Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Pedro BarradasBasta haver respeito pelo outro
    Concordam com este comentário:jcfcid,hnogueira

    Infelizmente isso nao existe em muitos lados, isso associado a belíssima construção dos apartamentos faz com que seja muito agradável viver em apartamento...
    Ja era hora da legislação obrigar a um mínimo de isolamento acústico entre apartamentos!
  2.  # 22

    Colocado por: Nasa1989Sinceramente, isto parece-me uma não dúvida. Ir buscar leis e afins, também me parece que chateia mais do que ajuda.

    Simplesmente deve reinar o bom senso, não só para obras, como para uma vivência normal.
    A partir do momento que se incomoda os vizinhos, acho que é aí que se deve parar.


    Eu estava aqui a tentar ser simpático mas de facto não é a primeira vez que alguém que tão bem escreve (já se modera mais, agora), vem aqui dizer que ajuda sem nada acrescentar, com excepção de adicionar à conversa algo que ninguém pôs em causa - as obras urgentes e pronto... O que diz que outros baralharam, não clarificou.

    Se há intervenções sem ruido? Claro que sim. Pinturas, por exemplo. Usa escadote? E quem diz que se não tiver vizinhos em baixo, o escadote vai ser ouvido por alguém.

    Quem avalia o ruido são as autoridades -

    Verificando-se obras, e havendo claros sinais que provocam ruido - ver maquinaria, ferramentas ou o tipo de obra em causa - manda cessar.

    Se vir um balde de tinta, não há nada para cessar, a não ser que tenha presenciado RUIDO DE VIZINHANÇA e aí notifica verbalmente que o ruído cesse. Se a situação se repetir e confirmar, pode ser levantado auto.
  3.  # 23

    Colocado por: DR1982Ja era hora da legislação obrigar a um mínimo de isolamento acústico entre apartamentos



    E obriga...
    Concordam com este comentário: happy hippy
  4.  # 24

    Tem pouca eficácia ou é pouco fiscalizado. As lajes vão sempre comunicar por meio de cimento e ferro de pilares. As paredes vão sempre comunicar tijolo/laje e há sons que se propagam de um 4º andar para um R/C sem grande dificuldade, por muito que todos os pontos não comunicantes, se isolem.
  5.  # 25

    Colocado por: Pedro Barradas


    E obriga...


    Meu estimado, a sua mui oportuna intervenção só pecou pela falta de fundamentação. Tanto quanto sei ou julgo saber, a regulamentação em vigor resumir-se-à no essencial ao Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios (RRAE), o qual foi aprovado pelo DL 129/2002 de 11/5, e que se aplicará a edifícios habitacionais e mistos, comerciais, industriais e/ou de serviços, escolares e de investigação, hospitalares, desportivos, e estações de transporte de passageiros.

    Pode esclarecer-me se se haverá correcto este meu julgamento; caso afirmativo, se lhe existem actualizações posteriores; e bem assim, se a dita regulamentação se esgota a este diploma ou hão outros que disponham sobre esta matéria? (Por ora - e escuse a minha displicência -, não tenho presente se também o RGEU não se debruçará sobre a referida...).

    Desde já, a minha gratulação pela sua melhor deferência.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, reginamar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar
  6.  # 26

    Não , ainda não há nada... depois tem o RERU, que estando ainda em vigor isenta ( mal) do cumprimento de requisitos acusticos... mas que o recente publicado DL 95/2019 (RAREFA), virá colmatar alguns pontos, assim como no caso importante da estrutura... mas como ainda não sairam as portarias/ regulamento tecnicos... vamos ver.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: happy hippy, reginamar
 
0.0132 seg. NEW