Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos.

    Mais uma família que se vai iniciar numa nova aventura, a construção de moradia familiar.


    casa

    A mesma será no Concelho de Mangualde e do que posso informar, uma vez que colocamos como processo administrativo (podiamos ter colocado aviso previo, visto ja estar loteado, mas ainda não tinhamos tudo pronto). Desde que entregamos o pedido inicial até à aprovação final (está já no cálculo de taxas...) passaram 9 meses

    Nesta fase fomos pedindo orçamentos (já temos 3 de empresas diferentes) e... Diferenças de 50mil€ + iva entre orçamentos ?? Uau...

    Entretanto pedimos mais 2 orçamentos a outras 2 empresas e estamos a aguardar.

    Uma vez que nem todos apresentam o orçamento da mesma forma, optamos por pedir à Arquitecta do projecto um Mapa de Quantidades, a ver o que falta em algum deles. Vamos aguardar.

    mas entretanto surgiu uma grande duvida.

    Sabemos o quanto queremos gastar e do quanto temos de pedir de empréstimo. Empréstimo esse já pre-aprovado. Mas da parte da entidade bancária pedem-nos Caderno de Encargos, que não temos... (Apenas pedimos para fazer projecto e mapa de quantidades depois de projecto aprovado.

    Surgiu agora essa duvida, será mesmo necessário? Porque já esta quase tudo espeficio tanto na memória descritiva, como nas especialidades, o que complementa com o mapa de quantidades.

    Conhecem alguma empresa que faça esse caderno de encargos sobre um projecto já feito? sei perfeitamente que isso me vai ajudar na construção, mas tem encargos que nem sempre são agradáveis...

    Já agora, zona de Viseu, empresas que trabalhem bem na construção de raiz alguma sugestão?

    Obrigado a todos pela ajuda
      image001.jpg
  2.  # 2

    Mude o título do Mapa de Quantidades para Caderno de Encargos e entregue ao banco como quem não percebe nada.
    "Olhe, o arquitecto deu-me isto para vos entregar."
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

    Colocado por: PoisÉMude o título do Mapa de Quantidades para Caderno de Encargos e entregue ao banco como quem não percebe nada.
    "Olhe, o arquitecto deu-me isto para vos entregar."


    bem vistas as coisas não está a mentir muito, os dois complementam-se um ao outro.
  4.  # 4

    Ok.

    Mas quem já passou pela construção com pedido de crédito tb pediram isso?

    É como deram a volta à questão?

    Obrigado
  5.  # 5

    Digo mais

    crie um documento chamado caderno de encargos do qual faz parte a memória, mas que nao diga memória mas sim caderno de encargos e o mapa de trabalhos como já lhe indicaram.

    Isso que lhe pedem fará sentido, se por acaso a avaliação por m2 que habitualmente fazem nao chegar para o que pretende. Imagine que coloca bomba de calor em casa mais piso radiante, so nisto são logo mais 20 mil euros de investimento.
  6.  # 6

    Eu estou na fase de início construção e tb pedi uma aprovação para crédito.
    Efetivamente pediram me o caderno de encargos que basicamente é o mapa de quantidades. Eu ja sabia disso e como tb seria mais fácil para comparar orçamentos, foi muito prático.
    Normalmente os arquitetos fazem, o meu não fez. Então foi um orçamentista que me fez, o que lá colocou foi todo o tipo de material a usar e quantidades necessárias.
    Ja agora em que banco fez?
  7.  # 7

    Faça como o user callinas disse, pega no mapa de quantidades e passa os artigos para outro documento e muda o título. À coisa de uns meses também tive que apresentar. A avaliação feita foi por m2. Uma sugestão, não seja comedido nos materiais que vai aplicar, pois convêm a avaliação ser superior.
  8.  # 8

    Colocado por: ramscostaOk.

    Mas quem já passou pela construção com pedido de crédito tb pediram isso?

    É como deram a volta à questão?

    Obrigado

    Agarre no orçamento mais alto que recebeu e dê isso ao banco.
    Concordam com este comentário: sergio_pintas, ASSimoes, ramscosta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ramscosta
  9.  # 9

    Eu tive de disponibilizar o orçamento do empreiteiro, orçamento da climatização, plantas autenticadas e todo o projeto de arquitectura.
    Penso ser normal o banco querer analisar todo o projeto. Depois fazem a avaliação deles e vamos para a frente!
    Nota: tb é bom ver o banco como parceiro de investimento. A avaliação do banco serviu para ter uma noção se estava a ser "comido" pelo empreiteiro ou não :)
  10.  # 10

    Colocado por: ASSimoesEu tive de disponibilizar o orçamento do empreiteiro, orçamento da climatização, plantas autenticadas e todo o projeto de arquitectura.
    Penso ser normal o banco querer analisar todo o projeto. Depois fazem a avaliação deles e vamos para a frente!
    Nota: tb é bom ver o banco como parceiro de investimento. A avaliação do banco serviu para ter uma noção se estava a ser "comido" pelo empreiteiro ou não :)

    Já recebeu o valor da avaliação?
    De referir que o avaliador não é do banco, é externo, que na maioria dos casos nem olha muito para o que a sua casa vai ter, vai comparar as casas existentes na área com a mesma tipologia que a sua e vai extrapolar o seu preço por m2 a partir disso (pelo menos na minha zona é assim), o que acaba por ser uma "palhaçada" :)
  11.  # 11

    Colocado por: rjmpiresAgarre no orçamento mais alto que recebeu e dê isso ao banco.


    é isto que tem que fazer.....nada mais!
    Concordam com este comentário: ASSimoes
  12.  # 12

    Colocado por: rjmpires
    Já recebeu o valor da avaliação?
    De referir que o avaliador não é do banco, é externo, que na maioria dos casos nem olha muito para o que a sua casa vai ter, vai comparar as casas existentes na área com a mesma tipologia que a sua e vai extrapolar o seu preço por m2 a partir disso (pelo menos na minha zona é assim), o que acaba por ser uma "palhaçada" :)


    Sim já recebi e foi dentro do que esperava. Mas teve acesso aos orçamentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jjooll
  13.  # 13

    Colocado por: loverscout

    é isto que tem que fazer.....nada mais!
    Concordam com este comentário:ASSimoes



    mas o banco não pede tb a licença de construção? então entrega o orçamento do construtor A e depois a licença levantada com o alvara do construtor B
  14.  # 14

    Colocado por: pauloagsantos


    mas o banco não pede tb a licença de construção? então entrega o orçamento do construtor A e depois a licença levantada com o alvara do construtor B

    Nada mais para o assunto em questão.
    A escolha do construtor A pelo B poderá ser caso de estudo após a avaliação e aprovação do crédito.
  15.  # 15

    Colocado por: rjmpiresNada mais para o assunto em questão.
    A escolha do construtor A pelo B poderá ser caso de estudo após a avaliação e aprovação do crédito.


    nunca me tinha passado pela cabeça, mas tb faz-me sentido o banco avaliar a saúde financeira ds construtor na aprovação de um emprestimo para a construção. Se tiver um orçamento baixo de um construtor cheio de dividas em que a empresa dá prezuizo à alguns anos, o risco para o banco emprestar dinheiro deve aumentar bastante
  16.  # 16

    O banco está sempre salvaguardado pois só lhe liberta dinheiro após vistoria e para o que já está construído.
  17.  # 17

    Colocado por: rjmpires
    Agarre no orçamento mais alto que recebeu e dê isso ao banco.
    Concordam com este comentário:sergio_pintas,ASSimoes,ramscosta
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ramscosta


    Sim entreguei o Orçamento mais alto.

    Mas agora que já tenho tudo finalmente aprovado na parte da Camara...

    Pimba.
    1 construtor, ah e tal so posso começar la pra maio do proximo ano. Acabar? Não sei quando...
    outro construtor, so posso começar lá para fevereiro/março...
    Outro ah... aceitei uma obra, agora so depois do verão do proximo ano...

    Ahhhhh
    Tudo se queixa do mesmo. falta pessoal para trabalhar..

    Neste momento, ainda tenho 1 orçamento ALTISSIMO (diferença de +60k para os outros.)
    Estou à espera de mais 2 que me devem entregar esta semana, espero eu.

    Do banco, supostamente so me falta entregar a liccença de construção e alvará.

    Obrigado
  18.  # 18

    Colocado por: ****Afinal os orçamentos dos construtores, são altos mas no final servem para limpar o dono de obra , aproveite e pegue em 100/200 € e pague ao empreiteiro desse orçamento, fica-lhe bem .
    Concordam com este comentário:smart

    ?

    não percebi?
 
0.0206 seg. NEW