Iniciar sessão ou registar-se
  1. Iniciei-me na loucura de procura de casa. Já estou desesperada! Ainda bem que não vendi ainda a minha apesar de propostas. Com a venda da minha casa consigo ganhar 100 mil :) mas depois não consigo comprar nada de jeito!! com 300 mil de orçamento só vejo T2 pequeníssimos!! e não quero em Lisboa queria no concelho de Cascais. O que aconselho, espero mais uns tempos mesmo sabendo que posso não ganhar tanto com a venda da minha casa ou não? O mercado vai continuar nesta loucura? Quando comprei o meu apartamento em 2006, 300 mil dava para comprar uma boa vivenda na zona que estou à procura...
    • eu
    • 20 novembro 2019 editado
    Colocado por: spereiraO mercado vai continuar nesta loucura?

Eu não acredito nisso, porque estes preços não são compatíveis com os salários médios dos Portugueses.

Portanto, mais cedo ou mais tarde, isto vai estoirar. O que ninguém sabe é: quando?
  2. Colocado por: spereira300 mil de orçamento só vejo T2 pequeníssimos

Colocado por: spereira2006, 300 mil dava para comprar uma boa vivenda na zona que estou à procura...

Já ouvi dizer que há no concelho de Cascais lotes de terreno à volta de 50k e a construção de uma moradia com 150m2 fica a 1k/M2.Logo,com 300k ainda é possível.
    Bairro Conde Monte Real...
    Atibá...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: spereira
  3. Colocado por: eusão compatíveis com os salários médios dos Portugueses.

Há muitos estrangeiros a arrendar,e falam português.
  4. Colocado por: spereiraIniciei-me na loucura de procura de casa. Já estou desesperada! Ainda bem que não vendi ainda a minha apesar de propostas. Com a venda da minha casa consigo ganhar 100 mil :) mas depois não consigo comprar nada de jeito!! com 300 mil de orçamento só vejo T2 pequeníssimos!! e não quero em Lisboa queria no concelho de Cascais. O que aconselho, espero mais uns tempos mesmo sabendo que posso não ganhar tanto com a venda da minha casa ou não? O mercado vai continuar nesta loucura? Quando comprei o meu apartamento em 2006, 300 mil dava para comprar uma boa vivenda na zona que estou à procura...

A sua valorizou 100k, mas provavelmente a que custava 300k em 2006 valorizou mais...

Não venda a sua casa de animo leve baseada só na valorização que esta teve.
    Tem é de pensar com o bolo que irá conseguir vai dar para comprar o quê...
  5. Já ouvi dizer que há no concelho de Cascais lotes de terreno à volta de 50k e a construção de uma moradia com 150m2 fica a 1k/M2.Logo,com 300k ainda é possível.
    Bairro Conde Monte Real...
    Atibá...

Pois… estou a ver que sim. A questão é que quero uma localização especifica. Só quero mudar de casa porque quero morar ao pé da estação do comboio para me facilitar a vida de todos os dias. Demoro mais de 20 minutos de carro todos os dias de manhã e à noite para regressar para chegar à estação. O que quero é ir para lá a pé. Só isso, mas pelo vistos vai ser impossível esta mudança. Pelo menos com estes preços que tenho visto. Vou aguardar mais uns meses pode ser que dê mesmo o estoiro e já consiga mais ou menos o que tenho melhor localizado.
  6. Colocado por: eu

Eu não acredito nisso, porque estes preços não são compatíveis com os salários médios dos Portugueses.

Portanto, mais cedo ou mais tarde, isto vai estoirar. O que ninguém sabe é: quando?

Se isso acontecesse, a deflação fazia com que fosse ainda pior para quem compra (estilo Venezuela)...mas não vai acontecer nada.
  7. Colocado por: Palhava
    Pois por isso,um investidor pode estar a comprar na Buraca de Malta...

Alerto que há Países, como Malta, em que não há "buracas".
    • eu
    Colocado por: carlos_miguel_gomesmas não vai acontecer nada.

Isso é o que toda a gente pensa.... antes dos desastres. ;)

"O BES é um banco sólido"
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  8. spereira, no concelho de Cascais, numa localização ao lado da estação dos comboios, do que estava à espera?
    Cascais sempre foi, e continua a ser, concelho de elites.
    Concordam com este comentário: eu
  9. Colocado por: JoelM

Quando lá estive, tudo, tirando a capital parece a buraca...

Já existem vários estudos e avisos a países europeus à cerca dos preços inflacionados das habitações, um dos países visados é a noruega onde os imóveis têm aumentado de preço a um ritmo anual estrondoso mas já se nota o abrandamento.

Não é o que a procura mostra...os preços estão caros, o crescimento económico em alta e os Britânicos não páram de investir lá! Mas cada um faz o que quer! Eu dei-me bem lá! Em Janeiro vou voltar a investir lá.
  10. Colocado por: Nasa1989spereira, no concelho de Cascais, numa localização ao lado da estação dos comboios, do que estava à espera?
    Cascais sempre foi, e continua a ser, concelho de elites.
    Concordam com este comentário:eu

mas eu sempre morei aí perto. um pouco mais afastada. Mas achei que com o dobro do orçamento que quando comprei a minha conseguisse comprar mais ou menos o mesmo só mais bem localizado. Mas pelo visto, não. Eu não acho que seja uma zona de elites, cascais e Estoril sim mas carcavelos e parede tem imensa gente de classe media que lá mora. Ando a ver coisas que não vos passam pela cabeça, casas a cair em que é preciso deitar tudo abaixo que até assusta a 350 - 370 mil. Isto está tudo doido, é o que é!
    • eu
    • 20 novembro 2019
    Colocado por: spereiraIsto está tudo doido, é o que é!

Pensava que era o único a pensar assim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rsvaluminio
    • RCF
    • 20 novembro 2019
    Colocado por: eu
    Isso é o que toda a gente pensa.... antes dos desastres. ;)

"O BES é um banco sólido"
    Concordam com este comentário:JoelM

e com esse desastre, qual foi a desvalorização dos imóveis? quanto baixou o preço das casas?
    • eu
    Colocado por: RCF
    e com esse desastre, qual foi a desvalorização dos imóveis? quanto baixou o preço das casas?

O BES é uma analogia.

Antes do crash do BES, "toda a gente" pensava que o Banco era sólido.

Agora, "toda a gente" pensa que o imobiliário é sólido.

É o que acontece sempre antes dos crashes: os sinais são evidentes mas as pessoas recusam-se a ver o perigo.
    Concordam com este comentário: zed
    • RCF
    • 20 novembro 2019
    Colocado por: eu
    O BES é uma analogia.

Antes do crash do BES, "toda a gente" pensava que o Banco era sólido.

Agora, "toda a gente" pensa que o imobiliário é sólido.

É o que acontece sempre antes dos crashes: os sinais são evidentes mas as pessoas recusam-se a ver o perigo.

Pois, eu duvido é que seja uma boa analogia e daí ter feita a pergunta.
    A verdade é que passámos pela crise que passámos, em que os Bancos faliram e, inclusive, houve cortes reais nos salários, mas não me parece que o valor das casas tivesse reduzido ou, pelo menos, tivesse tido uma redução significativa. Essencialmente, o preço das casas estagnou. E aí sim, creio podermos fazer uma analogia/comparação. Na crise por que passámos, o preço das casas estagnou e, no futuro, se tivermos uma nova crise, o mais provável é o preço das casas voltar a estagnar, mas não a descer, pelo menos não a descer significativamente.
  11. Colocado por: RCFmas não a descer,

O que se passou em construção nova,foi que os construtores antes de 2012, viam-se em muitos casos gregos para escoar os apartamentos.Eles próprios não vendendo ficavam em incumprimento em relação os créditos contraídos .Daí baixaram preços.E muitos foram à falência.
  12. Colocado por: JoelM

a crise de 2008 não foi assim à tanto tempo para as pessoas se terem esquecido...

Não estagnou nada!

Em 2008 nem aconteceu nada em POrtugal, a nossa economia é periférica e o resultado das crises e crescimentos dá-se sempre com cerca de 1 ano a 1,5 ano de atraso.

Em 2009 fizeram-se sentir finalmente os efeitos da crise financeira em Portugal e como resultado deu-se o seguinte:

- Os bancos e instituições financeiras entraram em dificuldades, além disso os títulos e acções desvalorizaram. Como resultado disso as pessoas descobriram que em vez de terem poupanças depositadas nos bancos (passíveis de desaparecer) ou aplicadas em produtos financeiros dúbios (passíveis de valerem perto de zero), deviam ter investido em coisas "tangíveis", sendo a mais óbvia o imobiliário!! Ou seja, muita gente descobriu que afinal a melhor poupança e investimento é no imobiliário, como já faziam os avós e bisavós e decidiu que logo que pudesse passaria a aplicar o seu dinheiro em imóveis (esse processo foi relativamente rápido);

- Os preços de imóveis não desceram nunca em Portugal, o que aconteceu nesse período foi que o ritmo de valorização dos imóveis abrandou, ou seja em vez do imóvel se valorizar 2% a 3% ao ano, "apenas" se valorizou entre 1% a 2% ao ano mas apenas durante cerca de 2 ou 3 anos (até 2012). Em 2012 houve um "salto" e os imóveis até valorizaram mais que estavam a valorizar até 2009.
  13. Colocado por: JoelM

para pessoa tão entendida em investir em imobiliario, anda muito mal informado.

"Entre 2008 e 2009, os preços caiem 11% e se for considerado o intervalo entre 2008 e 2012, a queda dos preços chega aos 34%."

Continue a fazer juízos para descredito de quem quiser, eu garanto-lhe que outros investidores imobiliários lhe dirão exactamente o que lhe disse e que como eu ganharam dinheiro na mesma nesse tempo! MAIS! Muitos até lhe dirão, como disse eu: Passaram a investir no imobiliário depois de verem que o guito no banco não rende, nem é seguro! Ou seja, depois de 2009!

Mas se lhe traz alguma felicidade e lhe alivia as suas frustrações da sua triste vida andar a tentar "desfazer" sobre a minha pessoa...aposte nisso!
  14. Colocado por: Palhava

O que se passou emconstrução nova,foi que os construtores antes de 2012, viam-se em muitos casos gregos para escoar os apartamentos.Eles próprios não vendendo ficavam em incumprimento em relação os créditos contraídos .Daí baixaram preços.E muitos foram à falência.

Isso foi verdade sobretudo nas grandes construtoras que apostavam em mega projectos, mas também essas sofreram com a redução de investimento público em infra-estrutura. As obras públicas pararam e o estado emitiu decretos de redução de preços dos concursos para adjudicação de obras, bem como alargamento dos prazos de pagamento para tempos vergonhosos superiores a 365 dias muitas vezes...

0.4490 seg. NEW