Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 24 Junho 2019

# 481

1500 W?

Como é a garantia desses painéis LG ?
  1. Ícone informação Anunciar aqui?

2.  # 482

Colocado por: eu1500 W?
    max 335W x6
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  3.  # 483

Colocado por: euComo é a garantia desses painéis LG ?
    10 anos,

a 20 anos garantia de decréscimo até 20% max.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu

4.  # 484

Colocado por: rigsyJorge: qual o custo (por alto) destes painéis e do inversor?
    2800€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, JonyCosta
    • eu
    • 24 Junho 2019 editado

# 485

Colocado por: jorgealvesa 20 anos garantia de decréscimo até 20% max.

Muito bom. É incrível o tempo de vida destes painéis, é um investimento para décadas.

Se calhar o ponto fraco vai mesmo ser o inversor; duvido que dure muito tempo. A garantia do inversor é um bom indicador: qual é o período de garantia deste inversor?

PS: é bom ter neste fórum profissionais que respondem direta e rapidamente às perguntas, sem rodeios e sem intrigas. Obrigado.
    Concordam com este comentário: JonyCosta
  5.  # 486

Pode sempre perguntar porque é que dos tubos de vácuo se mudou agora para os fotovoltaicos :-)
    Concordam com este comentário: James Bond
    • eu
    • 24 Junho 2019 editado

# 487

Colocado por: SkinkxPode sempre perguntar porque é que dos tubos de vácuo se mudou agora para os fotovoltaicos :-)

A aposta nos painéis fotovoltaicos não é uma tendência (ou moda) deste fórum ou sequer deste pequeno retângulo chamado Portugal, é uma tendência mundial, que resulta da necessidade de reduzir as emissões de carbono.

Porque é que agora se vêem cada vez mais? Porque o preço baixou consideravelmente, tornando esta tecnologia mais acessível e com um ROI interessante, mesmo para consumo próprio. No verão, podem apoiar eletricamente uma bomba de calor, ou A/C, o que os torna uma opção muito interessante de apoio à climatização.

E ainda por cima, os preços caíram mesmo a pique. Tu sabes bem quando é que custava um kit destes há 10 anos atrás...
    Concordam com este comentário: zinna
    • eu
    • 24 Junho 2019

# 488

Eu só ainda não avancei para os fotovoltaicos por uma razão financeira, que deriva do facto de os preços estarem a baixar tanto de um ano para o outro.

Aquilo que pouparia num ano com os painéis é inferior à redução do preço do kit nesse ano, portanto, só faz sentido (matematicamente) investir quando os preços estabilizarem ou então quando a redução de preços for menos acentuada.

Atenção que isto é do ponto de vista meramente financeiro; há outras razões para investir já.
  6.  # 489

A mudança de que eu falava é a que se deu neste tópico, não no mercado.

______________________________________________________________________________

E o fotovoltaico tem muito que se lhe diga, porque casar o consumo com a produção é a principal dificuldade e não é por terem instalações maiores que conseguem maiores eficiências/rendimentos.

Não digo que não seja uma tecnologia relativamente interessante, mas é para coisas mínimas. Standbys, arcas e frigoríficos e mais que isso já tem que ser muito, muito optimizado.
    Concordam com este comentário: jfsmoreira
  7.  # 490

Colocado por: SkinkxPode sempre perguntar porque é que dos tubos de vácuo se mudou agora para os fotovoltaicos :-)
    ninguém mudou coisa nenhuma, aliás os coletores térmicos estam ali bem visíveis na fotografia.

Quer os coletores quer o inversor são ambos recentissimos e ambos cumprem com os mais altos padrões de qualidade e fiabilidade, o inversor é de uma das mais respeitadas marcas alemãs, com desenho e produção alemã.

Apresenta dos mais baixos índices de distorção harmónica do mercado.
  8.  # 491

Colocado por: euA garantia do inversor é um bom indicador: qual é o período de garantia deste inversor?
    10 anos de garantia.
  9.  # 492

Colocado por: jorgealves2800€
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu,JonyCosta

2800€?!
    Onde já vão as coisas. Agora justificam fotovoltaicos para lavar roupa e loiça durante o dia e para dar de comer à BC.
    Ainda hoje li algures um forista a dizer. " eu tenho PRH+BC+paineis+recuperador+fotovoltaicos.
    Onde isto ja vai.
    Eu bem digo que a malta anda perdida.
  10.  # 493

Colocado por: eucustava um kit destes há 10 anos atrás
    a primeira vez que tive contacto com fotovoltaicos foi em 1988 e custavam uma pequena fortuna só ao alcance de organismos com necessidades muito especificas e inpossiveis de resolver com outros sistemas, como sejam os sistemas de balizagem fluvial e maritimo
  11.  # 494

Colocado por: SirruperEu bem digo que a malta anda perdida.
    tem sempre a hipótese de habitar numa caverna, comunicar por sinais de fumo e caçar para comer.
    Concordam com este comentário: Paulo_Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: M.Dias
  12.  # 495

Colocado por: jorgealvestem sempre a hipótese de habitar numa caverna, comunicar por sinais de fumo e caçar para comer.

Um gajo numa sexta feira foi ao supermercado comprar pensos higiénicos para a esposa. Como nao percebia daquilo pediu ajuda a um colaborador.
    O colaborador disse-lhe: ja que tem o fim de semana estragado devia era comprar uma cana de pesca.
    E o sujeito concordou.
    O colaborador. Mas perfeito era comprar um carrinho de linha para ser rapido a tirar o peixe.
    O sujeito: Tem razao.
    O colaborador: mas para voce pescar no mar o melhor era ter um barco pneumatico.
    O sujeito: tem razao.
    O colaborador: mas ter um barco desses o melhor era um motor de 100cv.
    O colaborador: que carro tem?
    O sujeito: uma carrinha 4x4.
    O colaborador: tem reboque para o barco?
    O sujeito: nao
    O colaborador: entao tem de ter.
    O colaborador: pronto, para os pensos tem de falar com a minha colega.
  13. Ícone informação Anunciar aqui?

14.  # 496

Colocado por: Sirruper

Ainda hoje li algures um forista a dizer. " eu tenho PRH+BC+paineis+recuperador+fotovoltaicos.
    Onde isto ja vai.

Acha que é desnecessário?? Se sim, porquê?? Eu estava a pensar nessa solução, mas sem painéis !!

Não é uma boa solução??
  15.  # 497

Colocado por: JonyCosta

Acha que é desnecessário?? Se sim, porquê?? Eu estava a pensar nessa solução, mas sem painéis !!

Não é uma boa solução??

Tem de falar com um instalador/vendedor.
    Eu nao vendo, logo a minha opiniao nao interessa.
    Leia o que por aqui anda e abra os olhos. Depois pense nas sua necessidades e decida.
    Ha por aqui um termo inventado no forum.
    "Pre-conceitos".
  16.  # 498

Colocado por: jorgealvestem sempre a hipótese de habitar numa caverna, comunicar por sinais de fumo e caçar para comer.

E não há dias em que nos apetecia viver assim?
  17.  # 499

Colocado por: Sirruper
    Onde isto ja vai.
    Eu bem digo que a malta anda perdida.

São opções. É o mesmo que gastar 15 mil numa garagem para meter o carro, quando os carros foram feitos para estar à chuva e sol.
    É o mesmo que gastar 3 mil em cortinas, 3 mil em iluminação LED em vez de lâmpadas normais, 7 mil numa cozinha, ou 800 num portão elétrico.
    Já agora eu tenho isso tudo que você referiu.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, jorgealves, JoelM, NTORION, two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JonyCosta
  18.  # 500

Colocado por: jfsmoreira

E não há dias em que nos apetecia viver assim?

Há.
    Mas no verao temos de estar fresquinhos. E no inverno quentinhos.
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">