Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Na base das sapatas há zonas onde aparenta ter um plástico mas noutras parece que não tem nada.
    Para que serve o plástico entre as paredes e a sapata?
  2.  # 2

Colocado por: zedasilva
    Se essa zona é muito húmida, a solução do desvao é a pior que pode ter

É o que tenho neste momento 😢
  3.  # 3

Colocado por: zedasilvaNa base das sapatas há zonas onde aparenta ter um plástico mas noutras parece que não tem nada.
    Para que serve o plástico entre as paredes e a sapata?

Tem em todas as sapatas, e tem por cima do muro de blocos. É para impermeabilizar as sapatas e não ser necessário os blocos. Debaixo das sapatas até é tela pitonada.
  4.  # 4

Colocado por: DR1982porque os próprios engenheiros continuam a achar que o desvão é a última bolacha do pacote.

Tenho casos recentes sem desvao e com problemas de humidades portanto será como tudo, sorte :)

Mesmo assim custa me a crer que mesmo com um desvao de 50cm , com uma laje de abobadilhas + cimentos + xps + betonilha que haja humidades.
  5.  # 5

Pela minha experiência, construí uma casa r/c nos anos 2000, na zona norte, zona muito humida num terreno onde nasce água (sem exageros), quando chove 5 dias seguidos o terreno fica todo empapado.
    Contudo, quando preparaei o terreno, abri as valas para as sapatas, passadas umas horas estavam cheias de água (nao guardei registos porque na altura nem me lembrei).

Ora, isto para dizer que fiz o desvão sanitário, e os cavoucos sem aplicar qualquer tipo de impermeabilizante, isolante no piso e sistema de refrigeração/ saída e entrada de ar.
    Passados 24 anos, nunca tive problemas, tenho algumas condensações numa esquina do chão da sala, no inverno quando a temperatura interior está elevada comparativamente ao exterior. A casa tem caixa de ar, na altura usei XPS e as janelas e portas sao em alumínio com vidro duplo (sem corte térmico).
    Ja corrigi em algumas zonas da sala e num corredor de acesso apenas uma "praga de salitre". E um piso em tacos, que levantou todo passado uns meses, ajeitado mais tarde e viria a ter o mesmo problema (foi colocado sem grandes cuidados para além da casa ainda ter agua da construção na altura) mais tarde removido e substituído por flutuante aplicado por quem sabe, e nunca mais tive problemas.

Por isso, estas ideias e cuidados todos que se apresentam aqui deixam me sempre apreensivo, porque ou eu tive sorte ou procura-se fazer tudo by the book e no final os problemas aparecem na mesma. Acho que se exagera muito.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P@rAdiS3
  6.  # 6

Colocado por: P@rAdiS3

Tenho casos recentes sem desvao e com problemas de humidades portanto será como tudo, sorte :)

Mesmo assim custa me a crer que mesmo com um desvao de 50cm , com uma laje de abobadilhas + cimentos + xps + betonilha que haja humidades.

Pois entendo, também penso que seja isso, mas sei de um caso aqui que fizeram desvão e o chão da casa (vinilico) levantou todo. Foram ver e a condensação do desvão era tanta que levou a humidade a subir. Eu quero acreditar que o problema foi não ser bem ventilado, mas nao sei se foi só isso. Para além do mais, pensei isolar térmicamente por baixo (pois permitia evitar as pontes térmicas na zona das sapatas e vigas e penso que também poderia evitar a condensação que se criasse fosse logo absorvida pelas abobadilhas.
  7.  # 7

Colocado por: rubengr
    Pois entendo, também penso que seja isso, mas sei de um caso aqui que fizeram desvão e o chão da casa (vinilico) levantou todo. Foram ver e a condensação do desvão era tanta que levou a humidade a subir. Eu quero acreditar que o problema foi não ser bem ventilado, mas nao sei se foi só isso. Para além do mais, pensei isolar térmicamente por baixo (pois permitia evitar as pontes térmicas na zona das sapatas e vigas e penso que também poderia evitar a condensação que se criasse fosse logo absorvida pelas abobadilhas.

E tinha humidade ou uma piscina no desvao?
  8.  # 8

Colocado por: P@rAdiS3

e qual foi a solução usada? Feita por quem?
    Se foi à antiga chao betonado em cima de cascalho com uma pitada de sal no betão e 3 pai nossos não há milagres :)
    • HFSF
    • 26 dezembro 2024

# 9

Eu tenho desvão com 95 cm.
    Os técnicos que me fizeram o projeto disseram que era o que se sentiam mais confortáveis a prescrever.

Moro cá há 1 ano +/- e todos os meses vou ao desvão (tenho entradas grandes) e até ao dia de hoje 0 condensação. 1 das partes já teve 3 cm de agua que entrou por ainda não ter jardim. Bombei a agua e está tudo seco até ao dia de hoje.

Tenho PRH o que, no meu entender, ainda pode facilitar mais os condensados.

Não tenho conhecimentos para julgar qual é o melhor só queria descansar que não é tudo horrores.

Isto é um bocado solução à sucateiro mas se algum dia aparecer alguma condensação compro umas ventoinhas industriais e forço a entrada de ar. A eletricidade em excesso dos paineis tem de ser gasta :)

Boa sorte!
  9.  # 10

Hoje, quais consideram ser as principais e primeiras patologias que aparecem quando o desvão é mal feito?
  10.  # 11

Eu tive um desvão não ventilado durante 10anos por falta de conhecimento e erro de obra: resultado humidades ascendentes em casa. Tive que colocar uns 6 pontos de ventilação no desvão - consegui secar as paredes e na última visita com a câmera telescópica a placa estava aparentemente seca.

Cuidado com essas implementações.
    Concordam com este comentário: setaevra
  11.  # 12

Colocado por: setaevraAcho que se exagera muito.

Este acaba por ser um "mal" do fórum da casa.

Ainda que haja experiências menos boas com certos métodos, devido a erros de projecto, depois exagera-se e acha-se que o mesmo será replicado em outras obras.

Basta ver os comentários em relação às janelas de correr, paredes duplas, pontes térmicas, a ventilação com grelhas auto-reguláveis, sub-telha em telhados tradicionais etc. Exagera-se em tudo, porque há 20 anos ouviram uma historia de um primo que conhecia um gajo que leu no jornal que alguém teve um problema.

Acho lunático recomendarem sistematicamente encherem os desvões. 20 ou 30 cm, ainda aceito, agora do Tejo para cima e fugindo da costa, onde os terrenos são raramente direitos, e desvões com 60, 70, 80, 100 cm ou mais são bastante comuns em casas térreas, não há alternativas economicamente viáveis a não ser criarem aberturas para ventilar o espaço. Mas verdadeiras aberturas com fluxos cruzados em todas direcções N-S-E-O, ou pelos menos 3.

Quem não gosta de ver as aberturas para ventilar estes espaços, ou por preciosismos ou por questões estéticas da arquitectura, então que pague uns bons milhares de € em brita, e encha o buraco. Mas depois não venham gemer para aqui que a construção fica cara.

E encher o desvão não garante que não tenham humidade, na mesma maneira que um desvão bem ventilado não garante um desvão seco. A natureza é tramada e não há 2 terrenos exactamente iguais. Um terreno lavrado durante centena de anos, e um terreno deixado ao poisio tem comportamentos completamente diferentes à absorção de água.
    Concordam com este comentário: rubengr
  12.  # 13

Cada caso é um caso.
    Uns correm bem, outros nem por isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: setaevra
      d2.jpg
  13.  # 14

Ter tais condensados em lage aligeiradas vs maciças terá o mesmo impacto?
  14.  # 15

Colocado por: setaevraTer tais condensados em lage aligeiradas vs maciças terá o mesmo impacto?

Em lages maciças, em teoria, a absorção será maior.
  15.  # 16

Mas normalmente com laje maciça o desvão é mais alto, ou quem o vai lá descofrar? 😂
  16.  # 17

desvão sanitário era feito para "afastar" o pavimento do terreno pavimentos esses muitas vezes feitos em madeira e não havia muito produto para garantir a impermeabilização, hoje em dia em desvãos com pouca profundidade para que serve ter ali uma caixa de ar com uma especie de microclima a "criar" toda uma especie de organismos e putrefação ?
    em termos termicos não será melhor ter o solo ( terra, pedras, gravilhas) massa termica, a encher aquilo?
    claro que tudo devidamente drenado perimetralmente, alias como se acaba por fazer com a solução de desvão.
    enfim cada um faça como entender.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  17.  # 18

A solução de desvao sanitário advém mesmo dos antigos desvaos de pisos em madeira.
    Esses sim fortemente ventilados não só pelas aberturas laterais mas principalmente pelas aberturas (frinchas) existentes no pavimento.
    Porque antigamente funcionava, achou se que com materiais e técnicas modernas também ia funcionar.
    Esquecemo nos foi do principal, a forte ventilação
  18.  # 19

Colocado por: marco1em termos termicos não será melhor ter o solo ( terra, pedras, gravilhas) massa termica, a encher aquilo?

Claro. Eu também prefiro.

Colocado por: zedasilvaCada caso é um caso.

Esse caso é daqueles piores que se vê: pouca altura, logo o piso demasiado proximo da terra, e ventilação deficiente ao ponto de nem se ver 1 buraquinho. E se calhar a cereja, terreno tipo barro que se ensopa muito facilmente e drenagem periférica inexistente.

Colocado por: zedasilvaA solução de desvao sanitário advém mesmo dos antigos desvaos de pisos em madeira.

As escolas primarias são um bom exemplo. Tudo corrido a piso de madeira e grelhas à altura dos tornezelos/joelhos.

Também por vezes quando vejo casas senhoriais em ruínas, tenho curiosidade de ver e há muitas com o chão completamente podre, e olhando para baixo, já apanhei algumas com 3 metros de altura.

Agora noutros casos recentes que conheço, onde o desvão tem uma variação de 1 metro, devido ao terreno, qual é a alternativa? Gastar mais dinheiro e fazer uma cave? Encher aquilo com pedra é uma loucura. E mesmo que se volte a cobrir com parte da terra, uma parte continua a estar com "vazio" de ar..

Não é fácil.
  19.  # 20

Nostradamus
    o caricato é que se faz desvão e depois no exterior se "alisa" o terreno á volta (se enche) para fazer o jardim...

0.0436 seg. NEW