Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: CarvaiChamam o reboque tal como fazem os carros a gasoil.

os a gasoil tb podem levar jerrrycan

isso de desferrarem a bomba era dantes
  2.  # 2

Colocado por: tostexNão tarda vão dizer que adoram trocar o óleo do motor porque é a única oportunidade que têm de mexer num bujão e com um VE não dá.

boa...nunca me tinha lembrado dessa.
  3.  # 3

aposto que a maioria da malta aqui tem um VE prás voltinhas do trabalho na cidade e na garagem pró fim de semana tem um BW ou um Porshe v6...confessem lá.
    • mafgod
    • 16 outubro 2018 editado

# 4

Tenho apenas dois VEs... nenhum ICE.
    Faço cerca de 25.000kms por ano no mais antigo com autonomia de uns 100km... e no novo em 6 meses já fez quase 12.000km.
  4.  # 5

Colocado por: JoelMClaramente não anda a par da industria automóvel

Fartei-me, agora virei-me mais para a indústria da pêra rocha e do vinho a martelo! A última formação que tive em sistemas híbridos queimou-me parte do cérebro...
  5.  # 6

Colocado por: mafgodTenho apenas dois VEs... nenhum ICE.
    Faço cerca de 25.000kms no mais antigo com autonomia de uns 100km... e no novo em 6 meses já fez quase 12.000km

e dantes?nada de Saxo Cup,Polo G 40,AX Gti,Peueot205 GTI,Renatult 5 Turbo?nada desses vicios?
  6.  # 7

Nada.... tento ser um condutor consciente na medida do possível com um ou outro exagero.
    Se quiser velocidade alugo uma pista e só eu estarei em perigo.
  7.  # 8

Colocado por: mafgodTenho apenas dois VEs... nenhum ICE.
    Faço cerca de 25.000kms por ano no mais antigo com autonomia de uns 100km... e no novo em 6 meses já fez quase 12.000km.

Ainda a bocado o Peugeot acendeu a luz da reserva, o computador de bordo indicava autonomia 100km

Ainda andei 25km naquele "stress" até chegar as bombas, imagine que nem fui ao Pingo doce aonde o diesel era mais barato, não estava para fazer mais 10km

Se tivesse um VE com Autonomia de 100km já não tinha cabelo.
    • mafgod
    • 16 outubro 2018 editado

# 9

Num VE é mais difícil ficar apeado que num ICE.
    Já fiquei sem gasóleo por duas vezes no passado.... e nenhuma sem eletricidade em mais de 125.000kms.
    Nos ICEs.... não se sabe exatamente o que se tem do depósito.... num Ve sabemos.
  8.  # 10

Colocado por: mafgodcom um ou outro exagero

isso já não é ser consciente,ainda por cima na estrada,podemos ter um ou outro exagero na comida,na estrada é a morte do artista
    Concordam com este comentário: mafgod
  9.  # 11

Leio comentários da UVE e leio alguns comentários aqui no forum, e são o espelho uns dos outros... LOL

UVE- Carregar veículo elétrico custa menos 10 a 20% do que o gasóleo

Os utilizadores dos veículos elétricos esperam que o carregamento dos seus carros seja inferior, em média, entre 10 a 20% ao preço do gasóleo, avançou a associação que os representa.

Sempre defendemos que o carregamento elétrico deve ser feito em casa, e, nessa impossibilidade, feito na rede pública e nessa, deve ser feito nos postos normais (até 22 killowatts) em parques públicos e em grandes superfícies”

Pelas nossas contas poderá ficar 10 a 20% mais barato [os carregamentos dos veículos elétricos] que o gasóleo, em termos médios”, comentou.

Já a carga rápida “é para viagens e de emergência”

A publicação dos preços dos operadores dos postos de carregamento rápido [PCR] foi qualificada pelo responsável de “ponto positivo”, o pontapé de saída”.

Passa a ser um negócio, passa a ser interessante para um investidor”

fonte: https://www.dinheirovivo.pt/economia/carregar-na-mobi-e-custa-menos-10-a-20-que-o-gasoleo/

Nota: Interessante que o Henrique Sanches disse que: os carregamentos passa a ser um negocio interessante para o Investidor...ou se vai ser com a demanda de electricidade vai ser uma maravilha com os preços a subir ou venha de lá a energia Nuclear..LOL

Num universo de 4,5 milhes de carros em Portugal, Relembro que este senhor Henrique Sanches disse em entrevista :

Calcula-se que em Portugal a Potencia eléctrica instalada, apenas consiga fornecer energia eléctrica para carregar um Maximo de 500 mil carros eléctricos (Ligeiros de passageiros )
    Nesta ordem de ideias teríamos que ter uma potência instalada com varias ordens de grandeza á actual para conseguir sustentar a mudança de paradigma

Portanto o plano é instalar mais 4503049333400000000 Eólicas financiadas a 40% e rezar para que venha muito vento e tempestades...

Ps: Herdei ali um monte/serra, aposto que cabem lá umas 30 eólicas, alguém me arranja o numero do Galambas :-)

fonte: http://www.oelectricista.pt/PDF/oe62/especial.pdf
    • eu
    • 16 outubro 2018

# 12

Colocado por: acaciosaposto que a maioria da malta aqui tem um VE prás voltinhas do trabalho na cidade e na garagem pró fim de semana tem um BW ou um Porshe v6...confessem lá.

Eu adorava ! ;)

E já o disse aqui várias vezes: em termos familiares, parece-me que o que faz mais sentido é ter dois carros: um VE para as voltas do dia a dia e um diesel para as grandes viagens.

E brevemente (espero) vou ter essa configuração aqui por casa.
    • eu
    • 16 outubro 2018

# 13

Colocado por: mafgodNum VE é mais difícil ficar apeado que num ICE.

Eh pá, isto já é forçar um bocado a argumentação...
    • eu
    • 16 outubro 2018

# 14

Colocado por: JoelMeu optei pelo EL durante a semana e transporte publico / bicicleta ao fds. de vez em quando alugo um carro (numa app de aluguer de carros privados) para um passeio mais longo.

Em Portugal, fora dos grandes centros não é nada prático usar transportes públicos.
    Concordam com este comentário: zinna
  10.  # 15

Tenho a ideia que com mais VE e sendo o seu carregamento maioritariamente durante as horas de vazio, não vamos fazer um melhor aproveitamento da energia noturna? pelo menos é melhor que vender no mercado praticamente a custo zero, ou fazer das barragens baterias com bombas de água.

e falam do défice tárifario, que já foi, está a ser pago e há-de acabar mas esquecem o quanto o petróleo contribui para o nosso défice na balança comercial? andamos todos a pagar para no dubai se viver á grande?

A energia eletrica que consumimos pelo menos, se não totalmente pode em grande parte ser produzida localmente.
    Concordam com este comentário: eu, mafgod
  11.  # 16

• mafgod
    • 17 outubro 2018 editado

# 17

Colocado por: eu
    Eh pá, isto já é forçar um bocado a argumentação...
    Nope.... no meu caso em particular:
    Colocado por: mafgodNum VE é mais difícil ficar apeado que num ICE.
    Já fiquei sem gasóleo por duas vezes no passado.... e nenhuma sem eletricidade em mais de 125.000kms.
    Nos ICEs.... não se sabe exatamente o que se tem do depósito.... num Ve sabemos.

Quando ainda tinha a megane, antes de a trocar pelo Leaf40, a caminho de casa numa viagem, entrou em reserva.... e eu, vejo que indicava algo como 100kms de autonomia ou algo parecido.
    A minha esposa que andava diariamente com ela, ficou logo preocupada.
    Eu, com a minha experiência de um Leaf com autonomia na casa dos 100kms, dizia-lhe, "não te preocupes, tomara eu ter esta autonomia no meu Leaf...".
    Passado uns kms, talvez uns 20 ou 30.... autonomia passa a "--" e eu.... oooops, fiquei logo com suores frios, e à procura de uma bomba de combustível (que nunca aparecem quando precisamos delas)... finalmente lá encontrei e desembolsei umas boas dezeans de euros.
    Ou seja, fiquei com o "range anxient" num ICE coisa que nunca tive até agora com o VE.

Com o Leaf, tens no GPS do carro a indicação dos postos publicos.
    Também há APP com indicação do estado dos postos públicos e privados.
    Como recurso, para-se num posto de bombeiros ou café/restaurante, pede-se e da-se uma contribuição.
    Como último recurso, chama-se o reboque.

Colocado por: Anonimo16062021Só?
    https://observador.pt/2018/10/15/condutores-de-eletricos-pedem-precos-10-a-20-mais-baixos-do-que-o-gasoleo/?fbclid=IwAR06ivfbtcNnmcWm79sXGMf56Firl6xW4RG_3ARqQV2R3aKc7BX7fe8cXr8
    Notícia com titulo sensacionalista.

O que é dito, pelo presidente da UVE é:
    "Já a carga rápida “é para viagens e de emergência”. “Pelas nossas contas poderá ficar 10 a 20% mais barato [os carregamentos dos veículos elétricos] que o gasóleo, em termos médios”, comentou"

Nem ele nem ninguém exige/pede que seja 10 ou 20% mais barato que o gasóleo.
    Apenas constata, que poderá ficar.

O que é falso, tendo em conta o que é já público com um único operador com preços.
    Num VE com média realista de 15kWh/100km, temos PCRs onde o preço do kWh (final a pagar), fica a 0,13€/kWh, o que dá 1,95€ + IVA por 100km, e os mais caros ficam a 0,411€/kWh, o que dá 6,15€ + IVA. (*)

(*) Carregar 20kWh em 30minutos

Exemplo PCR mais barato:
    CBR-00010 Coimbra Parque de estacionamento do Posto da Prio
    GMR-00016 Guimarães Parque de Estacionamento Francisco de Holanda
    LSB-01529 Lisboa Bomba Prio.E - Alta de Lisboa
    LLE-00017 Loulé Rua de São Paulo
    PRT-00101 Porto Posto de Combustivel Prio Energy-Ferreira Dias
    SNT-00032 Sintra PAC PRIO A16 - Sintra - Ranholas
    SNT-00033 Sintra Área de Serviço de Mira-Sintra (Sentido Este/Oeste)

PCR mais caro:
    ABT-00002 Abrantes Área de Serviço Abrantes (Sentido Este/Oeste)
    ABT-00003 Abrantes Área de Serviço Abrantes (Sentido Oeste/Este)
    FND-00002 Fundão Área de Serviço Fundão (Sentido Este/Oeste)
    FND-00003 Fundão Área de Serviço Fundão (Sentido Oeste/Este)
    LRA-00012 Leiria Área de Serviço Leiria (Sentido Norte/Sul)
    LRA-00013 Leiria Área de Serviço Leiria (Sentido Sul/Norte)

É fazer as contas e não mandar bitaites para o ar....

Quem quiser fazer contas:
    => Preços dos Postos (OPC)
    https://www.mobie.pt/assets/mobie/docs/comunicado_PCR_20181015.pdf

=> Preços GALP - único a indicar por enquanto (CEME)
    https://galpelectric.pt/pdfs/Tarifario%20GalpElectric.pdf
    https://www.youtube.com/watch?v=xUXAAy3JWQU&

Valor a pagar é a soma dos dois, mais o IVA.
  12.  # 18

Colocado por: JoelMÉ que pela amostra deste forum, ainda não vi um único dono de EV a exigir o que quer que seja em relação ao preço dos carregamentos rápidos.
    Eu como utilziador de VE, não desgostei dos preços aplicados, antes pelo contrário... (há postos que o valor a pagar com a GALP é o mesmo ou mais barato que carregar em casa!)
    A ver vamos se se mantém, se vai haver concorrência entre fornecedores, protocolos, ...

Agora, passo seguinte, é saber como será os PCNs...
  13.  # 19

OE2019: Governo mantém incentivos à compra de veículos elétricos

No relatório que acompanha a proposta de lei, lê-se que continuarão os incentivos fiscais e o incentivo de 2.250 euros, tanto para empresas, como para particulares.
    • smdx
    • 17 outubro 2018

# 20

Com o Leaf, tens no GPS do carro a indicação dos postos publicos.
    Também há APP com indicação do estado dos postos públicos e privados.
    Como recurso, para-se num posto de bombeiros ou café/restaurante, pede-se e da-se uma contribuição.
    Como último recurso, chama-se o reboque.

basicamente está a comparar um carro com GPS com um carro antigo sem GPS..
    se tivesse GPS no ICE também saberia a distância até ao posto
    e o meu continua a dar a indicação da autonomia até zero... (acho eu.. nunca devo ter baixado de 10 ou 20)

0.1826 seg. NEW