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  1. Colocado por: mafgodFalando por mim, tinha um Fiat Bravo 1.9 JTD de 1999, a minha média era de 5,5L/100km.
    Fazendo o mesmo tipo de condução e trajecto (casa/emprego/casa), a média do meu Leaf24 é de 13kWh/100km (15kWh/100km na tomada).

    Contudo, em ambos os carros, não uso AE (ou uso apenas troços sem portagens) e tento cumprir as regras de trânsito, ou seja, máximo uns 10 a 15km/h acima do máximo legal se tiver de transgredir.
    Faço como fazia uma condução defensiva e tranquila, sem acelerações/desacelerações desnecessárias.


    Colocado por: J DConsumo extra urbano desse Bravo : 4.4 l/100 km , ou seja , mais 25%


    Colocado por: Marc_SOlho sempre para os alcances dos veículos eléctricos e para os consumos do carros de combustão da mesma maneira que olho para as descrições do tamanho das capturas pelos pescadores de fim de semana...


    A ideia que tenho é que talvez conseguisse pelo menos 30% mais autonomia se conduzisse em função dos consumos.
    Alguma vez costumam desligar o AC? Tenho ideia que antigamente se notava mais este impacto...

    Nem sei quais os valores anunciados pelos fabricantes, mas isso já todos sabemos a tanga que são.
  2. Colocado por: rjmsilvaLeu, mas mal. Abasteci 40€,deu uns 32 litros, não me recordo ao certo, abati 10€ com o cartão do pingo doce. Só paguei 30€. Quando abasteci tinha uns 150 km de autonomia e depois fiquei com 850.
    Faça lá as contas ao consumo, para ver se o computador de bordo está aferido.


    Calma...

    Por acaso, enganei-me a escrever, queria dizer 1.15 €/l de diesel, mas as contas foram feitas com os valores certos.

    Normalmente o CB costuma acusar um consumo ligeiramente menor que o efectivo, mas para mim esta indicação é mais do que suficiente.

    32 litros para 700 km, dão ~4.6l/100km. Já é um valor mais comum. Quando acusava o CB? 4.4, 4.5?

    mafgod: também a cumprir (quase sempre) os limites! :) Em AE o cruise control um pouco acima, mas o suficiente para evitar multas, embora se note bastante no consumo qualquer aumento de vel nestes regimes.
  3. Colocado por: pguilhermeQuando acusava o CB? 4.4, 4.5?


    Está a marcar 5.1l/100km. É um vulgar megane 1.5 de 100cv.
  4. Colocado por: rjmsilvaEstá a marcar 5.1l/100km. É um vulgar megane 1.5 de 100cv.
    Na Megane que tive antes do leaf40 (1.5 de 110CV), conduzido pela minha esposa a média era de 5.2L/100km, que agora ela faz 12,5kWh/100km.
  5. Colocado por: mafgodExplique lá isso por miúdos...
    Não tenho FB mas ando de VE há vários anos e, desde que os postos públicos normais passaram a ser pagos, onde era praticamente impossivel carregar, agora é chegar e carregar!
    Exemplos, IKEAs Alfragide e Loures, e PCNs em Lisboa zona de Telheiras e Expo.

    O que é caro são as baterias, não a potência do motor... explique lá o que quer dizer.

    Então mas a tesla saiu com versão mais económica dos carros, mesma bateria, mas limitadas na potência, que agora até aparece nas notícias de pessoal e desploquear a potência por software.
    Ou o i peace 18 mil euros mais baratos, com mesmas baterias mas limitação de potência.
    Sinceramente parece-me uma política até interessante.
  6. Colocado por: rjmsilvaEstá a marcar 5.1l/100km. É um vulgar megane 1.5 de 100cv.

    Talvez seja o consumo global.
    A autonomia normalmente é calculada com base nos últimos km. Nesses, certamente teve um consumo inferior, caso contrário a autonomia não subiria tanto, julgo.
    O pé, muito mais do que a maior parte dos factores, é que é determinante.
    • J D
    • 31 agosto 2020
    Colocado por: callinas
    Então mas a tesla saiu com versão mais económica dos carros, mesma bateria, mas limitadas na potência, que agora até aparece nas notícias de pessoal e desploquear a potência por software.
    Ou o i peace 18 mil euros mais baratos, com mesmas baterias mas limitação de potência.
    Sinceramente parece-me uma política até interessante.


    O que limita o preço num modelo 3 sao os battery packs, nao a potência do motor electrico que ate esta linkado ao mesmo. A tesla tem sim modelos rwd e awd com 2 motores, a diferença do custo nao esta na potencia nominal dos mesmos.
  7. Não é totalmente verdade, o LR tem pelo menos a versão normal e a Performance. Têm a mesma bateria, mas o segundo disponibiliza mais potência.
    Mas as diferenças não são só essas, tem travões maiores, jantes maiores, etc.
  8. Marketing....
  9. Tesla brinca ao gato e ao rato com os hackers
    Alguns clientes querem e pagam um Tesla mais calmo e barato, mas depois querem ter uma versão mais potente e desportiva. Daí que recorram a um hacker para desbloquear o acesso a mais cavalos, maior rapidez e mais autonomia. Porém, a partir da sede na Califórnia, a Tesla controla sempre o que acontece no software dos seus veículos e está atenta.
  10. Colocado por: pguilhermeA ideia que tenho é que talvez conseguisse pelo menos 30% mais autonomia se conduzisse em função dos consumos.
    Alguma vez costumam desligar o AC? Tenho ideia que antigamente se notava mais este impacto...
    Bem, eu não costumo andar com o AC ligado, seja verão ou inverno ;-)

    No inverno, facilmente estás a gastas uns 2kW a 3kW por cada hora.... portanto, em cada hora de condução estás a perder uns 15 a 25km independentemente da velocidade.
    Se a versão do VE que tem já tiver bomba de calor, a perca será bem menor e até diria desprezável.
    No verão o AC para fazer frio gasta muito menos e, é quase desprezável.

    Nos Leafs em particular, o meu Leaf24 de 2012 não tem bomba de calor, e no Leaf40 de 2018 tem, além de gastar bem menos e como a bateria é maior, nem se nota ;-)

    Para teres ganho de 30% de autonomia, terias de gastar menos 23% do consumo que tens;-)
    Extrapolando para o meu caso, cuja média é de 12,5kWh/100km (Leaf40), teria de passar a gastar 9,62kWh/100km, teria de andar mesmo, mesmo devagar e poucas ou nenhumas subidas!
    Pelo contrário, eu para perder 30% de autonomia, teria de gastar mais 42,8%, passando para 17,86kWh/100km, ou seja, médias acima dos 100km/h continuamente, e sem ligar mesmo aos consumos ;-)
  11. Colocado por: pguilherme
    Questão, tanto para os CI como para os VE: conseguem sistematicamente atingir os consumos mínimos normais para as vossas máquinas? Eu confesso que não consigo :(


    Já consegui fazer menos mas foi um percurso curto, 20 km, e não mais se repetiu: 3.3L/100 numa carrinha superb 2.0 TDI 150 CV de 2017. Chego a fazer 4.6 em autoestrada a 120, e de Bordéus a Paris fiz 4.3 com carro cheio e ac ligado. Normalmente ronda os 5 em combinado, o que para um carro daquele tamanho é bem bom.
  12. Tirem-me ums duvida. Portanto um carro tem bateria 40 kw que dá para 400km.
    Portanto se todos os dias fizer 200km.Quer dizer que todos os dias gasto 20kw de energia. Se carregar em casa da cerca 3 euros .
    certo?
    • mafgod
    • 1 setembro 2020 editado
    Uma bateria de 60 sim faz 400km :)

    Para 200km, gasta entre 25 a 30kWh, o que em vazio, custa uns 2,5€ a 3€ já com IVA.
    • J D
    • 1 setembro 2020
    Colocado por: callinasTirem-me ums duvida. Portanto um carro tem bateria 40 kw que dá para 400km.
    Portanto se todos os dias fizer 200km.Quer dizer que todos os dias gasto 20kw de energia. Se carregar em casa da cerca 3 euros .
    certo?


    Nop, esses 10kwh seriam assim muito lentos, seriam uns 15, o que daria 30kw. Dependendo do carregador / modelo, existem perdas no carregamento, portanto, 18kw por 100 aprox por exemplo. 36kwh x 10cents , 3.6e.
  13. Colocado por: mafgodUma bateria de 60 sim faz 400km :)

    Para 200km, gasta entre 25 a 30kWh, o que em vazio, custa uns 2,5€ a 3€ já com IVA.

    Era só para dar números redondos nas contas.



    Colocado por: J D

    Nop, esses 10kwh seriam assim muito lentos, seriam uns 15, o que daria 30kw. Dependendo do carregador / modelo, existem perdas no carregamento, portanto, 18kw por 100 aprox por exemplo. 36kwh x 10cents , 3.6e.

    Pois mas nem sempre carrega no vazio, por isso esses 10 cent por kw são optimistas.
    Mas já percebi a ideia
  14. Colocado por: callinasPois mas nem sempre carrega no vazio, por isso esses 10 cent por kw são optimistas.
    Se tiveres um VE, tens todo o interesse em carregar em vazio, e carregando em vazio, tens todo o interesse em ter o tarifário mais barato possível.
    O EDP mobilidade elétrica, é um deles, onde 0,10€ com IVA incluído é uma realidade.

    Já agora, o bi-horário semanal, tem horário vazio de segunda a sexta das 00 ás 07, portanto 7h (ao fim de semana são mais horas).
    Nessas 7h, carregando a 16A (3,7kW), carrega-se 25,9kW, uns 20 a 22kWh úteis na bateria devido ás perdas, o que corresponde a uma autonomia entre 120 a 170km.
    Se houver maior necessidade de autonomia, há também o bi-horário diário, em que o vazio começa ás 22 e acaba ás 08, portanto, 10h todos os dias.

    Se pretender ainda mais, é carregar a 32A, mas aí, já implica eventualmente alterações de cablagem e aumento de potência contratada.
    Em 10h, carrega-se 37kW, uns 32kW úteis, o que corresponde a uma autonomia entre 180 a 250km.
 
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