Iniciar sessão ou registar-se
    • pilav
    • 14 setembro 2009 editado

     # 1

    Olá a todos, espero que as férias tenham sido boas ou estejam a correr bem.

    Foi chamado á atenção pelo engº da minha obra acerca das medidas de deferenças entre pisos, não podendo haver mais de 2cm entre eles .No meu caso 2cm da casa para o alpendre ,e 2cm do alpemdre para a rua, se for mais tenho de ter rampas segundo, dec-lei163/2006 de Agosto.
    Qual a inclinação e largura das rampas?
    Há forma de não fazer rampas e ter o respectico degrau com eu julgava poder fazer, visto ser moradia privada e até os passeios pedonais públicos são com degrau para a estrada.Para não falar no resto.
    Cumprimentos

    Pilav
  1.  # 2

    As rampas podem ter um máximo de 6% de inclinação em 10 metros, ou seja, em 10 metros pode subir 60 Cm.
    Também tenho esse caso com a minha habitação... Pk não fazes o dois? Eu tenho 1 pátio na parte frontal da varanda e uma rampa na lateral.

    Cumps.
  2.  # 3

    pilav

    esse eng é o da obra ou o projectista?

    é que aqui o que importa é fazer tal como está licenciado.

    se ainda vai meter o projecto na camara, ai deverá o autor do projecto cumprir com o decreto e essas normas sobre os desniveis tem de ser cumpridas no percurso acessivel e nos espaços acessiveis.
  3.  # 4

    subscrevo os comentários do marco 1...
  4.  # 5

    O projecto foi aprovado quando?
    Se foi anteriormente a 2008 não se aplica o decreto lei 163/2006 que é aplicado a projectos que deram entrada a partir de 2008.
  5.  # 6

  6.  # 7

    Obrigado pela vossa ajuda ,o Engº fez o projecto e é responsável pela obra.Julgo que ele fez tudo em comformidade como Dec 163/2006.

    O projecto foi aprovado á um mês e levantei a licença á 15 dias.

    Estou apensar fazer 2cm da casa para o alpendre e uma rampa do alpendre para a rua.

    Acho isto um perigo os 2cm sei de um caso em que um senhor com 86 anos tropeçou numa soleira de casa de banho 0,5cm e um como resultado fez fractura de colo de fémuro, vindo a morrer cerca de um mês depois.
    Mas....lei é lei
    Temos de ter em atenção não andar descalços, pois é para dar grandes topadas nas soleiras ( 2cm) e arrancar umas unhinhas eh!eh! eh!
    Obrigado
  7.  # 8

    pilav

    a soleira tal como o nome indica será por norma um elemento numa fronteira ( portas) ou transição de espaços, sendo isso por si um indicativo e isso dos 2cm será para evitar que por exemplo uma cadeira de rodas e o utilizador possa sem grande esforço "passar", não faz muito sentido haver esse ressalto num pavimento de material continuo.
 
0.0110 seg. NEW