Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Beto1980Imaginava que sendo a fachada SW mais quente seria a mais eficaz para captar calor... 🙄
    e no arrefecimento???
  2. Colocado por: jorgealvesarrefecimento???


    Sendo as necessidades de arrefecimento reduzidas, faria o BC aquecer água no calor do dia e arrefecer à noite pela fresca....
    Assim em teoria parecia boa ideia. Na prática não sei
  3. Colocado por: jorgealvesno arrefecimento???

    O "habitual" na zona litoral não é gastar mais em aquecimento do que em arrefecimento?
    • SrR
    • 19 julho 2021
    Ou seja quando a casa tem mais necessidade de arrefecimento (durante o dia,) a bomba de calor não trabalha é isso?
    Concordam com este comentário: jorgealves
  4. Colocado por: Beto1980O "habitual" na zona litoral não é gastar mais em aquecimento do que em arrefecimento?
    ou o inverso depende do "litoral"
  5. Colocado por: SrRquando a casa tem mais necessidade de arrefecimento


    Então mas uma construção nova com etics, correcção das principais pontes termicas, e com forte inércia da alvenaria, não aguenta 1 dia de sol????
    A minha casa atual, sem etics, com caixilharia pobre e cheia de pontes termicas em tudo o que é pilar e coluna, aguenta vários dias de muito calor/sol até ficar "quentinha; e o inverso tb qd começa a arrefecer....

    Já não percebo nada disto.... Farto-me de (vos) ler a falar das maravilhas da forte inércia do sistema PRH, e depois afinal basta umas horas sem arrefecimento para a casa ficar quente no verão?😒
    Cada vez fico mais confuso....

    Se alguém tiver paciência para esclarecer agradeço
  6. Colocado por: jorgealvesdepende do "litoral"

    Pois, faz sentido, não podemos generalizar
    Na casa atual (fraco isolamento como descrito acima) as necessidades de climatização são para aquecimento.
    O AC funciona 10 ou 15 dias / ano, a fazer frio.
    Daí a minha "ideia" do arrefecimento se fazer de noite, pois seria apenas para retirar da habitação as (poucas) 'calorias' entretanto ganhas durante o dia, em tarifa bi-horaria, e estabelecendo sinergias com o meio ambiente envolvente para ter o max cop e eer...

    Vou ficar a aguardar Vossas (mais que fundamentadas) explicações que queiram/possam dar.
    Cps
  7. Colocado por: Beto1980a casa ficar quente no verão?
    o isolamento termico serve para impedir as trocas de calor o entanto sendo o homem um animal de sangue quente (pelo menos alguns e as mulheres nem se fala) e gerando calor com a utilização de qualquer espaço vai ser necessário corrigir esse aquecimento.

    a pratica confirma que uma casa muito bem isolada é quente (tem por aqui alguns exemplos com números reais em pormenor dessa condição) o que no Inverno dá muito jeito mas tem a contrapartida de no verão ser demasiado.

    Colocado por: Beto1980Na casa atual (fraco isolamento como descrito acima) as necessidades de climatização são para aquecimento.
    obvio pois o deficiente isolamento térmico vai aumentar as perdas de calor e sendo no litoral ameno isso nem tem reflexo no verão.

    basta trocas as caixilharias e colocar um isolamento termico decente para a equação inverter.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Beto1980
  8. Alguém tem feedback da bomba de calor da Baxi BC ACS 300 com unidade exterior?
  9. Colocado por: jorgealvesvai ser necessário corrigir esse aquecimento.

    Só não entendi porque seria má idéia fazer essa correção durante o período noturno (com T ext mais baixa, com tarifa vazio)
  10. Colocado por: puma78Por esses valores não pode ter qualquer dúvida!

    A BC da Vaillant é uma boa máquina e depósito de inox.

    Eu sou grande fã da Daikin e acabei de comprar a monobloco com o gás R32. Mas para as AQS comprei a Vaillant.

    Não hesite muito que os preços estão a escalar.

    Concordam com este comentário:RicardoPorto



    Podem explicar melhor quais as vantagens da Vaillant, para além do depósito de inox?
    • cross
    • 21 julho 2021 editado
    Boas,

    Estou a agora na fase do projecto de arquitectura e comecei a ver que solução a adoptar para climatização central e aquecimento de águas sanitárias. Procurei e encontrei este tópico com 92 paginas...

    Não consegui encontrar resposta no que diz respeito a um sistema de bomba de calor para aquecimento/arrefecimento PRH ou VCs (ou ambos) e AQS, 4 pessoas, 140m2, (seria baixa temperatura - já cheguei até aí pelo menos), com as seguintes valências:

    1- Que suporte de raiz painéis solares elétricos para alimentar a bomba de calor fazendo a gestão entre o painel e a rede - Só vi uma marca a referir isso - Basicamente que seja parte da solução/garantia da marca no seu conjunto
    2- Que tenha assistência e monitorização remota - Serviço pela marca ou instalador - Ok, não ok, parâmetros, etc
    3- Integre facilmente com outros sistemas - controlo/monitorizar por habitação - No fundo que tenha uma API disponível fora da cloud (ou que seja pela cloud senão outra hipótese). Para utilizar com domótica "barata" se posso dizer isso assim.

    Experiência de alguém com este(s) serviços?
    Marcas recomendadas nestes aspectos?
    • smdx
    • 21 julho 2021
    uma BC no cenário que refere é algo que se liga para aquecimento em novembro, desliga em março... liga para arrefecimento em junho e desliga e setembro (aí pelo meio só é necessária para fazer AQS no caso de não ter painéis térmicos), pelo que a domótica/automatização não traz grandes vantagens. No limite integrar com os termoestatos, mas novamente, aquecimento com PRH é algo para ligar e ficar ligado uns meses enquanto for preciso.

    sobre a integração com os painéis FV, imagino que esteja a pensar num cenário de gestão de excedente. Para cenários "normais" de 3/4/5/6 painéis FV não faz grande sentido pensar nisso. O aquecimento de água (Seja por resistência ou por BC) é algo com um consumo elevado, sendo que quando precisa mais de AQS (inverno) é quando a produção FV é muito baixa e nem chega para o Aquecimento central, quanto mais AQS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cross
  11. Colocado por: Beto1980
    Só não entendi porque seria má idéia fazer essa correção durante o período noturno (com T ext mais baixa, com tarifa vazio)

    Porque o aumento de temperatura e consequentemente correção deveriam acontecer em simultâneo pois é espectável que essa necessidade precise de ser suprida naquele momento e não 8horas depois.
  12. Mas a inércia não compensa a vantagem de fazer frio qd a T ext é mais baixa, e a eletricidade mais barata?
    Se há um bom isolamento e atividade humana "aquecedora" só começa no fim da tarde....
    Porque não há-de ser suficiente arrefecer uns °C as lages e as paredes para compensar o ganho térmico do dia seguinte???

    Imaginemos o seguinte cenário:
    Eu gosto da casa a 22°C!
    Arrefeço à noite a 21°C
    Durante o dia passaria dos 23°C???
  13. Falando por mim.. portas/janelas abertas num dia de verão ou mesmo só a levar como sol de chapa nos vidros, não é só a casa que aquece, é o ar da casa.. com o "extra" do calor humano e dos cozinhados facilmente mete +1/2 graus o que pode tornar desconfortável.. dependendo do valor de setpoint que tem.
    Também vai depender de casa para casa, da quantidade de envidraçados, da temperatura exterior.. etc etc, é sempre relativo, mas a termodinâmica não engana.
  14. Colocado por: smdxuma BC no cenário que refere é algo que se liga para aquecimento em novembro, desliga em março... liga para arrefecimento em junho e desliga e setembro (aí pelo meio só é necessária para fazer AQS no caso de não ter painéis térmicos), pelo que a domótica/automatização não traz grandes vantagens. No limite integrar com os termoestatos, mas novamente, aquecimento com PRH é algo para ligar e ficar ligado uns meses enquanto for preciso.


    Não é essa a visão para a API. Apenas para controlar a temperatura e visualizar as mesmas num hub tipo HomeAssistant, igual a uma app do fabricante mas basicamente fora da cloud só internamente. Sobre um sistema de climatização a minha ideia é que esta 24/7 a funcionar não é para desligar. Ele tem que fazer a gestão automaticamente.

    Colocado por: smdxsobre a integração com os painéis FV, imagino que esteja a pensar num cenário de gestão de excedente. Para cenários "normais" de 3/4/5/6 painéis FV não faz grande sentido pensar nisso. O aquecimento de água (Seja por resistência ou por BC) é algo com um consumo elevado, sendo que quando precisa mais de AQS (inverno) é quando a produção FV é muito baixa e nem chega para o Aquecimento central, quanto mais AQS.


    Percebo o que quer dizer, estou de acordo igualmente. Procurava uma solução de bomba de calor com painéis FV recomendados pela marca da bomba em vez dos solares térmicos porque são úteis no arrefecimento, os térmicos só dá para aquecimento, mas o principal que seja tudo incluído no mesmo pacote.
    Claro que uns paineis FV sempre se pode "desviar" o excedente para bomba de recirculação ou filtar a piscina, etc...

    Ponto 1 e ponto 2 é uma solução tudo incluído que seja tudo compatível e com monitorização se necessario ajuda, assistência rápida possível se der "raia". Porque afinal são muitos serviços dependentes da solução se ficamos sem eles, e evitar situações que se existir um problema na bomba por exemplo ....é por que é do inverter ou dos cabos ou do camandro... Eu só quero é que esteja a funcionar.

    O ideal era que estes sistemas podem-se ser comercializados em renting por x anos, manutenção incluída... e pagar pelo que se consome mas isso ainda vai levar um tempo para lá chegar :)
  15. Fazendo uma busca encontrei o que me parece uma solução que toca nos pontos que andava à procura.

    https://www.aircon.panasonic.eu/PT_pt/happening/aquarea-pv-panels/

    Alguém tem experiência em primeira mão desta solução?
  16. Acabei por realizar encomendar.

    Não sei se foi a melhor opção, mas era a opção mais equilibrada neste momento.

    Ficou a +/- 1200€ + Iva

    Colocado por: BigmouseAlguém tem feedback da bomba de calor da Baxi BC ACS 300 com unidade exterior?
  17. Colocado por: BigmouseAcabei por realizar encomendar.

    Não sei se foi a melhor opção, mas era a opção mais equilibrada neste momento.

    Ficou a +/- 1200€ + Iva



    BC AQS 300L por 1200+IVA? Parece um optimo preço. Isso é Inox ou Vitro? Tem algum tipo de integração para PV?
 
0.7533 seg. NEW