Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Olá, não se ofenda, mas o meu conselho é: esqueça tudo. Volte ao ponto inicial, tem um terreno e um levantamento topografico, só. Marque reunião com um Arquitecto e explique que casa quer, não leve desenhos nenhuns. Simplesmente explique-se. Nestes meses passados aprendeu muita coisa e certamente pensou no seu modo de viver e no que quer para a casa, do que gosta e do que não gosta.

    Agora, toca ao Arquitecto responder a isso... É o trabalho dele, disso vive e acredite que sabe mais de Arquitectura do que você e do seu Eng.
    Concordam com este comentário: P_Lopez
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  2.  # 102

    Colocado por: antonylemoso programa. as necessidades do cliente, o orçamento. ainda no mes passado tinha um projecto com tecto máximo que não fez falta preencher.


    Hehehe, essa do programa está boa :) "Computer says no.."

    Mas sim. As necessidades do cliente são uns 250m2, mínimo. Logo, 218m2 já é muito justo, mas faz-se. Agora podendo usar 218m2, usar-se só 205m2, não tem sentido pois esses 9-12m2 (deixando sempre uma pequena margem) são essenciais para termos uma arrecadação que é muito importante por não termos garagem.

    O orçamento, se estivemos para fazer garagem de 80m2, que implicava um custo adicional de 70-100 mil euros, obviamente que o orçamento, agora mais reduzido, também cobre esses 9-12m2 extra de construção que ficam por menos de 10 mil euros.


    Colocado por: antonylemosse a aprovação for irregular uma qq queixa de um vizinho embarga a obra e vc vê-se numa alhada.


    Sem dúvida. Obrigado por reforçar pois nós temos a mesma ideia. Não é só a queixa e o eventual embargo. É também o facto de que se eu tiver algo irregular na minha casa, mesmo que não incomode ninguém, se depois outro vizinho fizer algo que além de irregular também incomoda, eu não tenho "moral" para o criticar nem para me ir queixar. Este é o nosso ponto de vista, mas o projectista ridiculariza-o.

    -
  3.  # 103

    Colocado por: N Miguel OliveiraOlá, não se ofenda, mas o meu conselho é: esqueça tudo. Volte ao ponto inicial, tem um terreno e um levantamento topografico, só. Marque reunião com um Arquitecto e explique que casa quer, não leve desenhos nenhuns. Simplesmente explique-se. Nestes meses passados aprendeu muita coisa e certamente pensou no seu modo de viver e no que quer para a casa, do que gosta e do que não gosta.

    Agora, toca ao Arquitecto responder a isso... É o trabalho dele, disso vive e acredite que sabe mais de Arquitectura do que você e do seu Eng.


    Obrigado amigo. De forma alguma me ofenderia, e muito menos neste caso pois estou totalmente de acordo e é isso que estamos a ponderar fazer. Aliás, sabemos que é a melhor solução.

    Nós agora temos 3 opções:

    - Uma é não dizer nada e esperar outra vez, podendo dar-se o caso de ele não nos responder, demorar outra vez muito tempo e no final aparecer outra vez com algo que não faz sentido;

    - Outra é dizer-lhe já que ficamos por aqui e desistimos. Explicando ou não as razões na origem da decisão;

    - Outra é insistir para que nos diga qual é a resposta dele ao nosso email e para que data podemos contar com estes ajustes finais.


    É que no inicio, quando pedimos a casa o mais alto possível, dizia-nos que a cércea era sagrada e que de forma alguma podíamos exceder os 7,5m de altura. Garantía-nos que o rés-do-chão de maneira nenhuma podia ficar mais alto que 1,45m respeito ao passeio público.

    Nestes termos, pelos motivos já anteriormente explicados, desistimos.

    Dois dias depois vem-nos convencer para não desistir. Afinal, à partida consegue fazer a casa mais alta. Não sabíamos quão mais alta. Ficámos a saber 3 meses e meio depois. São 9,22m de cércea e 3,22m de altura do rés-do-chão respeito ao passeio público.

    O que antes era impossível, e que tivemos para aceitar por confiar no que nos dizia, afinal é possível.

    Nestes termos, ninguém nos garante que não hajam outras particularidades do projecto que ele diz que têm que ser assim porque é impossível fazer de outra maneira, que sejam afinal também possíveis.

    Eu acho que só isto, de nos dar a certeza absoluta em algo tão fundamental e depois afinal não ser verdade, bem como a altura a que o rés-do-chão pode ficar respeito ao passeio público, representam uma grande quebra de confiança.

    Por isso, aquilo que o colega N Miguel Oliveira refere e aconselha, é demasiado sóbrio e de senso comum para poder chegar a ofender ;)

    Obrigado.

    -
  4.  # 104

    Colocado por: P_Lopezessa do programa está boa :)
    o programa da casa.. não o do computador..

    ok, de resto boa sorte é um caso complicado ter de dar um passo atrás após já ter percorrido tanto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  5.  # 105

    Ah, ok ;) Obrigado.

    Sim, é sempre complicado e ainda não está 100% decidido se assim será, vamos pensar bem estes próximos dias.

    Assim de repente deixa-nos um pouco de pé atrás a possibilidade de mudarmos para "outro" arquitecto e esse outro dizer-nos que não consegue fazer a casa à mesma altura que este nos estava a dizer que consegue. Sei que já alguém aqui disse que se um consegue, todos conseguem, mas temos sido tão baralhados e confundidos ao longo dos últimos 8 meses que já é difícil acreditar nalguma coisa.

    Já agora e para terminar, aquilo que nos foi dito acerca da aprovação na câmara será mesmo assim? Estou a falar de se fazer um sorteio para definir a qual dos arquitectos da câmara lhe compete decidir acerca da aprovação do nosso projecto. É assim? É que foi-nos dito que a consulta prévia com um arquitecto da câmara resultou que este aprovaria a casa com esta altura/cércea mas que depois pode (e deve) não calhar este mesmo arquitecto pois é por sorteio e o que calhar pode ter uma ideia e decisão diferentes.

    Isto é mesmo assim? Podemos confiar?

    Obrigado.
  6.  # 106

    Colocado por: P_Lopezaquilo que nos foi dito acerca da aprovação na câmara será mesmo assim? Estou a falar de se fazer um sorteio para definir a qual dos arquitectos da câmara lhe compete decidir acerca da aprovação do nosso projecto. É assim?

    Pode ser sorteio, ou por ordem de entrada, pegar no processo o técnico que estiver disponível. noutras é sempre o arquitecto da freguesia em questão, noutras, só há um arquitecto. portanto não há volta a dar ;)

    Nem todas as Câmara o processo é visto e revisto por diversos técnicos, depende de como a Câmara tem a sua estrutura de trabalho montada.
  7.  # 107

    Colocado por: P_LopezEstou a falar de se fazer um sorteio para definir a qual dos arquitectos da câmara lhe compete decidir acerca da aprovação do nosso projecto. É assim?
    depende de CM para CM.. uns é á vez, outros é numeros par ou impar.. é a forma como dividem o trabalho
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 108

    Obrigado aos dois.

    Fico mais esclarecido e realço o facto de nenhum dos dois dizer que é necessariamente um sorteio. Deduzo então que pode ser aleatório mas não há obrigatoriamente um sorteio propriamente dito.

    O que pode ser chato é na primeira consulta "calhar" um que é favorável a determinado projecto, ter-se o trabalho em projectar tudo nesse sentido, para depois no final calhar um que tem ideia contrária. Mas pronto, é a vida.

    -
  9.  # 109

    Colocado por: P_LopezO que pode ser chato é na primeira consulta "calhar" um que é favorável
    como disse anteriormente, se um é favorável, o outro tem de o ser também.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  10.  # 110

    Colocado por: riscos

    O teu engenheiro também andou a dar uns tokes na tua lareira, ainda antes do teu arquiteto ;) aliais até foi do teu eng retirar a lareira de onde o arquiteto tinha colocado ..eheh
    Concordam com este comentário:NTORION


    Bem vdd, mas o DO tb queria a lareira dupla face... Lá conseguiu visualizar os prós e contras e arranjaste lugar onde a pôr...
  11.  # 111

    Colocado por: NTORION

    Bem vdd, mas o DO tb queria a lareira dupla face... Lá conseguiu visualizar os prós e contras e arranjaste lugar onde a pôr...
    e fiquei contente, porque ficavam com a sala muito pequena, tenho um exemplo de uma prima que está muito arrependida do espaço que a lareira tira no centro da casa
  12.  # 112

    Colocado por: P_LopezPor isso, aquilo que o colega N Miguel Oliveira refere e aconselha, é demasiado sóbrio e de senso comum para poder chegar a ofender ;)


    Ainda bem que é sensato!
    Neste fórum e na vida, há pessoas que só querem escutar/ler aquilo que lhes agrada, mesmo que não corresponda à verdade.
    Como os "sim, pode construir 300m2 por 150'000€". Há malta que gosta de ser enganada...

    Depois há outras pessoas, como eu e você, que preferem dar um passo atrás para depois dar dois em frente.
    E que tomam o "saber quando desistir" como virtude, e não como fraqueza.

    Mas mesmo com um Arquitecto, não "coma" tudo o que lhe dão. Questione, seja chato, interesse-se um pouco pela Construção...
    Um bem haja e boa sorte.
    Concordam com este comentário: Capuchinha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  13.  # 113

    Colocado por: marco1outra foi que olhando para o que foi feito vê-se claramente que não está a altura para conceber um projeto de arquitetura pelo menos satisfatório.
    De resto não lhe consigo dizer muito mais a não ser que tente encontrar realmente alguém com capacidade para lhe fazer o projeto.

    PLopez, já li.
    Na minha opinião, concordando com o que diz o marco1.
    O PLopez algures ao longo dos comentários pergunta qualquer coisa como se face a um arquitecto um engenheiro é sempre perfeito e faz sempre bem, bom. Claro que não será assim sempre, mas o arquitecto vê a arquitectura de uma forma diferente de um engenheiro. São profissionais de especialidades diferentes. Depois há bons engenheiros e bons arquitectos, cada um na sua especialidade.
    De resto, de facto, vendo a planta, concordo que está fracota. A do PLopez também não a melhorou. A arquitectura trabalha o espaço, e tem possibilidades maravilhosas (mesmo com condicionantes de terrenos, orçamentos, tudo isso que podem ser disuasores ou desafios a serem trabalhados). É pena, um espaço por fechar, uma arquitectura à espera de acontecer e continua-se da parte do DO a gastar mal gasto. Tempo, sonhos, esforço, e não só. E pronto, da minha parte é isto também. A responsabilidade não é só do seu técnico, afinal. A engenharia foi opção para a arquitectura,( quando devem é trabalhar juntas, nas suas respectivas responsabilidades. Há que respeitar muito o trabalho de ambos.) E não é porque não construa a casa. São é escolhas dos DOs. Depois zangam-se :o)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  14.  # 114

    Obrigado CMartin. Por ter lido o que havia a ler e por deixar opinião.

    A resposta que eu teria para deixar aqui, está neste tópico: https://forumdacasa.com/discussion/67603/2/entrada-de-moradia-junto-a-cozinha-sim-ou-nao/#Comment_1516608

    Pelo que não me vou alongar mais por aqui.
 
0.0322 seg. NEW