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  1.  # 421

    Colocado por: tostexPois, mas as pessoas querem carregamentos mais rápidos ou pelo menos 22kW.
    Nem todos os carros carregam a 22kWh.... era muito bom era.

    O normal é carregar monofásico a 32A ou menos.... infelizmente.
  2.  # 422

    Mais umas hipoteses.... para 2019....

    Peugeot agora com novas versões Plug-in Hybrid
    A variante Peugeot 3008 GT HYBRID4 de tração integral debitará uma potência de 300 CV/220 kW graças à combinação de um motor PureTech de 200 CV/147 kW e dois motores elétricos (um à frente e outro atrás) cada um com 110 CV/80 kW. A aceleração dos 0 aos 100 km/h realiza-se em 6,5 segundos e a bateria de 13,2 kWh assegura uma autonomia de 50 quilómetros em ciclo WLTP (60 km no ciclo NEDC).

    Após esta versão, o Peugeot 3008 contará alguns meses depois com uma variante HYBRID de 225 CV/165 kW, que combinará um motor PureTech de 180 Cv / 132 kW com um motor elétrico de 110 CV/80 kW.

    Já os Peugeot 508 HYBRID e 508 SW HYBRID contarão com um motor PureTech 180 CV/132 kW associado a um motor elétrico de 110 CV /80 kW que se traduzirá numa potência máxima de 225 CV /165 kW. A bateria de 11,8 kWh assegurará uma autonomia de 40 quilómetros no ciclo WLTP (50 km no ciclo NEDC).


    Peugeot 3008 e 508 ganham versões híbridas com 50 km de autonomia
  3.  # 423

    Colocado por: mafgod (..)
    Há o querer e o poder.
    Eu também queria ganhar e ter muito mais... há que ser realista.

    No futuro próximo, quando for a pagar os carregamentos, de certeza que quem tem possibilidade de carregar em casa o fará (mais barato).
    Quem não puder, sujeita-se a ter de pagar os carregamentos.
    E aí, ou em PCR ou PCNs.
    E a haver cobrança.... irá nascer que nem cogumelos várias opções.
    Durante o estacionamento, na rua, em centros comerciais, restaurantes, empresas.....

    A nível de potência.... é tudo uma questão de custos/proveitos.
    Se uma empresa souber que, se colocar várias tomadas/boxes e poder cobrar e ganhar com isso... de certeza que não se importará em aumentar a potência contratada.

    (...)

    Deixemos vir os pagamentos que soluções haverão para todos os gostos e feitios.


    Isto está muito longe de ser uma realidade e duvido que alguma vez seja realidade aqui em Portugal

    O mercado da energia não é liberalizado para restaurantes, centros comerciais, parques de estacionamentos, nem empresas aonde alguns hoje carregam/trabalham vão poder vender legalmente energia para VE.

    Neste momento existem 17 operadores que podem fornecer energia eléctrica
    https://www.mobie.pt/operators/operators-list#focus-target

    1- O dono do espaço/local/estacionamento quer ganhar o dele fornecendo o espaço
    2- O Operador se acha que é um local estratégico de rentabilização para VE tem de pagar parte do lucro ao primeiro
    3- A MOBI.E deve ir ganhar outro tanto
    4- Os postos são um grande investimento li qualquer coisa como 20.000€
    5- Quando a electricidade chegar ao consumidor não esperem que venha ao preço de 0,10€, mas podem apontar para 0,40€ ou 0.50€.

    Ainda não estou bem a par de como vai acontecer mas tudo aponta para o consumidor ir pagar toda a factura.

    Se pesquisarem um pouco sobre o que aconteceu em UK, quase que não compensa ter um VE porque a energia ficou muito cara, quase ao preços dos combustíveis.
  4.  # 424

  5.  # 425

    A respeito do UK é apenas o terceiro país da Europa com maior crescimento de vendas de VE
    E uma boa decisão tomada em que Novas casas só com carregadores para veículos elétricos no Reino Unido

    Tenho dois VEs, nenhum CI, estou tranquilo.
  6.  # 426

    Colocado por: JoelMOs postos públicos (que eu também uso), custam em média 60cent. por hora e carregam a 3kwh, se for posto rápido custa 0,25cent por minuto. A gasolina custa 1,4euro por litro. Eu para fazer 100km gasto 1,8euro +/-. São contas fáceis de fazer! Só uso os carregadores públicos quando preciso mesmo, de resto eu como toda a gente carrega em casa!
    E não esquecer que... enquanto estás a carregar lentamente, estás parqueado e terias provavelmente sempre de pagar estacionamento.
    Assim, pagas o estacionamento e até carregas o carro. :-)

    O PCR privado de acesso privado que está na área industrial (em Portugal) onde a minha empresa se encontra, cobra 0,20€/kWh + IVA.
    Ou seja, para a média de 15kWh/100km, dará..... 3,69€/100km.
    É caro? Equivale a uns 2L/100km a gasóleo...
    Em casa em vazio, fica por 1,50€/100km...
    Se aliarmos ao baixo preço, menos manutenção, menos problemas, menos ruído, menos fumo no escape... por onde penderá a balança?
    Mesmo que o consumo ficasse ao de um CI.... se o VE custar o mesmo que um CI equivalente ou pouco mais, compensa largamente na oficina!
  7.  # 427

    Nissan leaf connect 40 (uk)

    Carregamento publico 30 minutos
    carga 24kwh
    Alcance 180km
    Custo 8€ (rate do dia)
    Custo 0.71€ por 1.6km

    https://www.zap-map.com/tools/public-charging-calculator/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  8.  # 428

    Ou seja..... 0,33€/kWh.... com impostos.... o que dará cerca de 5€ por 100km (15kWh/100km)?
    Muito bom.... tomara que cá fossem esses preços nos PCRs :-)
  9.  # 429

    Colocado por: mafgodE não esquecer que... enquanto estás a carregar lentamente, estás parqueado e terias provavelmente sempre de pagar estacionamento.
    Assim, pagas o estacionamento e até carregas o carro. :-)

    O PCR privado de acesso privado que está na área industrial (em Portugal) onde a minha empresa se encontra, cobra 0,20€/kWh + IVA.
    Ou seja, para a média de 15kWh/100km, dará..... 3,69€/100km.
    É caro? Equivale a uns 2L/100km a gasóleo...
    Em casa em vazio, fica por 1,50€/100km...
    Se aliarmos ao baixo preço, menos manutenção, menos problemas, menos ruído, menos fumo no escape... por onde penderá a balança?
    Mesmo que o consumo ficasse ao de um CI.... se o VE custar o mesmo que um CI equivalente ou pouco mais, compensa largamente na oficina!


    Os unicos VE que passam por mim sao Teslas.

    Ate agora todos os VE vai tudo a cumprir o codigo, na poupança a 90km na AE, claro que assim gastam pouco.

    Eu também faço medias de 3,8L/100km ou menos se andar no relax.
  10.  # 430

    E no UK.... há vários operadores com vários tarifários, por exemplo:

    POLAR plus allows you to charge at over 6,500 points across the UK for just £7.85 a month, with 3 free months* for all new members.
    https://polar-network.com/

    https://pod-point.com/

    Colocado por: AlarmesdoMecoAte agora todos os VE vai tudo a cumprir o codigo, na poupança a 90km na AE, claro que assim gastam pouco.
    Só aqui, está uma grande valia em se ter um VE com pouca autonomia, tem de se cumprir o código :-)
    Eu por acaso ando mais nos 100 a 120km/h...

    Colocado por: AlarmesdoMecoEu também faço medias de 3,8L/100km ou menos se andar no relax.
    A minha condução em VE é semelhante quando tinha o Fiat Bravo JTD, em que fazia médias de 5,5L/100km.
  11.  # 431

    Colocado por: mafgodA nível de potência.... é tudo uma questão de custos/proveitos.
    Se uma empresa souber que, se colocar várias tomadas/boxes e poder cobrar e ganhar com isso... de certeza que não se importará em aumentar a potência contratada.


    Para já uma empresa não pode cobrar por carregamentos, portanto não é uma realidade. E mesmo que possa, é preciso recuperar um investimento de >1000€.

    Colocado por: mafgodNem todos os carros carregam a 22kWh.... era muito bom era.


    No post anterior a este falas no 'futuro próximo' e é exactamente nisso que me baseio. Temos de pensar nisso.

    O preço que se paga de potência contratada (que eu pago em MT) é:
    -XX,xx kW x 31 x 0,034948
    -XX,xx kW x 31 x 0,214718

    Ainda são mais de 500€ todos os meses, portanto é natural que tente controlar esses valores ao máximo. E aposto que as empresas pensam da mesma forma. Instalar um carregador de VEs implica alguma gestão de deslastre das cargas.
    • mafgod
    • 24 setembro 2018 editado

     # 432

    No teu caso, com o meu carro, pagaria 15x0,214718x1,23= 3,96€/100km com IVA.
    Num CI, eu pagaria, 5,5 x 1,4 = 7,70€.

    E bastaria uma tomada, ou uma box de 300€ para carregar a 16A, ou uns 500€ Box trifásica 22kWh .

    Colocado por: tostexAinda são mais de 500€ todos os meses, portanto é natural que tente controlar esses valores ao máximo.
    Ponderaste adquirir paineis para autoconsumo?
  12.  # 433

    Colocado por: mafgodPonderaste adquirir paineis para autoconsumo?


    Estou na fase final da orçamentação, mas não tenho cobertura que chegue para uns míseros 25kW.
  13.  # 434

    1 a 1,5kw já é bem bom. Precisa de 24 kW?
    • mafgod
    • 24 setembro 2018 editado

     # 435

    Colocado por: tostex

    Estou na fase final da orçamentação, mas não tenho cobertura que chegue para uns míseros 25kW.
    Como diz o Callinas... 1,5kW já é bem bom..... o que pretende é vender?!
    Autoconsumo é mais rentável...
    Para quê vender a 5cts e pagar imposto... se pode reduzir na fatura a mais de 25cts .. por kWh. :)
  14.  # 436

    Já é o terceiro post em que digo isto, mas volto mais uma vez a frisar, estou a falar de empresa.

    23kW não chega a 10% do meu consumo.
  15.  # 437

  16.  # 438

    Resta saber o preço.
    Concordam com este comentário: mafgod
  17.  # 439

    Colocado por: callinasJá agora no seu comparador coloque aí um gasolina e um GPL


    Já ouviste falar no Motor Mazda Skyactiv-X (não confundas Mazda Skyactiv-G)

    Motor a gasolina de ignição por compressão (como o diesel) com 190cv consumos entre os 4,3 e os 4,9l/100km

    https://www.razaoautomovel.com/2018/03/skyactiv-x-motor-de-combustao

    Nota: Diesel SKYACTIV-D consumo 3,8/100km (real 4,5l/100km

    era so isto.
  18.  # 440

    Isto e que é

    Toyota a fazer Autobus( Atraves de parceria com a caetanobus) a hidrogenio em Portugal e a Galp a criar uma rede de hidrogenio:)

    https://observador.pt/2018/09/26/electricos-sem-limitacoes-hidrogenio-finalmente-em-portugal/
 
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