Iniciar sessão ou registar-se
    • VMM
    • 10 junho 2019

# 201

1.  # 202

Colocado por: VMMBoas

Têm conhecimento de aerogeradores?

Produz 24h/dia... Alguem tem ou conhece?

Produzem se houver vento 24h por dia..
  2.  # 203

Liguei para a EDP para confirmar que o meu contador permite injectar na rede sem que o que eu injeto conte como consumo e disseram-me que os contadores mais recentes já estavam preparados paraas solucoes de autoconsumo.

Confirmam?
    Quem colocou painéis e tem um contador recente não teve problemas?
  3.  # 204

Para efectuar cálculos de instalação FV
    https://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=196&t=20903
  4.  # 205

Outros assuntos relacionados com o tema:
    https://www.novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=196
  5.  # 206

Colocado por: RaquekLiguei para a EDP para confirmar que o meu contador permite injectar na rede sem que o que eu injeto conte como consumo e disseram-me que os contadores mais recentes já estavam preparados paraas solucoes de autoconsumo.

Confirmam?
    Quem colocou painéis e tem um contador recente não teve problemas?

Coloque ai uma foto do contador.
    Faça já o registo e instale.
    Tem medidor de consumos na habitação?
  6.  # 207

Assim que possível tiro foto do contador e coloco aqui.

Já fiz o registo e a instalação é estou a detectar um problema...
    Tenho registo de consumo da habitação mas parece que o que o painel está a produzir não está a ser consumido pela casa! Fiz o teste com fv desligado da corrente e quando ligo, em hora de producao o consumo da casa aumenta e o meu sistema apenas dá para alimentar o standy dos equipamentos.

A instalação foi feita por nós. Será que havia algum cuidado a ter que nos não tivemos?

Temos 1 quadro geral e 2 secundários, o painel ficou ligado a uma tomada de 1 secundário. Pode ter alguma coisa a ver?
  7.  # 208

Bom dia
    Qual o inversor?
    Quantos paineis?
  8.  # 209

Colocado por: callinas
    Não tem nome. Mas pede isso na solashop. Custa 35 euros
    Ou outra loja onde compre

Olá callinas,
    Já há uns tempos discutimos este assunto, mas o facto é que não encontrei nenhum fornecedor para o tal adaptador e nem a solarshop percebeu que "extra" seria esse...

@sergio_pintas, encontrou alguma coisa?
    • Dj_C
    • 11 junho 2019

# 210

Colocado por: VMMBoas

Têm conhecimento de aerogeradores?

Produz 24h/dia... Alguem tem ou conhece?

Bom dia VMM, é isso mesmo que eu pretendo, com 1 aerogerador de eixo vertical de 500/1000w, ainda assim também com paineis com cerca de 500W.
    e um Inversor do tipo Grid Tie, para injeção na rede da casa.
    Alguém tem conhecimento dos melhores equipamentos (inversores) híbridos?

Cumprimentos,
    Dj_C
  9.  # 211

Colocado por: LC_83

Olá callinas,
    Já há uns tempos discutimos este assunto, mas o facto é que não encontrei nenhum fornecedor para o tal adaptador e nem a solarshop percebeu que "extra" seria esse...

@sergio_pintas, encontrou alguma coisa?

Por causa da injeção 0?!
  10.  # 212

Por causa da injeção 0?!

Cálculo do que é produzido mas não é consumido (injectado na rede) ... ou seja, realmente existe a possibilidade de "injecção 0" e será essa a única forma de perceber o que realmente estamos a poupar..

Neste momento tenho essa opção desligada e está a produzir sem limites... é preferível enviar para a rede do que limitar e correr o risco de consumir alguns W sem necessidade...
    Mas realmente sinto falta de algo que possa medir a injecção na rede...
  11.  # 213

Tem-se falado ultimamente por aqui de um datawat, para medir consumos.

Cálculo do que é produzido mas não é consumido (injectado na rede) ... ou seja, realmente existe a possibilidade de "injecção 0" e será essa a única forma de perceber o que realmente estamos a poupar..

Neste momento tenho essa opção desligada e está a produzir sem limites... é preferível enviar para a rede do que limitar e correr o risco de consumir alguns W sem necessidade...
  12.  # 214

Colocado por: RaquekAssim que possível tiro foto do contador e coloco aqui.

Já fiz o registo e a instalação é estou a detectar um problema...
    Tenho registo de consumo da habitação mas parece que o que o painel está a produzir não está a ser consumido pela casa! Fiz o teste com fv desligado da corrente e quando ligo, em hora de producao o consumo da casa aumenta e o meu sistema apenas dá para alimentar o standy dos equipamentos.

A instalação foi feita por nós. Será que havia algum cuidado a ter que nos não tivemos?

Temos 1 quadro geral e 2 secundários, o painel ficou ligado a uma tomada de 1 secundário. Pode ter alguma coisa a ver?

Não está a medir todo o "consumo", independentemente de onde vem (da rede + FV)?

Muitos monitores de energia não conseguem contabilizar o sentido da energia, ou seja, se estiver à entrada da casa pode estar a contar o injetado na rede como sendo consumo...

Mostre como tem isso instalado.
  13.  # 215

Para inversores Solis 4g
    https://www.solarshop.pt/solismedidor
    Solis Split Core CT

ou
    https://www.youtube.com/watch?v=R75MxB4Aesg
  14.  # 216

Logo ponho fotos que de momento não tenho possibilidade.

Mas tenho uma tomada inteligente que mede o que é produzido pelo painel e 1 medidor (1 pinça) no quadro geral.
    A pinça pode estar a medir o consumo instantâneo da casa (FV +rede)?
    Não se trata de injecção na rede pois a produção é inferior o consumo da casa.
  15.  # 217

Para inversores Solis 4g
    https://www.solarshop.pt/solismedidor
    Solis Split Core CT

ou
    https://www.youtube.com/watch?v=R75MxB4Aesg

Esse cabo da Solis é o que tenho actualmente e serve apenas para "injecção 0"...

O video irei ver depois com calma.
  16.  # 218

Com esse cabo passa a ter energia não consumida
  17.  # 219

Com esse cabo passa a ter energia não consumida

Tenho que voltar a ligar o sensor e depois vejo o que aparece na aplicação... mas... ou estou a ver isto muito mal, ou apenas terei a medição do que foi consumido (uma vez que não passa nada para a rede devido à injecção 0) ..

Eu de facto lembro-me de ver esse esquema na aplicação mas não associei ao sensor... entretanto farei uns testes...
    • n4rs
    • 11 junho 2019

# 220

Boa tarde,
    Tenho uma duvida relacionada com a alternância entre trifásico e monofásico.
    Se tiver um kit como estes da solar shop: https://www.solarshop.pt/index.php?_route_=autoconsumo/kitsautoconsumo/kitsautoconsumotrifasico/kitautoconsumotrifasico6 fico com 1 inversor por cada 2 paineis ligado a uma fase, correto?
    Então se usar o trifásico mais para uma bomba da piscina, posso ter o sistema com um relógio (tipo o esquema abaixo), em que quando a bomba da piscina não está a trabalhar junta o que vem dos 3 inversores numa única fase onde há mais consumo em casa, quando a bomba da piscina trabalha, separa 2 em 2 para alimentar a bomba nas 3 fases, correto?
    O mesmo pode depois ser replicavel a ar condicionado, etc.
    Desta forma fico com um sistema que alterna entre monofásico e trifásico por meia dúzia de € e otimizo consumos.
    Estou correto nisto ou não funciona assim?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas
      Paineis trifásico.jpg

0.0309 seg. NEW