Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

Colocado por: marco1em quê? pode explanar a ideia
    para passar tubagens por baixo por exemplo ficando as mesmas acessíveis e evitar estragos com uma fuga de agua por exemplo
    Concordam com este comentário: Marcopom
  2.  # 202

humm hummm
  3.  # 203

Colocado por: DR1982para passar tubagens por baixo por exemplo ficando as mesmas acessíveis e evitar estragos com uma fuga de agua por exemplo

Para isso tenho que ter altura suficiente para manutenção e reparação.
    Se há cota para ter uma altura aceitável, talvez seja uma boa ideia pensar o projeto para ter aquele espaço habitável.
    Garagem arrumos e mais não sei o quê que não é preciso construir no piso superior.
    É isto que falta nos nossos projetos. Adapta los aos terrenos.
    Nós continuamos a teimar em adaptar os terrenos aos projetos
  4.  # 204

Colocado por: zedasilva
    Para isso tenho que ter altura suficiente para manutenção e reparação.
    Se há cota para ter uma altura aceitável, talvez seja uma boa ideia pensar o projeto para ter aquele espaço habitável.
    Garagem arrumos e mais não sei o quê que não é preciso construir no piso superior.
    É isto que falta nos nossos projetos. Adapta los aos terrenos.
    Nós continuamos a teimar em adaptar os terrenos aos projetos

Se tiver uma necessidade de desvão de 1.30, 1.50m já permite altura para reparação/manutenção. E mesmo assim altura insuficiente para garagem.
    Desvão com menos disso é que acho disparate.
  5.  # 205

Colocado por: DR1982
    Se tiver uma necessidade de desvão de 1.30, 1.50m já permite altura para reparação/manutenção. E mesmo assim altura insuficiente para garagem.
    Desvão com menos disso é que acho disparate.

Por norma a grande maioria dos desvaos é a cota do terreno natural até á face inferior da lage.
    Abaixo disso ainda escavam para assentar as sapatas no firme.
    Ora em vez de andar a abrir caboucos, fazem um desaterro integral e tem as impermeabilizações facilitadas e cota mais que suficiente para um espaço habitavel
    Concordam com este comentário: setaevra
  6.  # 206

Se tiver uma necessidade de desvão de 1.30, 1.50m

Os projetistas parece que optam por desvão sanitário com tamanhos bem inferiores, ~50cm? É o que se vê por aí fora, deixam os tubos onde serão colocadas as grelhas de respiração. O acesso ao mesmo é inexistente.
  7.  # 207

Ora em vez de andar a abrir caboucos, fazem um desaterro integral e tem as impermeabilizações facilitadas e cota mais que suficiente para um espaço habitavel

Não percebi se na sua opinião isso é o certo ou não. Pode ajudar a esclarecer se faz favor? Obrigado
  8.  # 208

Colocado por: zedasilva
    Por norma a grande maioria dos desvaos é a cota do terreno natural até á face inferior da lage.
    Abaixo disso ainda escavam para assentar as sapatas no firme.
    Concordam com este comentário:setaevra
    isso é quando se quer fazer a coisa como manda a sapatilha.
    Em muito caso os caboucos são uma mais valia pois estão as sapatas cofradas.
  9.  # 209

Colocado por: setaevra
    Não percebi se na sua opinião isso é o certo ou não. Pode ajudar a esclarecer se faz favor? Obrigado

Dependendo de alguns fatores, um desaterro integral pode ser uma boa opção.
    Por norma o desvao é sempre de evitar.
    Apenas deve ser prescrito se não houver alternativa
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 210

Pode dar uma imagem como exemplo, sff? Estou a fazer confusão.
  11.  # 211

Colocado por: setaevraPode dar uma imagem como exemplo, sff? Estou a fazer confusão.

Procure aqui um tópico que se chama Boas práticas em fundações.
    Tem exemplos e opiniões interessantes sobre cada um deles
  12.  # 212

Por exemplo, isto é considerado um desvão?

Como será feita a lage?

Link
  13.  # 213

Colocado por: setaevraPor exemplo, isto é considerado um desvão?

Como será feita a lage?

Link

Não isso não é um desvao.
    Aquele espaço vai ser cheio e será construído um piso térreo
  14.  # 214

Aquele espaço vai ser cheio e será construído um piso térreo

Hoje parece ser tudo feito desta forma, deixando uns tubos para a respiração, dai a minha duvida, quando diz que será enchido. Então para que servem os tubo?

É enchido com o quê e vai nascer uma lage maciça em cima disto?
  15.  # 215

Colocado por: setaevra
    Hoje parece ser tudo feito desta forma, deixando uns tubos para a respiração, dai a minha duvida, quando diz que será enchido. Então para que servem os tubo?

É enchido com o quê e vai nascer uma lage maciça em cima disto?

Hoje só projeta e faz dessa forma com uns tubos para respirar quem nunca viu como se comportam a grande maioria dos desvaos
  16.  # 216

Perca um pouco de tempo a ler aquele tópico que indiquei que tem lá imagens e a explicação dos diversos métodos
  17.  # 217

setaevra

parece pouco informado ou é apenas para puxar o debate?

sabe o que é um massame armado?
    uma laje de ensoleiramento geral?
    laje terrea?

aquilo que pergunta se é enchido com quê é com pedra, brita, toutvenant enfim por ai e deppois faz-se em cima um massame armado, tudo claro impermeabilizado e isolado nas devidas camadas, tem de pesquisar por aqui no forum há muitos pormenores sobre laje terrea
    Estas pessoas agradeceram este comentário: setaevra
  18.  # 218

Gosto do debate e de que as coisas ditas e partilhas sejam consolidadas com exemplos prático e reais. Mas neste caso estava confuso quanto a diferença de um desvão sanitário na teoria vs o que se faz hoje em dia em terrenos planos, como o exemplo acima.
  19.  # 219

Colocado por: setaevraGosto do debate e de que as coisas ditas e partilhas sejam consolidadas com exemplos prático e reais. Mas neste caso estava confuso quanto a diferença de um desvão sanitário na teoria vs o que se faz hoje em dia em terrenos planos, como o exemplo acima.
    Na minha zona acabam por fazer tudo com desvão sanitário porque na cabeça de alguns é obrigatório por causa do gás Radão, e na cabeça de outros pelo facto da laje ficar levantada nao ha mais humidades. Como tal correm tudo a desvão e pronto.
    • SJC
    • 29 dezembro 2024

# 220

Colocado por: DR1982para passar tubagens por baixo por exemplo ficando as mesmas acessíveis e evitar estragos com uma fuga de agua por exemplo

No caso da minha casa, parece que fizeram aquilo para ter mais um espaço para uma mini adega (pé direito de max 1.7 m para aí) 😅
    O único cano visível era de uma forquilha para uma cozinha secundária.
    Fazia-se muita coisa estranha em Portugal

0.0500 seg. NEW