Iniciar sessão ou registar-se
  1. Os meus tambem estão bem carregados, que qualidade é essa?
  2. Os meus que plantei há dois anos, nem um para amostra. Plantei este inverno um pessegueiro do paraguai e tem um para a prova. Plantei também uma nectarina e tem 4.
  3. Venho aqui com um problema na Oliveira que tenho no jardim..ela foi plantada cá o ano passado e vinha cheia de folhas toda bonita.
    Ao longo do verão começou com umas manchas nas folhas e depois caiam..ficou quase 100% depenada e assim se manteve durante o inverno.

    Agora com a primavera veio toda espevitada, mas já começaram a aparecer as ditas manchas novamente e as folhas a cair..
    Penso que terá a ver com o facto de ela estar no meio do relvado..leva com agua todos os dias de manha e de noite..
    Haverá algum fungicida que possa usar?
      IMG_20200521_114001.jpg
      IMG_20200521_113955.jpg
  4. Veja se é olho de pavão.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  5. Colocado por: dedaoVeja se é olho de pavão.
    Concordam com este comentário:rjmsilva


    é olho de pavão.

    Não sei o que é mais indicado, cobre?
  6. Como tento usar o mínimo de produtos químicos na agricultura, aquilo que aprendi sobre doenças causadas por fungos, como lepra ou oídio, é que a calda de cavalinha é um bom fungicida natural. Tem-me ajudado a combater a lepra do meu pessegueiro, e embora continuem a aparecer algumas folhas afectadas, notei uma melhoria muito significativa em relação a quando não usava nada.

    Olho de pavão é de origem fúngica, logo a cavalinha é indicada. Tenho no meu lago alguma que vou usando para preparar a calda, mas comprando cavalinha seca também dá.
    Tenho seguido as instruções de preparação daqui: https://www.hortasbiologicas.pt/como-usar-a-cavalinha-na-horta.html
  7. Colocado por: ultrahipermegaOs meus tambem estão bem carregados, que qualidade é essa?


    Nem sei, comprei vários mas não tomei nota da variedade nem do nome
  8. Colocado por: rjmsilvaOs meus que plantei há dois anos, nem um para amostra. Plantei este inverno um pessegueiro do paraguai e tem um para a prova. Plantei também uma nectarina e tem 4


    Também plantei um paraguaio neste inverno e está carregado de frutos. Se os seus pessegueiros não estão a dar frutos só pode ser por 2 motivos: árvores de má qualidade ou de variedades pouco frutíferas. Também tenho um pessegueiro plantado durante o inverno, e que apesar de ser o que mais cresceu até agora, não deu nenhum fruto. Árvores que crescem muito rápido e dão muita folhagem geralmente é excesso de vigor e frutificam pouco ou nada. E pode também ter a ver com o enxerto. Por isso é importante só comprar arvores de fruto em locais de confiança. Costumo comprar as minhas no "Viveiros Castromil".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva, ruicarlov

  9. Também plantei um paraguaio neste inverno e está carregado de frutos. Se os seus pessegueiros não estão a dar frutos só pode ser por 2 motivos: árvores de má qualidade ou de variedades pouco frutíferas. Também tenho um pessegueiro plantado durante o inverno, e que apesar de ser o que mais cresceu até agora, não deu nenhum fruto. Árvores que crescem muito rápido e dão muita folhagem geralmente é excesso de vigor e frutificam pouco ou nada. E pode também ter a ver com o enxerto. Por isso é importante só comprar arvores de fruto em locais de confiança. Costumo comprar as minhas no "Viveiros Castromil".
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ruicarlov


    Por acaso pensei que este ano estivesse a ser mau para os pêssegos. Costumo ter muitas nectarinas e este ano está uma miséria. Também comprei um pessegueiro do Paraguai no Inverno e apesar de ter tido alguns pêssegos pequenos, cairam todos com as chuvadas.
    Agora isso do excesso de vigor é interessante saber. Tenho um diospireiro que dá folhas se farta, mas em mais de 3 anos nunca deu um fruto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  10. Colocado por: ruicarlovmau para os pêssegos


    Foi muito mau para as cerejas. As minhas caíram quase todas no chão muito antes de amadurecerem. Também noto um decréscimo de frutos nas ameixeiras e nas macieiras. Acho que só têm 70% dos frutos este ano. Ainda assim vai haver fartura porque tenho muitas árvores. Os meus pessegueiros nem todos carregaram este ano, os pessegueiros mais antigos também tiveram uma redução. As pereiras a mesma coisa. Só alguns dos pessegueiros que plantei durante o inverno carregaram de frutos este ano. Mas eu prefiro menos frutos nas árvores porque assim serão maiores e melhores e esgotam menos as arvores. No ano passado foi um excesso de frutos e o chão ficou coberto deles a apodrecer
  11. Colocado por: julinhos

    Foi muito mau para as cerejas. As minhas caíram quase todas no chão muito antes de amadurecerem. Também noto um decréscimo de frutos nas ameixeiras e nas macieiras. Acho que só têm 70% dos frutos este ano.


    Tenho uma cerejeira muito pequena no quintal. O ano passado deu 20 cerejas, e foi o primeiro ano que deu mais que duas. Este ano estava cheia de flor e parecia que ia ter muitas mais do que ano passado, mas acho que as chuvas fizeram cair muita flor e inícios de cerejas. Apesar de tudo fui contar as que ainda tenho e estão mais ou menos nas 20 outra vez, se todas vingarem. Mas estamos a falar de Lisboa, não é uma zona tipicamente apropriada para cerejas.
  12. Este ano é de nêsperas.
    Concordam com este comentário: nunos7, ruicarlov
  13. Boas pessoal! Já estou a ver aí fruta bonita, eu por cá ainda está tudo muito pequeno dado o tempo.

    No fim-de-semana passado foi para apanhar batata. O batatal estava lindo, mas tivemos umas trombas de água que afectou por demais os batatais. A rama morreu toda e é claro lá anda o pessoal a apanhar a batata para tentar salvar a temporada. Eu não posso queixar-me, apesar da mesma não ter crescido tudo o que podia crescer, na prática fiquei com batata para uns bons meses, afinal somos apenas 3 gatos pingados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
      IMG_20200518_135851.jpg
      IMG_20200518_105329.jpg
  14. Colocado por: branco.valter
    No fim-de-semana passado foi para apanhar batata. O batatal estava lindo, mas tivemos umas trombas de água que afectou por demais os batatais. A rama morreu toda e é claro lá anda o pessoal a apanhar a batata para tentar salvar a temporada. Eu não posso queixar-me, apesar da mesma não ter crescido tudo o que podia crescer, na prática fiquei com batata para uns bons meses, afinal somos apenas 3 gatos pingados


    Na minha terra nunca consegui crescer batatas. Aliás, tudo o que cresce "para baixo" não se tem dado bem aqui. Mas vou tentar a plantação de batata naqueles sacos em que se vai enchendo de terra à medida que as plantas crescem.

    Quanto às nêsperas, tenho passado o confinamento todo a comê-las, tal é a quantidade :D
  15. De que região é? É estranho, porque já falei com pessoas de norte a sul (e já agora também nas ilhas) e todas conseguiam.
  16. Colocado por: ruicarlovComo tento usar o mínimo de produtos químicos na agricultura, aquilo que aprendi sobre doenças causadas por fungos, como lepra ou oídio, é que a calda de cavalinha é um bom fungicida natural. Tem-me ajudado a combater a lepra do meu pessegueiro, e embora continuem a aparecer algumas folhas afectadas, notei uma melhoria muito significativa em relação a quando não usava nada.

    Olho de pavão é de origem fúngica, logo a cavalinha é indicada. Tenho no meu lago alguma que vou usando para preparar a calda, mas comprando cavalinha seca também dá.
    Tenho seguido as instruções de preparação daqui:https://www.hortasbiologicas.pt/como-usar-a-cavalinha-na-horta.html


    Muito obrigado pela partilha.

    Calda cavalinha = fungicida
    sabao + oleo vegetal = insecticida
    terra diatomacea = lesmas, caracois e lagartas

    0 ultimo sei que funciona, agora tenho que começar a usar os 2 primeiros que pelos testemunhos aqui no forum parece que funcionam ;)
  17. Espiga… zona saloia.
      IMG_20200521_145014_1CS.jpg
  18. Como nao meto foto nenhuma a muito tempo neste tópico, vão algumas da minha humilde horta no meio de pedras aqui em Andorra
      IMG_20200522_074159.jpg
  19. H
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao, NTORION
      received_194971378252479.jpeg
      received_236486640983234.jpeg
  20. Colocado por: jo.san
    Calda cavalinha = fungicida
    sabao + oleo vegetal = insecticida
    terra diatomacea = lesmas, caracois e lagartas



    Para afídeos nas plantas costumamos usar água com detergente ecológico.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
 
0.4308 seg. NEW