Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Macneonpelo que percebi já existe À venda
    não está disponível.

Não lhe vai trazer nenhuma vantagem ter uma máquina cujo principal argumento é fazer 70°C directos, fica melhor servido com a actual ehsxb+ erlq11
  2. Colocado por: ASSimoesAs máquinas já trazem uma label de acordo com a diretiva ErP. Ao comprar uma solução (bc+depósito+inercia+...), quem define a "label" do sistema?
    Isso é necessário para a certificação energética da moradia?
    é obrigatório para os cálculos do CE, a Daikin tem um software específico para situações menos vulgares.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ASSimoes
  3. Então é o instalador que define a label do sistema integral?
  4. Colocado por: ASSimoesEntão é o instalador que define a label do sistema integral?

Colocado por: jorgealvesa Daikin tem um software específico
    mas sim é da responsabilidade do instalador a introdução dos dados para o programa fazer os cálculos assim como é responsabilidade do DO ou comprador conferir se os equipamentos descritos são os aplicados.
  5. Uma questão.

Para evitar a "mudança" de ciclos de aquecimento aqs e arrefecimento prh, não seria bom instalar um depósito de inércia em bypass apenas no verão para que a bomba trabalhasse durante o dia mas aqs aproveitando o calor, e a noite apenas no prh aproveitando a noite fresca?

Pois caso contrário está volta e meia a mudar de aquecimento para arrefecimento.

Tem lógica? Ou não vale a pena o trabalho?
  6. Está por aí alguma confusão pois para isso ser viável teria que ser com outro tipo de bomba de calor no entanto a sua instalação beneficiava muito se tivesse um depósito de inércia com uns 20 ou 30 litros.
  7. No Verão a bomba tem de comutar a circulação de água quente (para aqs) com a circulação de água fria (para climatizar) sempre que necessitar de repor a temperatura no depósito de AQS. Não quer dizer que deixe de ter água a circular no prh pois para isso é que lá está o depósito de inércia, nem que tenha de o fazer porqur lavou a loiça com água quente.

Nesta situação é que acho que tb uns painéis solares térmicos nas aqs podem ajudar à solução, pois a bomba não necessita de alterar o ciclo quase nunca, enquanto que os fotovoltaicos ajudam no consumo eléctrico mas não evitam as comutações da BC. Estou a pensar mal, Jorge?
  8. As Daikin Altherma sem ser a nova HT só tem entre 3 a 8 litros de água onde se verifica essa situação pelo que é absolutamente irrelevante as inversões de ciclo.
  9. Sr. jorgealves, a daikin actualmente possui depósitos para recuperadores de calor a lenha até potencias termicas de 16kW ou ainda tem limitações até 8kW?
  10. Colocado por: musciSr. jorgealves, a daikin actualmente possui depósitos para recuperadores de calor a lenha até potencias termicas de 16kW ou ainda tem limitações até 8kW?
    sem qualquer alteração.
  11. Colocado por: jorgealvesAs Daikin Altherma sem ser a nova HT só tem entre 3 a 8 litros de água onde se verifica essa situação pelo que é absolutamente irrelevante as inversões de ciclo.

Ou seja, mais vale investir em uns 1500w de fotovoltaico certo?
    E colocar os tal depósito de inércia
  12. Eu ia mais para 2000Wp
  13. Colocado por: jorgealvesEu ia mais para 2000Wp

Ia mesmo dizer isso, 2000, 2200 watt e ideal. Falo por mim
  14. PRE por filme de aquecimento.
  15. Colocado por: jorgealvessem qualquer alteração.
    O modelo modelo ekhwp500b para bomba de calor de alta temperatura permite até 16KW. O limite da temperatura máxima de serviço é de 85ºC o que implica bom adequado controlo de temperatura no caso do recuperador de calor.
    Quando diz sem qualquer alteração refere-se à limitação dos 8Kw ou 16Kw?
  16. Boa tarde.
    Tenho atualmente caldeira + termoacumulador. Quero libertar-me da dependência do gas (neste momento propano) e instalar algo mais recente (para AQS e aquecimento).
    Estou a pensar na Altherma 3 H HT (só para aquecimento, logo "tipo1") e uma solução termossifão ou, se possível reutilizar o termoacumulador (LAPESA GX-100DEC) como mero depósito adicional, circulação forçada para AQS.
    Há alguém com experiência neste tipo de instalações? Acham que será uma boa solução a longo prazo (tanto em termos de retorno, como manutenção e fiabilidade)?
    Alguém disponível na zona do grande Porto (Gaia) para um possível orçamento e instalação?
    Obrigado desde já pela vossa atenção.
  17. Existem condutas para AC ou VC ovais?
    Precisava de umas condutas com um diâmetro pelos 15cm, e para não mexer na secção, pensei que poderiam haver ovais ou rectangulares...
    Nao queria um produto xpto mas algo que fosse "normal" nessas instalações
    • musci
    • 11 julho 2020 editado
    sim, tipo oval http://www.sandometal.pt/produtos-sandometal/oval-pipe/?lang=en
    Assim consegue obter secção par área equivalente
  18. Muito obrigado pela ajuda!
  19. Colocado por: ASSimoesExistem condutas para AC ou VC ovais?
    ovais, quadradas, rectangulares, trapezoidais enfim o que quiser sabendo que existem limites mínimos de execução e planeamento, por exemplo as ovais só se fabricam em diâmetros equivalentes relativamente grandes, tipicamente acima de 400mm.

0.0308 seg. NEW