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  1. No interior do barco Glovis Capitain, estão cerca de 2000 carros Tesla Model 3, que estão neste momento a atravessar o atlântico em direcção à europa....os primeiros a chegar vão para a Bélgica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
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  2. Veículo Elétrico – A escolha Certa para a sua Empresa (atualização 2019)
    https://www.uve.pt/page/veiculo-eletrico-a-escolha-certa-para-a-sua-empresa-versao-2019/
    • mafgod
    • 3 fevereiro 2019 editado
    Artigo de opinião do Presidente da UVE – Como e onde carregar um VE?

    Https://www.uve.pt/page/artigo-de-opiniao-do-presidente-da-uve-como-carregar-um-ve/
  3. Quanto mais oiço falar de electricos mais gosto dos diesel.
  4. Colocado por: ArmenioQuanto mais oiço falar de electricos mais gosto dos diesel.


    Também eu, mas o electrico veio para substituir. Ainda tenho esperança no hidrogenio!
    O que me preocupa é a desigualdade social que os electricos vão gerar.
    - São carros caros para os segmentos que representam.
    - Mercado de usados de descongiança devido ao desgaste das baterias. (o mercadod e usados é amigo do ambiente, é reciclagem).
    - Postos de carregamento para pessoas que vivem em apartamentos sem garagem.
    - Carros com uma aumento brutal de consumo da bateria a velociadas cruzeiro (120-140 km). Aquela automina de 400km facilmente passa a 200km com muita facilidade.
    - utilidade em viagens longas, que ficam necessitar de cuidados na condução, planeamento e muito tempo.
    - Onde é que o estado vai recuperar aquela fatia enorme do PIB que vem da receita dos combustiveis. Até tenho medo de saber!


    Uma review "caseira" e honesta do leaf:

    https://www.youtube.com/watch?v=qrFMUPgdDlY
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, Bricoleiro
  5. Carro a hidrogénio é um carro elétrio :-)
    A diferença para um BEV é que o de hidrogeneo tem de ir forçosamente a uma bomba.... com as vantagens e desvantagens.
    Num BEV, para quem pode, carregar em casa a muito baixo preço.

    Há preços e preços, o meu Leaf40 novo ficou por 28.000€... caro?
    Cada ano que o uso (~25.000km) fica-me mais barato uns 1.800€ face a um diesel poupadinho, só em combustível.

    Comprar um VE usado é mais seguro que um qualquer CI.
    Há pouco a aldrabar, e a bateria é fácil de ver (Leaf e outros) o seu estado.

    Já há quem faça reciclagem das baterias para produção fotovoltaica.

    Postos de carregamento em garagens, basta uma tomada e se carregar a 10A, em 10h carrega o suficiente para uns 150kms...
    Carregando a maior velocidade, mais autonomia por hora de carregamento.

    Como qualquer carro, maior velocidade (aliás, maior aceleração) maior consumo, seja VE/CI...
    Já fiz viagens longas (>300km) e o planeamento é mínimo.

    Sobre o estado.... ele há-de buscar as receitas noutro lado obviamente... nem que seja quando se carrega nos postos públicos.

    Sobre a review "caseira" ... engraçadita :-) um pouco para o show off e com alguns preconceitos... mas ok.
    Gostei do "Toma Mercedes!" ;-) e dá um 8/10.... nada mau para quem não gosta de elétricos ;-)
    Concordam com este comentário: Vimalma, hangas
  6. Por acaso vi um zoe de 05/2018 a ir para cima de um reboque hoje. Até tinha curiosidade em saber qual a avaria 🤔
  7. Colocado por: mafgodComprar um VE usado é mais seguro que um qualquer CI.


    Do ponto de vista de valor seguro em usado, não é.
  8. Colocado por: BricoleiroDo ponto de vista de valor seguro em usado, não é.
    Podes concretizar?
  9. Colocado por: mafgodCarro a hidrogénio é um carro elétrio :-)
    A diferença para um BEV é que o de hidrogeneo tem de ir forçosamente a uma bomba.... com as vantagens e desvantagens.
    Num BEV, para quem pode, carregar em casa a muito baixo preço.


    Ou seja, nada a ver!


    Colocado por: mafgodHá preços e preços, o meu Leaf40 novo ficou por 28.000€... caro?


    Para um micra é.

    Colocado por: mafgodHá pouco a aldrabar, e a bateria é fácil de ver (Leaf e outros) o seu estado.


    Como? Fazendo um testdrive?

    Colocado por: mafgodPostos de carregamento em garagens, basta uma tomada e se carregar a 10A, em 10h carrega o suficiente para uns 150kms...
    Carregando a maior velocidade, mais autonomia por hora de carregamento.


    Sim, basta essa coisita.... e esperar um tempinho pequenino de 10h para 150km.
    Então para aqueles milhares que vivem em torres sem garagem e nem lugar na rua há para estacionar vai ser um mimo com tanta destreza.

    Colocado por: mafgodComo qualquer carro, maior velocidade (aliás, maior aceleração) maior consumo, seja VE/CI...
    Já fiz viagens longas (>300km) e o planeamento é mínimo.


    Mas ao contrario da maioria dos carros não o atesto em 5 min....e siga....
    Longas...300km :) Mesmo para 300km é necessário planeamento, no meu caso muiiiitoooo planeamento.....e paciência.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  10. Colocado por: WardrunaOu seja, nada a ver!
    Ambos são carros elétricos, tudo a ver.
    Se tens possibilidade e vives bem com baterias, optas por um BEV.
    Se não tens possibilidades ou queres velcoidade de carregamento sabendo que pagarás mais caro, optar por um a hidrogeneo.

    Colocado por: WardrunaPara um micra é.
    Comparar o Leaf40 com um micra... enfim.

    Colocado por: WardrunaComo? Fazendo um testdrive?
    Leafs e outros VEs, tem APPs que te indicam o estado da bateria.
    Quando compras um CI sabes o estado do motor, filtros, correias, turbo, FAPs.... ?
    Um testdrive creio que é o básico para qualquer carro, seja um ICE ou VE, novo ou usado.

    Colocado por: WardrunaSim, basta essa coisita.... e esperar um tempinho pequenino de 10h para 150km.
    então aqueles milhares que vivem em torres sem garagem e nem lugar na rua há para estacionar vaiser um mimo com tanta destreza.
    Dei-te um exemplo... no meu dia-a-dia, basta 3h30.... das 00:00 ás 03:00... enquanto estou a dormir :-)
    Para os que não tem possibilidade de carregar em casa, ou em viagem, é como com os CIs... vai-se a um posto de carga.

    Não queiramos comparar uma tecnologia e modo de trabalhar de há mais de 100 anos com uma nova relaidade que tem quase 10 anos.
    Hoje, um BEV não será para todos seguramente... mas num futuro próximo um VE poderá ser para todos.
    Novas soluções e mais postos de carga surgirão.
  11. Colocado por: WardrunaMas ao contrario da maioria dos carros não o atesto em 5 min....e siga....
    Longas...300km :) Mesmo para 300km é necessário planeamento, no meu caso muiiiitoooo planeamento.....e paciência.
    Se só demoras 5min a carregar o teu ICE, parabens.
    Quando tinha um ICE demorava bem mais... além de ter de ir à bomba, raspar frio, esperar para pagar.... e então se era naquelas alturas do são receber.... ui.
    Eu demoro uns segundos a enfiar e a tirar a ficha :-) 1,50€/100km ;-)

    Para mim, mais de 2h de condução é longas.... e planeamento é ver onde há um PCR ou PCN....
    Planeamento minimo... que a mim não faz confusão nenhuma.
  12. Colocado por: mafgodAmbos são carros elétricos, tudo a ver.
    Se tens possibilidade e vives bem com baterias, optas por um BEV.
    Se não tens possibilidades ou queres velcoidade de carregamento sabendo que pagarás mais caro, optar por um a hidrogeneo.


    o hidrogeneo dá para qualquer tipo de utilização edspreocupada, o BEV não. Logo não tem nada a ver.

    Colocado por: mafgodComparar o Leaf40 com um micra... enfim.


    Muito identicos, infelizmente até na qualidade de contrução e materiais.

    Colocado por: mafgodLeafs e outros VEs, tem APPs que te indicam o estado da bateria.
    Quando compras um CI sabes o estado do motor, filtros, correias, turbo, FAPs.... ?
    Um testdrive creio que é o básico para qualquer carro, seja um ICE ou VE, novo ou usado.


    Não sabia dessa app. Sendo assim é uma vantagem. E preços das baterias? Já se sabe em quanto pode ficar?

    Colocado por: mafgodDei-te um exemplo... no meu dia-a-dia, basta 3h30.... das 00:00 ás 03:00... enquanto estou a dormir :-)
    Para os que não tem possibilidade de carregar em casa, ou em viagem, é como com os CIs... vai-se a um posto de carga.

    Não queiramos comparar uma tecnologia e modo de trabalhar de há mais de 100 anos com uma nova relaidade que tem quase 10 anos.
    Hoje, um BEV não será para todos seguramente... mas num futuro próximo um VE poderá ser para todos.
    Novas soluções e mais postos de carga surgirão.


    O teu exemplo é o teu exemplo singular. A maioria das pessoas com um BEV também tem um CI. Os que conheço têm todos.
    Não é comos os CI, num CI vai-se a um posto e carrega-se o autonomia máxima em menos de 5 minutos.
    Esperemos que os BEV tenham uma rápida evolução, só tenho medo do assalto a quem não tem capacidade financeira para comprar o VE.
  13. Colocado por: mafgodSe só demoras 5min a carregar o teu ICE, parabens.
    Quando tinha um ICE demorava bem mais... além de ter de ir à bomba, raspar frio, esperar para pagar.... e então se era naquelas alturas do são receber.... ui.


    Tens probelmas de saude para o não conseguires fazer? Ou tinhas um camião?
    Eu não demoro 5 mins, demoro menos.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Bricoleiro
  14. Colocado por: Wardrunao hidrogeneo dá para qualquer tipo de utilização edspreocupada, o BEV não. Logo não tem nada a ver.
    Certo... nunca disse que era :-)
    Mas é um VE e não um ICE.

    Colocado por: WardrunaMuito identicos, infelizmente até na qualidade de contrução e materiais.
    É a tua opinião... prefiro de longe o meu Leaf40.

    Colocado por: WardrunaNão sabia dessa app. Sendo assim é uma vantagem. E preços das baterias? Já se sabe em quanto pode ficar?
    Há várias APPs e para vários carros.... há para quase todos.
    Preços de uma subsituição depende das marcas.
    Leaf, para os primeiros, era na casa dos 7.300€ tudo incluído... mas há quem tenha pago menos de 4000€.
    Com os novos modelos e garantias... 8 anos/160.000kms, mais rápido substituir-se-á o carro que a bateria.
    Uma vez mais, a bateria só terá de ser substituída quando já não servir...
    O meu outro leaf, MK1 de 2012, tem ~60% de capacidade original, e ainda me serve.
    Trocarei a bateria talvez....

    Colocado por: WardrunaO teu exemplo é o teu exemplo singular. A maioria das pessoas com um BEV também tem um CI. Os que conheço têm todos.
    Não é comos os CI, num CI vai-se a um posto e carrega-se o autonomia máxima em menos de 5 minutos.
    Esperemos que os BEV tenham uma rápida evolução, só tenho medo do assalto a quem não tem capacidade financeira para comprar o VE.
    O meu exemplo deverá o mais comum (a nível de kms/dia).
    Eu já só tenho VEs e conheço vários. E tb conheço quem tenha ambos mas o ICE pouco ou nada é usado ;-)
    Quem começa com um, rapidamente pretende livrar-se dos ICE.
    Os BEV tem tido melhorias em tudo nos ultimos anos, ainda este ano terás carros com autonomias na ordem dos 400km....
    O preço... é procurar e aporveitar as oportunidades.
  15. Colocado por: WardrunaTens probelmas de saude para o não conseguires fazer? Ou tinhas um camião?
    Eu não demoro 5 mins, demoro menos.
    LOL ....
    Contabiliza o tempo e verás... desde que chegas até que sais.
    Quando passo pelas bombas... bem vejo as filas à espera de vez para abastecer e a pagar.

    Mas nem que fosse 1min..... eu demoro bem menos e com toda a comodidade em casa ;-)
  16. https://www.dinheirovivo.pt/empresas/volkswagen-quer-vender-luz-em-espanha-procura-parceiros

    A pouco e pouco as marcas vão abrindo os olhos... o mercado apenas de venda de carros novos e peças já está ultrapassado.
    Há que apostar em outros mercados ;-)
  17. Colocado por: mafgodPodes concretizar?


    Posso.
    Os VE ainda são uma criança mal parida, de ano para ano assim que vai havendo mais evolução ninguém vai querer comprar VE usado porque logo fica ultrapassado a somar ainda à perda de valor por causa da autonomia cada vez menor das baterias e do seu valor ainda incógnito.
    Por isso digo e reafirmo, um VE não é um valor seguro, embora haja muita especulação forçada contra os diesel, estes ainda metem os VE ao canto.
 
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