Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,

Há uns meses descobri a um quilómetro e meio da aldeia um terreno rústico abandonado, e um pouco mais tarde informei-me sobre quem seria o proprietário. Fui falar com o mesmo e perguntei-lhe se não mo quereria vender, e ele disse-me que é dele e de mais uns quantos, alguns dos quais estão nos EUA, Brasil, etc. Que por ele até vendia mas iria ser complicado por estarem os herdeiros espalhados um pouco por todo o lado.

Pois bem, ontem passei por casa dele e voltei a insistir na questão, e ele voltou a dizer que por ele até vendia, pois não tem grande interesse naquilo, mas alguns dos herdeiros estão em parte incerta.

Ora, a minha dúvida é se ainda assim não seria possível a venda do terreno? Tudo feito legalmente, claro. Encontrei alguma informação na net sobre situações destas mas referente ao Brasil, de cá não encontrei nada.

Obrigado.
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

3.  # 2

Colocado por: telhaduasaguasOra, a minha dúvida é se ainda assim não seria possível a venda do terreno?
    dificil.. fale com um advogado
    Concordam com este comentário: Sr.io
    Estas pessoas agradeceram este comentário: telhaduasaguas
  4.  # 3

Ainda a propósito deste tema (hei-de consultar um advogado e perguntar-lhe isto, mas ainda não o fiz), será que podia comprar as partes dos herdeiros que vivem aqui na aldeia, e passados dez anos invocar usucapião sobre o resto do terreno?
  5. Procura serviços ou materiais para a sua casa? Contrate quem ajuda no fórum.

6.  # 4

Colocado por: telhaduasaguasAinda a propósito deste tema (hei-de consultar um advogado e perguntar-lhe isto, mas ainda não o fiz), será que podia comprar as partes dos herdeiros que vivem aqui na aldeia, e passados dez anos invocar usucapião sobre o resto do terreno?

Meu (minha) estimado (a), perfeitamente exequível esse seu desiderato. Saiba que a alienação do direito à herança é um negócio jurídico utilizado frequentemente quando um dos herdeiros cede a alguém o seu quinhão ou quota hereditária numa herança, sendo que com esse tipo de negócio, o herdeiro cedente evita a sua intervenção na futura partilha dessa herança, em cujos bens não está interessado. De sublinhar que a forma mais usual de titular este negócio jurídico é a escritura notarial. No entanto...

Artigo 2130.º - (Direito de preferência)

1. Quando seja vendido (...) a estranhos um quinhão hereditário, os co-herdeiros gozam do direito de preferência nos termos em que este direito assiste aos comproprietários.
    2. O prazo, porém, para o exercício do direito, havendo comunicação para a preferência, é de dois meses.

Em bom rigor, este herdeiro, a lograr o seu desiderato, isto é, se nenhum outro herdeiro exercer o seu legítimo direito de preferência, o promitente-comprador apenas estará a adquirir o quinhão do herdeiro alienante, mantendo-se contudo a herança indivisa. Ora dimana da lei que o património pode conservar-se indiviso durante um prazo determinado, que não exceda 5 anos (cfr. art. 2101º do CC), sendo que esse prazo pode ainda ser renovado, uma ou mais vezes, desde que haja acordo (convenção) entre os herdeiros.

A partilha da herança pode posteriormente ocorrer por acordo entre os herdeiros, realizando-se nas Conservatórias ou por via notarial. Caso não haja esse acordo e um dos herdeiros não pretenda permanecer na indivisão, a partilha só pode ter lugar pela via judicial, através do processo de inventário, instaurado no Cartório Notarial competente. Recorde-se que a lei civil permite a qualquer herdeiro (sucessores e/ou terceiros) ou cônjuge meeiro exigir a partilha.
    Concordam com este comentário: Sr.io
    Estas pessoas agradeceram este comentário: telhaduasaguas, Sr.io
  7.  # 5

Happy hippy, muito obrigado!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: happy hippy
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">