Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: DR1982
    Idealmente a tela asfaltica fica por baixa da fundação.

Ah ok assim é difícil. Por baixo só coloquei tela pitonada e a ideia era aplicar a tela asfáltica depois de todas as cofragens.
  2.  # 2

Colocado por: zedasilvaA grande parte dos drenos que se vemos não são drenos mas sim taques para acumular água junto às fundações.
    arranje drenos rígidos, porque com os flexíveis que vejo por PT é uma complicação fazer uma inclinação em condições.
    Com os rígiddos é bem mais facil.
    • DR1982
    • 2 janeiro 2025 editado

# 3

Colocado por: rubengr
    Ah ok assim é difícil. Por baixo só coloquei tela pitonada e a ideia era aplicar a tela asfáltica depois de todas as cofragens.
    idealmente é tela logo por baixo e a sair no minimo 10cms de cada lado, depois “liga” à tela das laterais.
    Difícil não é, exige pensar um pouco mais.
    Concordam com este comentário: setaevra
  3.  # 4

Colocado por: zedasilva
    Acredita que cada vez que peço para fazer teste á capacidade de escoamento dos drenos olham para mim como se estivesse a dizer uma blasfémia?

Pelo menos sem dreno, num terreno arenoso a água escoa pela "terra" abaixo.
  4.  # 5

Colocado por: DR1982idealmente é tela logo por baixo e a sair no minimo 10cms de cada lado, depois “liga” à tela das laterais.
    Difícil não é, exige pensar um pouco mais.
    Concordam com este comentário:setaevra

Isto é de facto o básico (eu sou um leigo, nem de perto trabalho na área da construção), com isto o remendos sao menos maus :)
  5.  # 6

Colocado por: DR1982idealmente é tela logo por baixo e a sair no minimo 10cms de cada lado, depois “liga” à tela das laterais.

Pois entendo mas creio não ser fácil de executar. Sei como são os pedreiros complicam e rasgam tudo. Não há cuidado. Eu pedi para colocar tela pitonada por baixo, mas disseram logo que tinham de colocar Betao de limpeza por cima para não estragar. Não gostei da ideia porque para mim o betão faz sentido por baixo, mas pronto acabei por seguir assim.

A tela pensei colocar com desnível até ao dreno e a asfáltica até á tela pitonada. É verdade que fica descontinua, mas acredito que com a inclinação para fora da tela pitonada que a água vai sempre sair.

Vamos ver..
  6.  # 7

Um pedreiro que diz que tem que colocar betão de limpeza por cima da tela pitonada para não a estragar devia levar com um sarrafo nas costas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: setaevra
      IMG_20250102_223726.jpg
  7.  # 8

Colocado por: rubengr
    Emulsão betuminosa + tela asfáltica é o que?

Sistema de impermeabilização...
  8.  # 9

Colocado por: zedasilvaUm pedreiro que diz que tem que colocar betão de limpeza por cima da tela pitonada para não a estragar devia levar com um sarrafo nas costas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:setaevra
      IMG_20250102_223726.jpg
    as pendentes do dreno da sua fotografia também parecem manhosas, ao nao ter nada por baixo do dreno naquela zona o que acha que acontece quando levar brita em cima? 😂
    • HFSF
    • 3 janeiro 2025

# 10

Colocado por: zedasilvaE porque é que tem que haver fixação do XPS?
    A tela co areia é para soluções em que a tela fica exposta às intempéries. Coisa que deve ser sempre evitada

Porque o sistema de ETICS obrigava a fixação.
    Ou seja essa tela fica termina uns 40 cm acima do arranque do ETICS
  9.  # 11

Colocado por: HFSFPorque o sistema de ETICS obrigava a fixação.

Em obra nova?
  10.  # 12

Colocado por: DR1982as pendentes do dreno da sua fotografia também parecem manhosas

Nesta caso, tinha quase 5% de inclinação
    • SrR
    • 3 janeiro 2025

# 13

Colocado por: HFSF

Porque o sistema de ETICS obrigava a fixação.
    Ou seja essa tela fica termina uns 40 cm acima do arranque do ETICS
    pode fixar o xps á tela com colagem
    Concordam com este comentário: zedasilva
  11.  # 14

Colocado por: SrRpode fixar o xps á tela com colagem

Uma coisa assim por exemplo
      ETICS 22.JPG
  12.  # 15

Nesta caso, tinha quase 5% de inclinação
    nao sendo rígido fica sempre abambado, a menos que se faça uma “cama” antes, é realmente uma treta nao haver rígidos em PT.
  13.  # 16

Colocado por: DR1982nao sendo rígido fica sempre abambado, a menos que se faça uma “cama” antes, é realmente uma treta nao haver rígidos em PT.

Fica mas se tiver uma boa cama e inclinação suficiente, isso é mais ou menos mínimizado
  14.  # 17

Fica mas se tiver uma boa cama e inclinação suficiente, isso é mais ou menos mínimizado

A inclinação nunca pode ser demasiada, para ficar acima da sapata e abaixo do piso acabado, tem normalmente uns 40/50cms
  15.  # 18

Colocado por: DR1982A inclinação nunca pode ser demasiada,

Verdade, por isso é que estas coisa devem ser pensadas com a conceção da arquitetura.
    Coisa que raramente é feito.
    Por norma é a velha máxima "depois em obra vê-se"
  16.  # 19

Bem eu nao me meto nas opções de cada um e até estive um pouco afastado do fórum até que um membro bastante activo na ajuda aos demais users me fez entender que provavelmente a nossa experiência e resultado dos erros cometidos em obra de facto ajudam os novos DO... bem este desvão tem quase 6 anos e como vêem não esta um ninho de humidade, de realçar que nao foi feito qualquer dreno...
    Isto reforça a questão de que cada caso é um caso e deve ser pensado in loco...
    Concordam com este comentário: P@rAdiS3
  17.  # 20

Colocado por: Marcopomcada caso é um caso e deve ser pensado in loco...

É isto que os DO e projetistas têm que interiorizar.
    Não existem soluções tipo.
    Existem soluções que podem corresponder melhor ou pior às circunstâncias da obra.
    Por exemplo, saber quem vão ser os executantes é fundamental para a escolha desta ou daquela solução.

0.0675 seg. NEW