Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: joaomgfAlguma ideia do porquê disto acontecer.
      1593521205254.jpg
    os rachados são provocados pelo excesso de potássio ou agua a mais principalmente após algum período de seca , a podridão tem haver com o sol e agua são fungos ... existe tratamento para isso tem que recorrer a sulfatos e respeitar as medidas e os intervalos de segurança .
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcopom, joaomgf
  2.  # 2

Tratamento não vou fazer, a questão do potássio dá para minorar? Porque água leva pouca.
  3.  # 3

Colocado por: joaomgfTratamento não vou fazer, a questão do potássio dá para minorar? Porque água leva pouca.
    ás vezes não é levar muita agua durante muito tempo imagine , só para agente ter uma ideia , tens um fruto que derivado á seca ele não cresce o devido depois vem uma chuvada forte 1 ou 2 dias , aquela fruta só com esta quantidade de agua de uma vez começa a rachar porque na altura de crescer passou seca e a casca da fruta não acompanha , o potássio tem o mesmo efeito, neste caso não se pode aplicar potássio .
  4.  # 4

Colocado por: rafaelisidoroás vezes não é levar muita agua durante muito tempo imagine , só para agente ter uma ideia , tens um fruto que derivado á seca ele não cresce o devido depois vem uma chuvada forte 1 ou 2 dias , aquela fruta só com esta quantidade de agua de uma vez começa a rachar porque na altura de crescer passou seca e a casca da fruta não acompanha , o potássio tem o mesmo efeito, neste caso não se pode aplicar potássio .
    para este ano já não vou preocupar me. Próxima vez tento controlar melhor a rega. Obrigado
  5.  # 5

Colocado por: joaomgfpara este ano já não vou preocupar me. Próxima vez tento controlar melhor a rega. Obrigado

Já me disseram que não se deve regar por aspersão, deve ser no pé do tomateiro.
    A mim também me acontece isso.
  6.  # 6

Temos de arranjar uns aparelhometros para tratar a terra tipo receita de bolo...
    😁
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  7.  # 7

Só por curiosidade, como controlam o nivel de potassio do solo?

E tenho tentado deixar sempre a terra dos tomateiros humida, regra geral rego dia sim dia nao. estou a exagerar?
  8.  # 8

Colocado por: RRoxxSó por curiosidade, como controlam o nivel de potassio do solo?

E tenho tentado deixar sempre a terra dos tomateiros humida, regra geral rego dia sim dia nao. estou a exagerar?

Principalmente problema é que quando estiverem grandes n amadurecem... Tem de fechar a torneira mais uns dias... Até lá gostam de água (nunca na folha) e sol.
  9.  # 9

Colocado por: 21papaleguas

Colocado por: RRoxxSó por curiosidade, como controlam o nivel de potassio do solo?

Sim não deve regar por aspersão, é o maior erro que pode fazer, deve evitar-se a todo o custo molhar as folhas dos tomateiros. Inclusive nem deviam tocar sequer no chão humido. É certinho que mais dia menos dia o mildio ataca... com o tempo que tem estado, ainda hoje, nevoeiro e até alguma cacimba pela manhã, é o pior que existe.

Regar dia sim dia não, parece-me um exagero. Não precisa de estar sempre humida em cima, ate porque por baixo estará bem mais encharcada. Cada terra é uma terra, mas no meu caso, reguei esta segunda feira, uma boa rega, e agora só lá para sábado ou talvez mais. Não conseguindo ver a olho ou ter a percepção, pode enterrar um pau ou ferro e ver se a terra está humida por baixo. Convém, e isso faço várias vezes, mexer a terra junto do tomateiro para ela arejar/respirar. Mexer é quebrar a capa superficial e não cavar. Vai mexer em algumas raízes mas em tomateiros adultos não se preocupe que eles aguentam...
  10.  # 10

Eu instalei um sistema automático daqueles RPC creio que é um bom método para quem não tem muito tempo...
  11.  # 11

Eu este ano estou a regar dez x menos que em anos anteriores e já tenho tomates rachados
  12.  # 12

Colocado por: 21papaleguas
    principalmente de verão as regas devem ser sempre feitas no pé derivado aos calores e ao sol quente ... mas tambem se podem fazer regas por aspersão desde que a terra esteja fria + a planta fria e a horas que não haja sol ou então sempre debaixo de agua com intervalos que não deixe secar as plantas nem a terra , nas alfaces por exemplo há quem as ponha a levar agua todo o dia com pequenos intervalos de descanso ...
  13.  # 13

não está a exagerar mas tem que ter cuidado porque no dia em que não rega a evaporação da agua através do sol claro pode alforrar a planta , conselho biológico deixe crescer erva ou coloque umas pedras por cima da zona que faz a rega assim mantém a terra fresca e não há evaporação ou se há é minima e não faz mal .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RRoxx
  14.  # 14

Colocado por: Anonimo09092021

Estava a pensar quando alguém falaria de mulch... Aparas de erva/relva ou palha é talvez o mais fácil. As minhas hortas não têm absolutamente qualquer terra à vista, os meus tomateiros são regados todos os dias e estão bastante bem, carregadinhos.
    o ano passado tive algumas hortas assim , erva e folhas de bananeiras ...mas a palha é de facto incrível e é tambem uma tática usada para reabilitar a flora após incêndios
    Concordam com este comentário: Marcopom, Anonimo09092021
  15.  # 15

Eu por acaso tenho um misto de mulching e não mulching com os tomates e alfaces... com os devidos cuidados o mulching é fantástico, livre de ervas e de muito trabalho. A rega também é muito menor, embora ligeiramente mais trabalhosa pois não tenho gota a gota. Já lhe apanhei o jeito e neste momento já o faço mais fácil...
    Para o ano vou experimentar muito mais culturas em mulching, se calhar quase todas as que for possível.
  16.  # 16

Problema da bananeira são as geadas, no inverno vão sempre a baixo, se conseguir uma proteção pra geada tlv consiga.
    As bananeiras salvo erro dão sempre o cacho no segundo ano, depois morrem. Já tem rebentos novos a nascer?
  17.  # 17

Colocado por: Anonimo09092021Elas não morrem, deixam é de dar... Dá para mantê-los como decorativas. Pelo menos em São Tomé, que foi onde me ensinaram isto, não sei se o clima de rain forest faz diferença nisso.

Olhe não sei, tenho há uns 15 anos, todos os anos tenho um cacho, e rebentam uns quantos filhos, e normalmente a que dá o fruto fica de tal forma tombada com o peso que a corto, e assim dá espaço para os filhos crescerem...

Qual a variedade do tomate? Isso tem influência na quantidade de fruto que produz, se for cherry pode chegar aos milhares.
  18.  # 18

Também tenho uma bananeira há alguns anos. Todos os anos dá um cacho enorme, de tal forma que muitas vezes a plante de parte antes do cacho estar maduro. Depois tenho de pendurar o cacho algures até ele amadurecer. Estou agora a comer as últimas bananas deste ano.
    Corto todas filhas excepto uma, que é a que vai substituir a que cortei.
    Aqui em Lisboa nunca tive problemas com geada. Ainda mais sensível do que a bananeira é o mamoeiro, e tive uma dose razoável de mamões este ano (foi o 1º ano com a árvore).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  19.  # 19

Colocado por: Anonimo09092021Quero muito um mamoeiro, posso saber onde arranjou o seu?

Semeia as sementes de 1 fruto que compre.
    Aqui na foto são aquelas pequeninas, têm 2 ou 3 semanas que semeei... No fb há 1 grupo de plantas tropicais em Portugal, aprende-se lá algumas coisas, e tb aparecem trocas de plantas e vendas...
    Agora vou buscar uma finger lime.
    No tabuleiro tenho abacate, Pinheiro manso, anonas e papaia, já retirei Nogueiras e castanheiros...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021
      IMG_20200701_205704.jpg
  20.  # 20

Colocado por: Anonimo09092021Epá, e paciência? 😂

Então vá ao grupo e pergunte por lá quem vende.

0.7183 seg. NEW