Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      marco1
    • 20 setembro 2019 editado

     # 21

    quanto ao projeto em si
    na minha opinião é um projeto esforçado e tem trabalho, enferma é de certos tiques e excesso de jeitos para alem de algo massivo demais para aquilo que se pretende do programa. menos área e melhor estudado podia ficar interessante e cumprir com o programa funcional perfeitamente.
    é claro que ainda assim hoje em dia uma casa destas não se faz por menos de 150 k a 200 seguramente seja em que ponto do pais for.
  1.  # 22

    Colocado por: marco1como se há uns anos atras fosse tudo projetos maravilhosos

    Claro que não. Mas as exigências eram muito menores.
    Quando hà 20 anos ia ao desenhador da esquina sabia que ia ter um projeto de desenhador.
    Hoje quando vou a um arquiteto pressupõe-se que saia de lá com um projeto de arquiteto. A grande maioria nem tem culpa dos maus projetos que faz. Saíram da escola e foram lançados às feras.
    Felizmente que tb já se vai encontrando muito boa gente (recém licenciados) com humildade e verdadeira vontade de aprender
  2.  # 23

    não se pressupõe nada Zé ,isso é querer dar a volta ao texto
    antigamente quem ia ao arquiteto pagava do belo, e a grande maioria ia ao desenhador assinado pelos engenheiros, hoje em dia com a assinatura dos arquitetos os projetos melhoraram um pouco mais mas estar a exigir algo ao preço do tremoço ?? mais vale voltar ao desenhador ou não ?
    qual a diferença então entre o antigamente e agora? é querer lá porque são arquitetos ter camarão e pagar tremoço como antigamente? em que é que ficamos??
  3.  # 24

    De designer para arquitetos: Obrigado pelas opiniões!
    Mais uma que desisto!
    Abraço 🤗
    • Anaa
    • 20 setembro 2019

     # 25

    Às vezes tenho vontade de meter aqui o meu projecto para poder ver as opiniões, logo de seguida penso que já está tudo fechado e corro o risco de ficar com dúvidas e a matutar na coisa... Perco logo a vontade 😁

    Quando aparece um projecto no fórum, as críticas negativas abafam qualquer ponto positivo que o projecto possa ter... mas em minha opinião, esquece-se um pouco que os DOs quando procuram o técnico partem do princípio que está a fazer o seu melhor...

    Em todas as áreas temos bons e maus profissionais, um arquitecto além de ter de ter o conhecimento técnico, tem também de ser criativo, ser comercial, ser conselheiro... Não deve ser fácil conseguir ser bom em tantas vertentes...

    Se se colocarem na posição do arquitecto em que num dia tem um cliente satisfeito e no dia seguinte tem um cliente cheio de dúvidas, perguntas, sugestões... O que é que iriam pensar? Como é que iriam ver o cliente daí para a frente? Não conhecendo as condicionantes do "trabalho", em minha opinião, seria mais vantajoso falar em aspectos positivos e negativos do que (quase exclusivamente) deitar abaixo sem dó nem piedade!

    O meu projecto foi feito com base num "esboço" feito por mim. A minha exigência era fazer aquela disposição de áreas, o trabalho do arquitecto foi fazer o meu esboço cumprir a legislação e o orçamento, se me viesse apresentar um estudo completamente diferente daquilo que lhe tinha pedido, provavelmente perdia um cliente... O que fariam? Aceder à vontade do cliente (desde que exequível) ou impor a sua própria ideia? (é que muitas das vezes os projectos podem ser fracos precisamente porque o cliente não dá margem de melhoria)...
    Concordam com este comentário: ricat, Ruipsm, nvale, dmpereira.09
    • Anaa
    • 20 setembro 2019

     # 26

    Em relação ao projecto, em minha opinião está demasiado preenchido (não sei termos mais técnicos). Faria alguns ajustes de forma a tornar o espaço mais desafogado mas aproveitava o layout base.
  4.  # 27

    sim o layout base, e corrigir uma data de coisas, tais como ter uma suite no rc sem ver uma ponta de sol e podendo abrir nem que fosse uma pequena janela para nascente,, uma suite no 1ºandar com a porta completamente em frente á cama e com tanto espaço com um closet apertado, a outra suite com um espaço enorme á frente da cama que não serve para nada e outras coisas mais.
    de resto como já disse tem coisas interessantes tais como o terraço entre moradias para ir "buscar" o sol de sul/ poente.
    portanto na minha opinião o preço que ficaria construir esta casa "não merece" este projeto.
  5.  # 28

    Sou desenhador ha varios anos no estrangeiro, ja vi projectos bons e projectos maus, mas mesmo nunca tendo trabalhado em Portugal este projecto é mau demais para ter sido desenhado sequer por um arquitecto, diria que foi tudo feito ao calhas sem qualquer noçao ou conhecimento em arquitectura, isto foi feito por um gajo na brincadeira com o archicad pirateado até eu com 15 anos fazia casas mais funcionais nos jogo Sims.

    O angulo arredondado na cozinha nao faz sentido nenhum nao combina com a estectica do resto da casa, 4 portas so na cozinha, a porta janela maior nao faz falta nenhuma ali, limita imensamente os moveis da cozinha, com 4 casas de banho e nenhuma esta sobreposta para facilitar a evacuaçao sobretudo a casa de banho da suite mais pequena do piso 1, uma casa tao grande e nem hall de entrada tem entra-se pela sala. 3 suites para que?
    Uma janela que faz a altura da casa de banho imediatamente atras da banheira da suite maior no piso 1, o piso 1 nao tem pes nem cabeça sobretudo a suite maior, nao ha espaços tecnicos em lado nenhum, o telhado é complicadissimo de realizar mesmo em betao. A chaminé vem de onde? nao vejo lareira nenhuma, e para ser do exaustor da cozinha é demasiado grande.
    Os 120 + 120 m2 so se for com os terraços pq a espaço habitavel tem no maximo uns 150 m2
    Nunca vi tanto espaço util tao inutil numa casa.

    Mesmo que tiver 200mil nao se meta nisso por amor de Deus.

    Perdoem-me se estou a exagerar mas sinceramente isto esta mesmo mau, e desculpem o meu português rustico ha muitos termos em construcçao que desconheço em português.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 29

    Boa tarde.

    Pergunto-lhe se já possui o Plano de Segurança e Saúde para a obra? Se sim, tem ideia quanto lhe custou esse documento?
  7.  # 30

    Colocado por: Mars CariocecusPerdoem-me se estou a exagerar mas sinceramente isto esta mesmo mau,

    É.. resumindo, é mesmo isso, eu é que não queria massacrar assim tanto ;)
  8.  # 31

    Colocado por: JustinoFigueiredooa tarde.

    Pergunto-lhe se já possui o Plano de Segurança e Saúde para a obra? Se sim, tem ideia quanto lhe custou esse documento?

    Justino.. nem sequer tem os projectos, nem o lote... leia lá com atenção.

    O Zedasilva já lhe disse quanto fica isso lá no seu topico... mais 100 menos 100.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JustinoFigueiredo
  9.  # 32

    Faz a estrutura e envolve tudo com uma tela, estilo tenda de circo... Faz um WC completo, e uma cuisinette. E tá, ainda lhe sobra dinheiro... para uns sacos-cama.
  10.  # 33

    Em 2006 conseguiria sem dúvida fazer a casa com esse valor. Em 2019 não consegue mesmo. Agora repare a grande maioria das pessoas ganha em 2019 o mesmo, ou pouco mais do que ganhava em 2006, mas chega ao fim do mês com menos dinheiro uma vez que paga mais impostos. Por outro lado já não existem os spreads que existiam em 2006, nem os créditos bonificados pelo estado (apesar de todos nós com os nossos impostos continuarmos a custear os custos dos empréstimos concedidos até então). Dizem que o mercado se regula a ele próprio, neste caso não consigo explicar a escalada de preços, mas também não sou economista, talvez ande alguém pelo fórum que lhe consiga dar uma explicação lógica. Com ou sem explicação, tem de se mentalizar que para construir uma casa minimamente confortável, ainda que pequena, nos dias de hoje, tem de se endividar para toda a vida e pagar em dobro o que pedir emprestado.

    Resumo: Com esse dinheiro disponível não pense sequer em construir uma casa desse tamanho.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  11.  # 34

    Colocado por: N Miguel OliveiraFaz a estrutura e envolve tudo com uma tela, estilo tenda de circo... Faz um WC completo, e uma cuisinette. E tá, ainda lhe sobra dinheiro... para uns sacos-cama.
    Desnecessário
    Concordam com este comentário: BM_18
  12.  # 35

    Colocado por: DR1982Desnecessário


    Normalmente desejaria um "boa sorte", mas neste caso nem com isso... Às vezes é melhor desisitir... Não há mal nenhum nisso...
  13.  # 36

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Normalmente desejaria um "boa sorte", mas neste caso nem com isso... Às vezes é melhor desisitir... Não há mal nenhum nisso...
    O meu reparo foi no sentido de que a ironia na sua resposta era desnecessária.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  14.  # 37

    Colocado por: DR1982O meu reparo foi no sentido de que a ironia na sua resposta era desnecessária.


    Terá a sua razão, desculpem lá.
 
0.0214 seg. NEW