Colocado por: pcspinheiroOutra questão aos colegas mais experientes no uso de VEs: segundo tenho lido, e faz sentido pelas razões científicas apontadas, é benéfico não carregar mais de 80% nem descarregar mais do que 20%. Aliás, parece que o ideal seria manter os ciclos de carga-descarga entre 25-75% com ganhos significativos na longevidade das baterias, ainda que cargas-descargas completas ocasionais sejam boas para fazer o "balancing" das células e calibração da autonomia. Alguém tem cuidado em fazer este tipo de uso, caso os vossos trajectos normais permitam?
https://batteryuniversity.com/learn/article/how_to_prolong_lithium_based_batteries
Colocado por: ruicarlovEu não tenho grande preocupação com isso dos 80%, tirando a preocupação de não deixar o carro a 100% se vai estar uma semana sem utilização, por exemplo. De resto vou usando o carro, e quando vejo que está a ficar com pouca bateria para o que preciso de fazer no dia seguinte, carrego e pronto.
Colocado por: jfsmoreiraEu tb tenho tido consumos na ordem dos 11-12 kwh em estradas nacionais a cumprir os limites...se me meto numa AE é impossível manter estes consumos (só se quiser srr ultrapassado por camioes e triciclos)
No meu caso, penso que a bateria se degradou muito rapido neste tempo de COVID onde o carro permaneceu na garagem mais de 1 mes seguido sem circular... até a bateria de 12v teve de ser substituída
Mas por outro lado o meu CI teve de levar a bateria nova pelo mesmo motivo, e neste o custo foi bastante mais elevado.
Os EVs são veículos que precisam andar...
Colocado por: J D
Nao estou a duvidar dos nrs , mas isto sao consumos normais em AE ou mais urbanos? Em AE que velocidades normalmente circula? Esses valores sao bastante bons.
Colocado por: Marc_S
Tenho feito com alguma regularidade viagens de 110km ida e volta basicamente em auto estrada e acabo por chegar com 20-30km de"folga". Neste caso o consumo é de 12,8-13 KWh/100. Cheguei a conclusão de o "sweet spot" para mim era 90kmh ( basicamente a velocidade da maioria dos camiões ). O cruise control ajuda bastante a uma condução descontraída mantendo a distancia do camião da frente e direcção centrada na faixa.
Uma vez experimentei ir colado aos 120/130 e tive de carregar em aveiras na ida e na volta para ter a certeza de chegar ao destino ficando com um consumo na ordem dos 19Kwh/100. Na pratica e com as cargas acabei por demorar mais que se tivesse ido nas "calmas".
Creio que a velocidade é o maior factor no consumo. Por outro lado em arranca/para a climatização começa a impactar no consumo por ser ao tempo e não ao km. Mas devido a regeneração a diferença entre urbano e estrada e menor nos eletricos do que nos carros de combustão
Cump
Cump
Colocado por: jcfcid
Num Leaf 40 ou 30?
Colocado por: pcspinheiroCaríssimos, acabamos de levantar o leaf. É lindo em cor castanha bronze e estofos creme. Tenho é um problema... a autonomia com bateria cheia do apenas 200km... Com certeza por causa do uso anterior porque não se espera degradação grave num carro com 13000 km, mas estamos com medo de não fazer Sintra - Coimbra, e ainda por cima a esposa convenientemente deixou o único cartão de CEME em casa!
Será que ao longo da viagem isto vai ajustando?
Colocado por: manelvcJá agora não deviam andar a ver a velocidade e direção do vento para verificar se vai estar favorável?Por acaso no fórum prius, há quem tenha esse cuidado lol...
Colocado por: rjmsilvaUm sonho ter um VE. Lol.