Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: crossFazendo uma busca encontrei o que me parece uma solução que toca nos pontos que andava à procura.

    https://www.aircon.panasonic.eu/PT_pt/happening/aquarea-pv-panels/

    Alguém tem experiência em primeira mão desta solução?


    Colocado por: crossFazendo uma busca encontrei o que me parece uma solução que toca nos pontos que andava à procura.

    https://www.aircon.panasonic.eu/PT_pt/happening/aquarea-pv-panels/

    Alguém tem experiência em primeira mão desta solução?


    Estou em vias de vir comprar una Panasonic Aquarea, mas o representante da marca (Sanitop), não me falou nessa opção. Na verdade até me está a recomendar uma solução de ter esta BC para PRH e uma outra Insuatherm para AQS. Ele diz que fica +/- mesmo preços q ter apenas 1BC, e torna o sistema mais simples. Hmmm...
  2. é em aço esmaltado

    Pelo que vi não possui ligação para Painéis fotovoltaicos. Mas permite efetuar aproveitamento de outra forma no futuro.

    Colocado por: Pablo OS

    BC AQS 300L por 1200+IVA? Parece um optimo preço. Isso é Inox ou Vitro? Tem algum tipo de integração para PV?
  3. Colocado por: Pablo OSEstou em vias de vir comprar una Panasonic Aquarea, mas o representante da marca (Sanitop), não me falou nessa opção. Na verdade até me está a recomendar uma solução de ter esta BC para PRH e uma outra Insuatherm para AQS. Ele diz que fica +/- mesmo preços q ter apenas 1BC, e torna o sistema mais simples. Hmmm...


    Já agora na sua proposta é Panasonic para só aquecimento ou também arrefecimento para o PRH? Minha preocupação é mais com o arrefecimento.

    Não encontrei em outras marcas BC's com opções nativas para usar painéis FV com funções de gestão de excedentes por exemplo. Quase todas têm sim painéis térmicos e dão prioridade a esse tipo de instalação... É assim ou estarei enganado?

    Não conheço se tem vantagens ou não uma ou duas bombas deixou isso para quem tem essa experiência e sabe da poda. Pelo que percebi com uma procura aqui existe defensores dos dois lados com razões válidas. No mínimo na minha opinião "desinformada" duas bombas ficaria com os serviços independentes em caso de falha.
    Sobre a simplicidade pois depende do ponto de vista, uma máquina mais complicada com tudo e instalação mais fácil e optimizada em espaço versus duas maquinas mais simples que em teoria são mais simples, mas tudo em duplicado, incluindo o espaço. Mas se tivermos em conta que a maioria das falhas em maquinas acontece associada a deficiente instalação, deficiente manutenção e deficiente operação e não a peça ou defeitos de fabrico independente da marca, neste caso podemos dizer que duas maquinas dobro de probabilidades...
    É uma questão de escolher dependente das limitações que tem (no espaço por exemplo) e o que dá mais valor.
  4. Para mim, mais simples seria ter só 1 Bomba e não duas, até para escolher e comprar é mais complicado :D Agora para quem instala, o mais simples refere-se que ao sentido que uma bomba só se foca em fazer AQS e a outra só se foca em fazer PRH. No limite no Verão, tem de estar a fazer frio para um lado no PRH e quente para o outro no AQS. Quanto ao espaço, n vai variar muito, pq no lugar da bomba AQS, teria de estar um depósito de 500L.

    Quanto ao frio, não percebi precisar nada demais em relação à BC, ou seja, é só dps usa-la para fazer frio. Já no PRH, tem alguns impacto, o instalador diz-me q o espaçamento terá de ser mais curto, o que vai implicar gastar mais tubo. Além de que é necessário cuidados nas temperaturas pedidas para não provocar condensação.
  5. Colocado por: Pablo OSdiz-me q o espaçamento terá de ser mais curto, o que vai implicar gastar mais tubo
    o espaçamento para aquecimento tambem beneficia imenso do menor espaçamento permitindo ter temp de impulso mais baixas tornando a solução mais eficiente e consequentemente gastando menos energia pelo que pessoalmente falando uso sempre o menor espaçamento possivél, afinal a diferença são literalmente trocos.

    mas existem muitos que não compreendem nem sabem como colocar em serviço uma instalação de PRH em arrefecimento.
    Concordam com este comentário: puma78
  6. Colocado por: crossuma máquina mais complicada com tudo e instalação mais fácil e optimizada em espaço
    engano pois uma só maquina e dependendo dos modelos somente precisa de um acumulador adicional, uma válvula 3 vias e uma sonda de temperatura, existindo até unidades com tudo isto integrado, pelo que no meu ponto de vista é muito mais simples do que ter dois sistemas completos, os defensores de 2 equipamentos usam o argumento do "descartável", se avariar troca.

    dado curioso: somente entre nós é que se coloca a possibilidade de colocar 2 bombas de calor para fazer o mesmo serviço enquanto que pela Europa fora se tenta diminuir o espaço ocupado pelos equipamentos pois a area que ocupam são absurdamente caras, se fizermos as contas como se faz erradamente por aqui vai se gastar mais 1000€ somente para ter espaço para colocar uma maquina adicional, não faz qualquer sentido,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cross
    • CG.
    • 23 julho 2021
    Boas,

    Estou a prestes a iniciar a construção da minha, muito aguardada, casa (uma aventura). Estou na fase dos orçamentos. E, no que toca para o AQS e piso radiante, têm sugerido este modelo Daikin 3 M EBLA11D3V3. Alguém com experiência ou comentários sobre a máquina? Também têm sugerido outros modelos em split, nomeadamente da Ecodan Mitsubishi. Mas, ainda não percebi muito bem as mais valias, prós e contras, entre monobloco e split.

    Desde já, o meu obrigado.
  7. Colocado por: jorgealvespelo que no meu ponto de vista é muito mais simples do que ter dois sistemas completos


    completamente de acordo. Mas estás maquinas eu não conheço acredito nos profissionais que lidam com elas

    Colocado por: jorgealvesos defensores de 2 equipamentos usam o argumento do "descartável", se avariar troca.


    Não parece ser o argumento dos comerciais como aquele que ofereceu 2 bombas ao @Pablo OS, aqui acima.

    Colocado por: Pablo OSNo limite no Verão, tem de estar a fazer frio para um lado no PRH e quente para o outro no AQS.


    Se entendo bem a preocupação dos comerciais é no sentido que inversões de ciclo da bomba - parar frio para fazer quente e voltar ao frio, poderem causar algum tipo de problema, desgaste ou mais consumos ou algo mais... e por isso oferecem duas bombas pelo preço de uma. Não sei se será estratégia comercial de vender mais chapa, rapel, ou "feeling"....
    Tecnicamente acho que não é relevante visto que imagino (não conheço) que este motores serão todos com controladores por variadores de frequência ou PWM e não o on/off de antigamente. Sobre as eficiências dos dois sistemas seria bom apresentarem uma comparação. Sem querer por em causa nem este nem qualquer outro profissional, que defende uma solução ou outra, mas ou existe alguma coisa concreta/provas ou são diz que disse...

    A tendência é concentrar all in one - faz tudo com menos recursos e menos espaço. Mesmo que seja 60cm quadrados é 360 Euros só em espaço :)
  8. Colocado por: crossTecnicamente acho que não é relevante visto que imagino (não conheço) que este motores serão todos com controladores por variadores de frequência ou PWM e não o on/off de antigamente.
    as bombas de calor mistas são efectivamnete inverter enquanto que a esmagadora maioria das bombas AQS não são.

    Colocado por: crosspoderem causar algum tipo de problema, desgaste ou mais consumos ou algo mais... e por isso oferecem duas bombas pelo preço de uma
    nada disso é somente uma questão comercial e tecnica pois assim desobriga o "aplicador" de conhecimentos que habitualmente não dispõe permitindo ter equipamentos de qualidades diferentes, veja lá se no caso do Pablo lhe propuseram 2 bombas de calor Panasonic? ao invés tem uma Panasonic e uma (para ser simpático) linha branca onde a margem comercial é maior.

    as 2 bombas de calor é uma moda que vai custar muito caro a muita gente daqui a uns anos quando os equipamentos começarem a precisar de manutenção e não ser economicamente viável a sua reparação, por outras palavras avariou compra outra, dai eu dizer que são descartaveis.
  9. só para acrescentar que não conheço nenhum fabricante de renome que recomende ou aconselhe 2 bombas de calor em separado para estas funções, no entanto existem equipamentos no mercado que não permitem fazer AQS derivado a somente fazerem 40ºC de impulso mas são fabricantes específicos sem comparação com os gigantes do mercado.
  10. Confesso que não gosto muito da solução de 2 BC, acabo por esar perto de contratar essa solução, porque no ponto onde estou, tendo o Vendedor recomendar e o Instalador (seja por convicção seja por solidariedade) a concordar, não é fácil eu no alto da minha ignorância estar a por obstáculos baseado na minha analise empirica. Um outro argumento apresentado é a tal válvula de 3 vias ser provavelmente o componente que mais avarias levanta ao longo do tempo.

    Por outro lado lado, estou a por um travão na BC de AQS proposta pelo vendedor da tal Insuatherm 270L, e disse-lhe para preparar avançar com a Panasonic de imediato (ate pq preços estão a subir) mas deixar mais um tempo para reflectir no AQS. O Instalador, diz-me q se arranja a Termobrasa Gold ao mesmo preço da Insuatherm.

    Quanto ao espaço ocupado... no lugar da BC AQS n teria de estar um depósito grande (500L) para fazer inércia?
  11. @jorgeAlves, como é q uma BC faz frio (PRH) e quente (AQS) ao mesmo tempo no Verão? Do q tinha percebido, a BC aquecia/arrefecia um deposito de inercia que vai circular no PRH. E o AQS é uma serpentina que passa nesse depósito, mas esta explicação não encaixa com o fazer frio no PRH e quente no AQS.... :P
  12. Colocado por: Pablo OSdiz-me q se arranja a Termobrasa Gold ao mesmo preço da Insuatherm.
    são a mesma *****

    Colocado por: Pablo OSno lugar da BC AQS n teria de estar um depósito grande (500L) para fazer inércia?
    um deposito de AQS é uma coisa e um deposito de inercia é outra.
  13. Colocado por: Pablo OS@jorgeAlves, como é q uma BC faz frio (PRH) e quente (AQS) ao mesmo tempo no Verão? Do q tinha percebido, a BC aquecia/arrefecia um deposito de inercia que vai circular no PRH. E o AQS é uma serpentina que passa nesse depósito, mas esta explicação não encaixa com o fazer frio no PRH e quente no AQS.... :P
    um deposito de inercia serve para dar folga á bomba de calor existindo configurações que obrigatoriamente precisam dele e outras que o dispensam (e isto não está somente relacionado com a bomba de calor), mas atenção que para a inercia em aquecimento a temp de impulso nunca ultrapassará os 40ºC, o que inviabiliza usar também para AQS, nas soluções com radiadores e derivado a temp de impulso acima dos 55ºC já é uma das possibilidades ainda que não a aconselhe.

    a maioria das bombas de calor só conseguem fazer uma temp de cada vez dai a necessidade de depósitos afim de acumular agua quente enquanto a bomba esta a fazer outras coisas, e tambem por outro motivo pois para se fazer AQS instantâneas precisaria de no mínimo 28Kw a 32Kw e as bombas de calor não têm essa potencia (mesmo que tivessem nunca seria pratico)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pablo OS
  14. Boa tarde! Irei dar início à construção da tão aguardada moradia. Vou por como sistema de aquecimento Prh ligado a um recuperador a lenha e uma bomba de calor de auxílio para quando não há ninguém por casa. Será boa solução usar Pfvs para auxílio da bomba? Feedback de quem tem sistema parecido? A bomba que tenho em orçamento é da Carrier. Sendo um completo leigo nestes assuntos gostava de ter alguma clarividência. A marca é boa? Ou é recomendado outras?
    Antes demais obrigado e cumprimentos.
  15. No seu caso eu poupava o dinheiro no recuperador de calor a lenha e instalava fotovoltaicos de acordo com o consumo da casa.
    Tenho uma da Carrier e até agora tem-se portado bem, faz quente, frio e AQS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Peper87
  16. Colocado por: André Pimentaé recomendado outras?
    pessoalmente recomendo escolher a marca com a qual o instalador se sinta confortável e que domine, impor-lhe outras opções que desconhece é meio caminho para futuros problemas.

    se gosta e faz questão no recuperador é seguir em frente tendo somente que precaver um deposito de inercia, um grupo de impulsão de temperatura fixa ou variável e umas interligações entre este e a bomba de calor.
    Concordam com este comentário: puma78, Pablo OS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mica, Peper87
  17. Colocado por: jorgealvespessoalmente recomendo escolher a marca com a qual o instalador se sinta confortável e que domine, impor-lhe outras opções que desconhece é meio caminho para futuros problemas.

    se gosta e faz questão no recuperador é seguir em frente tendo somente que precaver um deposito de inercia, um grupo de impulsão de temperatura fixa ou variável e umas interligações entre este e a bomba de calor.
    Concordam com este comentário:puma78
    Estas pessoas agradeceram este comentário:André Pimenta


    Sim o depósito de inércia está lá claro, foi-me explicado que o prh trabalha a baixa temperatura e esse depósito serve para controlar a temperatura a que a via entra no sistema . Foi a empresa que me recomendou aquela bomba de calor e eu até pedi algo que me desse garantias. A única razão do recuperador é imposição da minha mulher, diz que dá outro ambiente. Eu até concordo com ela, e como nos temos acesso a lenha facilmente decidimos avançar. Ambos os sistemas trabalham com o prh e aqs. A moradia terá 160 m2. Ainda estou a ponderar painéis fv mas é capaz de me derrapar um pouco o orçamento. Obrigado
  18. Colocado por: rjmpiresNo seu caso eu poupava o dinheiro no recuperador de calor a lenha e instalava fotovoltaicos de acordo com o consumo da casa.
    Tenho uma da Carrier e até agora tem-se portado bem, faz quente, frio e AQS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:André Pimenta

    Tem há quanto tempo? Quais os consumos médios senão é indiscrição?
  19. Colocado por: André Pimenta
    Tem há quanto tempo? Quais os consumos médios senão é indiscrição?

    Faz este mês um ano, os consumos dependem das temperaturas exteriores e da temperatura pretendida no interior, mas diria que 10-15kWh/dia no inverno e 5-10kwh no verão.. se bem que este verão não está a ser exemplo, a bem dizer só apanhei 2 semanas de calor, hoje até choveu!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palmix
 
0.7482 seg. NEW