Colocado por: JoelMExacto... É por causa do isolamento que o preço dispara... 🤦♂️
Colocado por: DR1982Qualidade de construção para mim é diferente de acabamentos de qualidade!
Construção de qualidade para mim é sapatas feitas sonre terreno estável, devidamente impermeabilizadas, ferro bem armado/posicionado com o devido recobrimento, betao de central bem vibrado(mesmo o que é para tapar), transições de tijolo para betao com rede, pontes termicas corrigidas, sistemas de capoto bem aplicados com todos os materiais necessários, impermeabilização bem feita, e por aí fora...
Uma casa destas nao consegue pelos tais 500/600€ m2.
Acabamentos de qualidade é que é o tal PRH, VMC,soalho, marmore, cerâmico xpto e por aí fora!
Colocado por: ig8O problema que eu vejo, quer seja em Portugal quer seja nesse mundo fora, é a ostentação.
Colocado por: pauloagsantosTal como eu disse no post em que coloquei a imagem, a casa foi construída em 2019!
para mim a maior causa para fazer disparar o preço são as casas sobre-dimensionadas. Vivem nm apartamento com 120m2, mas quando constroem querem uma casa com 200m2.
quando à discusão é mais do mesmo. no universo de 100%, centram a discusão em 10% e esqueçem os outros 90%
o DR1982 colocou um casa com 200m2 por 100k, é claramente uma excepção à regra. Pouco sabemos sobre as condições de construção. Se calhar a casa até foi construída durante a ultima crise em que o construtor abdicou do lucro apenas para ter trabalho para pagar os ordenados ao funcionários ou o construtor aventurou-se e construiu a casa sem facturar, ou o DO construiu a casa por especialidades com muito trabalho da parte dele, etc.
Colocado por: rjmpires
500/600€ também acho muito difícil, mas é como disseram lá a trás, não será impossível haver 1 no meio de 1000.
Num ponto não estou de acordo contigo DR, fazer bem ou fazer mal teoricamente custa o mesmo.
Também há outros exemplos no fórum que dizem lá na terrinha deles custa X ou Y fazer... mas depois não referem que o pai, o tio e o primo andam na obra a alombar! Parecendo que não, se o DO tiver disponibilidade e conhecimento para fazer, poupa uma boa quantia em mão de obra, temos o exemplo do jorgand, que tem uma bela casa e é bastante habilidoso e sabe fazer muita coisa.
Colocado por: JoelM
Completamente em desacordo, por experiência própria, os upgrades são quase sempre nos acabamentos (então se for a mulher a escolher, ui ui), ou sistemas de aquecimento / arrefecimento e são sempre a maior fatia do bolo! (onde se pode poupar ou disparar o preço final). Também podemos ir pelos péssimos projectos de estabilidade que levam muito mais ferro e betão que o necessário na maioria dos casos (os chamados chapa 5) mas no fim, cortar no isolamento é que vai fazer diferença...
Colocado por: JoelME em alguns casos talvez seja mais rentável, na minha zona sao reconstruídas algumas casas em granito para férias e não duvide que nunca na vida lhes compensaria monetáriamente colocar isolamento naquelas casas!
Mas então porquê por isolamento de todo? Se é para usar meia dúzia de semanas por ano, assume o custo de aquecer a casa durante o tempo total de uso...
Eu não consigo entender a lógica de olhar para o isolamento como um investimento à espera de retorno...
o preço de uma sanita xpto dá para pagar a diferença de isolamento de 6 para 8cm por exemplo...
Eu não consigo entender a lógica de olhar para o isolamento como um investimento à espera de retorno...
Colocado por: ig8
Também é preciso ter em conta que aqui no fórum são colocadas muito poucas casas(realidades) ou acreditas que não há muita mais gente a construir?
Obviamente que todos nós conhecemos diferentes realidades, mas é pena que por aqui não apareçam mais testemunhos de pessoal que construiu por preços aceitáveis (porque sim, essas casas existem)
Colocado por: N Miguel OliveiraA grande maioria dos Donos de Obra acharia que 1 ano para projectar uma casa seria escandaloso... mas aceita mais tranquilamente uma derrapagem de 20-30'000€...
Colocado por: rjmpiresNão é assim, teoricamente pode ser, mas na realidade não é.
Num ponto não estou de acordo contigo DR, fazer bem ou fazer mal teoricamente custa o mesmo.
Desacordo que o upgrade do isolamento seja o que normalmente as pessoal escolhem. Raramente se vê pessoal a querer por mais isolamento que o necessário por lei.
Colocado por: JoelMPensei que tivesses a ser ironico :)
Dr eu não estava a ser irónico, é uma abordagem completamente "normal" e válida, muito mais válido para mim fazer isso nunca casa de férias do que colocar o mínimo exigível por lei na habitação permanente! Mas isto é a minha opinião pessoal!
Colocado por: DR1982Não é assim, teoricamente pode ser, mas na realidade não é.
É diferente confrar sapatas do que betonar contra a terra, é diferente posicionar o ferro de arranque de um muro corretamente alinhado e segura-lo para que nao mexa durante a betonagem do que colocar o ferro a olho e depois a cofrar o muro logo se vê, o que foi colocado a okho depois leva umas marretadas, desde que nao toque na cofragem esta bom, o que nao passa mesmo corta se o mal pela raíz, como este posso dar centenas de exemplos!
Colocado por: DR1982Quanto ao isolamento acima do obrigatório acho que deva ser bem calculado,
(...)
Numa casa de ferias usada um mes por ano por exemplo tenho duvidas que seja um bom investimento financeiro aumentar o isolamento para além do obrigatório, mas não sei, para isso é que se paga para fazer projetos :)
Colocado por: N Miguel OliveiraPor isso é que quero uma equipa de projetos arquiteto e engenheiros que me ajudem na minha cruzada, Se traballhar mos todos no mesmo sentido talvez consiga ter alguns “luxos” nos meus 1000€ m2 :)
A velha questão dos projectos e honorários.
Bem sabemos que pagar mais não garante que o projecto seja melhor efectivamente.
É o típico dilema. Os honorários deveriam traduzir-se em "nº de horas dedicado a..."
Quando os projectos são vistos como meras obrigações camarárias e não se tira partido do cálculo, do estudo... paga-se o mínimo e o resultado é chapa 5...
Colocado por: DR1982Ah, ja agora eu sou trolha, tenciono fazer muitas coisas na minha futura casa, adjudicar as especialidades diretamente e estou a contar gastar 150.000 para a construção da casa, cerca de 150m2 brutos segundo as minhas ideias! Vamos ver se consigo, se bao cnseguir tmabem o admito 😂