Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

Acho so precisa de se lembrar que assim que os paineis estiverem ao sol já estão a produzir ou seja já têm corrente..
    Em relação aos salva telhas usou buchas normais ou bucha química?
  2.  # 242

Colocado por: pcspinheirofalta só colocar uma ficha na ponta e ligar à tomada. Ligo primeiro os painéis ao inversor e só depois a saída AC à tomada, ou ao contrário, ou não interessa?

1. Ligo primeiro os painéis ao inversor
    2. Liga o inversor à saída AC à tomada
  3.  # 243

Pois, isso eu sei, a dúvida é mesmo quanto a haver uma ordem correcta de fazer as ligações; paineis a inversor->AC à casa, ou ao contrário
    Nos salva telhas usei uma combinação de buchas normais e âncoras metálicas. Não me parece que um painel de 20 Kg saia do sítio com 2-3 buchas/âncoras por salva telhas, a não ser que lhe pegue um pequeno furacão... Aquilo tem um pequeno "jogo" se abanar com força, mas é por causa da placa ser tão irregular...
  4.  # 244

Obg callinas, rápido demais ;-)
    • pjam
    • 12 junho 2019

# 245

Colocado por: callinas
    Pousados na placa, assim com apenas 11% tinham ficado um mimo.

Bom dia Callinas

Acredito que sim mas, mas tinha de cortar a estrutura para a adaptar a essa inclinação de 11º, ali vão estar temporariamente porque a ideia aé passar para cima da cobertura da casa, no inverno a casa amarela que está ao lado na foto, faz mais sombra e é por isso.
    • pjam
    • 12 junho 2019

# 246

Colocado por: sergio_pintas
    Essa estrura é um pouco frágil. Isso não era melhor com triângulos?

Bom dia Sergio

Essa estrutura veio com o kit, suponho que seja adequada pelo menos é indicada pelo fornecedor para o conjunto de 2 paineis na horizontal, tenho mais um painel montado em triangulo e pela comparação de uma e outra são muito identicas em relação á sustentação, pois a meu ver tanto uma como a outra aguentam até o as intempéries o permitirem....

cumps.
    • pjam
    • 12 junho 2019

# 247

Colocado por: sergio_pintas
    Mesmo assim. As que costumo ver, têm uma barra que anda pelo chão, que permite ter mais pontos de fixação, para além desse travamento.

Caro Sergio

As que tem a barra pelo chão tem os mesmos(4)pontos de apoio que estas, a não ser que faça mais furos para a prender, contudo tem um senão, como se trata de aluminio vai fragilizar o material...
  5.  # 248

Até assim produz

Para cobertura plana é o ideal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: boostpt
  6.  # 249

Callinas e assim qual é o intervalo horário, em média, em que tem o pico de produção?
    • pjam
    • 12 junho 2019 editado

# 250

Colocado por: callinasAté assim produz

Concordo que para os ventos fortes é a melhor solução, pois oferece menos resistência, para o sol a pique é o ideal mas no solisticio de inverno é mais complicado para capturar os raios solares porque o sol anda numa latitude mais baixa.

cumps.
  7.  # 251

Colocado por: RaquekCallinas e assim qual é o intervalo horário, em média, em que tem o pico de produção?

Do nascer ao por do sol. O pico do grafico está nos 1,5 kw
  8.  # 252

O que são essas flutuações tão grandes? Nuvens?
  9.  # 253

Colocado por: callinas
    Do nascer ao por do sol. O pico do grafico está nos 1,5 kw

e no inverno, tem imagem equivalente?
    • LC_83
    • 12 junho 2019 editado

# 254

Partilho tb o meu...

No gráfico de dezembro tinha o limitador ligado, mas foi um dia de consumo...

No verão tenho ali uma quebra a partir das 18 devido à sombra de uma chaminé...
      Screenshot_1.png
  10.  # 255

Boa tarde,

Ainda as voltas com o registo no site. Para posteriormente registar a produção.

Será aqui o registo?

http://www.portalservicos.dgeg.gov.pt/portal/PedidoRegisto.aspx
  11.  # 256

Colocado por: nmex2

e no inverno, tem imagem equivalente?

Por acaso não tenho gráfico.
    O mais antigo que tenho já é de 13 de março
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nmex2
  12.  # 257

Pessoal tenho uma dúvida. Eu estou a morar numa moradia a 50 metros do que irá ser a minha futura casa. O problema é que sempre houve oscilações na corrente de electricidade, mas nada como agora. Tem havido quebras tão fortes que ainda ontem as luzes desligaram-se umas 3 vezes. Devo ligar à EDP a reportar essas quebras? Segundo consta por aqui, eles avançam sempre com uma desculpa e pouco ligam ao problema…

PS: é por isso e por outras coisas que estou a pensar seriamente em colocar Painéis FV no meu futuro projecto.
  13.  # 258

Coloque Painéis FV com baterias. Só FV não vai dar resposta ao seu problema.
  14.  # 259

Colocado por: callinasAté assim produz

Estas pessoas agradeceram este comentário:boostpt
    fazendo 2 filas e inclinando 20° aumenta e muito a produção.
  15.  # 260

Colocado por: jorgealvesfazendo 2 filas e inclinando 20° aumenta e muito a produção.

Sim 18%

0.0725 seg. NEW