Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 781

    Quantos painéis tem
    ?

    Não liga tomada , liga a um ponto de energia. Se puser no cabo uma ficha, liga a uma tomada então.
  2.  # 782

    Colocado por: callinasQuantos painéis tem
    ?

    Não liga tomada , liga a um ponto de energia. Se puser no cabo uma ficha, liga a uma tomada então.


    Tenho 14, mas estou para ligar apenas 3 de 250w cada em casa dos meus pais, os restantes são para a casa que estou a construir.

    Edit:

    Sei que isto é com microinversores, mas queria evitar pois parece-me que sai mais caro, mas veja esta explicação, no final ligam à tomada. Queria um inversor assim que fosse + simples de ligar porque evitava a instalação. Tudo o resto desenrasco-me a montar e ligar, agora se for para mexer no quadro elétrico já se tem que chamar alguém.

    https://www.portal-energia.com/guia-passo-passo-instalar-kit-autoconsumo-solar-fotovoltaico/
  3.  # 783

    Qualquer inversor tem essas duas possibilidades, ou coloca direto ao quadro com um disjuntor, ou coloca ligado a uma tomada.
    Há kits que vêm com o disjuntor ou com a ficha, é só escolher o que se quer!
  4.  # 784

    Colocado por: tiagooliveira20

    Tenho 14, mas estou para ligar apenas 3 de 250w cada em casa dos meus pais, os restantes são para a casa que estou a construir.

    Edit:

    Sei que isto é com microinversores, mas queria evitar pois parece-me que sai mais caro, mas veja esta explicação, no final ligam à tomada. Queria um inversor assim que fosse + simples de ligar porque evitava a instalação. Tudo o resto desenrasco-me a montar e ligar, agora se for para mexer no quadro elétrico já se tem que chamar alguém.

    https://www.portal-energia.com/guia-passo-passo-instalar-kit-autoconsumo-solar-fotovoltaico/


    Colocado por: callinas
    Se puser no cabo uma ficha, liga a uma tomada então.
  5.  # 785

    Colocado por: callinas





    Colocado por: rjmpiresQualquer inversor tem essas duas possibilidades, ou coloca direto ao quadro com um disjuntor, ou coloca ligado a uma tomada.
    Há kits que vêm com o disjuntor ou com a ficha, é só escolher o que se quer!


    Ah pensava que teria que haver alguma diferença no inversor para permitir isso, desconhecia que era assim tão simples.

    Há alguma vantagem em ser de uma forma ou de outra?

    Obrigado pela ajuda
  6.  # 786

    Colocado por: tiagooliveira20





    Ah pensava que teria que haver alguma diferença no inversor para permitir isso, desconhecia que era assim tão simples.

    Há alguma vantagem em ser de uma forma ou de outra?

    Obrigado pela ajuda

    Vantagem para quem está a construir é deixar um tubo vazio da cobertura para o quadro, mete o disjuntor.
    Vantagem para quem tem uma casa já feita, mete a ficha e liga no sítio mais perto.
    É o que for mais fácil basicamente, a eletricidade será consumida no ponto mais perto da produção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagooliveira20
  7.  # 787

    Boa tarde,

    Já agora mais uma pequena ajuda na escolha do inversor.

    Segundo percebi é importante o inversor ter uma potência de arranque o mais baixo possível certo? Assim permite que arranquem com menos sol ainda a incidir nos painéis ou estou a ver mal?

    Os painéis que tenho são estes:

    Luxor ECO LINE P60-250W Poly Solar Panel

    Nominal output 250
    Nominal voltage (V) 30.75
    Nominal current (A) 8.14
    Short-circuit current (A) 8.59
    Open-circuit voltage (V) 37.31
    System voltage (V) 1000
    Cell type polycrystalline
    Output tolerance +6,49 Wp
    Length (mm) 1,638
    Width (mm) 982
    Height (mm) 40
    Weight (kg) 18
    Cell count vertical 10
    Cell count horizontal 6
    Cell length (inches) 156
    Cell width (inches) 156
    Frame type Standard
    Certificate 1 IEC/TÜV
    Certificate 2 Protection Class 2
    Plug type MC4 connectable

    Qual é a potência de arranque destes painéis? 30,75V ??

    Estava então em dúvida entre estes 3 inversores, na vossa opinião qual escolheriam:

    SAJ Sununo Plus 1.5K - 345€

    Model: Sununo Plus 1.5K
    Maximum DC power ( w ): 1800
    Maximum DC input voltage ( v ): 450
    Mppt voltage range ( v ): 60-425
    Rated input voltage ( v ): 360
    Starting voltage ( v ): 70
    Minimum input voltage ( v ): 50
    Maximum input current ( a ): 11
    MPPTNumber of tracks: 1
    Number of component strings ( MPPT per lane ): 1
    Dc switch: Built - in


    Zeverlution S Solar - 356€

    Input (DC)
    Maximum PV array power (STC) 2140 Wp
    Maximum DC power at cosφ=1 1750W
    Max. input voltage 500V
    MPP voltage range / rated input voltage 70-450V / 360V
    Min. start voltage 80V
    Min. feed-in power 20W
    Max. input current per MPPT 11A
    Number of MPPTs 1
    Number of independent MPP inputs 1

    Output (AC)
    Rated active power 1500W
    Max. apparent AC power 1650VA
    Nominal AC voltage / range 220V, 230V, 240V / 180-280V
    AC power frequency / range 50, 60 / +-5Hz
    Rated power frequency / rated grid voltage 50Hz / 230V
    Max. output current 7.5A
    Power factor (@rated power) 1
    Adjustable displacement power factor 0.8 inductive ... 0.8 capacitive
    Feed-in phases / connection phases 1 / 1
    Harmonic distortion (THD) at rated output < 3%

    Solis Mini 1000 4G - 344€

    SOLIS MINI 1000-4G TECHNICAL DATA
    Model Solis-mini-1000
    Energy source PV
    Input Side(DC)
    Max. DC input power 1.2kw
    Max. DC input voltage 450V
    Start-up DC input voltage 60V
    MPPT voltage range 50-400V
    Max. input current 10A
    MPPT number/Max. input strings number 1/1
    Output Side(AC)
    Rated output power 1kW
    Max. apparent output power 1.1kvA
    Max. output power 1.1kW
    Rated grid voltage 230V
    Grid voltage range 180~270V
    Rated grid frequency 50/60Hz
    Operating phase Single
    Rated grid output current 4.3A
    Max. output current 6.1A
    Power Factor (at rated output power) >0.99
    Total harmonic distance(THDi) <3%
    DC injection current <20mA
    Grid frequency range 47-52Hz or 57-62Hz


    Pelo que percebi se calhar o 1º é o melhor certo? 1,5kw mãximo (permite aumentar para o dobro de painéis iguais), potência de arranque é a que fica ali no meio (70v).

    Ou há algo que esteja a perceber mal?
  8.  # 788

    Nessa questão já não consigo ajudar porque não percebo. Eu escolhi um kit no qual o inversor tivesse margem para, se justificar, adicionar mais painéis no futuro.
  9.  # 789

    Eu tenho dois solis 4g mini. Um 1500 outro 2500.
    Se sabe que só quer até 1kw de potencia instale um inversor de 1kw. Se quer mais potencia instale 1,5 kw ou mais. Isso agora é consigo.



    Colocado por: tiagooliveira20Boa tarde,
    Segundo percebi é importante o inversor ter uma potência de arranque o mais baixo possível certo? Assim permite que arranquem com menos sol ainda a incidir nos painéis ou estou a ver mal?


    Não é assim muito relevante este aspecto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagooliveira20
  10.  # 790

    Colocado por: Jmeireles12
    instalei a minha wibeee box e tive o mesmo problema das avaliações erradas... conseguiu resolver a situação?

    Para Finalizar o assunto a mibeee box tinha um defeito, e foi isso que provocou as avaliações erradas, entrando em contacto consegui a troca e neste momento tudo funciona as mil maravilhas
  11.  # 791

    Produção de energia para autoconsumo dá isenções nos CIEG

    Os consumidores que produzam e injetem energia na rede pública vão ter isenção total dos custos de interesse económico geral no caso dos projetos de comunidades e autoconsumo coletivo e de 50% nos de autoconsumo individual

    Os consumidores que produzam e injetem energia na rede pública vão ter isenção total dos custos de interesse económico geral (CIEG) no caso dos projetos de comunidades e autoconsumo coletivo e de 50% nos de autoconsumo individual.

    Falando hoje no seminário ‘online’ “A transição energética e o investimento das comunidades”, organizado pelo projeto Ponto Energia, o secretário de Estado da Energia, João Galamba, adiantou ter já assinado e enviado para publicação o despacho que prevê estas isenções.

    “Assinei esse despacho há duas semanas, já foi enviado para publicação, e demos uma isenção total de CIEG para todos os projetos que utilizem a rede pública, sejam de autoconsumo coletivo ou de comunidades de energia, enquanto o individual tem apenas uma redução de 50%”, disse Galamba.

    A possibilidade de isenção total ou parcial de CIEG — atualmente responsáveis por cerca de 30%, segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) da fatura da eletricidade em Portugal — estava prevista no decreto-lei 162/2019, de outubro de 2019, que aprovou o regime jurídico aplicável ao autoconsumo de energia renovável.

    Para o secretário de Estado, trata-se de uma medida “muito importante” já que, “segundo estudos vários, esta era uma das barreiras mais importantes” ao desenvolvimento destes projetos, dado o “impacto muito significativo” na sua viabilidade económica e financeira.

    “Entendemos que este despacho pode ser um importante desbloqueador”, sustentou João Galamba, apontando ainda a contribuição do “trabalho regulamentar que se tem vindo a fazer” na criação de condições para a proliferação destes projetos, cuja evolução admite estar a ser, “porventura, mais lenta do que o desejado”.

    “Nesta primeira fase, aquilo que temos verificado é que os projetos de autoconsumo e as comunidades [de energia], apesar de partirem de um quadro geral, são projetos singulares, com especificidades próprias. O que temos procurado dizer, assim que tomamos conhecimento de algum projeto — e tem havido vários a nível das autarquias, como Lisboa, Porto e Cascais — é para terem uma forte interação com a DGEG [Direção-Geral de Energia e Geologia] e com a ERSE nos desenhos iniciais desses projetos, para terem um acompanhamento mais próximo e perceberem como é que podem implementá-los”, explicou.

    Na sua intervenção no ‘webinar’, o governante anunciou ainda que, “em princípio durante o mês de junho”, a ERSE fará um levantamento sobre os avanços regulamentares desde a publicação do decreto-lei 162/2019 e “as barreiras que falta eliminar” ao nível do autoconsumo coletivo e comunidades de energia.

    Admitindo que “ainda há trabalho a fazer para concretizar todo o potencial do decreto-lei aprovado”, Galamba garantiu que o executivo quer “mesmo dar um incentivo grande a esta área”.

    O secretário de Estado anunciou também para “breve” o início da elaboração pelo Governo de uma estratégia nacional de longo prazo para o combate à pobreza energética e disse que o executivo está “em vias de aprovar”, após o processo de consulta pública, a estratégia de longo prazo de renovação de edifícios.

    O objetivo é promover a eficiência energética, uma área na qual admite que “houve um atraso, mas em que se está agora a recuperar caminho”.

    No que se refere à futura redução do IVA da eletricidade por escalões de consumo, que na sexta-feira recebeu luz verde de Bruxelas, após nenhum Estado-membro se ter oposto na reunião do Comité do IVA da Comissão Europeia, Galamba afirmou que “tem sempre a ver com a compra de eletricidade”, pelo que “não será tão relevante na questão do autoconsumo e das comunidades” de energia.

    “Por acaso ainda tenho algumas dúvidas de como é que funciona, depois, na partilha de energia, se há IVA ou não há IVA (confesso que essa parte não tenho ainda totalmente clara), mas o IVA será mais crítico na compra de eletricidade fora do modelo de autoconsumo e de comunidades. E aí vão baixar os custos de eletricidade”, disse.

    https://visao.sapo.pt/atualidade/ambiente/2020-06-15-producao-de-energia-para-autoconsumo-da-isencoes-nos-cieg-joao-galamba/
  12.  # 792

    Esse decreto-lei mais descodificado https://www.telles.pt/xms/files/Telles_Green_Briefing_-_Novo_Regime_do_Autoconsumo.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
    • zed
    • 17 junho 2020 editado

     # 793

    No início do ano falou-se em benefícios em sede de IRS para quem instalar. Alguém sabe em que pé isso ficou?
  13.  # 794

    Sim, desde o início do ano ja poupei 90 euros em autoconsumo .
    No IRS se der para meter só se no próximo ano.
    Isto do covid ajudou a amortizar mais rápido o investimento
  14.  # 795

    Colocado por: pcspinheiroBoas,
    alguém sabe se é possível consultar a quantidade de energia injectada na rede nos contadores novos digitais da EDP, marca Ziv (prime alliance)? Ou saber se essa quantidade de energia está a ser contada como consumo? Quando instalei os meus dois painéis fiquei sinceramente convencido de ver uma redução nas facturas mensais, mas desde que me trocaram o antigo Janz por este os consumos tem sido superiores. A treta do "estes contam melhor" não me convence" e não estou para andar a pagar o que dou à rede (como se não chegasse ser normalmente de borla!). Estes contadores devem supostamente estar preparados para auto-consumo MAS depende do modo como estão programados, segundo li algures. Não me admirava que os senhores da EDP distribuição, por "engano" claro :-( , não o tivessem posto mal programado.

    Mais alguém teve esta experiência?
    Cumprimentos e boa saúde!

    Para além dos painéis, convém ajustar a produção, o tarifário e a forma de consumo.
    Exemplo: tenho 1 carro elétrico, 1 híbrido e tudo elétrico em casa, sem gás, + 1 bomba da piscina de 1,5cv.
    Instalação trifásica alternada (escolho em que fase(s) coloco a energia dos paineis) com tarifário tri-horário. Este é o meu padrão de consumo. Posso dizer que baixei para 1/3 o consumo em termos monetários.
      Screenshot_9.jpg
  15.  # 796

    Pois, eu consigo ver quanto produzo, mas não sei se no contador isso está a ser somado ao consumo ou descontado... Ou seja, penso que estou a poupar porque produzo uma média superior a 3 KWh nos dias mais longos e posso estar é a pagar mais 3KWh em cima do que normalmente gastaria... A app diz-me que já produzi 810 KWh no cerca de 1 ano desde que tenho os painéis. Se usasse tudo veria uma redução anual de uns 160€, contas por alto, mas com certeza não é o caso. Mesmo assim não acho que tenha visto a redução esperada e penso que os ganhos se esbateram com o novo contador, já que nos primeiros 2-3 meses notei diferença, antes de mo terem trocado...
  16.  # 797

    Mas não estás a passar mais tempo em casa, com mais utilização de eletricidade?
    Eu não tenho FV, mas como estou em teletrabalho e tive os filhos em casa uns meses, nesses meses a conta disparou...
  17.  # 798

    Se no visor do contador aparece algures um sinal "-" quando há produção em excesso, então é porque o contador reconhece que é uma injecção e não consumo.
  18.  # 799

    O estar com os filhos em casa é relativo em termos de consumo. Está a TV mais tempo ligada, mas isso só serviria para absorver algum excesso em certas horas. Mas em termos de luzes e do resto não deve aumentar muito. Nem temos usado muito mais o AC, excepto nos últimos dias ou à noite para dormir, mas isso é igual todos os anos. Disparou um pouco (bastante...) nos primeiros 2 meses de confinamento porque um gaijo punha-se a fazer pão para não sair de casa e usava o forno dia sim, dia não ;-). Tenho que ver melhor isto...
  19.  # 800

    Para ver o saldo da casa em qualquer altura no contador é como disse no outro tópico, aceder menu dos valores instantâneos e ver potência. O campo com o código 1.7.0 é o valor que a casa está a consumir da rede quando a energia consumida é maior do que a produzida nos painéis. O campo com o código 2.7.0 é o excesso que se está a injectar na rede quando a produção é maior do que o consumo.
 
0.2073 seg. NEW