Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Quanto ao isolamento acima do obrigatório acho que deva ser bem calculado, a relação investimento inicial/retorno tem de ser apurada, e a melhoria deve ser feita por tudo, se tiver um tanque e quiser aumentar a sua capacidade e para isso subir 10cms em 3 dos lados apenas a capacidade é a mesma, mas se subir 5 cms por todo a capacidade ja aumenta.

Numa casa de ferias usada um mes por ano por exemplo tenho duvidas que seja um bom investimento financeiro aumentar o isolamento para além do obrigatório, mas não sei, para isso é que se paga para fazer projetos :)
  2.  # 62

Colocado por: JoelMExacto... É por causa do isolamento que o preço dispara... 🤦‍♂️

para mim a maior causa para fazer disparar o preço são as casas sobre-dimensionadas. Vivem nm apartamento com 120m2, mas quando constroem querem uma casa com 200m2.

quando à discusão é mais do mesmo. no universo de 100%, centram a discusão em 10% e esqueçem os outros 90%

o DR1982 colocou um casa com 200m2 por 100k, é claramente uma excepção à regra. Pouco sabemos sobre as condições de construção. Se calhar a casa até foi construída durante a ultima crise em que o construtor abdicou do lucro apenas para ter trabalho para pagar os ordenados ao funcionários ou o construtor aventurou-se e construiu a casa sem facturar, ou o DO construiu a casa por especialidades com muito trabalho da parte dele, etc.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  3.  # 63

Colocado por: DR1982Qualidade de construção para mim é diferente de acabamentos de qualidade!
    Construção de qualidade para mim é sapatas feitas sonre terreno estável, devidamente impermeabilizadas, ferro bem armado/posicionado com o devido recobrimento, betao de central bem vibrado(mesmo o que é para tapar), transições de tijolo para betao com rede, pontes termicas corrigidas, sistemas de capoto bem aplicados com todos os materiais necessários, impermeabilização bem feita, e por aí fora...
    Uma casa destas nao consegue pelos tais 500/600€ m2.

Acabamentos de qualidade é que é o tal PRH, VMC,soalho, marmore, cerâmico xpto e por aí fora!

500/600€ também acho muito difícil, mas é como disseram lá a trás, não será impossível haver 1 no meio de 1000.

Num ponto não estou de acordo contigo DR, fazer bem ou fazer mal teoricamente custa o mesmo.

Também há outros exemplos no fórum que dizem lá na terrinha deles custa X ou Y fazer... mas depois não referem que o pai, o tio e o primo andam na obra a alombar! Parecendo que não, se o DO tiver disponibilidade e conhecimento para fazer, poupa uma boa quantia em mão de obra, temos o exemplo do jorgand, que tem uma bela casa e é bastante habilidoso e sabe fazer muita coisa.
  4.  # 64

Colocado por: ig8O problema que eu vejo, quer seja em Portugal quer seja nesse mundo fora, é a ostentação.

Eu também acho. E tal como foi dito anteriormente também que ver com os créditos a 40 anos por exemplo.

Eu pessoalmente penso: 1º dá-se um orçamento máximo para a construção... e só depois é que vou ver o que posso fazer com esse valor, sem os "já agora". Porque para mim, X € de orçamento representa X horas de trabalho. A pergunta seria então: "quantos anos necessito de trabalhar para construir uma casa?" No limite, a casa além de ser "o lar", não é mais do que uma ferramenta tal como o carro ou o automóvel, tal como alguém referiu.

O que acho que se faz muito mal em Portugal é a preparação da obra, o projecto. Aqui confunde-se o "pagar um projecto mais caro" com "dar trabalho e € a ganhar aos Arquitectos e Engenheiros"... Há muita coisa que pode ser preparada pelo Dono de Obra (caso não queira pagar ao projectista), que é a pesquisa e o ler os rótulos das coisas... para grande parte das coisas, não é preciso ser-se um génio para entender, gasta ser paciente, dedicado e atento.

É o tal "fazem exactamente o mesmo".
    Ora, se um Dono de Obra comprara as características de duas máquinas de lavar para decidir qual comprar, não sei porque não faz o mesmo com (absolutamente) tudo de uma obra... "talvez" seja a pressa aliada à preguiça. O confiar em tudo o que lhes dizem, etc.

A grande maioria dos Donos de Obra acharia que 1 ano para projectar uma casa seria escandaloso... mas aceita mais tranquilamente uma derrapagem de 20-30'000€...
  5.  # 65

Colocado por: pauloagsantos

para mim a maior causa para fazer disparar o preço são as casas sobre-dimensionadas. Vivem nm apartamento com 120m2, mas quando constroem querem uma casa com 200m2.

quando à discusão é mais do mesmo. no universo de 100%, centram a discusão em 10% e esqueçem os outros 90%

o DR1982 colocou um casa com 200m2 por 100k, é claramente uma excepção à regra. Pouco sabemos sobre as condições de construção. Se calhar a casa até foi construída durante a ultima crise em que o construtor abdicou do lucro apenas para ter trabalho para pagar os ordenados ao funcionários ou o construtor aventurou-se e construiu a casa sem facturar, ou o DO construiu a casa por especialidades com muito trabalho da parte dele, etc.
    Concordam com este comentário:JoelM
    Tal como eu disse no post em que coloquei a imagem, a casa foi construída em 2019!
    As especialidades foram adjudicadas diretamente pelo DO e o DO nao fez trabalhos nenhuns na casa.
  6.  # 66

Ihhh esta casa tá mazinha :( e olhe que costumo gostar das casas normalmente, mas esta planta ta mázinha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FabCardoso
    • ig8
    • 28 abril 2020

# 67

Colocado por: rjmpires
    500/600€ também acho muito difícil, mas é como disseram lá a trás, não será impossível haver 1 no meio de 1000.

Num ponto não estou de acordo contigo DR, fazer bem ou fazer mal teoricamente custa o mesmo.

Também há outros exemplos no fórum que dizem lá na terrinha deles custa X ou Y fazer... mas depois não referem que o pai, o tio e o primo andam na obra a alombar! Parecendo que não, se o DO tiver disponibilidade e conhecimento para fazer, poupa uma boa quantia em mão de obra, temos o exemplo do jorgand, que tem uma bela casa e é bastante habilidoso e sabe fazer muita coisa.

Também é preciso ter em conta que aqui no fórum são colocadas muito poucas casas(realidades) ou acreditas que não há muita mais gente a construir?
    Obviamente que todos nós conhecemos diferentes realidades, mas é pena que por aqui não apareçam mais testemunhos de pessoal que construiu por preços aceitáveis (porque sim, essas casas existem)
    Concordam com este comentário: rjmpires
  7.  # 68

Colocado por: JoelM

Completamente em desacordo, por experiência própria, os upgrades são quase sempre nos acabamentos (então se for a mulher a escolher, ui ui), ou sistemas de aquecimento / arrefecimento e são sempre a maior fatia do bolo! (onde se pode poupar ou disparar o preço final). Também podemos ir pelos péssimos projectos de estabilidade que levam muito mais ferro e betão que o necessário na maioria dos casos (os chamados chapa 5) mas no fim, cortar no isolamento é que vai fazer diferença...

Não percebi em que parte estavas em desacordo, porque parece que disseste praticamente o mesmo que eu disse mais atrás 😂
  8.  # 69

Mas então porquê por isolamento de todo? Se é para usar meia dúzia de semanas por ano, assume o custo de aquecer a casa durante o tempo total de uso...
    Eu não consigo entender a lógica de olhar para o isolamento como um investimento à espera de retorno...
    E em alguns casos talvez seja mais rentável, na minha zona sao reconstruídas algumas casas em granito para férias e não duvide que nunca na vida lhes compensaria monetáriamente colocar isolamento naquelas casas!
  9.  # 70

o preço de uma sanita xpto dá para pagar a diferença de isolamento de 6 para 8cm por exemplo...

Você acredita mesmo nisso?

Eu não consigo entender a lógica de olhar para o isolamento como um investimento à espera de retorno...

Então...agora fiquei perdido.

É que é precisamente isso que se faz quando se faz um upgrade de 6cm para 8 cm. A longo termo vão poupar uns Kw de energia. Ao fim de 20 anos lá tem esse upgrade pago.
  10.  # 71

Colocado por: ig8
    Também é preciso ter em conta que aqui no fórum são colocadas muito poucas casas(realidades) ou acreditas que não há muita mais gente a construir?
    Obviamente que todos nós conhecemos diferentes realidades, mas é pena que por aqui não apareçam mais testemunhos de pessoal que construiu por preços aceitáveis (porque sim, essas casas existem)
    Concordam com este comentário:rjmpires

Acredito sim, e estava só a responder ao DR, se fores ler um post onde faço referência aos valores da minha casa, podes ver que estou de acordo com o que dizes.
    A minha casa era uma boa casa na mesma se eu não colocasse alguns artigos de "luxo" ou umas gamas mais altas de materiais!
    Tinha o mesmo betão, o mesmo ferro, o mesmo isolamento, a mesma cobertura e por aí fora!
    Podia ter feito as janelas ligeiramente mais pequenas e colocar vidros e alumínios mais baratos, e cortado num sem número de coisas que levam a minha construção de uns 750€/m3 para os 1100€/m2.. tão simples quanto isso.
    Em termos de qualidade final de construção provavelmente ia ter um artigo idêntico, mas não tinha os acabamentos que eu e a minha mulher queríamos!
    • ig8
    • 28 abril 2020

# 72

Colocado por: N Miguel OliveiraA grande maioria dos Donos de Obra acharia que 1 ano para projectar uma casa seria escandaloso... mas aceita mais tranquilamente uma derrapagem de 20-30'000€...

É um facto.
    Eu por exemplo estou há uns 2 anos a "estudar" o máximo possível sobre o assunto, e tenciono assim que terminar o confinamento começar as conversas com o arquiteto, mas consciente que muito provavelmente só lá para meados do próximo ano é que irei eventualmente iniciar a construir.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  11.  # 73

Colocado por: rjmpires

Não é assim, teoricamente pode ser, mas na realidade não é.
    É diferente confrar sapatas do que betonar contra a terra, é diferente posicionar o ferro de arranque de um muro corretamente alinhado e segura-lo para que nao mexa durante a betonagem do que colocar o ferro a olho e depois a cofrar o muro logo se vê, o que foi colocado a okho depois leva umas marretadas, desde que nao toque na cofragem esta bom, o que nao passa mesmo corta se o mal pela raíz, como este posso dar centenas de exemplos!
    Concordam com este comentário: rjmpires
  12.  # 74

Desacordo que o upgrade do isolamento seja o que normalmente as pessoal escolhem. Raramente se vê pessoal a querer por mais isolamento que o necessário por lei.

Você pegou na questão do isolamento e não sai daí 😂
    Estávamos a falar genericamente e não apenas no isolamento
  13.  # 75

Dr eu não estava a ser irónico, é uma abordagem completamente "normal" e válida, muito mais válido para mim fazer isso nunca casa de férias do que colocar o mínimo exigível por lei na habitação permanente! Mas isto é a minha opinião pessoal!
    Pensei que tivesses a ser ironico :)
    Claro que faz mais sentido melhorar o isolamento em habitação permantente, mas la esta tem de haver um equilíbrio senao breve estariamos a construir casas em PT com Isolamento de 20cms :)
  14.  # 76

Colocado por: DR1982Não é assim, teoricamente pode ser, mas na realidade não é.
    É diferente confrar sapatas do que betonar contra a terra, é diferente posicionar o ferro de arranque de um muro corretamente alinhado e segura-lo para que nao mexa durante a betonagem do que colocar o ferro a olho e depois a cofrar o muro logo se vê, o que foi colocado a okho depois leva umas marretadas, desde que nao toque na cofragem esta bom, o que nao passa mesmo corta se o mal pela raíz, como este posso dar centenas de exemplos!
    Concordam com este comentário:rjmpires

Acho que isso não se pode comparar também, eu pelo menos parto sempre do princípio que é para fazer em condições, senão claro que é como diz, fazem mal e poupam dinheiro 😛
  15.  # 77

Colocado por: DR1982Quanto ao isolamento acima do obrigatório acho que deva ser bem calculado,

(...)

Numa casa de ferias usada um mes por ano por exemplo tenho duvidas que seja um bom investimento financeiro aumentar o isolamento para além do obrigatório, mas não sei, para isso é que se paga para fazer projetos :)

A velha questão dos projectos e honorários.
    Bem sabemos que pagar mais não garante que o projecto seja melhor efectivamente.
    É o típico dilema. Os honorários deveriam traduzir-se em "nº de horas dedicado a..."
    Quando os projectos são vistos como meras obrigações camarárias e não se tira partido do cálculo, do estudo... paga-se o mínimo e o resultado é chapa 5...
    Concordam com este comentário: DR1982, rjmpires
    • DR1982
    • 28 abril 2020 editado

# 78

Ah, ja agora eu sou trolha, tenciono fazer muitas coisas na minha futura casa, adjudicar as especialidades diretamente e estou a contar gastar 150.000 para a construção da casa, cerca de 150m2 brutos segundo as minhas ideias! Vamos ver se consigo, se não o conseguir também o admito 😂
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
    • DR1982
    • 28 abril 2020 editado

# 79

Colocado por: N Miguel Oliveira

A velha questão dos projectos e honorários.
    Bem sabemos que pagar mais não garante que o projecto seja melhor efectivamente.
    É o típico dilema. Os honorários deveriam traduzir-se em "nº de horas dedicado a..."
    Quando os projectos são vistos como meras obrigações camarárias e não se tira partido do cálculo, do estudo... paga-se o mínimo e o resultado é chapa 5...
    Concordam com este comentário:DR1982
    Por isso é que quero uma equipa de projetos arquiteto e engenheiros que me ajudem na minha cruzada, Se traballhar mos todos no mesmo sentido talvez consiga ter alguns “luxos” nos meus 1000€ m2 :)
  16.  # 80

Colocado por: DR1982Ah, ja agora eu sou trolha, tenciono fazer muitas coisas na minha futura casa, adjudicar as especialidades diretamente e estou a contar gastar 150.000 para a construção da casa, cerca de 150m2 brutos segundo as minhas ideias! Vamos ver se consigo, se bao cnseguir tmabem o admito 😂
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmpires

Durante o processo de adjudicação da obra e pedido de orçamentos para algumas coisas à parte, consegui perceber onde se consegue poupar qualquer coisa sem ter que recorrer aos cortes no básico e fundamental numa casa. Só que depois temos uma tendência gigante para escolher as coisas mais caras, as mulheres então nem se fala 😅

0.0221 seg. NEW