Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos, vou colocar-lhes aqui um cenário real e sinceramente, não sabemos o que fazer.

    Eu e a minha mulher estamos a pensar mudar de casa,passar dum apartamento na cidade para uma vivenda no 'campo', fica mais perto da família, é o ambiente e a envolvência onde ambos crescemos e com um bebé pensamos muito mais na qualidade de vida e onde queremos estar inseridos.
    Contudo o cenário é este:
    -Actualmente vivemos num apartamento, que pertence ao meu sogro. A ideia é vender o apartamento e com o valor investir na nova casa, ou terreno+construção (estamos mais virados para esta opção). No entanto, a casa onde moramos atualmente, foi dada como garantia aquando do empréstimo da actual casa do meu sogro. Até aqui entendido, certo ?
    Uma vez que a casa onde ele mora ainda não está paga, independentemente do valor da venda do apartamento onde estou, terá sempre de pagar o valor em dívida (já temos esta informação do banco).
    Agora... Pela questão das mais valias, para não perdermos dinheiro para o estado, o dinheiro tem de ser investido.
    Nós queremos comprar um terreno (já temos um em vista, já falamos com os proprietários, e já nos informamos junto do PDM da respectiva câmara o que podemos construir, etc...) e depois então, construir a casa.

    Imaginem este cenário:
    Venda do apartamento - 140.000€
    Divida a abater (casa do sogro) - 40.000€
    Terreno - 50.000€
    Construção da casa - 100.000€ (estimativa)
    Ficamos aqui com um saldo negativo de 50.000€ fora despesas com licenças, projectos, etc...
    Para o meu sogro investir o dinheiro, o investimento, seja ele qual for, tem de ficar em nome dele (terreno+moradia).
    Sendo que precisamos de mais dinheiro para construção e projecto, como é que nós, eu e a minha mulher poderemos conseguir este dinheiro ?
    Se tentarmos um empréstimo o banco não nos vai emprestar dinheiro para investirmos em algo que não está em nosso nome; o meu sogro já não consegue pedir um empréstimo para o restante valor pela questão da idade,.... Estamos as voltas a tentar arranjar uma solução.
    Alguém que nos possa dar uma ajuda ou dar-nos alguma dica sobre como conseguimos 'contornar' isto ?
    Obrigado
  2.  # 2

    Talvez empreste com hipoteca da casa autorizada pelo seu sogro. Também podem equacionar a hipotese da casa ficar em vosso nome ou só da sua mulher e do seu sogro, proporcionalmente ao valor com que cada parte vai contribuir para a nova casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EloiJ
  3.  # 3

    O seu sogro vende o apartamento, compra o terreno e começa a fazer a casa, quando se acabar o € da venda do apartamento o seu sogro faz uma doação à filha, e você pede um crédito à habitação para terminar a casa. Têm mais um filho e são os felizes para sempre no campo!

    Boa sorte com a "ginástica"
    Concordam com este comentário: tmmc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EloiJ
    • EloiJ
    • 21 setembro 2019 editado

     # 4

    Colocado por: leonorbTalvez empreste com hipoteca da casa autorizada pelo seu sogro. Também podem equacionar a hipotese da casa ficar em vosso nome ou só da sua mulher e do seu sogro, proporcionalmente ao valor com que cada parte vai contribuir para a nova casa.


    Leonor, peço desculpa mas não percebi... Hipoteca sobre a actual casa do meu sogro é isso ?
    Algum banco iria ceder-nos um crédito nessas condições, até porque não sei como seria possível a casa ficar em nome da minha mulher e do meu sogro, por exemplo.
  4.  # 5

    Colocado por: rjmpiresO seu sogro vende o apartamento, compra o terreno e começa a fazer a casa, quando se acabar o € da venda do apartamento o seu sogro faz uma doação à filha, e você pede um crédito à habitação para terminar a casa. Têm mais um filho e são os felizes para sempre no campo!

    Boa sorte com a "ginástica"
    Concordam com este comentário:tmmc

    Já tinha pensado nisso, mas o actual banco do meu sogro não se poderá 'precaver' para uma eventual situação dessas ?
    Ah e tal, vai começar a construir a casa e depois faz uma doação pra ficar em nome da filha...
  5.  # 6

    É possivel dar como garantia hipotecária um bem de outra pessoa desde que ela autorize. A futura casa podia ser dada como garantia do vosso empréstimo. É uma questão de falarem com o vosso banco.
    Se a sua mulher for filha unica ainda mais fáci fica; se não desde que o valor que vão pedir seja idêntico ao que seria a parte da sua mulher na casa um dia, também. Mas estas questões não são impeditivas, apenas o banco vai tentar aferir a possibilidade de problemas no futuro, just in case
    O valor de mercado da casa depois de pronta até pode vir a ser superior ao custo total de construção + terreno....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EloiJ
  6.  # 7

    "Já tinha pensado nisso, mas o actual banco do meu sogro não se poderá 'precaver' para uma eventual situação dessas ?
    Ah e tal, vai começar a construir a casa e depois faz uma doação pra ficar em nome da filha..."

    O banco não tem de saber antes da hora, e não lhes diz respeito... e duvido que se incomodem muito com isso. Têm de ver a questão das mais valias versus doação (timing) e impostos associados à doação. Aqui sim, podem ter algumas questões
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EloiJ
  7.  # 8

    Colocado por: EloiJ
    Já tinha pensado nisso, mas o actual banco do meu sogro não se poderá 'precaver' para uma eventual situação dessas ?
    Ah e tal, vai começar a construir a casa e depois faz uma doação pra ficar em nome da filha...

    Os bancos existem para emprestar dinheiro, não fazem futurologia desse genero!
    Desde que haja garantias e bens, está tudo certo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EloiJ
  8.  # 9

    Colocado por: leonorbÉ possivel dar como garantia hipotecária um bem de outra pessoa desde que ela autorize. A futura casa podia ser dada como garantia do vosso empréstimo. É uma questão de falarem com o vosso banco.
    Se a sua mulher for filha unica ainda mais fáci fica; se não desde que o valor que vão pedir seja idêntico ao que seria a parte da sua mulher na casa um dia, também. Mas estas questões não são impeditivas, apenas o banco vai tentar aferir a possibilidade de problemas no futuro,just in case
    O valor de mercado da casa depois de pronta até pode vir a ser superior ao custo total de construção + terreno....

    Obrigado. É uma questão que irei colocar ao banco, se aceitam a nova casa como hipoteca de um empréstimo em nosso nome.
  9.  # 10

    Colocado por: leonorb"Já tinha pensado nisso, mas o actual banco do meu sogro não se poderá 'precaver' para uma eventual situação dessas ?
    Ah e tal, vai começar a construir a casa e depois faz uma doação pra ficar em nome da filha..."

    O banco não tem de saber antes da hora, e não lhes diz respeito... e duvido que se incomodem muito com isso. Têm de ver a questão das mais valias versus doação (timing) e impostos associados à doação. Aqui sim, podem ter algumas questões

    A minha dúvida é se existe algum tempo mínimo de posse de um bem antes de ser doado. Ou se, por exemplo, hoje recebi uma herança em meu nome, mas quero da.lo à minha filha na próxima semana, posso fazer a doação ?
  10.  # 11

    Colocado por: rjmpires
    Os bancos existem para emprestar dinheiro, não fazem futurologia desse genero!
    Desde que haja garantias e bens, está tudo certo.

    Se for esse o caso, imaginando um cenário onde o meu sogro doava o terreno e casa em construção, é tudo visto como um único bem ou o terreno é uma coisa e a casa em construção outra ?
  11.  # 12

    Herança é diferente. A questão aqui será a insenção das mais valias por reinvestimento. Reinveste e doa de seguida, ainda antes do fim da construção... não me parece
    Em relaçao a esta hipótese terá de se aconselhar com quem domine e já agora que lhe diga todos os impostos implicados na doação. Pode não valer a pena...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EloiJ
  12.  # 13

    Colocado por: EloiJ
    Se for esse o caso, imaginando um cenário onde o meu sogro doava o terreno e casa em construção, é tudo visto como um único bem ou o terreno é uma coisa e a casa em construção outra ?

    O terreno e a casa são 2 bens separados em caso de avaliação por parte do banco.
    Para a doação o seu sogro doava um terreno com benfeitorias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EloiJ
  13.  # 14

    Colocado por: EloiJPara o meu sogro investir o dinheiro, o investimento, seja ele qual for, tem de ficar em nome dele (terreno+moradia).


    Não percebi esta parte, a casa é Habitação própria e permanente do seu sogro? É que o reinvestimento só tem benefícios nesse caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EloiJ
  14.  # 15

    Colocado por: leonorbHerança é diferente. A questão aqui será a insenção das mais valias por reinvestimento. Reinveste e doa de seguida, ainda antes do fim da construção... não me parece
    Em relaçao a esta hipótese terá de se aconselhar com quem domine e já agora que lhe diga todos os impostos implicados na doação. Pode não valer a pena...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:EloiJ

    Ok. Se me permite a pergunta, tendo em conta todo o contexto, se estivesse na nossa situação o que faria ? Qual a opção que lhe parece mais viável ?
    Obrigado
  15.  # 16

    Colocado por: rjmpires
    O terreno e a casa são 2 bens separados em caso de avaliação por parte do banco.
    Para a doação o seu sogro doava um terreno com benfeitorias
    Estas pessoas agradeceram este comentário:EloiJ

    Tal perguntei à Leonor, tendo em conta todo o contexto, se estivesse na nossa situação o que faria ? Qual a opção que lhe parece mais viável ?
    Obrigado
  16.  # 17

    Colocado por: NTORION

    Não percebi esta parte, a casa é Habitação própria e permanente do seu sogro? É que o reinvestimento só tem benefícios nesse caso.

    Boa noite, a casa onde estamos atualmente e que está em nome do meu sogro é 2° habitação. Temos um contrato de comodato, não sei se isso interessa...
    Quando vendermos esta onde estamos atualmente, um X valor da venda será para pagar o que ainda está em dívida do crédito do meu sogro, uma vez que esta foi dada como garantia para obter o crédito para a atual habitação permanente dele. O que nos foi dito pelo banco é que, caso ele não queira perder dinheiro nas mais valias, terá de investir o restante dinheiro... Entendemos que seja num terreno, na construção, etc. Tem é de ser investido.
  17.  # 18

    Colocado por: EloiJO que nos foi dito pelo banco é que, caso ele não queira perder dinheiro nas mais valias, terá de investir o restante dinheiro...


    Esqueça isso não se aplica. Se houver mais valias tem de pagar...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EloiJ
  18.  # 19

    Colocado por: EloiJvendermos esta onde estamos atualmente, um X valor da venda será para pagar o que ainda está em dívida do crédito do meu sogro, uma vez que esta foi dada como garantia para obter o cr
  19.  # 20

    se é segunda habitação o sogro não pode reinvestir o valor apurado com a venda e terá sempre de pagar mais valias (a não ser que a tenha comprado antes de 1989); o reinvestimento só é possível quando o que vende e o que compra se destinam à habitação própria e permanente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EloiJ
 
0.0205 seg. NEW