Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Estou a ponderar construir para vender.
    Para este efeito, teria que pedir um empréstimo com o intuito de amortiza-lo logo após a venda da moradia.
    O objetivo desta discussão não é de abordar a questão da baixa probabilidade ou risco que existe em não encontrar um comprador.
    Na realidade, gostava de perceber quais são as desvantagens / vantagens em construir e vender como particular VERSUS abrir uma empresa para este efeito.
    Suspeito que existem implicações com os impostos ou algo de género.
    Estou a procura de comentários construtivos :D

    Obrigado pela vossa ajuda
  2.  # 2

    Caso o terreno já seja seu e seja apenas para o fazer uma vez não vale a pena de certeza. Caso seja para fazer multiplas vezes (se comprar por reabilitar e vender reabilitado) pode ter isenção de IMT.

    De resto não vejo vantagem em nada, e mesmo os custos com contabilidade e SS podem n ser suficientes para cobrir a poupança de IMT (depende obviamente do valor e da duração da obra)
  3.  # 3

    Se tiver empresa de construção até pode ser negócio rentável, se bem controlado.
    Se subcontratar, tenho dúvidas que valha a pena.
    • size
    • 11 outubro 2019

     # 4

    Colocado por: Belhinho
    Se tiver empresa de construção até pode ser negócio rentável, se bem controlado.


    Pretende abrir uma empresa para esse efeito...e depois, de certo, encerrar...
    Perigo !
  4.  # 5

    Colocado por: sizePretende abrir uma empresa


    Não creio que o intuito seja "meter-se" no negócio da construção.



    É mais benéfico em termos fiscais ser um particular a construir e vender ou se tudo for comprado e feito em nome de uma empresa, há menos impostos a pagar?




    Eu creio que numa empresa paga-se sempre sobre 10% das mais valias tirando as despesas,mas depois para " tirar" o dinheiro da empresa... paga-se novamente imposto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cferre02
  5.  # 6

    Colocado por: Palhava

    Não creio que o intuito seja "meter-se" no negócio da construção.



    É mais benéfico em termos fiscais ser um particular a construir e vender ou se tudo for comprado e feito em nome de uma empresa, há menos impostos a pagar?




    Eu creio que numa empresa paga-se sempre sobre 10% das mais valias tirando as despesas,mas depois para " tirar" o dinheiro da empresa... paga-se novamente imposto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cferre02


    De facto, não estou a perguntar se é rentável ou não. A pergunta é se em termos fiscais, compensa fazer tudo em regime particular ou se é preferível abrir uma empresa para este efeito.
  6.  # 7

    Colocado por: cferre02Estou a ponderar construir para vender.

    A promoção imobiliária só é permitida a empresas, que tem que estar registadas no IMPIC, e semestralmente tem que comunicar as transacções imobiliárias.
  7.  # 8

    Eu se estivesse nesse dilema ia a um contabilista experiente perguntar.
    Já tive dúvidas e foi assim que consegui esclarecer.
    Concordam com este comentário: brunozo
  8.  # 9

    Colocado por: Picareta
    A promoção imobiliária só é permitida a empresas, que tem que estar registadas no IMPIC, e semestralmente tem que comunicar as transacções imobiliárias.


    Considera-se os meios OLX, Imovirtual, etc... como promoção imobiliária ?
  9.  # 10

    Colocado por: cferre02

    Considera-se os meios OLX, Imovirtual, etc... como promoção imobiliária ?

    Os particulares podem anunciar, não me parece ser ilegal...
  10.  # 11

    Colocado por: cferre02Considera-se os meios OLX, Imovirtual, etc... como promoção imobiliária ?

    Promoção imobiliária, é construir com o objectivo de vender.

    Quem é que dava a garantia ao comprador?
    Concordam com este comentário: Palhava
  11.  # 12

    Colocado por: PalhavaOs particulares podem anunciar, não me parece ser ilegal...

    Quem é que disse que anunciar é ilegal?
  12.  # 13

    Colocado por: Picareta
    Quem é que disse que anunciar é ilegal?


    Era só para clarificar a ideia do que se quer dizer com "promoção imobiliária".
    Não é realmente apenas anunciar a venda do imóvel.
  13.  # 14

    Será viável construir como se fosse habitação própria?
    E depois vender aplicando as mais valias numa nova HPP?


    É uma questão de fazer as contas.

    E esperar que a construção e todo o processo corra bem.
  14.  # 15

    Estou com um problema parecido.

    Imaginemos que tenho um lote de terreno que custou 20mil euros e paguei a arquitecto para fazer um projecto de uma moradia que custou 5mil euros.
    A construção custou 120mil eur sem IVA.


    Se vender a casa finalizada por 250 mil euros qual o imposto a pagar?

    Não é HPP.
  15.  # 16

    Colocado por: MariaseveraEstou com um problema parecido.

    Imaginemos que tenho um lote de terreno que custou 20mil euros e paguei a arquitecto para fazer um projecto de uma moradia que custou 5mil euros.
    A construção custou 120mil eur sem IVA.


    Se vender a casa finalizada por 250 mil euros qual o imposto a pagar?

    Não é HPP.


    Após ter falado com um contabilista, já tenho algumas respostas :)
    Irá ter que pagar 28% de 50% das mais valias.

    Ou seja, pegando no seu exemplo:
    Custo do terreno + construcao + etc... : 145.000 €
    Venda:250.000 €
    Mais valias: 105.000€
    Imposto: 28% de 52.500 € = 14.700 €
  16.  # 17

    O imposto de 28% não é fixo, depende do IRS.
    Concordam com este comentário: Anonimo16102022
  17.  # 18

    Colocado por: cferre02Imposto: 28% de 52.500 € = 14.700 €


    Não estamos a falar de rendas, é tributado em 50%das mais valias... Agora em quanto depende, no limite é pela TX máxima.



    Colocado por: MariaseveraImaginemos que tenho um lote de terreno que custou 20mil euros e paguei a arquitecto para fazer um projecto de uma moradia que custou 5mil euros.
    A construção custou 120mil eur sem IVA.


    Se vender a casa finalizada por 250 mil euros qual o imposto a pagar?


    Se tiver documentos (faturas) a mais valia é apurada entre esses custos e o preço de venda, se n tiver USA o VPT
    Concordam com este comentário: imo
  18.  # 19

    Colocado por: NTORION

    Não estamos a falar de rendas, é tributado em 50%das mais valias... Agora em quanto depende, no limite é pela TX máxima.





    Se tiver documentos (faturas) a mais valia é apurada entre esses custos e o preço de venda, se n tiver USA o VPT


    Da informação que tive não depende em nada do irs. Este valor de 28% é fixo.
    Concordam com este comentário: pabade
  19.  # 20

    Colocado por: cferre02

    Da informação que tive não depende em nada do irs. Este valor de 28% é fixo.


    Eu estava a fazer uma afirmação. Que continuo.
    Você está errado, bem como quem lhe deu essa informação.
    Concordam com este comentário: Apostador
 
0.0244 seg. NEW