Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 441

    Pois, se calhar foi só impressão minha. O certo é que o inversor não dá sinal de vida...
  2.  # 442

    Alguma ideia?
  3.  # 443

    Colocado por: pcspinheiroum voltímetro
  4.  # 444

    Pois foi falhanço de noviço... Levei tudo e mais alguma coisa porque ele não tem nada de ferramentas, mas esqueci o voltímetro. Só lá posso voltar outro dia mas queria ir preparado para resolver.
  5.  # 445

    Colocado por: pcspinheiroPreciso de ajuda de alguém que tenha instalado um solis 1500 mini. Fiz a instalação de 3 painéis para o meu cunhado e, aparentemente, correu tudo bem. Isto até ao momento em que o liguei, pois não dá sinal de vida. Liguei-o á rede numa caixa de derivação pois a instalação no meu cunhado é complicada para levar até ao quadro. Era preciso esventrar o quadro todo e não me meti nisso. Montei e liguei os painéis em série e liguei-os ao inversor. Depois, como instruído no manual, liguei primeiro o disjuntor que cortava aquele circuito da casa e de seguida liguei o DC switch. Mas nada. Verifiquei que não tinha trocado a polaridade dos fios que vêm dos painéis mas parece correcta, as ligações na ficha AC que liga ao inversor também estão ok. Não percebo... Infelizmente esqueci-me de levar um voltímetro para testar se havia potencial eléctrico nos dois cabos que vêm dos painéis, mas a certa altura houve um pequeno raio de sol (esteve nevoeiro cerrado a manhã toda) quando estava a colocar as fichas no cabo solar e pareceu-me apanha pequeno choque. Agradeço alguma ajuda por favor.

    Por exemplo, No sítio onde ligou o neutro e a fase, coloca uma tomada. Nessa tomada testa uma lâmpada, um secador ou outra coisa qualquer.
    No cabo que sai do inversor coloca uma ficha e liga a essa tomada.
    O solis 4g mini tem um interruptor de corte incorporado, embora haja versões sem isso. O meu solis 1500 tem.
  6.  # 446

    Colocado por: callinas
    Excelente trabalho. Parabéns ao instalador.

    Obrigado, fiquei muito contente.

    Colocado por: callinas
    Eu também queria comprar bateria LG ou similar. Pode comprar modulares como as da sua fotografia. A qualquer momento mete mais um módulo .
    E porque não modulares em vez de LG?
    Penso que o Tunip tem baterias assim

    Optei pela LG porque, mesmo sendo mais cara, anuncia quase o tripo de ciclos e tem as medidas ideias para pendurar junto à parede sem ser necessário prateleira... Mas penso que as modulares funcionarão igualmente bem...
  7.  # 447

    Colocado por: master_chiefjsantosdias

    quanto é que que custa o seguro para os paineis? É de responsabilidade civil?!


    Não faço ideia... Agora é que vou começar a pensar nessas questões...
  8.  # 448

    Obrigado pelas sugestões callinas. Na caixa de derivação onde liguei a saída do inversor testei com um busca-polos e havia uma fase activa que cortava no disjuntor. Entre outras coisas havia ligado nessa caixa de derivação a campainha da entrada, a qual funcionava. Por isso não tenho suspeitas da ligação AC. Também liguei o botão de corte DC no inversor, apenas após ter ligado o disjuntor que cortava essa parte da instalação da casa, como instruído no manual. Mas o inversor não dá sinal nenhum. Nenhum Led liga, nada. Por isso acho que a única coisa a ver agora são os painéis. Quando os liguei em série fiquei com a sensação que as fichas encaixavam muito facilmente, sem resistência como se houvesse folga. Também houve na verdade um pequeno percalço porque o meu cunhado deixou pousar a face inferior de um painel numa esquina metálica do telheiro onde foram instalados. Seria isso suficiente para partir uma waffer do painel e assim não haver produção com eles em série?
  9.  # 449

    Colocado por: master_chiefjsantosdias

    quanto é que que custa o seguro para os paineis? É de responsabilidade civil?!


    Eu no seguro da estufa tinha uma cláusula em como também cobria os painéis, provavelmente no seguro da casa também deverá dar para acrescentar. Pelo menos se tiver seguro de recheio quase de certeza que dá. Mas terá que ter sempre uma cláusula extra, não me fiava muito se alguém disser logo à partida que está incluído, porque interfere no preço, afinal é algo mais sensível a tempestades, pedras, etc.
  10.  # 450

    Já liguei para a solarshop e vou fazer como sugerem (e que até já teria feito visto ser óbvio, mas não tinha como): medir a voltagem dos painéis.
  11.  # 451

    O inversor liga mesmo sem painéis ligados.O seu problema tem de estar entre o inversor e a ligação à casa.
    Tem as fichas bem cravadas, as fichas que ligam ai inversor?
  12.  # 452

    Sim, tenho as fichas bem cravadas. Como não tinha pontas de terminação dos cabos até lhes dei um cheirinho de solda para ficarem rígidos e não se desfazerem ao apertar os parafusos na ficha AC que liga ao inversor. Fiz o mesmo na ligações à caixa de derivação e nas terminações do cabo solar por não ter alicate próprio de cravar as pontas. E verifiquei 2x que estão ligados correctamente: preto no L, azul no N e terra no ground. Na caixa de derivação liguei igual; preto ao borne com fios castanhos e fase activa (testei com busca pólos), azul aos azuis e amarelo/verde ao respectivo borne também. Vou verificar uma terceira vez... não custa. Na verdade desconfio mais do lado AC mas não sei onde estará o problema. No lado DC, a não ser que haja um painel avariado ou alguma ficha com mau contacto, não vejo onde possa estar o problema. Agora que penso nisso, acho que a ficha AC também entra muito froxa na tomada do inversor, mas entra até encaixar e bloquear a patilha de retenção... Não sei, há-de ser algo estupidamente simples, digo eu.
  13.  # 453

    Aquilo tem uma ficha que liga ao inversor com 3 fios.
    Encosta a ficha e roda o terminal, encosta mais um pouco, e roda novamente, encosta mais um pouco e roda.
    Fez isso
  14.  # 454

    Callinas, está a falar da ficha AC que liga o inversor á rede da casa? O manual não fiz nada disso e eu fiz como lá diz: inserir a ficha no conector do inversor até fazer click. Não vejo como o que diz possa sequer ser feito no Solís mini 1500 4G... A ficha com 3 conectores (L, N e ground) apenas encaixa não roda...
    Ou estava a brincar?
  15.  # 455

    Tem um cabo que liga a esta ficha triangular, tem um perno que engancha.

    depois de encaixar o cabo aquilo não tem um anel que enrosca?
  16.  # 456

    Sim, a ficha no lado do inversor é assim, mas não me lembro que a que se coloca no cabo tenha peça para enroscar. Até estranhei porque aquilo encaixa só com click da partilha lateral mas fica meio solto, e não vejo como possa enroscar...
    • n4rs
    • 2 julho 2019 editado

     # 457

    Boa tarde,
    Tenho alguma limitação em termos de espaço no telhado para a colocação dos painéis. Considerando a orientação do telhado e os locais disponíveis. Qual acham que seria a localização mais conveniente e eficiente? A, B ou C?
      Orientacao paineis.jpg
      Telhado.jpg
  17.  # 458

    Quantos quer instalar?
    Se for só 1 ou 2 vire para sul.
    O local é o que lhe der mais jeito de modo a passar cabos.
    O ideal será A
    Concordam com este comentário: n4rs
    Estas pessoas agradeceram este comentário: n4rs
  18.  # 459

    Ia dizer o mesmo, porque B e C podem sofrer de sombra. A não ser que coloque por cima de B ou C, como até lá tem desenhado também.
    Concordam com este comentário: n4rs
  19.  # 460

    dependo do seu perfil de consumo, e do objectivo ponderar divididos, nas duas zonas entre CÁ e AB, com uma orientação mais E e W.

    menos valor de pico, mas uma maior distribuição ao longo do dia solar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: n4rs
 
0.1049 seg. NEW