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  1.  # 301

    Que VE existem com autonomia mínima de 200km? Em segunda mão, mínimo de 4 lugares?
    • eu
    • 4 setembro 2018

     # 302

    Colocado por: NTORIONQue VE existem com autonomia mínima de 200km? Em segunda mão, mínimo de 4 lugares?

    Tesla Model S ;)
  2.  # 303

    Colocado por: NTORIONQue VE existem com autonomia mínima de 200km? Em segunda mão, mínimo de 4 lugares?
    Leaf40, Zoe40

    Colocado por: euEu percebo a tua perspetiva, e há alguns anos atrás se calhar diria o mesmo, mas agora não tenho pachorra para fazer viagens longas fora da AE. Gastar mais de 5 horas para fazer 300 Kms está mesmo fora de questão.

    Eu não estou a defender que A ou B é que é a perspetiva certa, são apenas formas diferentes de encarar as viagens.
    Se tivesse ido sempre por AE com o VE, demoraria o mesmo tempo se fosse com um ICE mais o tempo de carregamento (35min), isto se não parasse com o ICE algures na AE para esticar as pernas ou um cafésito. Se também parasse com o ICE, o tempo seria praticamente igual...
    Ou seja, se fosse de ICE em vez de VE até poderia ter demorado o mesmo tempo por AE, mas a custo nulo ou praticamente de combustível.
    Atenção que com o VE que tenho, consigo fazer 200km sem problemas em AE respeitando o limite legal máximo da velocidade em AE.
    Se fosse num VE com menor autonomia, teria de parar mais vezes e aí o ICE seria de certeza mais rápido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  3.  # 304

    Colocado por: NTORIONQue VE existem com autonomia mínima de 200km? Em segunda mão, mínimo de 4 lugares?
    Se considerares também os PHEV, mas com autonomia 100% elétrica bem inferior a 200km:
    Ampera, Volt, Ioniq PHEV, Outlander PHEV, ...
    e porque não os Plug-in: Volvo V60 plug-in, Prius
  4.  # 305

    Terei de estudar o assunto... E conjugar com o orçamento da casa... Mas como ando com uma média de 25000km/ano, e com o gasóleo ao preço que voltou a estar...
    Concordam com este comentário: mafgod
  5.  # 306

    Colocado por: NTORIONTerei de estudar o assunto...
    É estar atento ás oportunidades que aparecem :-)

    E fazer as contas, ao fim de 8 anos, terás gasto com o atual carro uns 17.000€ só em combustível, e uns 5.000€ em revisões/manutenções/IUC.... gastos na ordem dos 22.000€....
    • eu
    • 5 setembro 2018

     # 307

    Os recentes aumentos dos combustíveis são mais uma força para os VE
    Concordam com este comentário: mafgod
    • mafgod
    • 5 setembro 2018 editado

     # 308

    Para autonomias inferiores, na casa dos 100/150km, começamos a ver VEs com uns 5 a 6 anos mas com bateria nova ou recente.
    Já disse por aqui que um colega meu comprou um Leaf de 2011 mas com bateria "nova" (1 ano) por apenas 13.750€.
    Encontrei hoje este, que é o Renault Fluenze por 12.950€.

    Há n relatos de donos de Fluenzes com bateria de aluguer que estão a passar por um mau bocado (estão elegíveis para uma bateria nova mas a Renault tem adiado a substituição enquanto continuam a pagar as mensalidades dando a desculpa de não existirem baterias de substituição).
    Contudo, este tem a bateria em propriedade, subsituída em 2017 e com 5 anos de garantia.
    Se realmente assim for, aparenta ser um bom negócio a quem o comprar.
  6.  # 309

    O fluence electrico, apesar de não ter um design nada feio (isto é subjectivo, claro), creio que tem uma autonomia muito reduzida, desde logo o enorme peso do carro não ajuda nada...já o 1.5 a diesel para mim seria uma opção para carro futuro. A menos que no electrico lá metessem uma bateria de 40 ou 60 mwatts.
    • mafgod
    • 5 setembro 2018 editado

     # 310

    Creio que a autonomia do Fluence ande na casa dos 140/160km numa bateira nova.
    Para quem precise diariamente uns 100km e goste estéticamente do carro, creio que é uma excelente oportunidade e rapidamente pagar-se-ia a si próprio.
  7.  # 311

  8.  # 312

    Colocado por: JoelMOpel ampera
    Opel Ampera-e .... creio que não é comercializado em Portugal.
  9.  # 313

    Será que a saída do Jeremy Clarkson do Top Gear fez com que a revista/série olhe com outros olhos para os VEs?
    https://observador.pt/2018/09/05/a-top-gear-testou-o-tesla-model-3-e-em-pista/
  10.  # 314

    Já agora, se comprar por exemplo na Guarda um hyundai, onde posso fazer a revisão do carro?
  11.  # 315

    • eu
    • 6 setembro 2018

     # 316

    Num recente estudo de fiabilidade em Inglaterra, o Tesla Model S foi completamente arrasado.

    Pelo contrário, o Nissan Leaf mostrou-se extremamente fiável.
    • RCF
    • 6 setembro 2018

     # 317

    Não sei se isto já por aqui terá sido discutido mas, para carregar em casa, o que será mais recomendável? Trifasico ou monofásico? Que outras recomendações para quem possa estar em fase de construção e queira acautelar a possibilidade de no futuro vir a ter VE?
  12.  # 318

    Excelente pergunta.
    Resposta rápida, uma simples tomada monofásica dá para qualquer VE existente.
    Basta suportar 10A...
    Mas.... carregar a 10A (2,3kWh) é uma seca...

    Relembrando alguns dados, e para um VE com um consumo médio de 13kWh/100km, em números redondos temos:
    - se carregar a 10A, carrego energia suficiente para uns 17km em cada hora de carregamento
    - se carregar a 16A, carrego energia suficiente para uns 25km em cada hora de carregamento
    - se carregar a 32A, carrego energia suficiente para uns 50km em cada hora de carregamento
    - se carregar a 3x16A (trifásico), carrego energia suficiente para uns 75km em cada hora de carregamento
    - se carregar a 3x32A (trifásico), carrego energia suficiente para uns 150km em cada hora de carregamento

    Ou seja, como é de esperar, carregando a mais potência mais rápido se carrega a bateria.
    Contudo, nem todos os VEs carregamento trifásico e nem todos suportam potências na ordem dos 32A.
    Também, carregando a maior potência, irá acarretar um aumento da potência contratada, logo, mais dinheiro a pagar ao fim do mês.

    O que recomendo, para quem faz uns 100 a 200km por dia, é carregar a 16A monofásico (aproveitando o horário de vazio à noite).
    Tenho tudo elétrico em casa, potência contratada de 25A e carrego o meu VE à noite a 16A, demorando 3h30m para repor a energia para 80km diários.
    Para quem precisa de carregar o mais rápido possível e o VE tiver carregamento trifásico, recomendo o 3x16A (11kW).

    Para quem está a construir.... recomendo o seguinte:
    - o ramal até casa ser trifásico
    - sempre que possível, ter monofásico dentro de casa mas, fazendo com que no futuro a passagem para trifásico seja rápida (falar com eletricista para deixar as coisas preparadas)
    - ter no mínimo uma ligação direta do QE à garagem/parqueamento que suporte 3x32A (passará um cabo trifásico de 6mm^2 que será ligado monofásico se a instalação for monofásica) de modo a instalar futuramente uma tomada CEE/box quando tiver o VE

    Assim, quando adquirir um VE, terá todas as condições para o carregar desde o mínimo de 10A até ao máximo de 3x32A (22kWh) sem envolver grandes alterações na casa.
    Se tiver instalação monofásico e pretender trifásico, a mudança é rápida ("apenas" no QE).

    Espero que tenha sido claro :-)
    Se não fui, perguntem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nocas1, RCF
  13.  # 319

    Colocado por: euNum recente estudo de fiabilidade em Inglaterra, o Tesla Model S foi completamente arrasado.

    Pelo contrário, o Nissan Leaf mostrou-se extremamente fiável.
    Será esta a notícia?

    O lugar mais baixo do pódio da fiabilidade (no geral) foi ocupado por mais um modelo nipónico, neste caso, o Nissan Leaf (2011-2017), que foi também o melhor dos elétricos com um total de 99,7%. Na quarta posição, o Toyota RAV4 (99,6%), ao passo que o melhor dos europeus na lista é o Volvo V60 de 2010-2018 (99,3%), na quinta posição.

    Tesla desaponta

    O modelo menos fiável, de acordo com os resultados do estudo, é o Tesla Model S, com um valor modesto de 50,9%, a rasar a ‘negativa’, com a grande maioria das ‘queixas’ a irem para a carroçaria (30%), eletrónica não relacionada com o motor (19%), revestimentos interiores (7%), suspensão (7%) ou ar condicionado (4%). Entre as situações reportadas, há quem indique estruturas dos bancos deformadas, pegas das portas partidas ou falhas nos sensores de estacionamento. Mais de metade dos veículos estiveram na garagem por, uma semana, pelo menos, e algumas reparações chegaram a superar as 1500 libras esterlinas.
    Concordo, por experiência própria e não só, na fiabilidade e resiliência do Leaf, contudo, em foruns onde frequento e ao vivo, nunca vi nenhum português com um Tesla a queixar-se do que quer que fosse do seu carro.
    Os inquéritos valem o que valem... e também não sabemos em que moldes o mesmo foi feito.
    Seja como for, e apesar da fiabilidade do meu Leaf MK1 trocava de bom grado por um Tesla S :-)
  14.  # 320

    https://www.publico.pt/2018/09/09/economia/noticia/portugal-vai-impedir-a-venda-de-veiculos-poluentes-a-partir-de-2040-1843437
    "Governo compromete-se a que toda a frota da administração pública será constituída por veículos de zero ou muito baixas emissões até 2030. E que, dez anos depois, não serão vendidos carros novos com emissões"
 
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