Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Só são interessantes por serem AUGI. Procure casas devolutas ou ainda habitaveis no concelho de Loures, por exemplo.
  2.  # 42

    Colocado por: JotaPSó são interessantes por serem AUGI. Procure casas devolutas ou ainda habitaveis no concelho de Loures, por exemplo.

    E pode-se demolir e construir ao nosso gosto? A ideia é construir de raiz.
  3.  # 43

    Colocado por: Zemilio
    E pode-se demolir e construir ao nosso gosto? A ideia é construir de raiz.

    Já vi um pouco de tudo nesta vida.
    Já vi quem tivesse comprado uma vivenda recente,a tivesse mandado demolir e construisse uma nova segundo um novo desenho no mesmo local.
    Haja dinheiro.

    Não se pode demolir um imóvel sem haver um outro projecto aprovado para o local.
    É um princípio creio que universal do RGEU.
  4.  # 44

  5.  # 45

    Colocado por: Palhava
    Já vi um pouco de tudo nesta vida.
    Já vi quem tivesse comprado uma vivenda recente,a tivesse mandado demolir e construisse uma nova segundo um novo desenho no mesmo local.
    Haja dinheiro.

    Não se pode demolir um imóvel sem haver um outro projecto aprovado para o local.
    É um princípio creio que universal do RGEU.


    ???
  6.  # 46

    Colocado por: marco1

    ???

    Qual é a dúvida?
  7.  # 47

    apenas que nunca tinha ouvido falar que quando se demoliu se tem de ter um projeto aprovado para o local.
  8.  # 48

    Colocado por: marco1apenas que nunca tinha ouvido falar que quando se demoliu se tem de ter um projeto aprovado para o local.


    No meu caso fui confrontado com esse facto pela CMLisboa.

    E o RGEU também corrobora esta ideia:

    CAPÍTULO I
    Generalidades
    Artigo 1.º
    A execução de novas edificações ou de quaisquer obras de construção civil, a
    reconstrução, ampliação, alteração, reparação ou demolição das edificações e
    obras existentes, e bem assim os trabalhos que impliquem alteração da
    topografia local, dentro do perímetro urbano e das zonas rurais de protecção
    fixadas para as sedes de concelho e para as demais localidades sujeitas por lei a
    plano de urbanização e expansão subordinar-se-ão às disposições do presente
    regulamento.
    § único O presente regulamento aplicar-se-á, ainda, nas zonas e localidades a
    que seja tornado extensivo por deliberação municipal e, em todos os casos, as
    edificações de carácter industrial ou de utilização colectiva.

    Ou seja,

    Legalmente eu acho que ninguém pode demolir uma casa só porque quer.
    Tem de apresentar um projeto de demolição feito por engenheiro e de acordo com a legislação precaver a segurança e higiene durante os trabalhos e a remoção e encaminhamento dos entulhos.
    Ora a aprovação depende sempre da câmara respectiva.

    Agora quem se quiser aventurar sem cumprir os regulamentos sujeita-se à instauração de processos com as multas e coimas associadas.
    E nomeadamente nas zonas históricas, muitos processos e embargos têm lugar por demolição de património que é um entrave a determinados interesses particulares.
  9.  # 49

    palhava

    acho que se expressou mal

    é claro que é preciso um projeto de DEMOLIÇÃO mas o que ficou subentendido no seu comentário é que seria preciso um projeto para uma nova edificação no local.
    Concordam com este comentário: Zemilio, JotaP
  10.  # 50

    Colocado por: marco1acho que se expressou mal


    É isso mesmo.
    A demolição só se pode dar se o edifício em questão estiver em estado de ruína e desmoronamento iminente ou se houver um projeto de nova construção aprovado para o local.
    Não se pode demolir um edifício legal sem aprovação das entidades competentes de acordo com a localização do imóvel.
    Foi a ideia com que fiquei após ter requerido a demolição de um edifício situado numa zona histórica.
    Foi a informação veiculada pelo gabinete de arquitetura que contratei.



    Afinal o marco1 tem opinião diferente?
  11.  # 51

    Nao é assim.
    Se o loteamento estiver aprovado, podem ser bons negócios.
    E permitem fazer a construção de raíz, tudo legal, e com financiamento bancário se necessário.

    Colocado por: JotaPSó são interessantes por serem AUGI. Procure casas devolutas ou ainda habitaveis no concelho de Loures, por exemplo.
  12.  # 52

    Colocado por: ADROatelierNao é assim.
    Se o loteamento estiver aprovado, podem ser bons negócios.
    E permitem fazer a construção de raíz, tudo legal, e com financiamento bancário se necessário.


    O pior é se dizem que está em aprovação e leva anos.
  13.  # 53

    Colocado por: Zemilio
    E pode-se demolir e construir ao nosso gosto? A ideia é construir de raiz.


    Depende do ano da ruina, por exemplo. Eu cheguei a ver umas em Bucelas. A única regra era manter a fachada com a aparência antiga e dispensava uma série de formalidades.
 
0.0165 seg. NEW