Iniciar sessão ou registar-se
    • monike
    • 18 setembro 2009 editado

     # 1

    boa tarde,
    tenho 18 anos, ainda não trabalho, mas recebo dinheiro dos meus pais.
    queria comprar casa até ao final do ano, sendo os meus pais os fiadores, mas se não tenho irs, como faço isto?
  1.  # 2

    Bom, se não trabalha então não tem qualquer rendimento, pois o dinheiro que os seus pais lhe dão não me parece que seja relevante para o banco.
    De qualquer forma pode sempre comprar casa, tendo os seus pais como fiadores.

    A minha irmâ está nessa situação, pois conseguiu em concurso ficar com uma habitação e uma vez que não trabalhava ainda, foram os meus pais que se chegaram à frente, mas a casa está em nome dela.
    • jma
    • 18 setembro 2009

     # 3

    ... alugue... para quÊ comprar?? aos 18 anos dificilmente será a casa da sua vida.... e para lá ficar 2 ou 3 anos...
  2.  # 4

    Colocado por: jma... alugue... para quÊ comprar?? aos 18 anos dificilmente será a casa da sua vida.... e para lá ficar 2 ou 3 anos...

    A sua sugestão é de aplaudir, mas sem saber os contornos do negócio, não vale a pena estar a inclinar para um dos lados.

    No caso da minha irmã que tb comprou com 18 anos, eu acho que ela fez o melhor negócio da sua vida, pois comprou casa por 80.000€ que não é mais do que um T3 Duplex com garagem e arrecação em Lisboa ... Neste momento a casa vale (têm sido vendidas por esse valor) cerca de 150.000€, e estamos a falar de 5 anos.
    Depende dos negócios.

    Bem, foi também por causa disto que ela não teve qualquer problema em obter CH no banco. A avaliação do banco foi o dobro do que ela necessitava, o que fez com que ela tivesse conseguido um excelente Spread.
    • jma
    • 18 setembro 2009

     # 5

    a sugestão não era para si, mas para o/a monike... e com os dados que deu (18 anos - quer casa - não tem dinheiro - não trabalha), parece-me a solução mais sensata... não se pode comparar o mercado de habitação de há 5 anos com o de hoje.... evoluiu bastante entre 2000 e 2006... mas desde aí que os preços sobem abaixo da inflação..
  3.  # 6

    Colocado por: jma.... evoluiu bastante entre 2000 e 2006... mas desde aí que os preços sobem abaixo da inflação..
    E como a inflação do último ano foi «zero», quer dizer que o «crescimento» dos preços das casas neste ano foi «negativo». :-)

    (desculpem lá, mas esta do «crescimento negativo» fez escola quando a Manuela F Leite foi Ministra das Finanças) LOL
    • Neon
    • 18 setembro 2009

     # 7

    LOLÂO hehehe
  4.  # 8

    É simples, pede aos teus pais que te comprem a casa. Para que andar com mais fantochadas se é o que vai acontecer na prática?
    • Mac
    • 19 setembro 2009

     # 9

    Colocado por: monikeboa tarde,
    tenho 18 anos, ainda não trabalho, mas recebo dinheiro dos meus pais.
    queria comprar casa até ao final do ano, sendo os meus pais os fiadores, mas se não tenho irs, como faço isto?

    Com 18 anos é estudar e divertir-se. Não aproveite a juventude e depois lamente-se mais tarde. Se for um negócio a que se possa charmar pechincha, deixe-o para os seus pais. Eles que o aproveitem e que lhe dêem o lucro que com o negócio obtiverem porque você não tem condições para isso. Se for comprar casa para habitar, pense bem: ainda não sabe onde vai trabalhar nem em quê e assume desde os 18 anos um compromisso que lhe pode trazer muitos dissabores.
    Isso de comprar casa requer maturidade que habitualmente aos 18 não temos. Estude e divirta-se. Não tenha pressa.
    Os seus pais que tenham juízo.
  5.  # 10

    Só uma palavrinha ao/à monike,

    Eu saí de casa dos meus pais aos 17 anos (quase 18), e foi nessa altura que comecei a trabalhar.
    Enquanto fui trabalhador/estudante vivi em casas arrendadas.
    Só comprei um apartamento mais de um ano depois de ter casado (quando já tinha 26), e só porque a minha mulher - que tinha então 23 e estudava - TAMBÉM trabalhava desde os 19.

    Os meus pais, quando casaram (ele com 23 e ela com 17), também foram viver para uma casa arrendada.

    As coisas não podem ter mudado assim tanto...
  6.  # 11

    O arrendamento deve ser a regra, principalmente, para pessoas em início de vida activa. Para quê comprar? Eu estou farto de ouvir pessoas arrependidas por terem comprado casa: ficam presas ao local, têm que recusar boas propostas de trabalho noutras cidades, ou têm que pagar duas rendas; mesmo para mudar para uma casa maior, por exemplo, muitas vezes demora-se anos a vender.

    Durante anos, os promotores imobiliários e os bancos andaram a vender a ideia de que todos deviam e podiam ser proprietários de uma casa - só eles ganharam com isto. Hoje temos um dos países europeus com maior percentagem de proprietários e uma das menores taxas de mobilidade laboral, com consequências desastrosas para a economia.
  7.  # 12

    é assim... eu quero comprar casa aki na zona de cascais porque os meus pais moram nesta zona e duvido que alguma vez se venham a mudar; é o melhor sitio e o mais pacífico que já vi nos arredores de Lisboa, logo, NUNCA me vou mudar. até porque eu afeiçou-me muito á zona e há casa onde vivo, até porque já vivo sozinha numa casa arrendada desde os 17 anos. por isso, a questão de mudar de casa está posta de lado
    porquê arranjar casa agora e não mais tarde, e aproveitar a juventude agora, certo?
    eu digo porquê...porque não sei se daqui a uns anos não tenho um azar na vida e n posso arranjar casa por falta de dinheiro, mais vale agora que fico garantida para a vida. os meus pais concordaram com isto porque sabem que sou responsável ao ponto de gerir uma casa, coisa que tenho feito no último ano. pró ano vou para a faculdade e depois poderei pagar as minhas próprias contas.
    há, e também quero fazer um contrato para 50 anos. assim, posso garantir mensalidades baixas e ir amortizando ao longo do tempo.
    obrigado pelas opiniões :D
  8.  # 13

    Colocado por: monikeporque não sei se daqui a uns anos não tenho um azar na vida e n posso arranjar casa por falta de dinheiro, mais vale agora que fico garantida para a vida.


    Colocado por: monikee também quero fazer um contrato para 50 anos.


    Pois. Se daqui a uns tempos tiver um "azar" enquanto paga a casa, qual é a diferença?
  9.  # 14

    azares podem sempre ocorrer na vida. quanto a isso, ninguém é imune. mas mais vale ter um azar daki a uns anos (quando já tiver dinheiro guardado), do k agora, kuando n tenho nada armazenado. neste momento td o k eu precizar, os meus pais pagam, logo, n sou eu k tenho d me preocupar, por enkuanto, claro. ao final do mês consigo sempre poupar dinheiro e guardá-lo. e visto que não kero viver em kualker local k n seja cascais/Portugal, ou viajar para o estranjeiro, não há problemas nesses termos.
  10.  # 15

    Podes é ter problemas depois com a cara metade que arranjares :-)
  11.  # 16

    Cada um sabe de si e aos 18 anos sabemos tudo sobre tudo. Se já tem tudo definido, boa sorte.
    •  
      FD
    • 6 outubro 2009

     # 17

    Colocado por: luisvvaos 18 anos sabemos tudo sobre tudo.

    Pelo menos assim pensamos. Abençoada ignorância...

    monike,

    Não existem certezas na vida nem a letra k no alfabeto português. :)
    Hoje somos aqueles cuja opinião desdenha, amanhã seremos aqueles cuja opinião deveria ter ouvido. Somos estranhos, não lhe queremos nem bem nem mal, somos a voz da experiência. Ouça-a.
  12.  # 18

    Há 15 anos, já eu tinha 20 e tal, não me passava pela cabeça sair de Campo de Ourique - no máximo, haveria mais 2 ou 3 zonas bem definidas de Lisboa que eu toleraria - Estrela, Campolide, Bairro Azul, Avenidas Novas. Tudo o resto eram zonas de passagem ou nem sequer isso.


    Hoje, estou fascinado pelo Chiado, maravilhado com Santa Catarina, encantado com Restelo, Lapa, Estrela, São Mamede, e Avenidas Novas, agrada-me Alvalade, e continuo a detestar Almirante Reis, Anjos, Intendente, Graça e afins. Não suporto Telheiras, abomino o Lumiar, não vejo piada nenhuma em Alcântara e Ajuda, não desgosto de Campolide, mas seria incapaz de viver nas Laranjeiras ou em Sete Rios. Não aprecio particularmente Benfica, mas já não detesto, como antigamente. Ganhei algum carinho por São Bento.

    Continuo a adorar Campo de Ourique, mas nem sequer moro em Lisboa. Não porque não pudesse (bom, inicialmente não podia ... ) , mas porque a vida me levou para outras paragens, e quando mudei de casa já nem me passou pela cabeça voltar.
  13.  # 19

    Pois eu aos 16 anos seria lisboeta toda a vida.
    Aos 18 mudei-me para Faro para estudar e apaixonei-me pelo Algarve.
    Voltei para Lisboa aos 23 e desde essa altura só penso emk sair.
    Hoje com 32 anos, estou a caminho da Ericeira ...

    Já disse que aos 16 anos iria ser Lisboeta para sempre :) ?
  14.  # 20

    Bom, a minha maior alegria foi deixar de morar em Lisboa.
    Para mim Lisboa=poluição+barulho+mau planeamento+ as pessoas vivem nos bolsos umas da outras...
 
0.0219 seg. NEW