Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas tardes,

    Mais uma vez recorro à experiência dos vários utilizadores do fórum.

    No seguimento dos meus trabalhos para remodelação da casa (cujo "episódio" anterior podem encontrar aqui: https://forumdacasa.com/discussion/63899/projeto-de-estabilidade) vim a descobrir que as vigas da laje identificada como "L3" nessa outra discussão, adjacente a uma das paredes que pretendo demolir, estão na realidade montadas na direção oposta ao que se encontra no projeto de estabilidade da casa e como tal, apoiadas sobre a parede que pretendo demolir.

    Como é que eu descobri isto, podem-se perguntar? Pois bem. Sem partir nada, ocorreu-me que a forma mais fácil de confirmar a orientação das vigas seria com um detetor de metais, e assim o fiz. Arranjei um detetor de metais para tentar "mapear" a posição das vigas. De um lado da parede, com sucesso, mas do outro lado sem grande sucesso. Ao tentar averiguar se estariam na direção oposta constatei de facto que sim... O que não estava de todo nos meus planos, pois este tipo de intervenção já implicará o reforço da estrutura para suportar a laje.

    A questão que vos trago hoje é, quais são tipicamente as opções neste tipo de casos? Relembro que não pretendo ser eu a fazer a obra, na realidade já contactei várias empresas para o fazer. Entre as várias opções possíveis foi-me apresentada por uma empresa a opção de reforço com viga metálica, e por outra a opção de fazer uma viga de suporte em betão.

    Da vossa opinião e perante os dados presentes, qual a melhor das opções pela qual devo optar, e quais as eventuais alternativas se existirem? Estará a escapar-me algo em todo este processo? Quero garantir que o mesmo é executado com a máxima qualidade e fiabilidade possível, e mexer na parte estrutural de uma casa é algo que me causa alguma preocupação (e, penso eu, justificada).

    E já agora, se possível e alguém fizer ideia, qual costuma ser o custo expectável de um trabalho deste género? A largura do reforço seria de aproximadamente 2,30m.

    Desde já obrigado.
  2.  # 2

    Tem a certeza que não apanhou um tarugo?
    As soluções seram sempre algo desse género, a equipa deve pensar em todo o caminho da carga, desde a ancoragem da viga até à capacidade da fundação de suportar as alterações das cargas.
    Contrate um engenheiro de estruturas que lhe faça um projecto específico de reforço.
 
0.0052 seg. NEW