Iniciar sessão ou registar-se
  1. next
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
      000.jpg
      001.jpg
  2. Tem estilo
  3. Não 1 mas sim 3 atingidos.
    Concordam com este comentário: yepyap
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias, r.v
      3.jpg
      2.jpg
      1.jpg
  4. Colocado por: jorgealvesNão 1 mas sim 3 atingidos.
      3.jpg
      2.jpg
      1.jpg

Parabéns!
    Concordam com este comentário: eu, rigsy, Picareta, Joao Dias, zinna, Anonimo09092021
  5. Mais um gabarolas
    :-))
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    • SrR
    • 1 novembro 2020
    Colocado por: jorgealvesnext
      000.jpg
      001.jpg
    🤦‍♂️🤦‍♂️🤦‍♂️🤦‍♂️🤦‍♂️
  6. Colocado por: PicaretaMais um gabarolas
    :-))

😂😂😂
    • eu
    • 1 novembro 2020
    O que há a seguir ao ouro?
    •  
      GMCQ
    • 2 novembro 2020
    Colocado por: euO que há a seguir ao ouro?
    Platina?
    • VXMC
    • 2 novembro 2020
    Parabéns Jorge. Bem merecido!
    • SrR
    • 2 novembro 2020
    Colocado por: euO que há a seguir ao ouro?
    reforma antecipada
    Concordam com este comentário: eu, Joao Dias
    • NPRP
    • 2 novembro 2020
    Colocado por: SrRreforma antecipada

Nada disso... o Sr. Alves vai andar a espalhar magia laranja por esse Portugal fora até aos 80.. 😂
  7. Viva,

Tenho finalmente o projeto da minha casa em vias de ser aprovado e ando aqui às voltas com a solução de AQS a instalar.
    O meu construtor jura a pés juntos que um sistema solar com depósito de 300L e apoio por resistência chega e mais do que sobra para 4 pessoas.
    Para quem vem de um apartamento com uma caldeira a gás com água quente infinita e imediata, não me parece que seja possível, principalmente no inverno e porque cá por casa as 3 senhoras são pouco ecológicas e não me parece que vá haver mudança.
    Por já ter equipamentos Daikin, estou inclinado em manter a marca e instalar uma BC em vez dos painéis solares.
    Podem recomendar algum modelo que tenha o mesmo rendimento(com água quente "quase" instantânea) que o solar e não faça disparar os custos desmesuradamente? Tanto em aquisição como utilização...
    Uma outra dúvida que tenho, um pouco fora do tópico, vou ter AC em toda a casa e está também projetada a instalação de uma VMC. Para a zona de Coimbra acham que faz sentido ser de duplo fluxo? Se for de fluxo simples, no inverno não vou sentir correntes de ar frias?
    Faz sentido ter o AC a climatizar(verão ou inverno) e a VMC a renovar o ar ou estando um ligado devo desligar o outro?
    Muito obrigado desde já pela ajuda!
  8. O seu construtor tem razão que um termoacomulador de 300L agregado a paneis solares com apoio de uma resistência chega e sobra para 4 pessoas, até dá para mais!

Porque não uma bomba de calor para fazer a climatização e AQS?
  9. Colocado por: rjmpiresO seu construtor tem razão que um termoacomulador de 300L agregado a paneis solares com apoio de uma resistência chega e sobra para 4 pessoas, até dá para mais!

Porque não uma bomba de calor para fazer a climatização e AQS?

Mesmo tomando 4 banhos de seguida em altura de frio? Tenho um vizinho com deposito de 300L que optou por colocar um esquentador a gás com torneira de bypass para as alturas de mais frio porque a mulher estava sempre a queixar-se. Assim, gasta pouco mais de 1 botija por ano e nunca mais houve reclamações.
    Pensei na BC para tudo mas como faço no verão quando tiver temperaturas diurnas exteriores a rondar os 38 graus e noturnas acima dos 23 graus? Não me parece que a casa tenha tempo de arrefecer. Posso abrir as janelas mas com a quantidade de mosquitos que há por aqui, não é alternativa. Daí pensar no AC, serviria para as 2 épocas. Como vou investir bastante em materiais que garantam um bom isolamento, espero que o problema seja mais com o arrefecimento do que com aquecimento.
  10. Colocado por: jaramaPodem recomendar algum modelo que tenha o mesmo rendimento(com água quente "quase" instantânea) que o solar e não faça disparar os custos desmesuradamente? Tanto em aquisição como utilização...
    o modelo Daikin ECH2O de 500 litros.

No entanto não deixa de ter um limite.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jarama
  11. Colocado por: jaramaestá também projetada a instalação de uma VMC. Para a zona de Coimbra acham que faz sentido ser de duplo fluxo?
    sim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jarama
  12. Colocado por: jarama

Mesmo tomando 4 banhos de seguida em altura de frio? Tenho um vizinho com deposito de 300L que optou por colocar um esquentador a gás com torneira de bypass para as alturas de mais frio porque a mulher estava sempre a queixar-se. Assim, gasta pouco mais de 1 botija por ano e nunca mais houve reclamações.
    Pensei na BC para tudo mas como faço no verão quando tiver temperaturas diurnas exteriores a rondar os 38 graus e noturnas acima dos 23 graus? Não me parece que a casa tenha tempo de arrefecer. Posso abrir as janelas mas com a quantidade de mosquitos que há por aqui, não é alternativa. Daí pensar no AC, serviria para as 2 épocas. Como vou investir bastante em materiais que garantam um bom isolamento, espero que o problema seja mais com o arrefecimento do que com aquecimento.

A bomba de calor também arrefece, não é só para aquecer.

Eu com 300L de água a 65graus devo tomar mais de 10 banhos seguidos.

13. Colocado por: rjmpires
    A bomba de calor também arrefece, não é só para aquecer.

Para arrefecer teria de ter ventiloconvetores ou piso radiante certo? Estamos a falar de custos bem mais elevados(julgo eu)...

Eu com 300L de água a 65graus devo tomar mais de 10 banhos seguidos.

Com bomba de calor?Se sim, qual o modelo?

Muito obrigado!
  14. Colocado por: jorgealvessim
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jarama

Relativamente ao funcionamento em simultâneo da VMC e do AC, faz sentido ter a VMC ligada em simultâneo com o AC ?

Muito obrigado a todos!

0.6514 seg. NEW