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  1. Outra questão aos colegas mais experientes no uso de VEs: segundo tenho lido, e faz sentido pelas razões científicas apontadas, é benéfico não carregar mais de 80% nem descarregar mais do que 20%. Aliás, parece que o ideal seria manter os ciclos de carga-descarga entre 25-75% com ganhos significativos na longevidade das baterias, ainda que cargas-descargas completas ocasionais sejam boas para fazer o "balancing" das células e calibração da autonomia. Alguém tem cuidado em fazer este tipo de uso, caso os vossos trajectos normais permitam?

    https://batteryuniversity.com/learn/article/how_to_prolong_lithium_based_batteries
    • J D
    • 28 agosto 2020 editado
    Colocado por: pcspinheiroOutra questão aos colegas mais experientes no uso de VEs: segundo tenho lido, e faz sentido pelas razões científicas apontadas, é benéfico não carregar mais de 80% nem descarregar mais do que 20%. Aliás, parece que o ideal seria manter os ciclos de carga-descarga entre 25-75% com ganhos significativos na longevidade das baterias, ainda que cargas-descargas completas ocasionais sejam boas para fazer o "balancing" das células e calibração da autonomia. Alguém tem cuidado em fazer este tipo de uso, caso os vossos trajectos normais permitam?

    https://batteryuniversity.com/learn/article/how_to_prolong_lithium_based_batteries


    Isso faz mais sentido em baterias pequenas sem BMS , em packs grandes como nos EVs esse tipo de degradaçao nao é tao aparente. Coisas que sim vao causar degradaçao , maior ou menor dependendo do modelo sao carregamentos rapidos e variacoes extremas de temperatura. Por norma , carregar acima dos 90% so para grandes viagens , zerar a bateria tambem nao é aconselhavel mas nao tanto pela perda de celulas mas sim por em alguns modelos fazer trip ao computador interno o que torna o carro num pisa papeis mega caro ate ir ao representante.

    Ja agora , para quem acha que esse ultimo caso é irrealista , eu infelizmente ja estive dentro de um modelo 3 que se tornou em pisa papeis por umas horas ate ser rebocado para o stand , nao aceitava carga de forma alguma. Devem encontrar exemplos disso pelo YT.
  2. Eu não tenho grande preocupação com isso dos 80%, tirando a preocupação de não deixar o carro a 100% se vai estar uma semana sem utilização, por exemplo. De resto vou usando o carro, e quando vejo que está a ficar com pouca bateria para o que preciso de fazer no dia seguinte, carrego e pronto.
    • J D
    • 28 agosto 2020
    Colocado por: ruicarlovEu não tenho grande preocupação com isso dos 80%, tirando a preocupação de não deixar o carro a 100% se vai estar uma semana sem utilização, por exemplo. De resto vou usando o carro, e quando vejo que está a ficar com pouca bateria para o que preciso de fazer no dia seguinte, carrego e pronto.


    Pretty much. A unica coisa mais "manhosa" para algumas baterias sao os ciclos rapidos , e mesmo nestes temos uma range bem grande de efeitos, depende muito da bateria e do sistema de arrefecimento.
  3. Eu tb tenho tido consumos na ordem dos 11-12 kwh em estradas nacionais a cumprir os limites...se me meto numa AE é impossível manter estes consumos (só se quiser srr ultrapassado por camioes e triciclos)

    No meu caso, penso que a bateria se degradou muito rapido neste tempo de COVID onde o carro permaneceu na garagem mais de 1 mes seguido sem circular... até a bateria de 12v teve de ser substituída
    Mas por outro lado o meu CI teve de levar a bateria nova pelo mesmo motivo, e neste o custo foi bastante mais elevado.
    Os EVs são veículos que precisam andar...
    • J D
    • 28 agosto 2020
    Colocado por: jfsmoreiraEu tb tenho tido consumos na ordem dos 11-12 kwh em estradas nacionais a cumprir os limites...se me meto numa AE é impossível manter estes consumos (só se quiser srr ultrapassado por camioes e triciclos)

    No meu caso, penso que a bateria se degradou muito rapido neste tempo de COVID onde o carro permaneceu na garagem mais de 1 mes seguido sem circular... até a bateria de 12v teve de ser substituída
    Mas por outro lado o meu CI teve de levar a bateria nova pelo mesmo motivo, e neste o custo foi bastante mais elevado.
    Os EVs são veículos que precisam andar...


    Urgh, nem me diga nada acerca da porcaria das baterias de arranque sigh. Ate ja pensei comprar uma de litio para arranque , mas aos 600 euros por uma doi...
    • Marc_S
    • 28 agosto 2020 editado
    Colocado por: J D

    Nao estou a duvidar dos nrs , mas isto sao consumos normais em AE ou mais urbanos? Em AE que velocidades normalmente circula? Esses valores sao bastante bons.


    Tenho feito com alguma regularidade viagens de 110km ida e volta basicamente em auto estrada e acabo por chegar com 20-30km de"folga". Neste caso o consumo é de 12,8-13 KWh/100. Cheguei a conclusão de o "sweet spot" para mim era 90kmh ( basicamente a velocidade da maioria dos camiões ). O cruise control ajuda bastante a uma condução descontraída mantendo a distancia do camião da frente e direcção centrada na faixa.
    Uma vez experimentei ir colado aos 120/130 e tive de carregar em aveiras na ida e na volta para ter a certeza de chegar ao destino ficando com um consumo na ordem dos 19Kwh/100. Na pratica e com as cargas acabei por demorar mais que se tivesse ido nas "calmas".
    Creio que a velocidade é o maior factor no consumo. Por outro lado em arranca/para a climatização começa a impactar no consumo por ser ao tempo e não ao km. Mas devido a regeneração a diferença entre urbano e estrada e menor nos eletricos do que nos carros de combustão

    Cump

    Cump
  4. Colocado por: Marc_S

    Tenho feito com alguma regularidade viagens de 110km ida e volta basicamente em auto estrada e acabo por chegar com 20-30km de"folga". Neste caso o consumo é de 12,8-13 KWh/100. Cheguei a conclusão de o "sweet spot" para mim era 90kmh ( basicamente a velocidade da maioria dos camiões ). O cruise control ajuda bastante a uma condução descontraída mantendo a distancia do camião da frente e direcção centrada na faixa.
    Uma vez experimentei ir colado aos 120/130 e tive de carregar em aveiras na ida e na volta para ter a certeza de chegar ao destino ficando com um consumo na ordem dos 19Kwh/100. Na pratica e com as cargas acabei por demorar mais que se tivesse ido nas "calmas".
    Creio que a velocidade é o maior factor no consumo. Por outro lado em arranca/para a climatização começa a impactar no consumo por ser ao tempo e não ao km. Mas devido a regeneração a diferença entre urbano e estrada e menor nos eletricos do que nos carros de combustão

    Cump

    Cump


    Num Leaf 40 ou 30?
  5. Colocado por: jcfcid

    Num Leaf 40 ou 30?


    O leaf é de 40Kw, tem um ano e a bateria ainda aparece com as 12 barras.
  6. Caríssimos, acabamos de levantar o leaf. É lindo em cor castanha bronze e estofos creme. Tenho é um problema... a autonomia com bateria cheia do apenas 200km... Com certeza por causa do uso anterior porque não se espera degradação grave num carro com 13000 km, mas estamos com medo de não fazer Sintra - Coimbra, e ainda por cima a esposa convenientemente deixou o único cartão de CEME em casa!

    Será que ao longo da viagem isto vai ajustando?
    • J D
    • 29 agosto 2020
    Colocado por: pcspinheiroCaríssimos, acabamos de levantar o leaf. É lindo em cor castanha bronze e estofos creme. Tenho é um problema... a autonomia com bateria cheia do apenas 200km... Com certeza por causa do uso anterior porque não se espera degradação grave num carro com 13000 km, mas estamos com medo de não fazer Sintra - Coimbra, e ainda por cima a esposa convenientemente deixou o único cartão de CEME em casa!

    Será que ao longo da viagem isto vai ajustando?


    90km/h, sem acelaracoes estupidas, aproveitando as descidas para recuperar. Esse valor pode ser a media de alguem que andou com um pe mais pesado.
    Concordam com este comentário: jfsmoreira
  7. Faz muito mais do que esses 200kms...tem é de ter calma na condução...uma condução normal sem se armar em Fittipaldi, e vai ver que a autonomia vai aumentar
    • mafgod
    • 29 agosto 2020 editado
    Tenta evitar auto estrada, porque é propício a maior velocidade.
    Usa os troços de AE que não se paga, para não ser demasiado cansativo.
    Andar em modo B e ECo, nada de D!
    O pedal fica mais preso e não responde tão rápido mas também gasta menos.
      Screenshot_20200829-141657.png
  8. Porra, tanto dinheiro por um carro e agora fica com os ditos cujos na mão e tem que ter 1001 cuidados...
    Já agora não deviam andar a ver a velocidade e direção do vento para verificar se vai estar favorável?
  9. Lol há quem dê menos por um ICE e depois tem de o andar a passear queimando combustível e KMS para "regenerar" ...

    O cuidado é porque esqueceu-se do cartão para carregamento nos postos públicos, é como saíres de casa num ICE sem carteira e tens autonomia estimada para chegar ao destino, o que farias? Aceleravas para chegar mais cedo ou ias mais devagar para chegar?
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  10. Colocado por: manelvcJá agora não deviam andar a ver a velocidade e direção do vento para verificar se vai estar favorável?
    Por acaso no fórum prius, há quem tenha esse cuidado lol...
  11. Um sonho ter um VE. Lol.
  12. Yeap, poder andar 100km pelo preço de dois cafés ou por zero euros mesmo, e manutenções mínimas e sem IUC, um luxo ao alcance de qualquer um.
    Basta querer....
  13. Colocado por: rjmsilvaUm sonho ter um VE. Lol.

    Sem qualquer sombra de dúvidas :-)
    Concordam com este comentário: mafgod
  14. é andar com um destes na mala e problema resolvido

    gerador
 
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