alvo com os diversos ciclos e acabei por optar por aquele que é igual durante os 7 dias porque pedia o domingo mas ganhava mais 1h ou 2h numa das pontas do ciclo).

    Com esta configuração de "gas para banhos + fogão a gás (utilização residual)" está-me a custar cerca de 20€/mês em gás natural. E a electricidade eram os tais 75€ de inverno com os aquecedores, nesta fase de verão ronda os 40-50€/mês. Como 25€ permanentes o que concluo é que o aquecimento dos radiadores me custa por mês 25€ a 30€.

    Em resumo, é por isto que tenho uma opinião menos positiva do aquecimento central a gás, e agora que tenho que "fazer obras" num quarto estou com o dilema de "mais valia era tirar todos, mas porque não ouvir outras opiniões". Pode haver uma falácia nestas minhas contas....
  7.  # 10

    Que caldeira tem?
    Com uma boa caldeira deveria gastar menos do que com aparelhos eléctricos.
    Pode (se der) colocar tb uns convectores de baixa temperatura associados a uma boa caldeira, que ajuda tb a poupar no gás.
    https://forumdacasa.com/discussion/52909/convectores-de-baixa-temperatura/
    https://sanipower.pt/wp-content/uploads/2018/01/Iris.pdf
    Há sempre várias opções
  8.  # 11

    Colocado por: exaustor

    Pois, ao ler este comentário também me lembrei tenho toalheiro do aquecimento central que está "furado" e que vou aproveitar para retirar. Cada vez mais acho que o aquecimento central realmente não tem assim tanto interesse....


    Não tem interesse nenhum, viver com frio em casa é que é bom! Brincadeira à parte, depende de onde você vive: experimente viver no interior Norte e diga-me depois nas noites de -5Cº não faz sentido ter aquecimento!
  9.  # 12

    Colocado por: Pedro Azevedo78Que caldeira tem?
    Com uma boa caldeira deveria gastar menos do que com aparelhos eléctricos.
    Pode (se der) colocar tb uns convectores de baixa temperatura associados a uma boa caldeira, que ajuda tb a poupar no gás.
    https://forumdacasa.com/discussion/52909/convectores-de-baixa-temperatura/
    https://sanipower.pt/wp-content/uploads/2018/01/Iris.pdf
    Há sempre várias opções


    Não tenho presente de memória o modelo exacto, mas acho que é este: chaffoteaux et maury elexia 2 (pelo menos é o que me parece pelo que googlei). Sei que está descontinuada, que o problema que tenho da tal regulação é derivado de eventual avaria nas duas placas "controladoras", e que se qualquer dia a coisa piorar logo se vê (informações "tecnico amigo" que acha que não vale a pena eu estar a gastar dinheiro a trocar as placas).

    Essa parte dos "convectores" é novidade. Já tinha visto uma ou duas casas de amigos com "esse tipo de radiadores" mas pelo que percebi do outro tópico, na verdade não são radiadores, são "parecidos" mas funcionam com outro tipo de "caldeira", a agua pode vier menos quente.

    E se bem percebi é preciso saber se a caldeira actual os suporta, ou então trocar a caldeira e eventualmente trocar os radiadores por convectores, etc.

    Mas indo ao meu ponto inicial, se calhar o melhor é mesmo retirar o radiador porque se algum dia lá voltar a meter alguma coisa é "algo diferente", eventualmente associado a uma troca de caldeira, etc e fazer novamente as contas a ver se vale a pena equacionar a opção gás natural para aquecimento.
    • eu
    • 17 julho 2019

     # 13

    Colocado por: exaustorEu "em tempos" fiz um teste que foi fechar todos os radiadores menos os dois quartos que me interessavam e fui ver o consumo de gas nessa noite. Fiz isso umas duas ou três vezes para ter uma referência média do consumo, e grosso modo olhando para o valor do m^3 convertido em kw/h, etc deu-me um valor da ordem dos 5€. Grosso modo dar-me-ia dado 150€/mês só desse consumo extra de gas durante a noite.

    Para apenas dois radiadores, parece-me muito excessivo esse consumo. Talvez a caldeira não funcione de forma ótima nessa configuração.

    De qualquer das formas, se usar aquecedores a óleo, podemos fazer algumas contas: 10 horas por dia, 2 x 3 KW de potência e um coeficiente de utilização de 0.7 dá: 10 x 2 x 3 x 0,7 x 0,20€/KWh = 8,4 € por dia.

    Com tarifa bi-horária é mais ou menos metade deste valor.
  10.  # 14

    Colocado por: ANdiesel

    Não tem interesse nenhum, viver com frio em casa é que é bom! Brincadeira à parte, depende de onde você vive: experimente viver no interior Norte e diga-me depois nas noites de -5Cº não faz sentido ter aquecimento!


    Nasci e vivi no norte 23 anos, e agora moro nos arredores de Mafra já lá vão outros tantos :) Nenhum dos dois chegava a -5 mas já vi zero em ambos e também não gosto de frio. Os "alfacinhas" nem sabem o que é frio e abaixo dos 10 já acham que está "friú" :)
    Concordam com este comentário: eu
  11.  # 15

    Colocado por: eu
    Para apenas dois radiadores, parece-me muito excessivo esse consumo. Talvez a caldeira não funcione de forma ótima nessa configuração.

    De qualquer das formas, se usar aquecedores a óleo, podemos fazer algumas contas: 10 horas por dia, 2 x 3 KW de potência e um coeficiente de utilização de 0.7 dá: 10 x 2 x 3 x 0,7 x 0,20€/KWh = 8,4 € por dia.

    Com tarifa bi-horária é mais ou menos metade deste valor.


    Reparei que me enganei no texto das minhas contas iniciais e escrevi "radiadores" quando me referia ao custo dos "aquecedores" (os tais 25-30€).

    Mas esses 8,4€/2 por dia daria 126€/mês. No meu caso os dois aquecedores somados seriam no máximo são 3.5 khw mas na verdade eu só preciso deles a "meia potência" (sei que só ligo um dos interruptores em cada um deles). Talvez seja algo tipo 2 kw/h*10*0,1 = 2€/dia, o que x30 dá os tais 30€.

    Sobre a caldeira, percebo nada de "eficiências" mas acredito que se fosse aquecer a casa toda com a caldeira vs aquecedores, que as contas fossem outras.
  12.  # 16

    Uma boa caldeira de condensação a gás natural pode ter rendimentos perto dos 110%.
    A sua deverá andar pelos +/- 93% (se estivera funcionar bem!)
    Se juntar a isso convectores de baixa temperatura ia conseguir baixar os consumos
    • eu
    • 17 julho 2019

     # 17

    Colocado por: exaustorSobre a caldeira, percebo nada de "eficiências" mas acredito que se fosse aquecer a casa toda com a caldeira vs aquecedores, que as contas fossem outras.


    Deve haver aí alguma coisa a funcionar muito mal, porque a física é muito simples: 1KWh de gás natural é muito mais barato que 1 KWh de eletricidade (custa cerca de 1/3).

    Portanto só há duas explicações possíveis: ou a sua instalação está a funcionar muito mal ou as suas contas estão erradas.
  13.  # 18

    Colocado por: eu

    Deve haver aí alguma coisa a funcionar muito mal, porque a física é muito simples: 1KWh de gás natural é muito mais barato que 1 KWh de eletricidade (custa cerca de 1/3).

    Portanto só há duas explicações possíveis: ou a sua instalação está a funcionar muito mal ou as suas contas estão erradas.


    Em relação aos preços, fui ver as facturas do gas e da electricidade no vazio:
    - Gas - 1 kwh - 0,0637
    - Electricidade - 1 kwh - 0,1268

    Era preciso ver melhor as taxas do IVA e os outros impostos e afinas, mas o preço para o bi-horário é mais parecido com 1/2 do que 1/3 (mas concordo que o gas continua a ser mais económico em teoria).

    As minhas contas são as que estão acima. As da "experiência" do gás é que não foram muito cientificas, mas as outras não me parecem ter erros. Acredito que a instalação e a caldeira já não sejam as melhores e que o facto da agua quente andar a correr a casa toda só para aquecer os quartos que ficam "na outra ponta" tenham perdas que fazem com que no final, para esta combinação em concreto, não se justifique usar o gás.
    • eu
    • 17 julho 2019 editado

     # 19

    Sim, com tarifa bi-horária o custo é "apenas" (*) de metade.

    Mas não se esqueça que, com tarifa bi-horária, nas horas fora de vazio também vai gastar mais em eletricidade.

    (*) Uma redução de 50% continua a ser muito relevante.
  14.  # 20

    Colocado por: euConsultando o site da EDP, os preços que aparecem são os seguintes:

    Gás: 0.0556 €/KWh
    Eletricidade: 0.1513 €/KWh

    Por acaso, esses 0,1268 não são já da tarifa bi-horária?


    exacto, estou a usar o valor do vazio que é quando ligo os aquecedores.
 
0.0209 seg. NEW