Neste projecto e porque francamente a nossa confiança nos trabalhos realizados antes de nós era pouca, entendemos utilizar uma "Fidbox" no piso inferior para monitorização dos índices de humidade da habitação nomeadamente do soalho. Actualmente, entendemos ser uma salvaguarda extremamente importante no que á protecção dos nossos soalhos diz respeito. Actualmente tentamos aplicar em todos os nossos projectos de aplicação novos.
Entretanto, enquanto a Su terminava a aplicação do soalho no piso de baixo, eu comecei a preparar a base para receber o soalho no piso de cima uma vez que no piso superior tínhamos uma aplicação hibrida. Uma das divisões receberia soalho colado e as outras receberiam uma base "custom made" por nós seguido de soalho colado e aparafusado. Uma vez que existia uma total ausência de humidades e é de todo impossível ocorrerem humidades ascendentes uma vez que a nossa base seria colada e aparafusada ao solho existente, optámos por poupar algum dinheiro ao DO e em vez do normal contraplacado marítimo que costumamos utilizar nestas situações. optámos por usar vulgaríssimas placas de aglomerado que acabaram por levar um twist muito ao nosso jeito. Por forma a minimizar o impacto acústico de uma solução aplicada num solho velho, decidimos forrar todas as placas com cortiça. A maioria teria simplesmente pousado a cortiça e depois o aparafusamento das placas "agarraria" tudo. Seria de longe a maneira mais fácil de fazer mas o problema é que se a cortiça não estiver mecânicamente agarrada a toda a base, é perfeitamente normal que a mesma venha mais tarde a originar ruídos nomeadamente rangeres indesejados.
Colei a cortiça em excesso nas quatro faces para que depois pudesse assegurar um "trimming" perfeito. Isto porque se o acabamento da cortiça não for o mais perfeito possível depois as placas não encostam na aplicação.
Depois de aparar toda a cortiça efectuei o acabamento á lixa de forma manual. Foi um trabalho moroso mas no fim justificou o esforço pois ficaram irrepreensiveis.
Aplicação das placas coladas e aparafusadas. Como sempre, na Fino não se olha a custos por isso, também os parafusos que fizeram o agarre mecânico das placas foram encomendados de propósito á Spax.