Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Eu cá acho que ganho.
    18 anos pertinho de Viseu...
    7 anos em Coimbra
    1 ano no Porto
    2 em Matosinhos
    6 em Guimarães
    (tenho vindo a subir no País, mais uns anos e vou para Espanha :))

    Cometi o erro de comprar casa no inicio (universidade + primeiro emprego) e depois no porto e matosinhos estive em andar alugado (mas pagava 2 vezes, o empréstimo + o aluguer). Foi uma palermice, arrende primeiro e compre casa lá para os 30....

    Se tiver um "azar" com diz é melhor ser numa casa arrendada, porque rapidamente muda para uma mais baratinha, se estiver a pagar um T3 ao banco bem que se lixou.

    Essa de não conseguir viver em mais lado nenhum que não seja cascais... desculpe lá, mas é um bocado coisa de adolescente.
    Acredite que se a vida a "empurrar", nem imagina as coisas que consegue fazer!
  2.  # 22

    Cascais é, sem dúvida, um lugar interessante e tudo mais, mas acredite em mim: existem lugares muitíssimos mais interessantes e com mais qualidade de vida...pode crer...e se conseguir juntar a isso um emprego onde lhe paguem mais de 600 Euros...
  3.  # 23

    lol talvez tenham razão. eu nasci no Barreiro e kuando fiz 11 anos, os meus pais mudaram-se para setúbal. mais tarde fomos para Lisboa e agora, nos últimos 8 anos, Cascais... :D eu só não sei muito bm o porkê das pessoas sentirem necessidade de estarem sempre a mudar de casa, mesmo k o trabalho seja longe. o meu pai trabalha em Lisboa e todos os dias se desloca para lá, mesmo vivem em Cascais. mas, ok, secalhar, - provavelmente - a vida n está restrita a só uma zona.
    em relação ao que o "mafgod" disse lol axei engraçado. relativamente a companheiros, acho que os futuros namorados teram de se abituar a viver na "minha casa", assim se algo correr mal, n sou eu k tenho de sair LOL axo k está uma boa estratégia.
  4.  # 24

    Colocado por: monike acho que os futuros namorados teram de se abituar a viver na "minha casa", assim se algo correr mal, n sou eu k tenho de sair LOL axo k está uma boa estratégia.
    ... o mesmo se passaria se fosse arrendada, certo?
    E quando deres o salto... um futuro companheiro e filhos? ;-) Como acrescentas as divisões/amplias a casa? :-)
    Se casares e ficarem na tua casa, em caso de algo correr mal, o outro tem direito a uma parte do valor já pago durante a "estadia"....

    Se a monike fosse um homem seria mais complicado... para as mulheres tem de ser tudo ao gosto delas: cortinados, cores, móveis.... ;-) lá teria de mudar tudo em casa ou mesmo a própria casa ;-)
  5.  # 25

    Colocado por: monikeacho que os futuros namorados teram de se abituar a viver na "minha casa", assim se algo correr mal, n sou eu k tenho de sair LOL axo k está uma boa estratégia.
    Monike
    Para além de ser o mesmo quer a casa seja comprada ou se for arrendada, nada garante que o seu futuro companheiro queira sair da casa - mesmo sendo de sua propriedade.
    Até por isso é mais seguro se a casa for arrendada. Se a coisa der para o torto você tira de lá os seus tarecos, e ele que fique com as paredes e com as contas para pagar.

    Já agora: está a pensar continuar a estudar? E em que faculdade de Cascais?
    Que me lembre, a única Univ. de Cascais é a "Universidade Senior e Internacional de Lisboa-Cascais" que, obviamente, como o nome NÃO indica, é em OEIRAS. :-)
  6.  # 26

    Colocado por: Luis K. W.Que me lembre, a única Univ. de Cascais é a "Universidade Senior e Internacional de Lisboa-Cascais" que, obviamente, como o nome NÃO indica, é em OEIRAS. :-)


    Também tem a Escola Superior de Hotelaria e Turismo, ali para os lados da saída da A5 para o Estoril.
  7.  # 27

    É verdade. Esquecia-me das Escolas Superiores.
    Há ainda a E. Sup. de Saúde de Alcoitão.
  8.  # 28

    E também há universidades e escolas superiores em Lisboa.
  9.  # 29

    bom, em relação a casamento, eu n sou muito a favor,:) e se tal acontece-se teria de esperar então por pagar a casa :D. e em relação á família, eu ando a ver uns t2 pk tambm só keria um filho, mais tarde (daki a 10 anos, mais ou menos, talvez) e n mais do que um.
    neste momento já acabei o 12º ano, mas falta-me uma disciplina k estou a acabar este ano lectivo. pró ano irei para a DPSO (departamento de psicologia social e das organizações) que é em Lisboa. tambm estou a tirar a carta, logo a deslocação n será problema.:D
    eu sei k a maior parte dos melhores empregos são na Capital, por isso é k gosto de Cascais (tem muitos transportes para Lisboa e boas vias para kem vai de carro, tambm), mas com a poluição de Lisboa n vivia lá nem k me pagassem lol
  10.  # 30

    monike,
    Você tem uma oportunidade excelente para não cometer um erro do qual muita gente hoje se lamenta: comprar uma casa quando por menos dinheiro e menos chatices pode ter uma casa arrendada.
  11.  # 31

    monike,
    A culpa da poluição de Lisboa não é dos que lá vivem, mas dos que vão para lá trabalhar.
    Por isso é que me manifestei CONTRA o túnel de ENTRADA em Lisboa pelo Marquês de Pombal, que só veio facilitar a entrada no coração da cidade. Os túneis, a construir, devem servir os lisboetas e não os que vêm de fora - ou, quanto muito, facilitar a SAÍDA da cidade.

    Suponho que você já fez muitas vezes a A5 (Cascais-Lisboa) às 8-9h da manhã... é uma maravilha, não é? Até dá para O CONDUTOR ler o jornal.
    •  
      FD
    • 8 outubro 2009

     # 32

    Colocado por: Luis K. W.Os túneis, a construir, devem servir os lisboetas e não os que vêm de fora - ou, quanto muito, facilitar a SAÍDA da cidade.

    Luís,

    Não se esqueça que os não-lisboetas vão para Lisboa trabalhar em empresas que, por aí estarem sedeadas, contribuem para a riqueza do munícipio com parte dos seus impostos (IRC e IVA).
    Por isso, também convém manter essas empresas satisfeitas, sob risco de levarem os seus impostos para outro lado. ;)
  12.  # 33

    FD,
    As pessoas que vivem na Linha, que maiores ordenados ganham e que trabalham em Lisboa, têm emprego aos pontapés em dois colossos da 2ª circular (que está longe de ser no centro da cidade).
    Por um lado, não estou a ver essas "empresas" mudarem de cidade(*).
    Em contrapartida, os impostos dessas pessoas são pagos no local de residência.

    Aliás, muitas empresas podem estar sediadas em Lisboa e ter empregados em todo o País (e vice-versa - isto é, pode haver muitas pessoas a trabalhar em Lisboa para empresa sediadas em qualquer outro lugar do País).

    Quanto a mim, os não-lisboetas que trabalham em Lisboa deviam levar a sua poluição para ao pé de casa, que é onde pagam os seus impostos. Ou passar a usar o comboio.

    Deixem-me cá é o meu aeroportozinho!

    (*) refiro-me ao SLB! SLB! glorioso-SLB! e ao Spooooortingue!
  13.  # 34

    para ajudar à "festa", mais um testemunho:

    Lamego, Vila Real, Porto, Vila Real, Guimarães, Marinha Grande, Oliveira de Azeméis

    As primeiras etapas foram em casa dos pais, pouco anos depois de começar a trabalhar decisão de compra de apartamento.
    claro que teve que ser um T1, não podia dar um passo maior do que a perna! Grande asneira, uns anos mais tarde, casamento, 1º filho, o espaço não chegava. Toca a comprar um T3. Entretanto, 2 anos a pagar duas casas (não é fácil!).
    Mais tarde, e já só com o T3, decisão, por motivos profissionais e familiares, de ir mais para norte. Novamente casa à venda (por acaso não correu muito mal, na semana a seguir às mudanças tinhamos comprador). Decisão de não compra i ir para aluguer. Um martírio!! Quase não existia oferta para arrendamento. Com muita dificuldade lá se arranjou. Planeámos ficar por lá uns tempos, a casa até tinha bom aspecto. Azar, era só aspecto! Um inverno pavoroso, com água a escorrer pelas paredes, roupa cheia de bolor...Novamente decisão de compra (espero que seja a última)
    Se for fazer as contas a tudo o que gastei, acho que tenho um colapso!
    Conselho: Pensem sempre bem se a opção certa é a compra e mais, se o que estão a comprar é o indicado para os planos para o futuro.
    Desculpem o testamento!
  14.  # 35

    oli-rod,
    Nesse azar da casa arrendada que metia água por todos os lados, a grande sorte é que pôde mudar rapidamente, sem ter de estar meses ou anos à espera que aparecesse comprador.
  15.  # 36

    calma, eu disse k haviam bons acessos para lisboa. n disse se eram rápidos ou n. para isso basta sair mais cedo de casa, e xegasse a horas. n há problema
    então, na vossas opiniões, comprar casa é só lá prós 30? kuando se tem a certeza do local, é?
  16.  # 37

    @ J.Fernandes

    tem toda a razão!

    @monike

    Hoje em dia, com a dificuldade de entrada no mercado de trabalho, é necessário que haja disponibilidade mental para ir para onde for preciso. E, apesar de teoricamente, o mercado de trabalho na grande Lisboa ser maior, a sua oportunidade pode estar noutro sítio qualquer! Não vai querer deixá-la fugir, só porque tem uma casa em determinado sítio!!!
    Bem basta mais tarde, quando há filhos, ficarmos condicionados porque queremos dar-lhes estabilidade.
  17.  # 38

    Colocado por: monikecalma, eu disse k haviam bons acessos para lisboa. n disse se eram rápidos ou n. para isso basta sair mais cedo de casa, e xegasse a horas. n há problema
    então, na vossas opiniões, comprar casa é só lá prós 30? kuando se tem a certeza do local, é?


    Comprar casa é quando se justifica - seja aos 18 , aos 30 ou nunca. Tendencialmente aos 18 anos teremos menos capacidade de previsão e avaliação de todos os factores relevantes, logo decidiremos de forma menos fundamentada (não necessariamente errada).

    A compra da casa com financiamento bancário acarreta um custo muitas vezes ignorado, mas que pode ser tão ou mais relevante que o valor da compra - a drástica redução da mobilidade laboral.
    • IDA
    • 8 outubro 2009

     # 39

    FD,
    As pessoas que vivem na Linha, que maiores ordenados ganham e que trabalham em Lisboa, têm emprego aos pontapés em dois colossos da 2ª circular (que está longe de ser no centro da cidade).
    Por um lado, não estou a ver essas "empresas" mudarem de cidade(*).
    Em contrapartida, os impostos dessas pessoas são pagos no local de residência.

    Aliás, muitas empresas podem estar sediadas em Lisboa e ter empregados em todo o País (e vice-versa - isto é, pode haver muitas pessoas a trabalhar em Lisboa para empresa sediadas em qualquer outro lugar do País).

    Quanto a mim, os não-lisboetas que trabalham em Lisboa deviam levar a sua poluição para ao pé de casa, que é onde pagam os seus impostos. Ou passar a usar o comboio.

    Deixem-me cá é o meu aeroportozinho!

    (*) refiro-me ao SLB! SLB! glorioso-SLB! e ao Spooooortingue!


    Desculpem, mas não resisti...

    Eu e o meu marido moramos na Margem Sul do Tejo e todos os dias vamos para Lisboa de carro e o túnel do Marquês veio ajudar, e muito, neste trajecto.

    Porque é que moramos na MST? Porque gostamos, porque é onde temos as respectivas famílias, porque é onde temos os nossos amigos, porque em 5 min. estamos na praia, porque pudemos comprar um T3 pelo preço de um T1 em Lx, porque é o campo perto da cidade...

    Porque é que trabalhamos em Lx? Porque, infelizmente, é onde está a maioria das empresas, porque a oferta para licenciados na MST é pouca e mal paga, porque foi onde encontrámos uma boa relação função/remuneração...

    Porque é que vamos todos os dias de carro? Porque vamos os dois juntos, porque demoramos menos tempo, porque gastamos menos dinheiro...

    Sei que o comentário era para quem mora na Linha de Cascais, mas, como não-lisboeta, também faço uso dos acessos à cidade. E se trago alguma poluição, também a recebo de todos aqueles que, de carro, vêm até às nossas praias... talvez pudessem vir de comboio com a toalha e o chapéu de sol debaixo do braço...

    Desculpem-me o "à parte"...
 
0.0211 seg. NEW