Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá

Neste momento tenho os painéis solares ao lado da casa numa estrutura feito para o efeito. Andamos a estudar a hipótese de fazer uma zona de lazer (tópico já aqui criado no forum) e área mais "protegida" do vento e acolhedora é mesmo essa onde estão os painéis. Queria avaliar a viabilidade de fazer os paineis "andar" para Sul cerca de 5/6 Metros, ou seja, teria de ser feito um "incremento à tubagem actual que liga o depósito as AQS e os painéis. Isto é viável? terá custos muito elevados?

Obrigado pela ajuda.
  2.  # 2

A ideia para o futuro esta esta. Actualmente os painéis estão na zona assinalada a verde.
      Ideia_Exterior.JPG
  3.  # 3

Porque não pensar na pergola integrando os painéis...
    Concordam com este comentário: skypt
  4.  # 4

No chão não será de mais fácil manutenção?
  5.  # 5

sim e não... também é mais facil sujeitarem-se a ser danificados por acidente, não acha!!? Situação mais frequente que uma inspecção anual..
  6.  # 6

Em relação aos acidentes ñ tenho grande receios pq é uma zona de pouca utilização, mas nunca se sabe. Em.relação à manutenção, visto que é uma zona rural, vai na volta lavo os painéis com água de forma a tirar as poeiras, isto pq estão mais acessíveis. Vou ponderar essa situação - obrigado.

Em relação ao incremento da tubagem, alguém pode dar algum feedback? Inconvenientes? Coisas a ter em atenção?

Obrigado
    • SrR
    • 9 setembro 2019

# 7

Colocado por: nhenriquesEm relação aos acidentes ñ tenho grande receios pq é uma zona de pouca utilização, mas nunca se sabe. Em.relação à manutenção, visto que é uma zona rural, vai na volta lavo os painéis com água de forma a tirar as poeiras, isto pq estão mais acessíveis. Vou ponderar essa situação - obrigado.

Em relação ao incremento da tubagem, alguém pode dar algum feedback? Inconvenientes? Coisas a ter em atenção?

Obrigado
    o que deve ter em atenção será aos cerca de 10mt a mais de tubagem o que implica repor o fluido que ficará em falta e ter a certeza que o caso de expansão que existe é o suficiente para a nova instalação
  7.  # 8

Obrigado pelas dicas.

Tem noção se a nivel de rendimento pode existir alguma quebra?
    • SrR
    • 9 setembro 2019

# 9

Colocado por: nhenriquesObrigado pelas dicas.

Tem noção se a nivel de rendimento pode existir alguma quebra?
    se a tubagem for bem isolada assim como o aumento que irá fazer, as diferenças ou quebras de rendimento serão irrisórias
  8.  # 10

Sim, a ideia é isolar bem a tubagem de forma a ter o minimo de quebras de rendimento.
  9.  # 11

Outra questão:

O local está ao "natural" ou seja em terra - a seguir ao mudar o painel solar pretendo nivelar (não se é assim que dizem) e colocar uma base em cimento de forma a ficar tudo uniforme. Posteriormente cada uma das áreas será terminada com um determinado acabamento. Para a estrutura das crianças ainda não tenho a certeza, mas estou a procurar aquele material "mole" que se usa nos parques publicos - alguém sabe o nome e se o valor é acessível?

Nas duas restantes zonas estamos a pensar em algo cerâmico (antiderrapante e emitação de deck).

Alguém tem noção de intervalo de valores m2 para uma intervenção deste género?

Obrigado.
  10.  # 12

Colocado por: nhenriquesmas estou a procurar aquele material "mole" que se usa nos parques publicos - alguém sabe o nome e se o valor é acessível?

Se acha 50€/m2 aceitável.. fora as sub-bases... e aquilo não dura nada.. suja tudo e todos. Esqueça isso... as crianças crescem. Faça uns arranjos exteriors a pensar no futiro e não no agora.
  11.  # 13

Pedro, obrigado pelas dicas... isso tb é verdade... os parques sujam os miudos todos. O que propõe nesse sentido? Algo que torne a zona acolhedora e que não exiga muita manutenção?
  12.  # 14

Planta escalracho.. Grama natural!!!
    • VCAC
    • 9 setembro 2019

# 15

Tem crianças pequenas...
    Vai colocar os painéis no chão acessíveis às crianças? Não me parece boa ideia, olhe que a superfície dos painéis atinge temperaturas muito elevadas. Cuidado!!
    A ideia de aproveitar a pergula para os painéis não era má...
  13.  # 16

Não queria relva...exige manutenção e não pretendo passar o pouco tempo que tenho de volta dela...era a hipótese mais económica sem dúvida..
  14.  # 17

Deixe ao natural ou faça uma caixa de areia como antigamente.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 18

Colocado por: VCACTem crianças pequenas...
    Vai colocar os painéis no chão acessíveis às crianças? Não me parece boa ideia, olhe que a superfície dos painéis atinge temperaturas muito elevadas. Cuidado!!

Agradeço o seu comentário. A zona de lazer e a dos paineis será separada com um vedação... cerca de 1.2m de altura de forma a evitar que os miudos e os canideos cá de casa vão para essa zona, para a horta e afins...é o que já acontece hoje.
  16.  # 19

Colocado por: VCACTem crianças pequenas...

Era um dos motivos, não escrevi, mas é um dos motivos, e o outro é para não termos os monos à volta da zona de lazer...
  17.  # 20

Colocado por: José BarnabéDeixe ao natural ou faça uma caixa de areia como antigamente.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

O deixar ao natural é inviável... de Inverno.. o terreno é barro...imagino os pequenos...seria uma festa...e a patroa? ia adorar a roupa e o calçado!

Como já referi pretendia algo que como estamos num meio rural com uma mangueira e água ficasse minimamente limpo.

0.0196 seg. NEW