Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Aluguei um quarto em Lisboa por 400€ + 400€ de caução mas só depois de vir morar para a casa é que reparei em certas coisas tais como:

    -Baratas no lavatório da loiça, baratas no chão mortas pelo corredor da casa;
    -Porta do quarto de banho não fecha;
    -O quarto está no rés do chão e a janela não tem proteção o que obriga a tar sempre fechada (é uma janela antiga)
    -A porta de entrada do prédio faz um ruído enorme sempre que entra alguém no prédio.
    -A acrescentar, reparei que as fotos do anúncio não são da casa que estou. Sao de outro apartamento semelhante mas melhor.

    Tava a pensar em falar com a senhoria amanhã para sair porque acho que não é uma situação normal.

    A senhoria não me passou recibos, apenas me deu um papel porque lhe pedi. Não queria dar nada, disse para confiar...

    O que fariam na minha situação?

    Obrigado desde já,

    Luis
    • size
    • 5 setembro 2019

     # 2

    Obviamente, reportava essas anomalias à senhoria e procurava outro quarto para mudar no fim do mês.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luismendes535
  2.  # 3

    Procure conselho na Associação dos Inquilinos Lisbonenses
    Aparentemente, pela descrição, a senhora não deve estar "legalizada" para arrendar quartos; antes de a confrontar mais, o melhor é estar certo sobre como agir porque pode ser dificil reaver o dinheiro que já gastou (ou parte dele)
    Concordam com este comentário: Daniel-Rocha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luismendes535
    • FFAD
    • 5 setembro 2019

     # 4

    Não foi visitar antes?
    Concordam com este comentário: Nasa1989
  3.  # 5

    Colocado por: FFADNão foi visitar antes?


    para qué? o anuncio tinha fotos...
    Concordam com este comentário: eu
  4.  # 6

    Tirando a porta da casa de banho que não fecha não vejo nada de excepcional.

    Baratas em Lisboa é o pão nosso de cada dia, gigantes e voadoras. Volta e meia apanhamos umas em casa.

    A porta da rua é normal ouvir se mora no rés do chão.
    O não abrir a janela é uma opção sua, abrir é perigoso, compreendo, mas faz parte de morar num rés do chão

    A senhoria não passar recibos é que não pode ser, isso devia exigir, é obrigatório e é um direito seu (e dever também)

    Sair creio que pode sair, avise a senhoria apenas que o vai fazer.
    Concordam com este comentário: leandro_m, eu
  5.  # 7

    Colocado por: LMGuerreiroTirando a porta da casa de banho que não fecha não vejo nada de excepcional.

    Baratas em Lisboa é o pão nosso de cada dia, gigantes e voadoras. Volta e meia apanhamos umas em casa.

    A porta da rua é normal ouvir se mora no rés do chão.
    O não abrir a janela é uma opção sua, abrir é perigoso, compreendo, mas faz parte de morar num rés do chão

    A senhoria não passar recibos é que não pode ser, isso devia exigir, é obrigatório e é um direito seu (e dever também)

    Sair creio que pode sair, avise a senhoria apenas que o vai fazer.
    Concordam com este comentário:leandro_m



    as baratas podem vir pelos canos?
  6.  # 8

    Ja ouvi varias pessoas a dizerem que sim. Ca em casa acho que entram pelas janelas Mania de termos as janelas abertas o dia todo.
  7.  # 9

    ah !!
    estes millenials que alugam sem ir ver.
    foi à pressa, agora é procurar alternativa.
    sem formalização do contrato pode sair quando quiser

    Colocado por: loverscout

    para qué? o anuncio tinha fotos...
  8.  # 10

    estamos todos a bater na tecla
    ele nao foi ver a casa antes
    é um erro
    mas pronto
    na vida só aprendemos com erros
    e sobre as baratas... existem umas armadilhas no AKI por exemplo muito práticas
    realmente é chato ver isso, mas o que se pode fazer? as noticias falam que lisboa está invadida... será?
  9.  # 11

    Entretanto saí da casa. Eu fui lá ver a casa mas não vi com atenção. A casa estava muito deteorada em relação a portas, o chão fazia muito barulho tb ao caminhar pela casa. Uma situação que me incomodava tb era a casa não ter luz natural nenhuma. Entrava em casa e tinha que ligar a luz se não não se via nada. Muita das vezes ligava a lanterna. Pequenas situações que tornam-se desconfortáveis e que a senhoria conseguia facilmente solucionar.

    O meu quarto era dos mais pequenos e pedia 400€. Naquela casa haviam 5 "quartos". Dá pelo menos 2000€ de renda. Num ano são 24 000 €. Ela disse que já arrenda há quase 40 anos. 40 * 24 000 = 960 000€. Claro que não alugou sempre áquele preço mas dá para ter uma ideia. Para além daquele apartamento tinha mais dois no mesmo prédio.

    Não justifica a minha falta de atenção ao ver o quarto mas esta ganância fez me sentir ainda pior naquela casa. Os preços tão altos ok mas é necessário dar condições aos inquilinos.
  10.  # 12

    Colocado por: Luismendes535Entretanto saí da casa. Eu fui lá ver a casa mas não vi com atenção. A casa estava muito deteorada em relação a portas, o chão fazia muito barulho tb ao caminhar pela casa. Uma situação que me incomodava tb era a casa não ter luz natural nenhuma. Entrava em casa e tinha que ligar a luz se não não se via nada. Muita das vezes ligava a lanterna. Pequenas situações que tornam-se desconfortáveis e que a senhoria conseguia facilmente solucionar.

    O meu quarto era dos mais pequenos e pedia 400€. Naquela casa haviam 5 "quartos". Dá pelo menos 2000€ de renda. Num ano são 24 000 €. Ela disse que já arrenda há quase 40 anos. 40 * 24 000 = 960 000€. Claro que não alugou sempre áquele preço mas dá para ter uma ideia. Para além daquele apartamento tinha mais dois no mesmo prédio.

    Não justifica a minha falta de atenção ao ver o quarto mas esta ganância fez me sentir ainda pior naquela casa. Os preços tão altos ok mas é necessário dar condições aos inquilinos.



    E o que é que interessa o que ela ganha? se acha muito e acha que é bom negocio, compra uma casa e aluga tambem.....

    OLhe que sair de uma casa porque a senhoria ganha muito dinheiro.

    De resto senão gostou da casa fez bem em sair.
    Concordam com este comentário: FFAD, Daniel-Rocha
    • size
    • 27 setembro 2019

     # 13

    Colocado por: Luismendes535Entretanto saí da casa. Eu fui lá ver a casa mas não vi com atenção. A casa estava muito deteorada em relação a portas, o chão fazia muito barulho tb ao caminhar pela casa. Uma situação que me incomodava tb era a casa não ter luz natural nenhuma. Entrava em casa e tinha que ligar a luz se não não se via nada. Muita das vezes ligava a lanterna. Pequenas situações que tornam-se desconfortáveis e que a senhoria conseguia facilmente solucionar.

    Torna-se básico que deveria ter conferido as condições da casa quando a foi visitar para arrendar o quarto . Se não eram do seu agrado, passava à frente...

    O meu quarto era dos mais pequenos e pedia 400€. Naquela casa haviam 5 "quartos". Dá pelo menos 2000€ de renda. Num ano são 24 000 €. Ela disse que já arrenda há quase 40 anos. 40 * 24 000 = 960 000€. Claro que não alugou sempre áquele preço mas dá para ter uma ideia. Para além daquele apartamento tinha mais dois no mesmo prédio.
    Não justifica a minha falta de atenção ao ver o quarto mas esta ganância fez me sentir ainda pior naquela casa. Os preços tão altos ok mas é necessário dar condições aos inquilinos.


    Autentico disparate o seu, ao estar a colocar em questão o preço do quarto, quando inserido no mercado de arrendamento em Lisboa.
    Sabe por que valor é que se consegue arrendar um apartamento mobilado em Lisboa ? De certo que não saberá...
    Ganancia dos senhorios ? Ou é o factor da pouca oferta contra a muita procura ?
    A que propósito é que a sua senhoria, inserida em tal mercado, tinha a obrigação de praticar preços sociais/económicos ?
    Tinha a alternativa de procurar o seu quarto em unidades de alojamento local. Talvez aÍ seja, agora, mais bem servido.
    Concordam com este comentário: FFAD
  11.  # 14

    Não estou a colocar o preço em causa, atenção. Percebo que a lei da oferta e da procura rege o mercado. Coloco em causa é pôr a ganância à frente das condições dos inquilinos. Se não a conseguir ver pelo T4 a mais de 2000€ veja pelo fuga ao imposto: 24 000€ * 28% = 6720€ de imposto sobre renda que não é pago. Para além de fugir ao imposto e o 'roubo' aos próprios inquilinos que não têm recibo para colocar como despesa.
  12.  # 15

    Colocado por: Luismendes535o 'roubo' aos próprios inquilinos que não têm recibo para colocar como despesa.

    quem ganha o salario minimo nacional. não tem onde meter as "despesas"...

    O abuso é independentemtente do preço, a fuga aos impostos, pior, não dar condições de habitabilidade condignas... e ainda mais triste, os inquilinos, terem de aceitar estas condições.. por falta de opções.
  13.  # 16

    Já denunciou junto da AT??
  14.  # 17

    Colocado por: sizeA que propósito é que a sua senhoria, inserida em tal mercado, tinha a obrigação de praticar preços sociais/económicos ?

    Tudo bem que devia ter visto as condições do apartamento e se não gostasse procurava melhor, mas qualquer apartamento/quarto nas condições que o user relatou, de borla era caro.
    • size
    • 27 setembro 2019 editado

     # 18

    Colocado por: 21papaleguas
    Tudo bem que devia ter visto as condições do apartamento e se não gostasse procurava melhor, mas qualquer apartamento/quarto nas condições que o user relatou, de borla era caro.

    E as condições que o user relatou foram;

    -Baratas no lavatório da loiça, baratas no chão mortas pelo corredor da casa;
    -Porta do quarto de banho não fecha;
    -O quarto está no rés do chão e a janela não tem proteção o que obriga a tar sempre fechada (é uma janela antiga)
    -A porta de entrada do prédio faz um ruído enorme sempre que entra alguém no prédio.
    -A acrescentar, reparei que as fotos do anúncio não são da casa que estou. Sao de outro apartamento semelhante mas melhor.

    Avaliou mal para poder ser de borla !

    Então, neste caso, caso fosse o arrendatário, a senhoria não deveria ter que pagar-lhe uma recompensa mensal ?
  15.  # 19

    Colocado por: Luismendes535Entretanto saí da casa. Eu fui lá ver a casa mas não vi com atenção. A casa estava muito deteorada em relação a portas, o chão fazia muito barulho tb ao caminhar pela casa. Uma situação que me incomodava tb era a casa não ter luz natural nenhuma. Entrava em casa e tinha que ligar a luz se não não se via nada. Muita das vezes ligava a lanterna. Pequenas situações que tornam-se desconfortáveis e que a senhoria conseguia facilmente solucionar.

    O meu quarto era dos mais pequenos e pedia 400€. Naquela casa haviam 5 "quartos". Dá pelo menos 2000€ de renda. Num ano são 24 000 €. Ela disse que já arrenda há quase 40 anos. 40 * 24 000 = 960 000€. Claro que não alugou sempre áquele preço mas dá para ter uma ideia. Para além daquele apartamento tinha mais dois no mesmo prédio.

    Não justifica a minha falta de atenção ao ver o quarto mas esta ganância fez me sentir ainda pior naquela casa. Os preços tão altos ok mas é necessário dar condições aos inquilinos.


    Quando somos jovens os valores ainda não foram submetidos à realidade do país real.
    Entendo concerteza. Ter um agregado familiar a suportar encargos de alojamento de estudantes deslocados e por esse preços e em muitos casos sem condições choca ( em abstracto não conheço o caso ).

    São quartos alugados a turistas e/ou estudantes [ prática que já faziam na Nazaré há uns bons 40 anos atrás ] e pensões alugadas à hora. O estado, não fosse um covil de gente anafada que só vê o que lhe interessa, teria formas de meter termo a isso há décadas.
  16.  # 20

    Eu defendo que todos os senhorios que não passam recibo nem celebram contratos devem ser denunciados à AT. Espero que o LuisMendes o tenha feito
    Mas como os inquilinos vão na ilusão que conseguem poupar dinheiro, entram no jogo e depois podem sair queimados como o LuisMendes.
    E não julguem que os senhorios piratas alugam os quartos mais baratos porque não declaram os rendimentos...
 
0.0232 seg. NEW