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    • AXN
    • 25 setembro 2019

     # 341

    O maior problema do aeroporto de Beja, é que nenhum operador turístico ou companhia aérea quer ir para lá.
  1.  # 342

    Colocado por: JoelM

    Obviamente que não.. Se não existe maneira de lá chegar em tempo útil...

    Pode-se ir de avião…
    De Tires a Beja num Cessna 172 são 40 minutos, e para poupar nas taxas de aterragem pode-se usar a pista de terra do Aeroclube que é mesmo ao lado.
  2.  # 343

    Preferencialmente uso o aeroporto do Porto mas já fui muitas vezes a Vigo apanhar um avião. Se a ligação for melhor e mais barata não me importo de fazer mais 20 minutos de carro. Mas nunca me passaria pela cabeça ir apanhar um avião a Coimbra ou à Corunha. Fui uma vez a Santiago e nunca mais.

    Beja fica no meio do nada, a duas horas de Lisboa e a uma hora e meia de Faro. Gastar mais dinheiro nesse aeroporto seria um ato criminoso. O Montijo é a opção mais sensata.
  3.  # 344

    Colocado por: JoelM

    Falta de coragem? Daxxx coragem é o que não falta para fazerem projectos ruinosos... CCB?


    Porque é que o projecto do CCB é ruinoso?com números pf, de um relatório ou estudo isento que justifiquem o que disse.

    Colocado por: JoelM
    Euro 2004? Festa de estádios abandonados é outros mais vazios do que cheios... É preciso continuar?
    Concordam com este comentário:21papaleguas


    Pode partilhar o estudo e os números que o levaram a afirmar que no global, desde e, com o Euro 2004, o país e os portugueses tiveram prejuízo no conjunto dos estádios?

    Colocado por: JoelM
    Um comboio como o alfa pendular a ligar Lisboa e Évora é mais que suficiente.


    Mais que suficiente para quê?
    Que números e variáveis estão envolvidas e em que estudo se baseou para essa afirmação?
  4.  # 345

    Joel,

    CCB:
    O que custou, está claro. Pedi-lhe um estudo que demonstre a sua argumentação. Ou seja, que me prove que o que está construído, não vale o valor final que foi pago. É só isso.

    Euro 2004:
    Relatório de contas?
    Você ora defendeu os números de custo, ora defende o estudo de viabilidade. Um estudo de viabilidade, se é que algum dia participou em algum, ou se algum dia sequer leu algum, vai muito além dos números de custo.
    Defende estudos isentos, e depois defende-se com resumos que a tvi (a TVI!) faz ao relatório de contas. Perguntei-lhe qual foi o valor do prejuízo global (ou seja, não só o monetário, mas todo o impacto que teve no país) ao dia de hoje para Portugal e para os Portugueses. Desde 2004 a 2019. Com números (mas não apenas dos euros do custo isolado da construção, expropriação, etc).

    Linha Lisboa Beja em alfa pendular:
    Tem noção que o projecto de um aeroporto considera não os números atuais, mas os números estimados daqui a 15-20 anos, baseado em mais de uma centena de variáveis com oscilação à escala mundial não tem?
    Na sua análise, sendo em Beja, e apenas tendo a linha alfa pendular quantos comboios diários é que seriam precisos circular entre Beja-Lisboa-Beja para dar vazão à necessidade desta capital Europeia?
    É que não chega dizer que a viagem é numa ou em 2 horas. O passageiro que sai do aeroporto não vai ficar à espera do comboio 2h + 1,5h de viagem. Se espera 2 horas tem de tirar senha porque as pessoas que aterram e lhe tentarão passar à frente não serão poucas. Não pode esperar tanto tempo! Senão o aeroporto não funciona. E o comboio para chegar a Lisboa tem de interceptar com outras linhas do Sul. Não é estar sempre a chegar e a largar passageiros com fartura.
    Você conhece Lisboa? Conhece a linha vermelha do metropolitano? Tem noção em certos períodos, das carruagens que chegam e saem cheias ao aeroporto de 5 em 5 minutos? E aqui há alternativa. Há taxis, ubers, autocarros, carros alugados, boleias familiares. Em Beja não tem nada disto. Não tem nem vai ter.

    Você censura os outros por dizerem que não provam os argumentos com estudos, mas também não o faz de muita coisa que diz baseado no clickbait da imprensa sensacionalista. E recusa-se a aceitar que há coisas que ficam totalmente excluídas à nascença. E pior, ainda exige um estudo para o demonstrar!
    Concordam com este comentário: Caravelle, Carvai
  5.  # 346

    Falou falou e estudos para demonstrar o que disse do CCB, Euro 2004 e da linha alfa pendular ser "mais do que suficiente" está quieto!

    Eu só lhe pedi isso porque li as últimas páginas de seguida, já que não vinha cá há uns dias, e é irritante vê-lo sempre a pedir estudos de cada vírgula que os outros membros escrevem. Mas cai no ridículo pq não apresenta estudos nenhuns dos seus disparates. QUE aliás são típicos daquele tuga frustrado e rezingão sempre a ver a mal e corrupção em tudo.
  6.  # 347

    Joel

    esqueça isso de Beja, não tem cabimento nenhum, o O.Martins até já tocou num ponto sensível, a infratruturas ferroviária como mais um custo e transtornos intermodais
    por outro lado ainda imagine nas imensas pessoas que se deslocam de carro, por exemplo ter que ir por um familiar ao aeroporto em cima da hora, etc etc
    Lisboa está muito bem servida com a portela, apenas precisa de um apoio.
    Alcochete era um transtorno e caro, era mudar todo um modus operandi de largos anos e o desmantelamento da portela…..e seus terrenos
  7.  # 348

    isso não são argumentos
    Concordam com este comentário: O.Martins
  8.  # 349

    Colocado por: JoelM
    🤣🤣🤣 O que me dá mais gozo é mesmo ver o tuga que acha que está tudo bem a pagar os seus impostos para o buraco sem fundo


    Isso revela muito da sua pessoa.
  9.  # 350

    Os estudos de viabilidade não garantem nada. A maioria deles até são feitos para servir os interesses de pessoas ou entidades.

    Só para dar um exemplo (caso verídico):

    Havia uma empresa que contratou um gestor para tratar de uma determinada área de negócio e de tudo o que estava relacionado com a mesma. Para além de um bom salário e outras regalias, por cada unidade construída em determinadas cidades portuguesas recebia uma comissão. Como se tratava de uma área de negócio em que a viabilidade dependia do número da população, do poder de compra, da concorrência, das infraestruturas existentes etc., a decisão final da administração estava sempre dependente de um estudo realizado por uma entidade independente. Antes de a empresa falir foram construídas 6 unidades que, na sua maioria, até hoje não são rentáveis apesar dos estudos dizerem o contrário. A minha questão é simples: Quem foram os únicos que se ficaram a rir no meio da desgraça?

    Volto a repetir, Portugal é um país pequeno, fácil de entender e de gerir. Não são necessários grandes estudos que na maioria dos casos ainda por cima custam uma pequena fortuna. O que é preciso é civismo e bom senso.
    Concordam com este comentário: Caravelle
  10.  # 351

    Colocado por: O.Martinssempre a ver a mal e corrupção em tudo.


    En tudo que envolva políticos existe corrupção, toda a FP cheira a corrupção, não existe nenhum sector da FP que não exista favorecimento a X ou Y porque é amigo ou filho do Sr não sei das quantas.

    Se chega ao hospital e conhece nem que seja a mulher da limpeza entra mais depressa.

    Se chega a uma câmara e conhece alguém anda tudo mais depressa.

    Se o caro está mal estacionado mas é do Sr fulano olham para o lado e não passam multa.

    Até no ensino se um pai vai á escola reclamar que a sr professora não está a fazer o trabalho em condições, o nosso filho é logo crucificado.

    Isso são tudo casos que aconteceram não são suposições, se são todos assim? Claro que não existem felizmente algumas excepções, e esses dentro da FP são as ovelhas negras.

    O sistema está assim montado, pode mudar os dirigentes os chefes o que quiserem, mudar um sistema é quase impossível.

    Portanto a haver aeroporto alguém vai encher por algum lado o bolso.
  11.  # 352

    Rsv, todos os exemplos que deu,têm a ver com o ser humano e não com os políticos apenas.

    O ser humano é egoísta consigo e com os seus por natureza. Se puder atalhar caminho na "ilegalidade" para se favorecer atalha. Quem nunca?

    Mas normalmente são os que mais transgridem no dia a dia que depois vêm dizer os políticos são isto e aquilo. 😂
  12.  # 353

    Colocado por: JoelM
    Ignorar o facto que já lá existe um aeroporto que podear ou não ser utilizado para o efeito..


    O aeroporto é uma antiga base aérea, tal como a BA6.



    prefere ignorar todos os posts em que referi que deveria ter sido feito um estudo de viabilidade para aferir se é viável ou não...
    para que conste, continua a não referir que dados/informação se baseou para chegar à conclusão que não é viável, anda em circulos a repetir-se mas sem mostrar nenhum fundamento...


    Você não quer estudos, você quer à força que se estude um aeroporto secundário a 180km de distância, só porque já se lá gastou uns trocos há uns tempos.

    Acontece que há coisas que estão de facto excluídas à partida: há muitos aeródromos e bases aéreas espalhadas pelo país, porquê parar em Beja? Monte Real é mais perto de Lisboa e até está pertinho da A1 e A8, da Linha do Norte.

    Acontece que entre os requisitos para o tipo de aeroporto em causa estão as acessibilidades (e algumas localizações bem mais próximas foram excluídas por essa via..)
    • RCF
    • 26 setembro 2019 editado

     # 354

    Colocado por: JoelMum aeroporto em total funcionamento

    estará mesmo em total funcionamento...?!
    qual a diferença para o aeródromo de Viseu, por exemplo? Se calhar não é muita...

    Digo isto porque, com o natural distanciamento, vejo notícias que referem que, em Beja, passageiros ficaram retidos dentro do avião, a aguardar que chegassem funcionários do SEF, que tem de se deslocar lá desde Lisboa... e vejo também notícias a reportar a utilização do aeródromo de Viseu por aviões, que não são propriamente avionetas... ainda não há muito tempo lá aterrou um avião com o nosso PR e outro com a seleção nacional de futebol...
    • RCF
    • 26 setembro 2019

     # 355

    Colocado por: JoelMAfinal retiro o que disse em relação aos estudos, parece que afinal já foram feitos.

    A sério?! Isso é um estudo...?! É o tal estudo de viabilidade a que o Joel se referia...?
    Só se for por ser favorável à sua, também, opinião.
    Veja lá que, no final da notícia até escrevem isto: "Manuel Tão falava à margem de uma sessão sobre acessibilidades e transportes promovida hoje em Beja pela plataforma Alentejo Estratégia..."
    Portanto, o senhor disse isto, à margem de uma sessão. Nem sequer foi na própria sessão... e foi numa sessão em Beja, promovida por uma plataforma de Beja...

    Ó Joel...
    • RCF
    • 26 setembro 2019

     # 356

    Colocado por: JoelMA sério que quer comprar esses voos a voos comerciais?

    voos comerciais? Creio que o aeródromo de Viseu os recebe diariamente... o de Viseu e não só...
    Mas sim, também sei que não tem o mesmo tipo de licenciamento do de Beja.
  13.  # 357

    Investigador da universidade do Algarve defende que o aeroporto do Algarve ficará sobrelotado e é preciso novo aeroporto para servir também o Algarve. 😎

    Arranje lá aí um estudo dum investigador universidade do Minho, para comparar lol

    Mas como vê, na opinião do autor, a linha existente não é suficiente. Tudo tem a ver com as acessibilidades e condições de manutenção do aeroporto durante a sua utilização. Se não funcionar ficará um aeroporto fantasma, e Lisboa continuará sem 2o aeroporto.
    • RCF
    • 26 setembro 2019

     # 358

    Colocado por: JoelMTem razão, é só um artigo de opinião de alguém mais entendido que eu! (à partida)

    É que nem chega a ser um artigo de opinião. Sê-lo-ia se tivesse sido escrito pelo próprio. Mas, não. É o jornalista que compila uma notícia com base numas declarações à margem, portanto à entrada ou à saída, de uma sessão... e depois, são declarações proferidas em Beja, onde ele terá sido convidado (e supostamente pago) para participar numa sessão por uma entidade que tem por finalidade promover Beja.

    Até eu, que tenho a opinião que tenho sobre o assunto, se fosse convidado para ir a Beja participar numa sessão promovida por uma entidade que promove a acessibilidade em Beja, era capaz de não ter um discurso muito diferente, se questionado... Por simpatia e respeito, também diria que o interior não pode ser esquecido, que o aeroporto de Beja poderá ser útil, especialmente se fizerem uma boa ligação ferroviária a Lisboa e Faro...
  14.  # 359

    Joel, O autor não é de Coimbra, é da Nova, em Lisboa. Mas leia. Tem lá coisas que vai apreciar.

    Edit: este post era sobre o primeiro print que colocou, depois apagou e colocou outro artigo da U. Porto (mas o autor é o mesmo).

    Tenha calma Joel, pesquise com calma, leia primeiro... Forme a sua opinião. Você encontra uma fumicio de qq coisa sobre Beja vem logo colocar...
  15.  # 360

    Colocado por: JoelMsegundo Manuel Tão, o aeroporto de Faro vai “esgotar rapidamente e não pode ser expandido e o Algarve precisará de um novo aeroporto até 2030”



    Mas não vê que para servir Portugal, teria que tirar conforto aos capitalinos?
    Por eles, o aerodromo era em ponte por cima da baixa... em 5min descia no elevador e estava logo na rua...

    E que o comboio, na verdade só "iria beneficiar" o Alentejo? Porque se vive na Capital, não precisa de sair lá, só se fosse mesmo para ir ao aeroporto...

    A Portela não pode crescer... o de Faro também não... mas porquê?
    A malta do PDM, o mercado imobiliário... que andaram a fazer?
    Bora lá meter o NAL no Montijo, uma vez mais entalado... para daqui a uns quantos anos estarmos a discutir o mesmo... já "esgotou" a capacidade... entretanto faz-se mais uma pontezinha, ou duas se tiver em promoção... para poder levar o metro/comboio e os shuttles... fora os barquinhos...

    Veja-se o caso do aeroporto de Barcelona por exemplo, que a norte e ocidente só tem campo. Tendo muito por onde crescer...
    Serve a cidade a oriente... e toda uma região através do vale a norte...

    Enfim, faça-se a vontade aos senhores... mas para bem ser era responder-lhes como à malta do interior que ficou sem tribunais, urgências ou maternidades... "Aguentem"... e não havia aeroporto para ninguém... isso é que era!
 
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