Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 961

    Colocado por: mafgodAcima de 30 tb tem o e-Niro ou um Kauai novo que lhe tira o range ancient!


    Pois, bem acima quer dizer...
    O Renault Zoe, custa desde 23.690 euros com aluguer de bateria! Um Clio gasolina custa 15.700
    É preciso fazer contas ainda?
  2.  # 962

    Colocado por: mafgodUm VE tem dificuldade em manter a velocidade ?!? Desde quando?
    É preciso um Tesla?!
    Qualquer VE, a respeitar as regras (max. 120km/h nas AE), consegue acompanhar um ICE!

    Tem dificuldade em manter velocidades de cruzeiro que mantém os carros com motor de combustão durante mais tempo, é um facto.
    Nos VE, continua a ser os Teslas e os outros. São campeonatos diferentes e para carteiras diferentes.
  3.  # 963

    Colocado por: BricoleiroTem dificuldade em manter velocidades de cruzeiro que mantém os carros com motor de combustão durante mais tempo, é um facto.
    Enquanto houver bateria e estrada, e respeitando a velocidade máxima legal, consegue manter melhor que um ICE!

    Colocado por: BricoleiroNos VE, continua a ser os Teslas e os outros. São campeonatos diferentes e para carteiras diferentes.
    Que exagero.
  4.  # 964

    Colocado por: mafgodE como o motor elétrico é mais eficiente (acima de 90%), qualquer aumento de consumo para maior velocidade nota-se e bem mais que num ICE com um motor de combustão com rendimentos na casa dos 30%


    Esta diferença é de facto, colossal
  5.  # 965

    Tb há o taycan :)
  6.  # 966

    Colocado por: pguilhermeMas em Lisboa, conheço quem tenha de deixar o carro a 2.5km e ir para casa a pé! :(

    Em Lisboa conheço quem possa carregar em casa e opte por andar alguns kms a pé porque é de borla. Há casos para tudo. E poupa no ginásio eheheheeh

    Em relação aos preços, já foi dito várias vezes lá para trás: nas gamas médias-altas o preço de um VE está perfeitamente em linha com os equivalentes a combustão, nas gamas mais baixas ainda não chegámos lá. O e-up na minha opinião é o primeiro passo sério nesse sentido.

    Outra coisa que também é verdade é que é possível comprar um Dacia a 15.000€ como alguém dizia e bem, e um Leaf custa sempre perto de 30k€ no mínimo. É verdade, mas não são o mesmo carro. Ou no caso do 208 que se falava atrás.
    O e-208 tem muito mais equipamento que o equivalente a gasolina mais barato, logo não se pode comparar o mais barato com o mais caro. É certo que também é mais caro que o mais caro 208 a combustão e aí o equipamento andará ela por ela, mas a diferença de preço também já é muito menor.

    É preciso não generalizar, de parte a parte. Nem toda a gente pode ter um VE, nem toda a gente que compra um VE é alguém abastado ou que não sabe fazer contas...
    Concordam com este comentário: mafgod
  7.  # 967

    Colocado por: mafgodEnquanto houver bateria


    Pois, obrigado!
    Faltou dizer que o consumo de uma bateria de VE a essa velocidade reduz a autonomia para mais de metade enquanto um CI a 120 estabilizados vai a fazer consumos ideais com as melhores médias, a rolar.
    Ou seja, para fazer estrada e AE a autonomia torna-se um problema. Para percursos citadinos são bons.
    Enquanto um CI gasta mais em média no para - arranque da cidade, os VE são o contrário depois tem o inverso da medalha.
  8.  # 968

    Os 2,5km a pé é pq moram no centro de Lisboa e não têm garagem! Mas fizeram essa escolha....

    Os Peugeot 208 eram do mesmo trim, Active, salvo erro. Dentro do mesmo trim os equipamentos costumam ser idênticos. As diferenças de preço pareciam ser só devido à motorização...

    Além disso, se fosse o dobro do preço só por ter mais equipamento.... Ui.
  9.  # 969

    Um model3 ou uma Kauai ou um Niro, pode circular a 120 na AE sem problemas de autonomia.
  10.  # 970

    É isso, os eléctricos são mais penalizados em estrada aberta
    Concordam com este comentário: mafgod
    • mafgod
    • 24 abril 2020 editado

     # 971

    Colocado por: pguilhermeOs 2,5km a pé é pq moram no centro de Lisboa e não têm garagem! Mas fizeram essa escolha....
    Centro de Lisboa!?

    Em Lisboa em cada esquina há um :)
  11.  # 972

    Colocado por: pguilhermeAlém disso, se fosse o dobro do preço só por ter mais equipamento.... Ui.
    A diferença da versão diesel para elétrico, não é assim tão grande do 208. :)
  12.  # 973

    Colocado por: mafgodUm model3 ou uma Kauai ou um Niro, pode circular a 120 na AE sem problemas de autonomia.


    Para escolher em grande, venha um Jaguar I-Pace!
  13.  # 974

    Colocado por: BricoleiroPara escolher em grande, venha um Jaguar I-Pace!
    Sim, esse e o etron são os indicados para AE :)
  14.  # 975

    Gasolina
  15.  # 976

    @Bricoleiro, se te dessem á escolha entre um ICE ou VE exatamente igual, interior e exterior, a custo zero de aquisição, optavas sempre pelo ICE.
    Nem que o VE tivesse 1000kms autonomia e carregasse sozinho.
  16.  # 977

    mafgod, eu esperava melhores preços para o Corsa-e e para o 208-e para mudar o meu discurso sobre os VE mas afinal continuam um balde de água fria.
    Ainda não os considero uma boa aposta neste segmento dos utilitários.
    Se formos racionais a nível financeiro, compensa mais um GPL e já há vários disponíveis de série.
    • mafgod
    • 24 abril 2020 editado

     # 978

    Colocado por: BricoleiroSe formos racionais a nível financeiro, compensa mais um GPL e já há vários disponíveis de série.
    Se formos racionais, temos de calcular o custo tendo em conta o tempo de vida esperado de ter o carro e os kms a fazer, as manutenções....

    E a resposta ao meu post anterior? :)

    Sobre o 208 e corsa, para mim tb não justificam o preço, prefiro o leaf40 a 28 :)

    Prefiro dar 40k por um Niro semi novo :)
  17.  # 979

    Colocado por: mafgod@Bricoleiro, se te dessem á escolha entre um ICE ou VE exatamente igual, interior e exterior, a custo zero de aquisição, optavas sempre pelo ICE.


    Isso é um julgamento errado porque não é verdade, gosto mais de um bom desportivo CI sim, mas para carro do dia a dia, nessas circunstâncias preferia um VE, mesmo que não carregasse sozinho.
    O que acho uma perfeita estupidez é alargarem a eletrificação ao desporto automóvel porque aí perde todo o entusiasmo.
    O ambiente é usado como halibi, por essa ordem de ideias desmantelem os aviões, navios e cargueiros porque esses sim poluem bastante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  18.  # 980

    Colocado por: mafgodA diferença da versão diesel para elétrico, não é assim tão grande do 208. :)


    Estão a comparar-se naturezas bem diferentes de motorização. Porquê limitar a apenas um dos casos possíveis? O ciclo otto é bem diferente do ciclo diesel e merece entrar na comparação de forma independente, não apenas no saco "combustão interna", que apenas alimenta uma discussão ideológica.

    A própria diferença entre otto e diesel sempre teve exactamente o mesmo tipo de comparação: aquisição mais cara e consumos mais baratos... Até há pouco tempo, era a derradeira comparação e decisão.

    Houve uma grande moda dos diesel, mesmo quando não se justificava e certamente acontecerá o mesmo em outros cenários, nomeadamente nos eléctricos.

    Colocado por: mafgodCentro de Lisboa!?

    Em Lisboa em cada esquina há um :)


    Os postos em Lisboa ou estão avariados/fora de comissão ou estão ocupados. Aparentemente não é tarefa fácil.
    Mas se calhar entretanto já estão todas operacionais e com franca disponibilidade!


    Colocado por: mafgodUm model3 ou uma Kauai ou um Niro, pode circular a 120 na AE sem problemas de autonomia.


    Pelo menos o model 3 sim, sem qualquer tipo de problema. Aliás, uma reprise a 120 deixa muitos desportivos para trás!

    De qualquer forma, a resistência aerodinâmica (grosso o modo é quadrática) torna-se mais taxativa nos eléctricos pois, apesar de muitíssimo mais eficientes que CI, não têm um reservatório energético tão grande.
    Os CI são pouco eficientes em qualquer regime, e o ponto de maior eficiência é por volta de onde apresentam o binário máximo, que em última velocidade normalmente equivale a velocidade de cruzeiro em AE.

    Assim, seria igualmente justo dizer que em cidade os CI são uma desgraça total e em AE, os eléctricos continuam a ser mais eficientes, mas a autonomia, já não sendo muito grande para começar, pode passar para valores mais chatos.
    Em baixa velocidade, os electricos terão todo o seu esplendor. Mas ainda assim, também andam depressa que se farta!

    É esperar pelo novo Tesla Roadster, que prometem ter 1000 km de autonomia :)
 
0.2897 seg. NEW