Colocado por: size
Boa questão, para você compreender melhor. O que é cobertura das frações inferiores à sua, não é a sua fração, mas sim a placa estrutural do prédio. Sobre essa placa é que você tem o uso exclusivo, mas a placa não é sua. Entendeu ?
Não existe condominios das garagens. O condomínio é do prédio todo, respeitando todas as áreas do TCPH
Colocado por: saraivaXExactamente, sendo que me parece relevante a legislação que distingue área bruta privativa e área bruta dependente!
Colocado por: saraivaXO condomínio das garagens existe porque os proprietários são diferentes dos proprietários dos apartamentos....
Por ex, eu não tenho garagem!
Tente ler todas as informações que lhe são dadas. Já lhe foi dito que isso é so para efeitos fiscais.
No expediente da PH, manda o código civil que diz o seguinte;
Artigo 1421.° -Partes comuns do prédio
1- São comuns as seguintes partes do edifício:
a) O solo, bem como os alicerces, colunas, pilares, paredes mestras e todas as partes restantes que constituem a estrutura do prédio;
*b) O telhado ou os terraços de cobertura, ainda que destinados ao uso de qualquer fracção;
c) As entradas, vestíbulos, escadas e corredores de uso ou passagem comum a dois ou mais condóminos;
* d) As instalações gerais de água, electricidade, aquecimento, ar condicionado, gás, comunicações e semelhantes.
Tente ler todas as informações que lhe são dadas. Já lhe foi dito que isso é so para efeitos fiscais.
No expediente da PH, manda o código civil que diz o seguinte;
Artigo 1421.° -Partes comuns do prédio
1- São comuns as seguintes partes do edifício:
a) O solo, bem como os alicerces, colunas, pilares, paredes mestras e todas as partes restantes que constituem a estrutura do prédio;
*b) O telhado ou os terraços de cobertura, ainda que destinados ao uso de qualquer fracção;
c) As entradas, vestíbulos, escadas e corredores de uso ou passagem comum a dois ou mais condóminos;
* d) As instalações gerais de água, electricidade, aquecimento, ar condicionado, gás, comunicações e semelhantes.
Colocado por: saraivaXOk!
Sobre a "parte comum" e assumindo que assim é, podem então descaracterizar completamente o local...
Deixando de ser um terraço, do qual tinha o tal "usufruto" para passar a ser um local de tubagens...
Pensei que pudesse haver algum respeito pela estética inicial e prevenção do ruído e transtornos que a obra possa causar, uma vez que obviamente sou o único incomodado com o assunto, pois apenas eu tenho/tinha o usufruto do mesmo...
Mas assim sendo, já vi que isso passa a ser um problema só meu!
Afinal, as tubagens atravessam o piso do terraço, ou estão anexas a muretes ? Se é sobre os muretes, continua ter disponível o uso do piso do terraço.
Quanto ao ruido, na fachada, se incomodativo, terá que o reportar ao administrador.
Colocado por: saraivaXcriando ruído junto aos quartos devido ao percurso da água nas tubagens colocadas junto à janela do quarto?
Colocado por: saraivaXem queda livre para um terreno privado!
Colocado por: Picareta
E você a dar-lhe, O TERRAÇO NÃO É SEU !!!
Colocado por: saraivaXEu disse terreno privado!!!
Colocado por: Picareta
Pois, o terreno é privado, e os seus proprietários é que decidiram colocar lá o tubo.
Por isso é que muita gente prefere morar numa moradia, são eles os únicos proprietários, num condomínio tem que se sujeitar à vontade da maioria.
Colocado por: saraivaX
Não sendo da área da construção civil ou arquitetura, pedi que fosse revista a situação de modo a não me prejudicar para solucionar um problema...
Colocado por: bluewings
Se existem infiltrações (por rotura do tubo das aguas pluviais) e por ser uma obra extraordinária e urgente o administrador não precisa da autorização dos condóminos.
Pense melhor a sua atitude e estude também a solução que menos o afecta. Peça ajuda a quem saiba.
Colocado por: saraivaX
para pedir ajuda a quem saiba sugere alguma entidade?
Colocado por: saraivaXNão foi rutura mas falta de manutenção.
Obrigada a todos pelos comentários que foram todos úteis.
Bluewings para pedir ajuda a quem saiba sugere alguma entidade?
Obrigado
Colocado por: ADROatelierSaraivaX,
o seu terraço, ainda que de uso privativo da sua fracção, é uma parte comum do prédio.
Designa-se terraço de cobertura.
Para além de ser o seu terraço é a cobertura das garagens.
Sobre as águas pluviais: Foi alterado o traçado original desta rede? Ou seja, fizeram tubos de queda exteriores, novos, porque o motivo?
Colocado por: saraivaXAnteriormente ia para a rede de águas pluviais publica, claro!
Colocado por: spvaleBem bom desenterrar este tópico a ver se me ajudam.
Ponderar comprar 1 apartamento t3 grande problema é o valor do Condomínio 82.76 euros.
O dito cujo tem um 103 m2 de terraço quem parece pagar mais é só este imóvel mas o terraço fica por cima das garagens...
A minha questão é se não deveriam todos pagar mais por essa área comum.
Sabendo que só este apartamento tem acesso directo ao terraço...
Como é óbvio acho que tinha que pagar mais mas os cálculos é como se o apartamento tivesse 240 m2 que é 140m2 interior e o terraço...