Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      DOMAR
    • 2 Outubro 2019 editado

     # 1


    (https://www.youtube.com/watch?v=RV7pmE4MC-I)

    Olá,

    Sou novo no forum e queria aconselhamento para saber a viabilidade de ter uma casa de madeira (maciça) com boas madeiras em Portugal (centro ou norte), possivelmente entre a Serra da Estrela e Bragança. O terreno que tenho em mente seria numa zona relativamente montanhosa e se possível perto de algum rio ou alfandega/barragem). Quero também que seja remoto mas não precisa de ser off-grid, posso ter terrenos de outras pessoas relativamente perto sem serem meus vizinhos, ao estilo normal do Douro. Gosto de uma paisagem deste estilo: Serra


    O ideal para mim era contratar estes Latvios e virem eles com madeiras da Latvia (Letónia?!) num avião e construirem-me a casa com as suas técnicas milenares. Mas visto não ser o Bill Gates ou o Cristiano resta-me optar por algo mais em conta. (https://www.youtube.com/watch?v=RV7pmE4MC-I)



    Porquê casa de madeira?
    O objetivo de construir esta casa e de comprar o terreno é de ter um escape de Lisboa ter um sitio onde possa ir e estar em contacto com as árvores que foi a forma como cresci até à 4a classe. Posso detalhar mais esta explicação visto que é a primeira coisa que perguntaram nos outros posts.

    Depois de ter lido quase 3h de posts no forum sobre todos os posts de casas de Madeira e o post da cmmoreira da casa em LSF nos açores percebo agora mais que 0% sobre construção. Talvez 0.1% agora LOL.

    -

    De qualquer forma, com a leitura dos posts deste forum, já vi 2 empresas que têm soluções que me agradaram. Uma delas (Rusticasa) que tem uma solução "parecida" à do vídeo e que na pior das hipóteses, caso não hajam empresas que me fizessem um serviço idêntico, que pelo que li nos comentários do video, são técnicas de carpintaria que só os Russos e os países vizinhos têm, eu contentaria-me com algo como a Rusticasa visto que também é capaz de construir casas com troncos e não com pranchas era algo que poderia interessar, se se viesse a provar que eles têm o skill necessário para construir uma casa com os elevados níveis de competência que é necessário na construção de uma BOA casa em madeira como se vê no video desde a fundação a tudo o resto. E isso vocês sabem melhor que eu.

    A segunda empresa MIMA Housing (www.mimahousing.com) seria uma solução mais "segura" ou até não, dependendo de pesquisa, mas certamente mais fácil de tomar decisões, pelo que percebo são casas pre-desenhadas em que eu não teria grande input a não ser escolher pequenas coisas, quase como comprar um carro. Não é o que tenho em mente mas não desgosto do resultado final, em ultimo caso continua a preferia comparativamente a alvenaria. Uma das maiores dúvidas é sendo esta casa - à primeira vista - mais simples que a do video, se seria igualmente mais "fraca" contra os elementos do frio, vento e chuva e/ou neve.


    Gostava da opinião de quem me queira ajudar, não queria que isto fosse mais um post de luta de egos como quase todos os outros acabaram (dos que li pelo menos).

    Agradeço antecipadamente por toda a ajuda que me possam dar para um projeto destes, e peço desculpa pelo post gigante.
      25204775864_bef653862d_b.jpg
  1. Ícone informação Anunciar aqui?

  2.  # 2

    Mas antes, tem de se assegurar que o terreno queira´adquirir permite construir o que necessita, ou sequer construir.
    E uma casinha em pedra( da região) e madeira!!? seria bem mais harmonioso para a paisagem ... mais tradicional e concerteza sem destruir as suas expectativas ;)
    Além de que será concerteza mais económico tanto na aquisição, como na manutenção.
    Boa sorte. De resto não tenho mais nada a acrescentar à discussão.
    Concordam com este comentário: DOMAR, TicMic, magia, Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DOMAR
  3.  # 3

    Não lhe posso aconselhar quanto à Rusticasa porque não conheço, mas relativamente à Mima vou construir com eles (a comunicação prévia vai entrar na câmara já na próxima semana) e posso-lhe dizer que as casas não são pré-desenhadas.

    Eles apresentam no site alguns modelos pré-desenhados, mais como referência de preços para determinadas áreas, mas todas as casas que eles desenham são adaptadas ao local e ao input dos clientes, como num projeto de arquitetura normal. A minha por exemplo segue a linha da Mima em termos de design (até porque no fundo quem os contacta é porque gosta daquele look em específico) mas não tem nada a ver com os modelos pré-desenhados que estão no site.

    Em termos de isolamento, supostamente é do melhor que por cá se faz. Mas isso qualquer casa, desde que esteja disposto a pagar, pode ter um isolamento excelente independentemente de ser madeira, alvenaria, etc...

    Quanto à neve não lhe sei dizer, todas as Mima's que vi tinham telhado plano o que não será o mais indicado para a neve, mas é uma questão de entrar em contacto com eles e perguntar como fazem nesses casos.
    Concordam com este comentário: DOMAR
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DOMAR

  4.  # 4

    Colocado por: pedrosslpNão lhe posso aconselhar quanto à Rusticasa porque não conheço, mas relativamente à Mima vou construir com eles (a comunicação prévia vai entrar na câmara já na próxima semana) e posso-lhe dizer que as casas não são pré-desenhada


    Não quer abrir um tópico sobre a sua casa? Seria sem dúvida muito interessante. Sou um entusiasta das casa em madeira.



    Colocado por: pedrosslpQuanto à neve não lhe sei dizer, todas as Mima's que vi tinham telhado plano o que não será o mais indicado para a neve


    Não tem problema nenhum ser plano!
    Concordam com este comentário: antonylemos
  5.  # 5

    Colocado por: DOMARUma das maiores dúvidas é sendo esta casa - à primeira vista - mais simples que a do video, se seria igualmente mais "fraca" contra os elementos do frio, vento e chuva e/ou neve.


    construir em woodframing e com logos de madeira são 2 sistemas completamente diferentes, qualquer um deles, bem executado tem conforto térmico e resiste aos elementos. Se o woodframing já é complicado, construir com logos de madeira (para casa permanente) necessita de ser mesmo por quem sabe. Tenho um amigo que desenha muitas casas de montanha que são fabricadas na Áustria e enviadas para cá (Noruega) prontas a montar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DOMAR
  6.  # 6

    A mima e a rusticasa , sao conceitos diferentes, se gosta de ver os troncos pode ser uma boa opção , normalmente as casas em troncos sao algo trabalhosas e carecem de técnicas muito apuradas, tudo têm de ser furado antes de montar , ( fixações, tomadas, etc), outra coisa é a calafetagem dessas casas, sendo construídas de acordo com as regras, de uma boa qualidade sao caras .

    Quanto ao falar da mima , sao retângulos com design, e sao mais casas modulares , mas com glamour .

    Se pensar em mandar vir de fora compre sempre com a montagem incluída e perca o amor a alguns euros e va ver a madeira antes de encomendar. muitas vezes a cor depois é um problema .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DOMAR
  7.  # 7

    Colocado por: DOMARque tem uma solução "parecida" à do vídeo


    parecida duvido.

    esse conceito de casa do video desconfio que não vai encontrar cá quem faça.

    as casas de madeira que por cá se vê são casas comerciais...casas de catalogo.
  8.  # 8

    O saber fazer , o tempo , as horas, isso não existe em pt , não temos essa tradição...mas mesmo ali têm erros nas juntas hoje em cada tronco leva logo uma junta de lãmineral, caso contrario , teria de fazer como os antigos , faziam nos barcos ,( calafetar com estopa ).
  9.  # 9

    Conheço várias casas de troncos Rusticasa (reuni com eles algumas vezes para me construírem a minha casa - já parece que foi noutra vida) e eles sabem o que fazem. Andam a aventurar-se pelo woodframing, têm até sistemas próprios, patenteados por eles, mas o Core é mesmo a construção em troncos (ou era).

    Tenho uma de 120m2, aqui mesmo ao meu lado (na mesma aldeia) e a dona adora a casa e diz que é super confortável e termicamente não fica atrás de algumas com ETICS que conhece. Eu já lá fui e adorei (até o cheiro - Cryptomeria) tudo!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DOMAR
  10.  # 10

    Colocado por: JoelM

    Não quer abrir um tópico sobre a sua casa? Seria sem dúvida muito interessante. Sou um entusiasta das casa em madeira.


    Vou fazer, mas mais perto do início da construção, para não estar a criar um tópico que depois fica parado meses a fio porque não se passa nada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoelM
  11.  # 11

    Colocado por: FVicentede troncos


    mas não é como aquilo do video e muitos menos como fazem os Americanos e Canadianos....é natural é bruto.

    o que vê por aí é tudo direitinho certinnho....são troncos maquinados.
    Concordam com este comentário: FVicente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DOMAR
    •  
      DOMAR
    • 2 Outubro 2019 editado

     # 12

    Colocado por: JoelMTenho um amigo que desenha muitas casas de montanha que são fabricadas na Áustria e enviadas para cá (Noruega) prontas a montar

    Ele tem site? Gostava de ver fotos do resultado final das casas, às vezes posso encontrar ideias novas que ainda não tenha visto do ponto de vista estético e que me agrade.
    __

    Colocado por: James Bondesse conceito de casa do video desconfio que não vai encontrar cá quem faça.

    Ontem referenciei mal, já era tarde e estava um pouco cansado quando escrevi o post. O que vi mais parecido nem foi a Rusticasa penso eu mas a Logdomus , casas do genero da "Jacinto". Possivelmente também devo ter visto algum modelo da Rusticasa mas as que gostei mais foi mesmo modelos tipo a "Jacinto" da Logdomus.
    __

    Colocado por: pedrosslp Não lhe posso aconselhar quanto à Rusticasa porque não conheço, mas relativamente à Mima vou construir com eles (a comunicação prévia vai entrar na câmara já na próxima semana) e posso-lhe dizer que as casas não são pré-desenhadas.

    Fico contente por isso, visto eu ser designer e ter alguma formação básica em arquitetura, gostava de poder ter algum input e levar algumas ideias comigo. Fico mesmo muito contente por existir uma empresa deste tipo em Portugal e poder ter uma opção mais tipo "faircompanies.com - Kirsten Dirksen".
    __

    Colocado por: Pedro Barradas Mas antes, tem de se assegurar que o terreno queira´adquirir permite construir o que necessita, ou sequer construir.
    E uma casinha em pedra( da região) e madeira!!? seria bem mais harmonioso para a paisagem ... mais tradicional e concerteza sem destruir as suas expectativas ;)

    Sim, primeiro que tudo vou ter de arranjar um terreno que me dê para o que quero. :) Casa em pedra + madeira é muito difícil haver projetos que goste realmente, mas TODA em pedra existem alguns projetos que gosto bastante. Existe, por exemplo, um projeto DEMASIADO ambicioso, para mim, mas em termos estéticos também acho extremamente apelativo, feito pelo atelier da MoreDesign.es que infelizmente tem neste momento a página de projetos com password no site deles, mas que tem projetos em pedra mesmo muito muito bons. Anexo 3 imagens que foi o máximo que consegui.
    __

    @pedrosslp
    Sabe-me dizer em média, ou um intervalo de preços que ronda as casas deles (MIMA), claro que depende de tamanhos e decisões do comprador mas uma média?! Se estamos a falar de 10mil, 100mil ou 1milhão.



    ↓ Projeto MoreDesign.es ↓
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
      _MA33433.jpg
      IMG_4880.jpg
      mallorca na freda moredesigns.jpg
  12.  # 13

    Colocado por: DOMARO que vi mais parecido nem foi a Rusticasa penso eu mas aLogdomus,


    nem uma nem outra nada tem a ver com a do video.

    a do video é muito mais fixe!!
    Concordam com este comentário: TicMic, DOMAR
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DOMAR
    •  
      DOMAR
    • 2 Outubro 2019 editado

     # 14

    Colocado por: James Bondnem uma nem outra nada tem a ver com a do video.

    a do video é muito mais fixe!!


    Sem dúvida, só de ver o vídeo quase que me apetece vender tudo e ir viver para a quinta deles. São um grupo / familia que vive numa floresta perto de Riga, Latvia e que têm uma marca de carpintaria que pelo que sei é das mais luxuosas do mundo, Northmen. Hoje em dia já não são muitas as marcas que dão garantia para toda a vida. Fazem ferramentas com alto nivel de qualidade. Aconselho vivamente o canal de Youtube deles que cada video que vejo fico mais impressionado. Desde o da Canoa ao dos episódios do Avô que com aquela idade, continua a ter aquele estilo de vida. Pelos vistos a pessoa que filma os vídeos já trabalhou em cinema o que faz com que cada video saia com grande qualidade.
    Concordam com este comentário: James Bond
  13.  # 15

    Colocado por: DOMARFazem ferramentas com alto nivel de qualidade.


    em aço Damasco..

    eu acompanho uns no facebook que fazem casas iguais,mas mais fixe são os restauros que fazem nas casas antigas de madeira...espectacular!!
  14. Ícone informação Anunciar aqui?

    • Mjdias
    • 2 Outubro 2019 editado

     # 16

    Pioneer são os maiores do mundo na construção em troncos , qualquer casa das que procura , nunca ficará barato .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DOMAR
  15.  # 17

    Colocado por: DOMAREle tem site? Gostava de ver fotos do resultado final das casas, às vezes posso encontrar ideias novas que ainda não tenha visto do ponto de vista estético e que me agrade.


    Vou ver se o site do escritório onde ele trabalha tem fotos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DOMAR
  16.  # 18

    Se chegares a avançar com o projeto deixa-nos umas fotos!
    Acho que nenhuma empresa Portuguesa está preparada para fazer o que tu queres mesmo é. Vi muitas dessas cabanas no norte da Europa!
    Por cá, eu seria capaz de tentar fazer em granito exteriormente e ter os detalhes em madeira no interior!
    Desejo-te sorte que tenhas um larga carteira para esse projeto!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DOMAR
    •  
      DOMAR
    • 2 Outubro 2019

     # 19

    Colocado por: Mjdias Pioneer são os maiores do mundo na construção em troncos , qualquer casa das que procura , nunca ficará barato .

    Os maiores acredito que sejam mas as casas que eles constroem são no meu gosto, feias. Claro, que para o mercado americano quanto mais imponente e feio mais fácil para eles de vender. Acredito que em termos técnicos as da Pioneer sejam do mais dificil que haja, mas cá na Europa também se fazem coisas com a mesma qualidade, talvez não tão complexo.
  17.  # 20

    já alguma vez considerou constrtuir em CLT? tb é madeira maciça
    Concordam com este comentário: JoelM
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DOMAR
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">