Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Certo, assim já entendi. Muito obrigada pelo esclarecimento.


    Colocado por: Nelhas

    O problema não está ai.

    Para construir vai ter de possuir capital próprio para arrancar a Obra.
    O Banco disponibiliza o dinheiro conforme o avanço da mesma, e têm de ser voçe a chamar e pagar ao avaliador para ir lá.
    Ele chega lá e analisa o que está feito.
    Feito, não é o material em obra.
    Se ele validar 30%, significa que o banco liberta para si 30% do valor acordado inicialmente.
  2.  # 22

    Tem que ter pelo menos 20% para arrancar. O banco não empresta os 200 , pode emprestar sei la 180K. Outra coisa é que o banco so liberta dinheiro já com obra feita/arrancada normalmente, consultei vários e todos me disseram isso, inclusive onde eu contratei.

    O construtor para avançar vai lhe pedir pelo menos 10% também para arrancar, ou seja antes de ter o credito já tem que ter 20K para começar a obra, para ter obra feita, para depois ir pedir tranches do empréstimo que são libertadas á mediada que o banco manda um avaliador para ver que percentagem da obra ja esta feita.

    Depois precisa cerca de 10K a 15K para projectos e licenças e empréstimo, assim por baixo, 5 (arquitecto)+ 2 (especialidades + 3 licença de construção, 2K para o imposto de selo do crédito.

    Ou seja feitas as contas são 20K + 15K a contar que não ha derrapagens e que os 180K do banco chegam para acabar a obra.

    antes de comprar terreno arranje um arquitecto e ganhe confiança, peça para o ajudar a pedir uma informação previa sobre o terreno que acha que vai comprar, ai pode enviar um croqui simples á CM para avaliar se o que pretende construir é possível ou não. Um bom arquitecto pode consultar o PDM e ler um pouco os editas do município e facilmente saber o que é ou não possível num terreno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: contacto.blogue
  3.  # 23

    Simplificando com números (no caso do terreno já ser seu)

    Capital próprio - Projeto de arquitetura e especialidades - valor estimado para construção 200k
    Capital próprio- Taxas e taxinhas
    Capital próprio - Arranque da obra

    Banco empresta 80%, logo pede para demonstrar que ter restante em capitais próprios
    Recolhe orçamentos e apesar de selecionar o empreiteiro que lhe apresentou cotação mais coerente (210k) apresenta ao banco um outro orçamento de 220k.
    Banco avalia projeto e pede comprovativo de ter 44k em capitais próprios (20%), pede também vestoria ao imóvel/ terreno
    agora
    Se não conseguir demonstrar que tem 44k de capitais próprios
    OU
    Analise do projeto é insuficiente
    OU
    Vestoria avalia por baixo
    não aceitam conceder crédito
    Se cumprir todos os parâmetros é-lhe atribuído o spread (que pode ser diferente da constante na simulação) e é apresentado a FIN final
    Estas pessoas agradeceram este comentário: contacto.blogue
  4.  # 24

    Como se processa as entregas de capital pelo banco:

    1° tranche - Normalmente 10% logo após formalização do empréstimo

    Tranches subsequentes - só libertam o capital pedido se e só se o valor atribuído pelo engenheiro que fez a Vestoria ainda não foi atingido. No caso de o ser terá de pedir nova Vestoria
    Por exemplo,
    1- primeira tranche 20k - banco coloca os 20k na sua conta
    2 Precisa de capital, logo pede uma Vestoria. Esta atribui valor de 50k ao que já está edificado (banco já tinha disponibilizado 20k)
    2.1 - pode pedir libertação do valor total (30k
    ou
    2.1 - pede libertação de valor parciak
    2.1.1 - 20k num mês
    2.1.2 - 10k noutro mês
    Precisa de mais capital, pede nova Vestoria
    Volta a pedir nova Vestoria e volta ponto 2


    Última tranche - Normalmente 5% a 10% que só serão liberados com a apresentação da licença de habitabilidade e passagem do empréstimo para a fase de reembolso
    Concordam com este comentário: Nelhas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: contacto.blogue
  5.  # 25

    Reuna a seguinte documentação:

    - Caderneta Predial, obtida há pouco tempo
    - Certidão Predial Permanente, dentro da validade

    Como o terreno está inserido dentro de um loteamento, junto da câmara, obtenha também:
    - Regulamento do Loteamento
    - Planta de Síntese, incluindo o quadro sinóptico
    Estas pessoas agradeceram este comentário: contacto.blogue
  6.  # 26

    amartins maior parte dos bancos não liberta a primeira tranche só com o terreno. olhe que eu perguntei nos 3 maiores.
    Concordam com este comentário: ADROatelier, Nelhas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: contacto.blogue
  7.  # 27

    Só posso falar da minha experiência, e no meu caso, mal 'levantei' a licença de construção dei início à construção com capitais próprios. Quando o avaliador foi ao local estavam a por a placa do r/c.
    Posso dizer mais, a minha 1° trache foi de 22k e o 1° avaliação foi de 70k
    Estas pessoas agradeceram este comentário: contacto.blogue
  8.  # 28

    Esta avaliação premitiu foi pedir logo a seguir outra tranche de 30k sem precisar de nova Vestoria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: contacto.blogue
  9.  # 29

    Desculpem mas ao dizerem que o banco não dá adiantamentos é errado. Pelo menos o Totta concede um adiantamento de até 30% do valor do terreno. Um terreno avaliado em 100.000€ o banco pode adiantar até 30.000€, porque se alguém entrar em incumprimento o banco têm a garantia do terreno.

    Não confundir avaliação que o banco faz do terreno com o valor da sua compra, pode ser igual, inferior ou superior até.

    OS bancos para a construção emprestam até 80% da avaliação do terreno + casa, não é só 80% do valor da construção. Depois vão libertando por fases de obra, essas fases podem ser 3 ou 6, depende do acordo que se tenha, por cada avaliação paga-se +/- 150€ ao banco
    Estas pessoas agradeceram este comentário: contacto.blogue
  10.  # 30

    Caro Pedro, por diversas vezes referi que o que relatei se baseava na minha experiência, tendo inclusive referido que no meu caso o terreno já era meu.

    Procurei foi alertar que a informação à medida que se vai completando pode mudar dados iniciais.

    Logo ter uma proposta inicial com um spread não é direto ser esse spread na contratação, isto por haver várias variáveis teóricas na proposta inicial que só se materalizam 'momentos' antes da efectiva contratação.
    É o caso da taxa de esforço real
    Valor da avaliação
  11.  # 31

    Também e verdade que cada Vestoria têm um custo, assim como é verdade que o banco só liberta capital se a valor entre os capitais já disponibilizados e valor da avaliação o premitir
  12.  # 32

    vIstoria. De Visitar...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amartins, T.e.r.e.s.a, contacto.blogue
  13.  # 33

    Colocado por: Pedro BarradasvIstoria. De Visitar...


    As vezes parece 😜

    Vão lá meter o nariz e perguntar o que se segue....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: contacto.blogue
    • VCAC
    • 12 setembro 2019

     # 34

    Vistoria.
    Do verbo vistoriar (não visitar)
    (inspeccionar, passar revista)
    Concordam com este comentário: contacto.blogue, davidloivos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amartins
    • cmsh
    • 12 setembro 2019

     # 35

    No meu caso pedi empréstimo faz agora um ano, estava ainda a começar a construção. Quando o avaliador lá foi só tinha o terreno. O banco disponibilizou logo 30.000€ dos 150.000€. Eu que não queria porque tinha capitais próprios para ir andando com a obra, mas o banco disse que era assim que fazia em todos os empréstimos.
    Agora estou há 1 ano a pagar juros desses 30mil e ainda não pedi mais nenhuma tranche.
    Entretanto a casa já tem o capotto e vai entrar agora a caixilharia.
  14.  # 36

    Posso saber qual a sua zona e a qual banco solicitou os 150.000€.
    Já tinha o terreno pago com o seu capital ou os 150.000€ é para o terreno e casa?



    Colocado por: cmshNo meu caso pedi empréstimo faz agora um ano, estava ainda a começar a construção. Quando o avaliador lá foi só tinha o terreno. O banco disponibilizou logo 30.000€ dos 150.000€. Eu que não queria porque tinha capitais próprios para ir andando com a obra, mas o banco disse que era assim que fazia em todos os empréstimos.
    Agora estou há 1 ano a pagar juros desses 30mil e ainda não pedi mais nenhuma tranche.
    Entretanto a casa já tem o capotto e vai entrar agora a caixilharia.
  15.  # 37

    OS bancos já tiveram produtos para compra de terreno e casa mas isso acabou, não é possível agregar tudo no mesmo empréstimo. O banco só financia a construção da casa.

    Existem é outros produtos bancários que pode usar para a compra do terreno
    • cmsh
    • 16 setembro 2019

     # 38

    Colocado por: contacto.bloguePosso saber qual a sua zona e a qual banco solicitou os 150.000€.
    Já tinha o terreno pago com o seu capital ou os 150.000€ é para o terreno e casa?





    A zona é Matosinhos e o banco foi o ActivoBank. O empréstimo foi só para construção porque o terreno já o tinha comprado.
  16.  # 39

    Boa noite a todos,

    Estou a construir uma vivenda na aroeira.
    O banco emprestou-me 50% do valor de compra do terreno. E eu arranquei a obra com capitais próprios.
    Para a semana que vem será feita a primeira vistoria sendo que já tenho toda a estrutura de betão feita... próximo passo.... paredes.

    Não foi necessário projecto aprovado ( câmara de Almada ), mas sim a declaração de início de trabalhos e o comprovativo da concretização da comunicação prévia.

    Abraços!

    Hugo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: contacto.blogue
  17.  # 40

    Sim, o totta não empresta para compra de terreno. Foi-me dito ontem que não emprestam porque é um processo muito complicado.


    Colocado por: Pedro_MoreiraOS bancos já tiveram produtos para compra de terreno e casa mas isso acabou, não é possível agregar tudo no mesmo empréstimo. O banco só financia a construção da casa.

    Existem é outros produtos bancários que pode usar para a compra do terreno
 
0.0208 seg. NEW