Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Em plena seca sempre se vai comendo algo ...
    Concordam com este comentário: ajcr
      20180618_190114.jpg
      20180618_190028.jpg
      20180618_190015.jpg
  2.  # 82

Colocado por: rafaelisidoroEm plena seca sempre se vai comendo algo ...
      20180618_190114.jpg
      20180618_190028.jpg
      20180618_190015.jpg
    Concordam com este comentário: ajcr, branco.valter
      20180619_192443.jpg
      20180619_192423.jpg
      20180618_190122.jpg
    • RJD
    • 21 junho 2018 editado

# 83

Deixo aqui duas fotos das minhas papaias

https://photos.app.goo.gl/RsBG6F2tHgo6XhQ26
    Parecem um bocado amarelas,mas foi a luz solar a bater nas folhas. Estão muito verdes e parecem saudáveis
  3.  # 84

Então, estão a curtir o inicio do verão, com estas chuvas e trevoada?????

Verão começa hoje: com chuva, granizo e trovoada
    Jornal Económico com Lusa

A tendência para o início da próxima semana será de melhoria.

O verão começa esta quinta-feira, 21 de junho, com chuva, por vezes forte e acompanhada de granizo e trovoadas, mas com temperaturas a rondar os 30 graus, adiantou à Lusa a meteorologista Patrícia Gomes.

O solstício de verão ocorrerá às 11:07 de hoje, marcando o início da estação no hemisfério norte. O verão vai prolongar-se por 93,66 dias até ao próximo Equinócio, a 23 de setembro de 2018, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa.

Em declarações hoje à Lusa, Patrícia Gomes, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), adiantou que durante a noite de hoje ocorreu bastante precipitação, em especial na região sul e litoral centro, que em alguns locais foi acompanhada por granizo e bastantes descargas elétricas (relâmpagos).

“Por causa desta situação, o IPMA colocou sob aviso amarelo dez distritos de Portugal continental – Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora e Beja – até às 10:00. Contudo ao longo do dia de hoje poderá haver novos avisos”, disse.

Na quarta-feira, os concelhos de Lamego, Armamar e Resende, no norte do distrito de Viseu, foram afetados pelo mau tempo, que provocou inundações e quedas de árvores.

De acordo com a meteorologista, hoje poderão ocorrer situações semelhantes como a registada no distrito de Viseu.

“Pode acontecer. O que aconteceu foi realmente um aguaceiro forte com bastante granizo e para hoje a situação e semelhante”, disse.

Além da chuva forte, o IPMA prevê também para hoje vento forte nas terras altas e descida da temperatura máxima, com exceção do Algarve onde está prevista uma subida.

“Amanhã [sexta-feira] ainda haverá alguma instabilidade, em especial nas regiões do Norte e Centro e em especial no interior destas regiões que ainda com alguns aguaceiros que pontualmente poderão ser fortes e de granizo”, disse.

Patrícia Gomes destacou que a partir do fim da tarde de sexta-feira deverá começar a registar-se uma melhoria.

“Para o fim de semana ainda existem condições de instabilidade. Ainda existem aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, mas serão menos frequentes e mais dispersos”, indicou.

No que diz respeito às temperaturas, Patrícia Gomes adiantou que hoje descem, mas amanhã sobem recuperando e no sábado vão registar-se pequenas variações.

“No entanto, as máximas vão rondar os 30 graus em todo o país e em alguns locais serão acima dos 30. As mínimas serão amenas e em muitos locais tropicais, ou seja, com 20 graus ou acima”, disse.

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/verao-comeca-hoje-com-chuva-granizo-e-trovoada-323705

PORTUGALLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

PAÍSSSSS TROPICALLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
  4.  # 85

Colocado por: RJDDeixo aqui duas fotos das minhas papaias

https://photos.app.goo.gl/RsBG6F2tHgo6XhQ26
    Parecem um bocado amarelas,mas foi a luz solar a bater nas folhas. Estão muito verdes e parecem saudáveis

Foi semeado com semente directamente da fruta?
    Penso que quando chegar a um determinado tamanho deverá enxertar para dar frutos saudáveis.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues, ultrahipermega
  5.  # 86

possa a ultima chuva cá tem mais de 20 dias e tem sido temperaturas de 20 a 29 sol a dar com um pau e briza freza ( norte ) é só secar !!! está mesmo lixado cá !
    • ajcr
    • 21 junho 2018

# 87

Sim, e depois conta da água a subir.
    Depois courgettes, tomateiros, cenoura e alfaces com crescimento lento e demorado.
  6.  # 88

Colocado por: ajcrSim, e depois conta da água a subir.
    Depois courgettes, tomateiros, cenoura e alfaces com crescimento lento e demorado.
    eu não rego nada e tenho uma opção de ter agua com um pouco de trabalho mas gratuita mas mesmo assim o calor que tem feito cá cose tudo ... eu logo vou vos mostrar a minha horta de pepinos e aboboras ...vocês vão ver !
    • ajcr
    • 21 junho 2018

# 89

Colocado por: rafaelisidorose ampliar esta foto verá que o que não falta aqui é bicho da batata , aquelas lagartas grandes e gordas ainda não apanhei nenhuma , mas a traça , borboleta enfim nesta época não dá hipotese , com insecticida controla o crescimento da praga mas não elimina ... mas por cá agente vai-se dando com os bichos , uns produtos biologicos para lhes dar comichão e não passa disso ...

Podias me dizer que produtos biológicos, estavas a referir?
  7.  # 90

Colocado por: ajcr Turex eu em insecticida de maquina so uso este ... mas tens que ter cartão .
    http://proteccaointegrada.biosani.com/defaultProductViewOne.asp?categoryID=309&productID=481

Podias me dizer que produtos biológicos, estavas a referir?
  8.  # 91

uma coisa que anda a funcionar muito são as armadilhas , vinagre , oleo de verão , oleo de peixe frito ... para as borboletas as traças usa luz este ano ia começar nisto mas a seca não me deu hipotese e as coisas que tenho agora não aperta muito com traça ... mas a armadilha de luz um led branco +uma pilha + uma garrafa de plastico e vinagre é muito boa para apanhar as traças ...
    • RJD
    • 21 junho 2018

# 92

Colocado por: barreira

Foi semeado com semente directamente da fruta?
    Penso que quando chegar a um determinado tamanho deverá enxertar para dar frutos saudáveis.

Comi a fruta deixei secar as sementes á sobra e pus nos vasos. O que li sobre papaias é que o tronco não pode ser ofendido porque a planta morre,por isso não deve haver enxerto para esta planta.
    • ajcr
    • 21 junho 2018

# 93

Quando se tira a cebola da terra, tem que partir a rama?
  9.  # 94

Colocado por: ajcrQuando se tira a cebola da terra, tem que partir a rama?
    a cebola quando cheia deita a rama sozinha , excepto se os terrenos foram muito ricos em materia organica aí os caules ficam sempre em pé e é preciso dobra-los manualmente com as cebolas sempre na terra , isso evita que orvalhos infiltram-se pela ramada e apodreçam as cebolas todas , depois de uma maneira ou outra a rama seca e só quando está seca ( 95%) é que se arranca e coloca-se a secar indirectamente ao sol ( mais ar do que sol) só depois disso é que trabalha a rama para as guardar , ou faz tranças ou molhos e corta a rama ...
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ajcr
    • ajcr
    • 21 junho 2018

# 95

Bem parecia, pois já tinha visto duas ramas abaixo e eu estava na dúvida se foram os gatos que andaram a brincar ali.
  10.  # 96

Colocado por: ajcrBem parecia, pois já tinha visto duas ramas abaixo e eu estava na dúvida se foram os gatos que andaram a brincar ali.
    mas aconselho-te porque o ano passado perdi milhares lol devido á teimosia do meu pai que insistia que a rama ia cair sozinha mas como tenho terras muito ricas em materia organica deu uns caules que nunca murcharam moral da historia choveu e como a rama estava de pé a agua entrou e com o sol do dia seguinte apodreceu tudo ... ou seja se estão cheias dobra tudo a mao mesmo junto á cebola e espera que ela seca ali depois 95% seca tiras tudo fora e metes a secar o resto sem ser ao sol directo .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ajcr
  11.  # 97

Colocado por: maria rodrigues

(1)- Nem pensar! De preferência deve guardá-las em local seco, fresco (entre os 8 e os 10graus, pode mesmo ser até 15 graus) e bem ventilado. O ideal é arrumá-las em prateleiras de madeira, com tábuas a intervalos de cinco centímetros, suspensas do chão, com uma altura de 60 cm, entre as prateleiras, para arejarem.

(2)- Da batata sai a borboleta, que põe os ovos e vai infestando as batatas. Polvilhe-as com cal em pó e tape-as com rama de eucalipto ou fetos verdes, selvagens, que se colhem nalguns pinhais. O ideal é que a batata seja acolheitada sem traça, porque assim é mais difícil a sua proliferação. Pensa-se (pensamos nós) que com este método atrase o seu desenvolvimento, graças à aplicação da cal em pó.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dedao

Obrigado Maria :),

Mas onde se arranja temperaturas de 15° nestas alturas?

Já li que tem de haver humidade para as batatas não secarem... Hoje pus os bacillus thouringensis.
  12.  # 98

Colocado por: dedaoObrigado Maria :),

Mas onde se arranja temperaturas de 15° nestas alturas?

Já li que tem de haver humidade para as batatas não secarem... Hoje pus os bacillus thouringensis.

Claro que é complicado, por isso o ideal é colocá-las em prateleiras de madeira (toscas, feitas de aproveitamentos de paletes usadas, por exemplo), com intervalos suficientes para haver circulação de ar a ponto de evitar (de todo), os 27 graus de temperatura.
    Os ramos de eucalipto junto ao tecto, e até rama de loureiro, ajudam a afastar as traças (elas dão-se lindamente com o calor); de vez em quando tem de renovar os ramos e os fetos verdes selvagens, que também dão alguma frescura às batatas. A cal em pó, polvilhada sobre os tubérculos, sempre foi (no nosso caso) uma preciosa ajuda.

Colocado por: dedaoHoje pus os bacillus thouringensis.

Não deixa de ser um insecticida/pesticida (julgo eu). Não é prejudicial?
  13.  # 99

Eu desde que descobri ( exprimentei) lavanda da Bayer de colocar nos guarda roupas não quero outra coisa ... Não a tentar semear lavandaria mas não nasce ...
  14.  # 100

Os bacillus são umas ?bactérias? Que as larvas da traça comem e morrem e não são prejudiciais a nós (dizem) É de agricultura biológica.

Vou colocar a lavanda do Rafael também :) não custa nada. Obrigado :)

0.1250 seg. NEW