Olá a todos, espero que as férias tenham sido boas ou estejam a correr bem.
Foi chamado á atenção pelo engº da minha obra acerca das medidas de deferenças entre pisos, não podendo haver mais de 2cm entre eles .No meu caso 2cm da casa para o alpendre ,e 2cm do alpemdre para a rua, se for mais tenho de ter rampas segundo, dec-lei163/2006 de Agosto. Qual a inclinação e largura das rampas? Há forma de não fazer rampas e ter o respectico degrau com eu julgava poder fazer, visto ser moradia privada e até os passeios pedonais públicos são com degrau para a estrada.Para não falar no resto. Cumprimentos
As rampas podem ter um máximo de 6% de inclinação em 10 metros, ou seja, em 10 metros pode subir 60 Cm. Também tenho esse caso com a minha habitação... Pk não fazes o dois? Eu tenho 1 pátio na parte frontal da varanda e uma rampa na lateral.
é que aqui o que importa é fazer tal como está licenciado.
se ainda vai meter o projecto na camara, ai deverá o autor do projecto cumprir com o decreto e essas normas sobre os desniveis tem de ser cumpridas no percurso acessivel e nos espaços acessiveis.
O projecto foi aprovado quando? Se foi anteriormente a 2008 não se aplica o decreto lei 163/2006 que é aplicado a projectos que deram entrada a partir de 2008.
Obrigado pela vossa ajuda ,o Engº fez o projecto e é responsável pela obra.Julgo que ele fez tudo em comformidade como Dec 163/2006.
O projecto foi aprovado á um mês e levantei a licença á 15 dias.
Estou apensar fazer 2cm da casa para o alpendre e uma rampa do alpendre para a rua.
Acho isto um perigo os 2cm sei de um caso em que um senhor com 86 anos tropeçou numa soleira de casa de banho 0,5cm e um como resultado fez fractura de colo de fémuro, vindo a morrer cerca de um mês depois. Mas....lei é lei Temos de ter em atenção não andar descalços, pois é para dar grandes topadas nas soleiras ( 2cm) e arrancar umas unhinhas eh!eh! eh! Obrigado
a soleira tal como o nome indica será por norma um elemento numa fronteira ( portas) ou transição de espaços, sendo isso por si um indicativo e isso dos 2cm será para evitar que por exemplo uma cadeira de rodas e o utilizador possa sem grande esforço "passar", não faz muito sentido haver esse ressalto num pavimento de material continuo.