Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde


    Precisava que me esclarecessem a forma como e calculada a taxa de esforço dado que já vi várias fórmulas diferentes em vários sítios.

    1 - o rendimento mensal considerado é o rendimento mensal bruto ou líquido?

    Taxa de esforço =Prestação / (Rendimento mensal líquido

    E com base no IRS? E com base no rendimento anual bruto ou líquido? O rendimento anual e divido por 12 ou 14 meses?

    obrigado

    Taxa de esforço = Prestação/ (12 * Rendime
  2.  # 2

    Taxa de Esforço = (Soma de todos os créditos / Soma de todos os rendimentos líquidos) x 100

    Os rendimentos tanto pode ser de uma pessoa solteira como de duas pessoas casadas e são os valores mensais que entram para o cálculo.
  3.  # 3

    Mas não há bancos que calculam com base no IRS de modo a ter uma percepção mais global? E o rendimento considerado é o líquido?
  4.  # 4

    Sim, também podem pedir o IRS, mas fazem a conta com base no vencimento líquido mensal, que é com esse dinheiro que vai pagar de forma regular a mensalidade do crédito.
  5.  # 5

    E qual e a forma que utilizam para calcular o rendimento líquido mensal a partir da declaração de IRS?


    Cumprimentos
  6.  # 6

    Colocado por: rjmpiresfazem a conta com base no vencimento líquido mensal, que é com esse dinheiro que vai pagar de forma regular a mensalidade do crédito.


    certeza certeza não tenho, mas faz sentido esta explicação.

    provavelmente eles pedem o IRS para verem se existem outros rendimentos que podem ser importantes em casos que a taxa de esforço é elevada.
    Concordam com este comentário: rjmpires
  7.  # 7

    Penso que são contabilizados os 14 meses, 14/12 para apurar o valor ganho mensalmente
  8.  # 8

    Colocado por: pauloagsantos

    certeza certeza não tenho, mas faz sentido esta explicação.

    provavelmente eles pedem o IRS para verem se existem outros rendimentos que podem ser importantes em casos que a taxa de esforço é elevada.
    Concordam com este comentário:rjmpires

    Eles querem o IRS exatamente para isto que o Paulo diz, e não para calcular o seu rendimento líquido mensal.
    Para saberem o seu vencimento líquido mensal pedem os recibos de vencimento dos últimos 3 meses.

    Duas pessoas podem ter o mesmo vencimento e aceitar uma taxa de esforço de 30 para um e 40 para outro, de acordo com o IRS
  9.  # 9

    Colocado por: LupanPenso que são contabilizados os 14 meses, 14/12 para apurar o valor ganho mensalmente

    Essa conta não pode ser feita assim, pois podem existir vários extras pecuniários os quais podem não perdurar no tempo, como por exemplo prémios de produtividade, distribuição de lucros... Etc
  10.  # 10

    Mas então se na minha empresa receber prêmio de produtividade todos os anos nunca abaixo de um determinado valor isso não deveria ser considerado como rendimento extra que pode ajudar no pagamento do crédito?
  11.  # 11

    A resposta a essa pergunta é "nim".
  12.  # 12

    E os subsídios de férias e de natal supondo que nunca gasto esse valores na totalidade também não são rendimento que ajudam a pagar a prestação?
  13.  # 13

    Esses claro que sim, pois o banco sabe que esses rendimentos são efetivos (menos nos anos em que o governo se lembra em rouba-los) daí verificarem o IRS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Goncalo07
  14.  # 14

    A questão do vencimento líquido e do IRS serve para assegurar que você têm vencimentos certos e regulares e não irá faltar ao cumprimento de pagamento das prestações.
    • Lupan
    • 27 julho 2019 editado

     # 15

    Um user aqui do fórum indicou que seria feito nesse sentido, dado que até existem 14 ordenados, com ou sem prémios eles existem sempre...
    No meu caso também somos ambos funcionários públicos, pode ter sido por isso
  15.  # 16

    bem... o que me parece pela conversa toda é que o gonçalo se for calcular a taxa de esforço pelo rendimento mensal que deve ficar com uma taxa de esforço elevada e está com receio disso, e assim estava a ver se os subsidios de férias e de natal entravam na formula para baixar a taxa de esforço um pouco.

    o processo de crédito não é simples e infelizmente é muito pouco transparente. existem muitas variáveis às quais bancos diferentes dão pesos diferentes consoante os interesses e necissidades deles.

    por isso com receio ou sem receio da taxa de esforço alta, o gonçalo tem que passar pelo processo de ir banco a banco, apresentar as suas pretenções e ouvir o que cada banco tem a dizer.

    pode ser um cliente que não interessa ao Banco X, mas pode ser um cliente que já interessa ao Banco Y.

    e tem que se conformar com os bancos que o vão recusar ou olhar para si com mais desconfiança, porque não existe nenhuma lei que os obrigue a emprestar dinheiro.
  16.  # 17

    Colocado por: Goncalo07Mas então se na minha empresa receber prêmio de produtividade todos os anos nunca abaixo de um determinado valor isso não deveria ser considerado como rendimento extra que pode ajudar no pagamento do crédito?
    Não, porque o prêmio pode ser zero, logo não é um rendimento fixo
  17.  # 18

    Excelentíssimo pauloagsantos
  18.  # 19

    Para além dos seus excelsos conhecimentos relativos as questões técnicas vejo que também possui o dom da adivinhação talvez possamos investir em conjunto consultoria de adivinhação para obter aquele rendimento extra que pode fazer diferença tenho a certeza que com o seu dom vamos fazer muito dinheiro juntos . Ah e já agora não e que lhe diga respeito mas já que tentou fazer adivinhação acerca da minha taxa de esforço informo-o que esta é de 20%

    Há utilizadores que não se topam mesmo
  19.  # 20

    Colocado por: Goncalo07Para além dos seus excelsos conhecimentos relativos as questões técnicas vejo que também possui o dom da adivinhação talvez possamos investir em conjunto consultoria de adivinhação para obter aquele rendimento extra que pode fazer diferença tenho a certeza que com o seu dom vamos fazer muito dinheiro juntos . Ah e já agora não e que lhe diga respeito mas já que tentou fazer adivinhação acerca da minha taxa de esforço informo-o que esta é de 20%

    Há utilizadores que não se topam mesmo
    Ainda agora chegou ao fórum e já manda bitaites?
    O #pauloagsantos até lhe deu excelentes indicações.
    Concordam com este comentário: tiagoct
 
0.0219 seg. NEW