Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.
    Ando à procura de uma moradia t3/t4 na zona de Fernão Ferro mas queria uma opinião dos profissionais na matéria se possível.
    Em quanto me ficaria uma moradia com 150m², chave na mão na zona de Fernão Ferro? Isto visto que os terrenos estão à volta dos 60.000€.
    Ando a ver moradias pelos 200.000€.
    Compensa comprar o terreno e construir ou ficará "ela por ela".
    Os materiais seriam de qualidade média.
    Obrigado desde já se alguém me poder indicar um valor.
    • MVA
    • 22 agosto 2019

     # 2

    Em termos de preço fica ela por ela.
    No entanto, durante o processo de construção - que dura uns dois anos - você irá envelhecer uns dez anos.
    É uma questão de ver o que pesa mais na balança: ficar com uma casa feita à sua medida e a gosto ou manter a sua esperança média de vida :)

    Agora fora de brincadeiras, para comparar as duas alternativas há que somar ao custo de construção os dois anos de rendas que irá ter de pagar por uma casa temporária enquanto a construção decorre e há que somar também o custo monetário do tempo que vai perder em reuniões com arquitectos e projectistas.
    Concordam com este comentário: PoisÉ, tipla
  2.  # 3

    Comprar o terreno só com um projecto aprovado.
    Caso contrário o banco não empresa só para o terreno e há poucos que disponham do dinheiro todo a pronto.A não ser que tenham vendido o apartamento para construir a vivenda.
    • RCF
    • 22 agosto 2019

     # 4

    Colocado por: Pedro RuiEm quanto me ficaria uma moradia com 150m², chave na mão na zona de Fernão Ferro? Isto visto que os terrenos estão à volta dos 60.000€.
    Ando a ver moradias pelos 200.000€.

    Analisando a questão apenas do ponto de vista financeiro, mais vale comprar já feito.
    Pelos € 200.000, comprando o terreno por € 60.000, não consegue construir a casa de 150m2 apenas pelos € 140.000 que restam. É que, a esses € 140.000, ainda teria de tirar pelo menos € 10.000 para projetos e licenças...

    Se comprar já feito, dê atenção à qualidade de construção. Normalmente, quem constrói moradias para vender, tende a não investir muito na qualidade de construção...
    Concordam com este comentário: PedroGomes, desofiapedro
  3.  # 5

    Colocado por: RCF
    Analisando a questão apenas do ponto de vista financeiro, mais vale comprar já feito.
    Pelos € 200.000, comprando o terreno por € 60.000, não consegue construir a casa de 150m2 apenas pelos € 140.000 que restam. É que, a esses € 140.000, ainda teria de tirar pelo menos € 10.000 para projetos e licenças...

    Se comprar já feito, dê atenção à qualidade de construção. Normalmente, quem constrói moradias para vender, tende a não investir muito na qualidade de construção...
    Concordam com este comentário:PedroGomes
    melhor comentário que já li aqui no fórum 👏👏👏👏
  4.  # 6

    Colocado por: PedroGomesmelhor comentário que já li aqui no fórum 👏👏👏👏

    Não sei se estava a ser irónico...
    Mas se o contrutor quiser enganar,engana mesmo que o D.O. esteja em cima do acontecimento.
    Se não perceber nada e não tiver experiência,cai que nem um pato nas esparrelas dos empreiteiros.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    • RCF
    • 22 agosto 2019

     # 7

    Colocado por: PalhavaMas se o contrutor quiser enganar,engana mesmo que o D.O. esteja em cima do acontecimento.
    Se não perceber nada e não tiver experiência,cai que nem um pato nas esparrelas dos empreiteiros.

    E o fiscal?

    Mas, concordo que o empreiteiro é o mais importante dos intervenientes na construção. Para o bem ou para o mal...
    Mas, quem compra feito, não escolhe nem o empreiteiro, nem o fiscal, nem o projetista... o que não quer dizer que todas as casas construídas para vender sejam de má qualidade.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  5.  # 8

    E vegetais para consumo próprio? Compra no supermercado ou planta?

    É assim que deve entender a coisa.
    Se comprar, não tem trabalho e pode comer já porém, não "sabe" o que está a comer e não pode controlar nada.
    Se plantar, demora a colher, tem trabalho mas, sabe exactamente o que está a comer e pode controlar tudo.

    O preço é, face ao resto, quase irrelevante.
    O que ganhar em dinheiro, perde em tempo e saúde mental.
    Concordam com este comentário: RCF
    • RCF
    • 22 agosto 2019

     # 9

    Colocado por: PoisÉO que ganhar em dinheiro, perde em tempo e saúde mental.

    Mas, pelo que o Pedro Rui expôs, nem dinheiro ganhará...
  6.  # 10

    Colocado por: RCFfiscal

    Qual o papel dessa personagem e quem lhe paga?

    Nunca fui D.O.
  7.  # 11

    Obrigado a todos pelas respostas e pelo que vi Guito/tempo/saúde mental... acho que vamos mesmo optar por a comprar em processo de construção com a hipótese de conseguirmos alguns acabamentos.
    Mais uma vez obrigado pessoal.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    • RCF
    • 22 agosto 2019

     # 12

    Colocado por: Palhava
    Qual o papel dessa personagem e quem lhe paga?

    Nunca fui D.O.

    Como o nome sugere, fiscaliza a construção.
    Promove que a construção se faça, seguindo boas práticas construtivas e o cumprimento do previsto em projeto, podendo, no entanto, identificar eventuais erros de projeto, promovendo a sua correção.
    Deve ser contratado e pago pelo DO.
  8.  # 13

    Nessa zona mais vale comprar feito...
    Concordam com este comentário: Gabinete OP
  9.  # 14

    Colocado por: Pedro RuiFernão Ferro



    Colocado por: LupanNessa zona mais vale comprar feito...


    Talvez em todas as zonas...
  10.  # 15

    Não concordo... Na minha zona e apenas atendendo ao custo, justifica construir...
    Concordam com este comentário: JotaP
  11.  # 16

    Colocado por: LupanNa minha zona e apenas atendendo ao custo, justifica construir...


    Tem a ver com o preço do terreno ou com a seriedade dos construtores locais?
    • Lupan
    • 22 agosto 2019 editado

     # 17

    Isto é tudo uma incógnita, mas só me baseio no PVP que para casas à semelhança são muito mais elevados do que mandar fazer, dai fazer essa afirmação... Uma moradia em banda, com 15 anos aqui custa 350 K €... Sem nada demais e com materiais banais...
    https://www.pmcimobiliaria.pt/imovel/fantastica-moradia-t4-com-jardim-odivelas-2046/?rid=10936652
  12.  # 18

    Colocado por: Palhava
    Não sei se estava a ser irónico...
    Mas se o contrutor quiser enganar,engana mesmo que o D.O. esteja em cima do acontecimento.
    Se não perceber nada e não tiver experiência,cai que nem um pato nas esparrelas dos empreiteiros.
    Concordam com este comentário:desofiapedro
    estava a ser sincero.
  13.  # 19

    Obrigado uma vez a todos pelas opiniões. Vou mesmo tentar já construída ou a ser construída. Já vi que ficaria +- ela por ela. Pedi a uma empresa que me desse um orçamento chave na mão e deram o valor de 160.000€ sem o terreno.
  14.  # 20

    Para que área? Com ou sem cave 160k€ já com iva?
 
0.0217 seg. NEW